A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA SOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA SOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA SOLAR

2 Localização do Sistema Solar

3 Constituição do Sistema Solar
O Sistema Solar é formado pelo Sol, por nove planetas que giram à sua volta, por satélites ou luas, asteróides, ocasionalmente alguns cometas e meteoróides.

4 O SOL Estrela em torno da qual a Terra e os outros planetas do Sistema Solar giram; Estrela amarela, de meia idade, tem aproximadamente 5 mil milhões de anos; Sem a sua energia a vida na Terra deixaria de existir;

5 O SOL O núcleo é a zona mais interior do sol, onde se produz a energia que ele emite. A fotosfera é a superfície visível do sol, onde se observam as manchas solares, que são zonas mais frias. A atmosfera do sol é constituída por duas camadas: a cromosfera (onde se observam as protuberâncias) e a coroa solar (que é a zona mais exterior do sol).

6 OS PLANETAS

7 PLANETAS Planetas interiores ou terrestres: são os quatro planetas que ficam mais próximos do sol (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte). São pequenos e rochosos.

8 PLANETAS Planetas exteriores: são os planetas Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno são planetas de grandes dimensões, e constituídos por materiais gasosos, sendo por isso designados de Gigantes Gasosos.

9 SATÉLITES NATURAIS OU LUAS
Planetas de pequeno tamanho, que giram em torno de um planeta maior.

10 ASTERÓIDES Chamados planetas menores, são pequenos pedaços de rocha que se movem em conjunto à volta do sol. Na sua maioria, os asteróides movem-se entre as órbitas de Marte e Júpiter, constituindo a chamada cintura de asteróides.

11 COMETAS São aglomerados de poeiras, gases solidificados e gelo.
Descrevem órbitas elípticas muito alongadas. Quando se encontram perto do Sol apresentam-se constituídos por núcleo, cabeleira e cauda. Longe do Sol são pequenas bolas negras;

12 METEORÓIDES São fragmentos de rocha com dimensões muito variáveis, que resultam ou da colisão de asteróides ou da fragmentação dos cometas. Os mais pequenos chamam-se meteoros, ardem quando atravessam a atmosfera e aparecem no céu muito brilhantes – são as chamadas estrelas cadentes. Os de maior tamanho, chamados de meteoritos, não ardem completamente ao atravessar a atmosfera, podendo formar crateras quando caem nos continentes.

13 MOVIMENTO DE ROTAÇÃO É o movimento dos planetas sobre si próprios, em torno de um eixo imaginário. O tempo que um planeta demora a realizar uma rotação completa sobre si mesmo, chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Um dia é diferente de planeta para planeta.

14 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
É o movimento dos planetas à volta do Sol. O tempo que o planeta demora a completar uma órbita à volta do sol é o seu período de translação e corresponde a um ano nesse planeta. Quanto mais longe do sol estiver o planeta, mais tempo demora a completar a sua órbita, sendo maior a duração do ano.

15 ÓRBITAS As Durante o movimento de translação os planetas descrevem linhas imaginárias com forma elíptica a que se chamam órbitas. Estas estão todas no mesmo plano à excepção da órbita de Plutão.

16 MERCÚRIO Planeta mais próximo do Sol;
Temperatura à superfície muito elevada; Descreve a sua órbita a velocidade elevada; Aspecto árido e com crateras; Não tem atmosfera; Não tem luas.

17 VÉNUS Tamanho e constituição semelhantes à Terra;
Rodeado por uma camada de nuvens as quais provocam um elevado efeito de estufa; Planeta mais quente do Sistema Solar; Gira em “marcha atrás” relativamente aos outros planetas; Neste planeta o dia é mais longo do que o ano; Não tem luas.

18 TERRA Único planeta com vida que se conhece;
Único planeta que possui água no estado liquido; Possui uma atmosfera rica em azoto e oxigénio; Possui um satélite natural, a Lua.

19 MARTE Planeta vermelho;
Possui uma atmosfera muito ténue e com ar irrespirável; Evidencia indícios de ter possuído água líquida à sua superfície; Único planeta onde se põe a hipótese de existência de vida; Tem duas luas.

20 JÚPITER É o maior dos planetas; É uma enorme bola de gás;
A sua mais surpreendente característica é a grande “mancha vermelha”; Roda rapidamente sobre si mesmo; Possui um sistema de anéis e inúmeras luas.

21 SATURNO É um dos planetas mais espectaculares que se pode admirar do céu; Gigante gasoso tal como Júpiter; Planeta menos denso do sistema solar; Tal como Júpiter, Saturno tem uma rotação muito rápida; Possui um sistema de anéis muito extensos e de brilho deslumbrante.

22 ÚRANO Planeta gélido, coberto de metano sólido ao qual chega pouca luz; Roda em torno do seu eixo praticamente deitado; Possui um sistema de anéis.

23 NEPTUNO A seguir à Terra é o planeta mais azul do sistema solar;
Possui uma mancha escura que resulta de enormes tempestades; Possui um fraco sistema de anéis constituído por grãos de areia.

24 PLUTÃO É o planeta mais distante e pequeno do sistema solar;
A sua órbita é bastante inclinada e mais alongada; Único planeta que ainda não foi visitado por qualquer sonda; Possui um satélite – Caronte.

25

26

27

28

29 A LUA A Lua, ao contrário dos satélites dos outros planetas, é grande em relação à Terra. A superfície da Lua é árida, morta e sem atmosfera; Grande diferença entre as temperaturas nocturnas e diurnas. Não tem atmosfera por isso, não há ar, nem vento, nem chuva.


Carregar ppt "O SISTEMA SOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google