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EFD – SPED PIS/COFINS
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Objetivos: O texto explica como gerar o arquivo fiscal SPED PIS/COFINS dos estabelecimentos comerciais.
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Pré-requisitos 1. Todos os produtos das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. Cada produto comercializado deve estar relacionado com uma regra de imposto e possuir o seu NCM cadastrado.
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Para acessar a tela Cadastro de Produto:
Módulo Compras> menu Estoque > submenu Produto> tela Cadastro de Produto.
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Pré-requisitos 2. Os fornecedores das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. É preciso informar os dados solicitados na tela cadastro de fornecedor, tais como: razão social, endereço, CNPJ válido e inscrição estadual. Resumidamente, o cadastro do fornecedor deve estar completo no sistema.
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Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.
Para acessar a tela Cadastro de Fornecedor: Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.
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Pré-requisitos 3. Todas as notas fiscais de entrada devem estar cadastradas no sistema. Para as notas cadastradas manualmente, ou seja, sem a importação do arquivo XML da nota fiscal de compra, deve ser informada a chave de acesso (44 dígitos) da nota no cadastro da Nota fiscal de compra. As notas fiscais de compra registradas através da importação do XML terão a chave de acesso informada no cadastro de entrada de produtos de forma automática.
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Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto:
Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.
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Pré-requisitos 4. As despesas do mês (energia elétrica, água, telefone, etc) devem ser cadastradas como uma entrada de serviço. É preciso também cadastrar a empresa fornecedora de energia elétrica como um fornecedor e realizar esse procedimento para as demais despesas.
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Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto:
Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.
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EFD – SPED PIS/COFINS A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é um dos subprojetos do SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital). Em sua nova fase o EFD realizará a apuração dos tributos de PIS e COFINS para empresas que optaram pelo regime tributário Lucro Real ou Presumido. É preciso gerar um arquivo digital com as informações dos tributos de PIS e COFINS dos produtos comercializados. O arquivo gerado para ser transmitido para a receita Federal do Brasil utilizando um certificado digital do tipo A3.
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O novo modelo de escrituração do PIS/ Pasep e da COFINS contribui para a modernização do acompanhamento fiscal e uniformização do processo de recolhimento destes impostos. As informações que serão inseridas no arquivo EFD PIS/COFINS são as informações contidas nas notas de entrada, saída e nos cupons fiscais da empresa. Também constarão nesse arquivo as informações da empresa emitente do arquivo, regime de incidência e dados do contabilista responsável pela empresa.
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Os dados dos clientes contidos na nota fiscal de saída e os dados das notas fiscais de entrada serão importantes para a emissão do arquivo EFD PIS/COFINS. Todos os produtos inclusos em notas de compra, notas de saída e cupom fiscal serão encontrados no arquivo EFD PIS/COFINS. Os arquivos conterão a situação tributária do PIS e COFINS nas notas de entrada e saída, alíquota do PIS e COFINS, tributação monofásica e CST dos produtos. Todas essas informações serão importantes para o arquivo de escrituração digital SPED PIS/COFINS,
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Como gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
no Sismoura Para gerar o arquivo a ser transmitido, abra o módulo Fiscal do sistema, menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivo EFD- PIS/COFINS.
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Na aba mês informe o mês e o ano referente ao arquivo a ser gerado.
Pressione o botão Gerar.
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Na aba Resumo dos documentos fiscais serão exibidas as notas de entrada e saída referentes ao mês selecionado para gerar o arquivo.
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Observação: Os erros que aparecerem deverão ser corrigidos, pois caso contrário o arquivo poderá ser exportado, mas não será validado no PVA do governo (programa validador da Receita Federal). Assim que os erros forem corrigidos, o arquivo deve ser gerado novamente.
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Caso o estabelecimento trabalhe com a impressora fiscal na aba cupons fiscais serão exibidos todas as informações dos cupons emitidos no mês selecionado.
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Clique sobre o botão Exportar.
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Clique no botão sim caso deseje visualizar o arquivo txt.
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Clique no arquivo de extensão txt caso deseje visualizar.
Observação: O arquivo estará salvo na pasta indicada na tela que será aberta.
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Um arquivo de texto será gerado com as informações que serão transmitidas às receita federal do Brasil. É preciso ainda realizar a validação do arquivo. Após a validação, o contador da empresa realizará a transmissão do arquivo.
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Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com
Dúvidas? Acesse o site e conecte-se ao suporte on-line. 05/03/2012
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