A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EFD – SPED PIS/COFINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EFD – SPED PIS/COFINS."— Transcrição da apresentação:

1 EFD – SPED PIS/COFINS

2 Objetivos: O texto explica como gerar o arquivo fiscal SPED PIS/COFINS dos estabelecimentos comerciais.

3 Pré-requisitos 1. Todos os produtos das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. Cada produto comercializado deve estar relacionado com uma regra de imposto e possuir o seu NCM cadastrado.

4 Para acessar a tela Cadastro de Produto:
Módulo Compras> menu Estoque > submenu Produto> tela Cadastro de Produto.

5

6 Pré-requisitos 2. Os fornecedores das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. É preciso informar os dados solicitados na tela cadastro de fornecedor, tais como: razão social, endereço, CNPJ válido e inscrição estadual. Resumidamente, o cadastro do fornecedor deve estar completo no sistema.

7 Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.
Para acessar a tela Cadastro de Fornecedor: Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.

8 Pré-requisitos 3. Todas as notas fiscais de entrada devem estar cadastradas no sistema. Para as notas cadastradas manualmente, ou seja, sem a importação do arquivo XML da nota fiscal de compra, deve ser informada a chave de acesso (44 dígitos) da nota no cadastro da Nota fiscal de compra. As notas fiscais de compra registradas através da importação do XML terão a chave de acesso informada no cadastro de entrada de produtos de forma automática.

9 Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto:
Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

10

11 Pré-requisitos 4. As despesas do mês (energia elétrica, água, telefone, etc) devem ser cadastradas como uma entrada de serviço. É preciso também cadastrar a empresa fornecedora de energia elétrica como um fornecedor e realizar esse procedimento para as demais despesas.

12 Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto:
Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

13

14 EFD – SPED PIS/COFINS A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é um dos subprojetos do SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital). Em sua nova fase o EFD realizará a apuração dos tributos de PIS e COFINS para empresas que optaram pelo regime tributário Lucro Real ou Presumido. É preciso gerar um arquivo digital com as informações dos tributos de PIS e COFINS dos produtos comercializados. O arquivo gerado para ser transmitido para a receita Federal do Brasil utilizando um certificado digital do tipo A3.

15 O novo modelo de escrituração do PIS/ Pasep e da COFINS contribui para a modernização do acompanhamento fiscal e uniformização do processo de recolhimento destes impostos. As informações que serão inseridas no arquivo EFD PIS/COFINS são as informações contidas nas notas de entrada, saída e nos cupons fiscais da empresa. Também constarão nesse arquivo as informações da empresa emitente do arquivo, regime de incidência e dados do contabilista responsável pela empresa.

16 Os dados dos clientes contidos na nota fiscal de saída e os dados das notas fiscais de entrada serão importantes para a emissão do arquivo EFD PIS/COFINS. Todos os produtos inclusos em notas de compra, notas de saída e cupom fiscal serão encontrados no arquivo EFD PIS/COFINS. Os arquivos conterão a situação tributária do PIS e COFINS nas notas de entrada e saída, alíquota do PIS e COFINS, tributação monofásica e CST dos produtos. Todas essas informações serão importantes para o arquivo de escrituração digital SPED PIS/COFINS,

17 Como gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
no Sismoura Para gerar o arquivo a ser transmitido, abra o módulo Fiscal do sistema, menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivo EFD- PIS/COFINS.

18 Na aba mês informe o mês e o ano referente ao arquivo a ser gerado.
Pressione o botão Gerar.

19 Na aba Resumo dos documentos fiscais serão exibidas as notas de entrada e saída referentes ao mês selecionado para gerar o arquivo.

20 Observação: Os erros que aparecerem deverão ser corrigidos, pois caso contrário o arquivo poderá ser exportado, mas não será validado no PVA do governo (programa validador da Receita Federal). Assim que os erros forem corrigidos, o arquivo deve ser gerado novamente.

21 Caso o estabelecimento trabalhe com a impressora fiscal na aba cupons fiscais serão exibidos todas as informações dos cupons emitidos no mês selecionado.

22 Clique sobre o botão Exportar.

23 Clique no botão sim caso deseje visualizar o arquivo txt.

24 Clique no arquivo de extensão txt caso deseje visualizar.
Observação: O arquivo estará salvo na pasta indicada na tela que será aberta.

25 Um arquivo de texto será gerado com as informações que serão transmitidas às receita federal do Brasil. É preciso ainda realizar a validação do arquivo. Após a validação, o contador da empresa realizará a transmissão do arquivo.

26 Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com
Dúvidas? Acesse o site e conecte-se ao suporte on-line. 05/03/2012


Carregar ppt "EFD – SPED PIS/COFINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google