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Anatomia do Computador. PROCESSAMENTO DOS DADOS ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA UNIDADE DE ENTRADA MEMÓRIA UNIDADE DE SAÍDA UNIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL.

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1 Anatomia do Computador

2 PROCESSAMENTO DOS DADOS ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA UNIDADE DE ENTRADA MEMÓRIA UNIDADE DE SAÍDA UNIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL

3 HARDWARE E SOFTWARE l Hardware: (sólido, palpável) é o equipamento. l Software: (impalpável, que não se pode tocar) são os programas que fazem o hardware trabalhar.

4 CPU ( Unidade Central de Processamento) l CPU: é o cérebro do computador. É um circuito eletrônico muito poderoso que recebe dados, processa e devolve dados processados. Contém milhões de transistores e são montadas em pequenas placas de silício chamadas chips.

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6 MEMÓRIA Ela é composta de circuitos integrados que são capazes de armazenar eletronicamente informações binárias. No sistema binário qualquer número pode ser representado por combinações dos dígitos 0 e 1 (bits = binary digits). Um conjunto de bits é usado para armazenar um número. Um conjunto de 8 bits é chamado de byte (binary term).

7 MEMÓRIA INTERNA l RAM (Random Access Memory): memória de acesso direto. Armazena e recupera informações binárias. A memória RAM é volátil; o seu conteúdo se apaga ao se desligar a energia de alimentação do computador. l ROM (Read-Only Memory): memória apenas de leitura. É usada para armazenar permanentemente informações na memória interna. O usuário não pode escrever nenhuma informação nela, apenas ler. Os programas permanentes, necessários para a operação continua do computador, estão armazenados na memória ROM.

8 MEMÓRIA AUXILIAR l Disquetes l Discos rígidos l Fitas magnéticas l CD-ROM (Compact Disc Read Only Memory) l Smart cards

9 HD DISQUETE SMART CARD

10 MEDIDAS DE MEMÓRIA l KB = kilo byte = 1024 bytes l MB = mega byte = 1024 KB l GB = giga byte = 1024 MB l TB = tera byte = 1024 GB

11 PERIFÉRICOS Através dos periféricos nos comunicamos com o computador e recebemos os dados que ele processa. l De entrada (p. ex. teclado) l De saída (p. ex. monitor) l De entrada e saída (p. ex. modem)

12 PERIFÉRICOS l Mouse/trackball l Teclado (ABNT 2, americano internacional) l Monitor l Impressora l Scanner l Modem l Placa de som l Placa de rede l Câmera l Projetor multimídia l Estabilizador l No-Break

13 Teclado l Teclas modificadoras: ALT, Ctrl, Shift. l Caps Lock: fixa maiúsculas l Delete: apaga l Enter: confirma e cria nova linha l Esc: cancela a operação/volta l Tab: salta para a marca de tabulação l Teclas de função: F1 a F12 – depende do programa l Print Screen: grava uma cópia da tela (Windows). Colar: Ctrl + V l Back space: apaga l Pause: interrompe temporariamente l Insert/Ins: inserção/sobreposição l Home: cursor vai para o início da linha l End: cursor vai para o final da linha l Page up/page down: para cima/para baixo l Num Lock:liga/desliga teclado numérico l Setas de rolagem: movimenta o cursor nas quatro direções

14 Monitor l Cores: monocromático ou colorido l Tamanhos: 14, 15, 17, 21 l Padrões: CGA, EGA, VGA, SVGA l Tela: cristal líquido, touch screen l Resolução: pixel=ponto luminoso, quanto menores, melhor a imagem. l Quantidade de cores: quanto mais bits, mais cores. l Placa de vídeo: comanda o monitor. Quanto maior a potência (memória interna, medida em MB), melhor a resolução.

15 Impressora l Matricial: martela a fita contra o papel l Jato de Tinta: dispara tinta l Laser: pó (toner) cilindro papel l Sublimação: aquece a tinta que evapora (sublima) e adere ao papel. l Velocidade: caracteres por seg (cps) ou páginas por min (ppm). l Resolução: pontos por polegada (dpi). Quanto mais, melhor.

16 Scanner e Modem l Scanner: resolução em dpi. l Modem: conecta dois computadores através de linha telefônica. Converte sinais de computador em telefônico e vice-versa. Velocidade medida em bits por segundo (bps). Quanto mais, melhor (p. ex. 56 Kbps – kilo bits por seg).

17 Estabilizador e No-break l Estabilizador: protege contra variações bruscas de tensão na rede elétrica. l No-break: se cair a força, a bateria entra em ação e o computador não desliga, dando tempo para que o trabalho seja salvo.

18 SOFTWARES l Sistema Operacional Windows (98, NT, ME, 2000, XP) Linux l Aplicativos genéricos Processador de textos Planilhas Gráficos, programas estatísticos l Aplicativos específicos


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