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PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação Com Textos 10º ano de escolaridade Ana Cardoso Maria José Peixoto Vítor Oliveira.

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1 PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação Com Textos 10º ano de escolaridade Ana Cardoso Maria José Peixoto Vítor Oliveira

2 Qual é o erro? Utilização incorrecta do acento agudo (quando deveria ser utilizado o grave) PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Pintura à mão Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

3 O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos, na Língua Portuguesa, designam- -se da seguinte forma: agudo (´), grave (`) e circunfle- xo (^). O acento agudo é utilizado apenas para assina- lar vogais tónicas de articulação fechada (i e u) e vogais tónicas de articulação aberta ou semi-aberta (a, e e o). Outros exemplos: aí horrível físico baú açúcarfúnebre há agradávelválido sé fizéssemosléxico pó heróicosólido PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

4 Qual é o erro? Ausência do acento gráfico (grave) na contracção da preposição a com o determinante a PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Tripas à… / Bife à… Fonte: Ementa de restaurante (Foto AC-VO)

5 O que dizem as gramáticas: Utiliza-se o acento gráfico grave (`) para assinalar as contracções da preposição a com o determinante arti- go definido a(s) bem como com os demonstrativos iniciados com a letra a-. Outros exemplos: àsàs àquele(s)àquela(s) àquilo àqueloutro(s)àqueloutra(s) PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

6 Qual é o erro? Utilização indevida do acento gráfico (circunflexo) PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Flor Fonte: Letreiro de café (Foto AC-VO)

7 O que dizem as gramáticas: Monossílabos terminados em -r não são acentuados graficamente, assumindo-se naturalmente como pala- vras agudas. São acentuados apenas os casos de pala- vras que necessitem de ser distinguidas de outras for- mas homógrafas (ex.: por / pôr). Outros exemplos: darlarmarpar crer lerserter ver irrirvir cor dorforflor ror PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

8 Qual é o erro? Incorrecta selecção da sílaba a acentuar graficamente PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Oásis Fonte: Letreiro de café (Foto AC-VO)

9 O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos assinalam, na escrita, a vogal tónica (núcleo da sílaba tónica, percebido como o segmento mais intenso / forte). Excepcionalmente, as palavras graves levam acento gráfico agudo (´), quando a vogal tónica é a ou e abertos, e ou o semi-abertos, i ou u e nos casos de a palavra terminar com um i ou u seguidos ou não de s. Outros exemplos: íristénis júri(s)lápis bónusVénus miosótisónus PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

10 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Domótica Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

11 O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos, na Língua Portuguesa, designam- -se da seguinte forma: agudo (´), grave (`) e circunfle- xo (^). O acento agudo é utilizado apenas para assina- lar vogais tónicas de articulação fechada (i e u) e vogais tónicas de articulação aberta ou semi-aberta (a, e e o). Outros exemplos: aí horrível físico baú açúcarfúnebre há agradávelválido sé fizéssemosléxico pó heróicosólido PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

12 Qual é o erro? Colocação de acento gráfico indevido numa palavra grave PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS seco Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

13 O que dizem as gramáticas: As palavras graves, na Língua Portuguesa, na gene- ralidade não são acentuadas graficamente, nomeada- mente as terminadas com as letras a, e ou o segui- das ou não de s/m (excepto em casos de homografia ou oposição gramatical significativa). Outros exemplos: pelo(a)maspêlo / pélo(a) para pára pode pôde pera pêra PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

14 Qual é o erro? Colocação de acento gráfico indevido numa palavra grave PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Proibida a entrada Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

15 O que dizem as gramáticas: As palavras graves, na Língua Portuguesa, na gene- ralidade não são acentuadas graficamente, nomeada- mente as terminadas com as letras a, e ou o segui- das ou não de s/m (excepto em casos de homografia ou oposição gramatical significativa). Outros exemplos: pelo(a)maspêlo / pélo(a) para pára pode pôde pera pêra PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

16 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico em palavra terminada em -l, mas que não é aguda PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Responsável Fonte: Letreiro de rua (Foto AC-VO)

17 O que dizem as gramáticas: As palavras terminadas em i(s), u(s), l, n, r, x, z são agudas; nas palavras graves que apresentam esta ter- minação, requer-se a utilização do acento gráfico (agu- do ou circunflexo) na vogal tónica da penúltima sílaba. Outros exemplos (palavras graves acentuadas, não terminadas com a, e ou o): acúcar afávelálbumâmbar ânuscálixdifíciléter fácilímanlápislegível sávelsáveissolúvelVénus PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

18 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em falsa esdrúxula PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS óleos Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

19 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente as palavras cuja sílaba tónica antecede uma outra com um encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente, assemelhando- -se tais palavras a (falsas) esdrúxulas. Outros exemplos: águaárea lírio mágoa régua vácuo imundície sóbrio insónia exercício PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

20 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS incómodo Fonte: Letreiro de rua (Foto AC-VO)

21 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es- drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili- zando-se acento agudo nas vogais a aberta, e ou o semi-abertas, i ou u. Outros exemplos (oposição de classes de palavras) : Nomes: Exército Formas verbais: exercito Público publico Fábrica fabrica Líquido liquido PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

22 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavra esdrúxula PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS acrílicas Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

23 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es- drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili- zando-se acento agudo nas vogais a aberta, e ou o semi-abertas, i ou u. Outros exemplos (acentuação obrigatória de palavras esdrúxulas) : esdrúxula económico pássaro abóbora sílaba técnico gráfico gramática PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

24 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) no plural de palavra aguda terminada em -l PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS pincéis Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

25 O que dizem as gramáticas: Coloca-se acento agudo na base dos ditongos semi- -abertos éi,ói, quando estes constituem sílabas tóni- cas. Outros exemplos (formação de plural) : bacharel> bacharéis papel>papéis farnel>farnéis rouxinol>rouxinóis (guarda-)sol>(guarda-)sóis PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

26 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) no plural de palavra aguda terminada em -l PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS papéis Fonte: Letreiro de loja (Foto AC-VO)

27 O que dizem as gramáticas: Coloca-se acento agudo na base dos ditongos semi- -abertos éi,ói, quando estes constituem sílabas tóni- cas no resultado da formação de plurais de palavras terminadas em -l Outros exemplos (formação de plural): bacharel> bacharéis papel>papéis farnel>farnéis rouxinol>rouxinóis (guarda-)sol>(guarda-)sóis PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

28 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras esdrúxulas PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS FONTE: Premiere, Novembro 2003, pág. 44 tivéssemos

29 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es- drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili- zando-se acento agudo nas vogais a aberta, e ou o semi-abertas, i ou u. Outros exemplos (do Imperfeito do Conjuntivo) : estudássemos víssemos abríssemos puséssemos houvéssemos trabalhássemos PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

30 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras esdrúxulas PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS Clínica Médica e Fisiátrica Fonte: Letreiro de clínica (Foto AC-VO)

31 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente todas as palavras es- drúxulas (sílaba tónica na antepenúltima sílaba), utili- zando-se acento agudo nas vogais a aberta, e ou o semi-abertas, i ou u. Outros exemplos: estudássemos épico facílimo espertíssimo dentífrico árido PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

32 Qual é o erro? Ausência de acento gráfico (agudo) em palavras graves e esdrúxulas PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS VeículoAlumínioConstruído Fonte: Dísticos de camião (Foto AC-VO)

33 O que dizem as gramáticas: São assinalados, com acento agudo, o i ou u tó- nicos que não formam ditongo com a vogal que o an- tecede (em contexto de palavra aguda, grave ou es- drúxula), se não forem seguidos das letras l, m, n, r, z ou do dígrafo nh. Outros exemplos : aípaís cafeínaegoísmo ruído distraído faíscajuízes baú faúlha graúdomiúdo peúga saúde balaústre alaúde atraído caído destruídorestituído PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

34 O que dizem as gramáticas: São acentuadas graficamente as palavras cuja sílaba tónica antecede uma outra com um encontro vocálico pronunciado como ditongo crescente, assemelhando- -se tais palavras a (falsas) esdrúxulas. Outros exemplos: águaárea lírio mágoa régua vácuo imundície sóbrio insónia exercício PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

35 Qual é o erro? Incorrecta acentuação gráfica numa palavra grave PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS desnecessariamente FONTE: Prospecto hoteleiro

36 O que dizem as gramáticas: Os acentos gráficos assinalam, na escrita, a vogal tónica (núcleo da sílaba tónica, percebido como seg- mento mais intenso / forte). Na Língua Portuguesa, as palavras graves normalmente não levam acento grá- fico, excepto alguns casos particulares. A formação de advérbios terminados em -mente segue a regra de acentuação geral. Outros exemplos: ágil agilmente fácil mas facilmente rápido rapidamente só somente PEDAGOGIA DO ERRO: ACENTUAÇÃO COM TEXTOS

37 PEDAGOGIA DO ERRO Acentuação Com Textos 10º ano de escolaridade Ana Cardoso Maria José Peixoto Vítor Oliveira


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