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PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação

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Apresentação em tema: "PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação"— Transcrição da apresentação:

1 PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação
Com Textos 10º ano de escolaridade Ana Cardoso Maria José Peixoto Vítor Oliveira

2 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Utilização incorrecta do acento agudo (quando deveria ser utilizado o grave) Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Pintura à mão

3 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos, na Língua Portuguesa, designam- -se da seguinte forma: agudo (´), grave (`) e circunfle-xo (^). O acento agudo é utilizado apenas para assina-lar vogais tónicas de articulação fechada (i e u) e vogais tónicas de articulação aberta ou semi-aberta (a, e e o). Outros exemplos: aí horrível físico baú açúcar fúnebre há agradável válido sé fizéssemos léxico pó heróico sólido

4 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Ausência do acento gráfico (grave) na contracção da preposição ‘a’ com o determinante ‘a’ Fonte: Ementa de restaurante (Foto AC-VO) Tripas à… / Bife à…

5 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Utiliza-se o acento gráfico grave (`) para assinalar as contracções da preposição ‘a’ com o determinante arti-go definido ‘a(s)’ bem como com os demonstrativos iniciados com a letra ‘a-’. Outros exemplos: às àquele(s) àquela(s) àquilo àqueloutro(s) àqueloutra(s)

6 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de café (Foto AC-VO) Qual é o erro? Utilização indevida do acento gráfico (circunflexo) Flor

7 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Monossílabos terminados em ‘-r’ não são acentuados graficamente, assumindo-se naturalmente como pala-vras agudas. São acentuados apenas os casos de pala-vras que necessitem de ser distinguidas de outras for-mas homógrafas (ex.: por / pôr). Outros exemplos: dar lar mar par crer ler ser ter ver ir rir vir cor dor for flor ror

8 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de café (Foto AC-VO) Qual é o erro? Incorrecta selecção da sílaba a acentuar graficamente Oásis

9 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos assinalam, na escrita, a vogal tónica (núcleo da sílaba tónica, percebido como o segmento mais intenso / forte). Excepcionalmente, as palavras graves levam acento gráfico agudo (´), quando a vogal tónica é ‘a’ ou ‘e’ abertos, ‘e’ ou ‘o’ semi-abertos, ‘i’ ou ‘u’ e nos casos de a palavra terminar com um ‘i’ ou ‘u’ seguidos ou não de s. Outros exemplos: íris ténis júri(s) lápis bónus Vénus miosótis ónus

10 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula Domótica

11 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos, na Língua Portuguesa, designam- -se da seguinte forma: agudo (´), grave (`) e circunfle-xo (^). O acento agudo é utilizado apenas para assina-lar vogais tónicas de articulação fechada (i e u) e vogais tónicas de articulação aberta ou semi-aberta (a, e e o). Outros exemplos: aí horrível físico baú açúcar fúnebre há agradável válido sé fizéssemos léxico pó heróico sólido

12 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Colocação de acento gráfico indevido numa palavra grave seco

13 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: As palavras graves, na Língua Portuguesa, na gene-ralidade não são acentuadas graficamente, nomeada-mente as terminadas com as letras ‘a’, ‘e’ ou ‘o’ segui-das ou não de s/m (excepto em casos de homografia ou oposição gramatical significativa). Outros exemplos: pelo(a) mas pêlo / pélo(a) para pára pode pôde pera <arc.> pêra

14 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Colocação de acento gráfico indevido numa palavra grave Proibida a entrada

15 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: As palavras graves, na Língua Portuguesa, na gene-ralidade não são acentuadas graficamente, nomeada-mente as terminadas com as letras ‘a’, ‘e’ ou ‘o’ segui-das ou não de s/m (excepto em casos de homografia ou oposição gramatical significativa). Outros exemplos: pelo(a) mas pêlo / pélo(a) para pára pode pôde pera <arc.> pêra

16 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de rua (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico em palavra terminada em ‘-l’, mas que não é aguda Responsável

17 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: As palavras terminadas em i(s), u(s), l, n, r, x, z são agudas; nas palavras graves que apresentam esta ter- minação, requer-se a utilização do acento gráfico (agu-do ou circunflexo) na vogal tónica da penúltima sílaba. Outros exemplos (palavras graves acentuadas, não terminadas com a, e ou o): acúcar afável álbum âmbar ânus cálix difícil éter fácil íman lápis legível sável sáveis solúvel Vénus

18 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em falsa esdrúxula Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) óleos

19 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente as palavras cuja sílaba tónica antecede uma outra com um encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente, assemelhando- -se tais palavras a (falsas) esdrúxulas. Outros exemplos: água área lírio mágoa régua vácuo imundície sóbrio insónia exercício

20 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de rua (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula incómodo

21 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es-drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili-zando-se acento agudo nas vogais ‘a’ aberta, ‘e’ ou ‘o’ semi-abertas, ‘i’ ou ‘u’. Outros exemplos (oposição de classes de palavras): Nomes: Exército Formas verbais: exercito Público publico Fábrica fabrica Líquido liquido

22 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula acrílicas

23 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es-drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili-zando-se acento agudo nas vogais ‘a’ aberta, ‘e’ ou ‘o’ semi-abertas, ‘i’ ou ‘u’. Outros exemplos (acentuação obrigatória de palavras esdrúxulas): esdrúxula económico pássaro abóbora sílaba técnico gráfico gramática

24 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) no plural de palavra aguda terminada em ‘-l’ pincéis

25 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Coloca-se acento agudo na base dos ditongos semi- -abertos ‘éi’,’ói’, quando estes constituem sílabas tóni-cas. Outros exemplos (formação de plural): bacharel > bacharéis papel > papéis farnel > farnéis rouxinol > rouxinóis (guarda-)sol > (guarda-)sóis

26 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO) Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) no plural de palavra aguda terminada em ‘-l’ papéis

27 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Coloca-se acento agudo na base dos ditongos semi- -abertos éi,ói, quando estes constituem sílabas tóni-cas no resultado da formação de plurais de palavras terminadas em ‘-l’ Outros exemplos (formação de plural): bacharel > bacharéis papel > papéis farnel > farnéis rouxinol > rouxinóis (guarda-)sol > (guarda-)sóis

28 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras esdrúxulas FONTE: Premiere, Novembro 2003, pág. 44 tivéssemos

29 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es-drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili-zando-se acento agudo nas vogais ‘a’ aberta, ‘e’ ou ‘o’ semi-abertas, ‘i’ ou ‘u’. Outros exemplos (do Imperfeito do Conjuntivo): estudássemos víssemos abríssemos puséssemos houvéssemos trabalhássemos

30 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras esdrúxulas Fonte: Letreiro de clínica (Foto AC-VO) Clínica Médica e Fisiátrica

31 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es-drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili-zando-se acento agudo nas vogais ‘a’ aberta, ‘e’ ou ‘o’ semi-abertas, ‘i’ ou ‘u’. Outros exemplos: estudássemos épico facílimo espertíssimo dentífrico árido

32 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras graves e esdrúxulas Fonte: Dísticos de camião (Foto AC-VO) Construído Veículo Alumínio

33 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São assinalados, com acento agudo, o ‘i’ ou ‘u’ tó-nicos que não formam ditongo com a vogal que o an-tecede (em contexto de palavra aguda, grave ou es-drúxula), se não forem seguidos das letras l, m, n, r, z ou do dígrafo nh. Outros exemplos : aí país cafeína egoísmo ruído distraído faísca juízes baú faúlha graúdo miúdo peúga saúde balaústre alaúde atraído caído destruído restituído

34 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente as palavras cuja sílaba tónica antecede uma outra com um encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente, assemelhando- -se tais palavras a (falsas) esdrúxulas. Outros exemplos: água área lírio mágoa régua vácuo imundície sóbrio insónia exercício

35 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS Qual é o erro? Incorrecta acentuação gráfica numa palavra grave FONTE: Prospecto hoteleiro desnecessariamente

36 PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO
COM TEXTOS O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos assinalam, na escrita, a vogal tónica (núcleo da sílaba tónica, percebido como seg-mento mais intenso / forte). Na Língua Portuguesa, as palavras graves normalmente não levam acento grá-fico, excepto alguns casos particulares. A formação de advérbios terminados em ‘-mente’ segue a regra de acentuação geral. Outros exemplos: ágil agilmente fácil mas facilmente rápido rapidamente só somente

37 PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação
Com Textos 10º ano de escolaridade Ana Cardoso Maria José Peixoto Vítor Oliveira


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