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Anatomia do Computador
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PROCESSAMENTO DOS DADOS
ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA UNIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL UNIDADE DE SAÍDA UNIDADE DE ENTRADA MEMÓRIA
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HARDWARE E SOFTWARE Hardware: (sólido, palpável) é o equipamento.
Software: (impalpável, que não se pode tocar) são os programas que fazem o hardware trabalhar.
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CPU (Unidade Central de Processamento)
CPU: é o cérebro do computador. É um circuito eletrônico muito poderoso que recebe dados, processa e devolve dados processados. Contém milhões de transistores e são montadas em pequenas placas de silício chamadas chips.
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MEMÓRIA Ela é composta de circuitos integrados que são capazes de armazenar eletronicamente informações binárias. No sistema binário qualquer número pode ser representado por combinações dos dígitos 0 e 1 (bits = binary digits). Um conjunto de bits é usado para armazenar um número. Um conjunto de 8 bits é chamado de byte (binary term).
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MEMÓRIA INTERNA RAM (Random Access Memory): memória de acesso direto. Armazena e recupera informações binárias. A memória RAM é volátil; o seu conteúdo se apaga ao se desligar a energia de alimentação do computador. ROM (Read-Only Memory): memória apenas de leitura. É usada para armazenar permanentemente informações na memória interna. O usuário não pode escrever nenhuma informação nela, apenas ler. Os programas permanentes, necessários para a operação continua do computador, estão armazenados na memória ROM.
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MEMÓRIA AUXILIAR Disquetes Discos rígidos Fitas magnéticas
CD-ROM (Compact Disc Read Only Memory) Smart cards
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HD DISQUETE SMART CARD
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MEDIDAS DE MEMÓRIA KB = kilo byte = 1024 bytes
MB = mega byte = 1024 KB GB = giga byte = 1024 MB TB = tera byte = 1024 GB
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PERIFÉRICOS Através dos periféricos nos comunicamos com o computador e recebemos os dados que ele processa. De entrada (p. ex. teclado) De saída (p. ex. monitor) De entrada e saída (p. ex. modem)
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PERIFÉRICOS Mouse/trackball Teclado (ABNT 2, americano internacional)
Monitor Impressora Scanner Modem Placa de som Placa de rede Câmera Projetor multimídia Estabilizador No-Break
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Teclado Teclas modificadoras: ALT, Ctrl, Shift.
Caps Lock: fixa maiúsculas Delete: apaga Enter: confirma e cria nova linha Esc: cancela a operação/volta Tab: salta para a marca de tabulação Teclas de função: F1 a F12 – depende do programa Print Screen: grava uma cópia da tela (Windows). Colar: Ctrl + V Back space: apaga Pause: interrompe temporariamente Insert/Ins: inserção/sobreposição Home: cursor vai para o início da linha End: cursor vai para o final da linha Page up/page down: para cima/para baixo Num Lock:liga/desliga teclado numérico Setas de rolagem: movimenta o cursor nas quatro direções
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Monitor Cores: monocromático ou colorido
Tamanhos: 14’’, 15’’, 17’’, 21’’ Padrões: CGA, EGA, VGA, SVGA Tela: cristal líquido, touch screen Resolução: pixel=ponto luminoso, quanto menores, melhor a imagem. Quantidade de cores: quanto mais bits, mais cores. Placa de vídeo: comanda o monitor. Quanto maior a potência (memória interna, medida em MB), melhor a resolução.
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Impressora Matricial: martela a fita contra o papel
Jato de Tinta: dispara tinta Laser: pó (toner) cilindro papel Sublimação: aquece a tinta que evapora (sublima) e adere ao papel. Velocidade: caracteres por seg (cps) ou páginas por min (ppm). Resolução: pontos por polegada (dpi). Quanto mais, melhor.
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Scanner e Modem Scanner: resolução em dpi.
Modem: conecta dois computadores através de linha telefônica. Converte sinais de computador em telefônico e vice-versa. Velocidade medida em bits por segundo (bps). Quanto mais, melhor (p. ex. 56 Kbps – kilo bits por seg).
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Estabilizador e No-break
Estabilizador: protege contra variações bruscas de tensão na rede elétrica. No-break: se cair a força, a bateria entra em ação e o computador não desliga, dando tempo para que o trabalho seja salvo.
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SOFTWARES Sistema Operacional Aplicativos genéricos
Windows (98, NT, ME, 2000, XP) Linux Aplicativos genéricos Processador de textos Planilhas Gráficos, programas estatísticos Aplicativos específicos
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