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Introdução à microinformática – conceitos básicos

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Apresentação em tema: "Introdução à microinformática – conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à microinformática – conceitos básicos

2 Definição de Microcomputador
Dispositivo Eletrônico que recebe informações, processa dados e fornece saídas (resultados). 5

3 Gerações do Microcomputador
Cada geração é caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico no modo como o computador opera, resultando em equipamentos cada vez menores, mais poderosos, eficientes e baratos. Primeira geração (em torno de ): tinham válvulas eletrônicas e quilômetros de fios. Eram lentos, enormes, ocupando salas inteiras, - sua operação era muito cara e esquentavam muito, o que era, frequentemente, a causa de mau funcionamento, - usavam linguagem de máquina para executar operações, só podendo resolver um problema de cada vez, - a memória baseava-se em cilindro magnético, - entrada de dados: cartões ou fita de papel perfurados, - saída de dados: impressoras. 5

4 Gerações do Microcomputador
Segunda geração ( ): houve a substituição das válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores, e de custo mais baixo. Mas ainda esquentavam muito e os primeiros computadores desta geração foram desenvolvidos para a indústria da energia atômica, - mudança da linguagem de máquina binária para as linguagens simbólicas, que permitiram que os programadores especificassem instruções em palavras, como FORTRAN e COBOL, - a memória passou de cilindro magnético para a tecnologia do núcleo magnético, - entrada de dados: cartões ou fita de papel perfurados, - saída de dados: impressoras. 5

5 Gerações do Microcomputador
Terceira geração ( ): já tinham circuitos integrados, sendo que os transistores foram miniaturizados e colocados em microplaquetas de silicone, os semicondutores, que aumentaram em muito a velocidade e a eficiência dos computadores, proporcionando redução tanto dos custos como da velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Sendo menores e mais baratos tornaram-se acessíveis para um grande número de pessoas, - teclados e monitores substituíram os cartões e papel perfurados, - passou-se a usar um sistema operacional que permite que muitos programas possam ser executados ao mesmo tempo e que monitora a memória. 5

6 Gerações do Microcomputador
Quarta geração (de 1970 até hoje): O microprocessador, com milhares de circuitos integrados em um único "chip" de silicone, proporcionou maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo), - outros equipamentos começaram a usar os microprocessadores, - iniciou-se a ligação dos computadores em redes o que conduziu ao desenvolvimento da Internet, - houve o desenvolvimento da interface gráfica - GUI, "Graphical User Interface" - baseada em símbolos visuais, como ícones, menus e janelas promovendo maior interação entre o sistema e o usuário, - intensificou-se a produção de computadores objetivando o usuário doméstico. 5

7 Gerações do Microcomputador
Quinta geração (hoje e futuro): - o objetivo é desenvolver equipamentos que respondam à entrada de deados por voz e que sejam capazes de aprendizagem e de organização. - aplicativos como os de reconhecimento de voz já estão sendo utilizadas. - o uso de processamento paralelo e de supercondutores está fazendo surgir a "inteligência artificial". 5

8 Computadores Pessoais
IBM - PC XT - INTEL 8088 IBM - PC AT - INTEL 80286 IBM - PC AT - INTEL 80386 IBM - PC AT - INTEL 80486 IBM - PC AT - Pentium ... Personal Computer 6

9 Arquitetura de Microcomputador
Jhon Von Neumann (1946) - Unidades Funcionais Básicas Memória Interna ULA UC Entrada Saída Dados CPU ou UCP Periféricos Controle 7

10 Periféricos de Entrada
8

11 Periféricos de Entrada
Teclado Entrada Mouse 9

12 Periféricos de Entrada
Monitor Touch-Screen 10

13 Periféricos de Entrada
Scanner Colorido ou Monocromático Entrada Tamanho Hand-Scan A4, A3, A1, A0 Resolução 200 dpi 1200 dpi, etc 11

14 Periféricos de Entrada
Drive de CD-ROM

15 Periféricos de Saida Saída 13

16 Periféricos de Saida Monitor (14” a 21”) Pixel
Colorido ou Monocromático Pixel Saída CGA - (640x200) - 4 cores EGA - (640x350) - 16 cores VGA - (640x480) cores SVGA – (800X600) (1024x768) - 16 milhões de cores 14

17 Periféricos de Saida Impressora
Colorida ou Monocromática Saída Matricial de 9 ou 24 pinos (80 ou 132 colunas) Formulário contínuo Laser (300, 400, dpi) Carta, A4, Ofício, envelopes, etiquetas Jato de Tinta (300, 400, dpi) Carta, A4, Ofício, envel., etiquetas 15

18 Arquitetura de Microcomputador
Jhon Von Neumann (1946) - Unidades Funcionais Básicas Memória Interna ULA UC Entrada Saída Dados CPU ou UCP Periféricos Controle 17

19 CPU (Unidade Central de Processamento)
Memória Interna ULA UC 18

20 CPU - “Mother-Board” intel Pentium 19

21 CPU - “Mother-Board” intel Pentium Microprocessador (ULA, UC) 20

22 Microprocessador Capacidade de Processamento
8088 80286 80386 80486 Pentium - II, III, IV MMX, PRO Velocidade de Processamento (Clock) megaHertz MHz = milhões de ciclos por segundo em unidades antigas, ou em GHz (gigahertz) nos processadores mais novos Giga são mil milhões. - Hertz, é uma unidade de periodicidade que corresponde a um ciclo por segundo algo como uma "instrução-por-segundo" Logo, 100 Hz possiblita 100 instruções/segundo. 100 MHz são milhões de instruções por segundo. Mil megahertz (1000 MHz) equivalem a um gigahertz (1 GHz) que, por sua vez, significa um bilhão de instruções por segundo. n MHz / GHz 1000 800 MHz 600 400 200 4 MHz 1982 Velocidade 2000 21

23 CPU - “Mother-Board” intel Pentium Microprocessador (ULA, UC) 22

24 CPU - “Mother-Board” Memória Interna Microprocessador (ULA, UC) intel
Pentium Microprocessador (ULA, UC) 23

25 Unidade de Armazenagem
1 BITS 26

26 Unidade de Armazenagem
065 = 1 Byte Decimal (0, 1, 2,3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) Binário (0, 1) Tabela Código ASCII 8 Bits Fórmula 27

27 1KB 1MB 1GB 1TB Múltiplos do Byte QuiloByte (mil) > 1.000 Bytes
> Caracteres 1MB MegaByte (milhão) > Bytes > Caracteres 1GB GigaByte (bilhão) > Bytes > Caracteres 1TB TeraByte (trilhão) > Bytes > Caracteres 28

28 Memória Interna R O M R A M Tipos: Memory Only Read Memory Acess
Random Acess Memory 29

29 CPU - “Mother-Board” Memória Interna Slots Microprocessador (ULA, UC)
intel Pentium Slots Microprocessador (ULA, UC) 31

30 Dispositivos de Armazenagem de Dados
Memória Interna RAM 32

31 Dispositivos de Armazenagem de Dados
BNM <NV Memória Interna RAM 33

32 Dispositivos de Armazenagem de Dados
Disquete de 3 1/2 “ Alta Densidade - HD 1.44 MB Ou seja, tem capacidade para armazenar caracteres (bytes) 34

33 Gravação na Superfície Magnética Disquetes
Trilhas Setores 35

34 Dispositivos de Armazenagem de Dados
Winchester 10 MB . 80 MB 120 MB 170 MB 1 GB 1 TB n TB Disco Rígido 36

35 Dispositivos de Armazenagem de Dados
CD-ROM 650 MB WORM e Disco Óptico Regravável 1 GB 1.3 GB 38

36 Dispositivos de Armazenagem de Dados
Fita de Vídeo 8 mm 2.3 GB 5.0 GB 10.0 GB Zip Disk / Jaz (100, 250 Mb) 39

37 Dispositivos de Armazenagem de Dados
Gravador de CD Mídia para gravação Gravador de DVD

38 Hardware X Software HARDWARE SOFTWARE 40

39 Software Sistema Operacional
É o Sistema Operacional que viabiliza o funcionamento do próprio computador e a execução de todos os outros programas. É o programa mais importante do computador. Alguns exemplos de Sistemas Operacionais DOS UNIX XENIX WINDOWS NT WINDOWS 95, 98, 2000, XP LINUX 41

40 Versão de Software (ex. Word 97, 2000; Windows 98, 2000, XP etc).
Aplicativos São os softwares utilizados como ferramentas. para auxiliá-lo na execução dos seus trabalhos. Alguns exemplos de Softwares Aplicativos: Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Gerador de Apresentações e Slides; Outros. Versão de Software (ex. Word 97, 2000; Windows 98, 2000, XP etc). 41

41 Inicialização (Ligando o Computador)
RAM Windows (SO) Autoteste controle de periféricos, teclado, impressora e acionadores de disco Programas e aplicativos diversos N Problemas ? S Interrompe 42

42 UNIDADES DE ARMAZENAMENTO
As informações armazenadas são chamadas de ARQUIVOS e ficam guardadas em PASTAS ou DIRETÓRIOS WINCHESTER (C:) (Disco Rígido) DISQUETE (A:) ou (B:) (Disco Flexível)

43 O que são os ARQUIVOS e as PASTAS?
ARQUIVO é por exemplo o texto que foi digitado; A PASTA (também chamada de diretório), é o local exato onde o ARQUIVO será gravado no DISCO. Obs.: da mesma forma que usamos as pastas para organizar os documentos no escritório, no computador usamos as PASTAS para organizar os ARQUIVOS.

44 Para entender melhor SO Aplicativo Arquivo Disco Rígido C: Pasta


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