A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamento do Dia “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta para o alcançar.” Pierre de Coubertin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamento do Dia “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta para o alcançar.” Pierre de Coubertin."— Transcrição da apresentação:

1 Pensamento do Dia “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta para o alcançar.” Pierre de Coubertin

2 Gerenciamento de Arquivos
Prof. Erion Monteiro

3 Gerenciamento de Arquivos
Qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de armazenamento (memória auxiliar). Por exemplo: Disco Rígido, Pendrive, DVD, disquete, ZipDisk, etc. Essas informações são gravadas em forma de arquivos.

4 Salvar = Guardar = Gravar
Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o aplicativo (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos de salvar um arquivo.

5 O que é um Arquivo? Diretório ou Pasta Arquivo Unidade de
Armazenamento

6 O que é um Arquivo? É um conjunto de dados relacionados entre si, na forma de textos, imagens ou áudio, que seguem uma mesma estrutura de organização da informação. É a forma que o computador utiliza para guardar os dados e programas nos discos. Podem ser dados de trabalho diário, como documentos de processadores de texto, planilhas eletrônicas, fotografias, etc.

7 Arquivos de Dados Possuem conteúdos variáveis, de acordo com a introdução de dados por parte do usuário. Nomes estabelecidos pelo próprio usuário, geralmente associado ao conteúdo.

8 Arquivos de Programas Nomes fornecidos pelos fabricantes e seus respectivos conteúdos não podem ser alterados  pelo usuário, exceto no caso de softwares livres.

9 Extensão Trata-se de um conjunto, normalmente, entre dois e quatro caracteres que identificam o tipo de arquivo, associando-o a um programa que possa executá-lo no computador. Por padrão, o caractere ponto antecede a extensão. Por exemplo: .txt, .doc, .xls, .mp3, .html, .jpeg

10 Regras de Nomenclatura
No Windows, o nome do arquivo pode conter, no máximo 255 caracteres, desde que sejam diferentes de > < / | \ : * ? ¨ São permitidos letras, números, espaço em branco e até outros caracteres especiais, diferentes dos citados.

11 Regras de Nomenclatura
Não podem haver dois arquivos com o mesmo nome e mesma extensão gravados no mesmo local (pasta), mesmo que com estado diferente de capitalização.

12 Pastas = Diretório As pastas seguem a mesma regra de nomenclatura

13 Ou acesse gmail.com e preencha os campos
Para fazer download deste material, acesse e clique em Espaço do Aluno. Ou acesse gmail.com e preencha os campos Usuário: grancursos.informatica Senha: aprovado


Carregar ppt "Pensamento do Dia “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta para o alcançar.” Pierre de Coubertin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google