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A Director da FEP Programa de Acção

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Apresentação em tema: "A Director da FEP Programa de Acção"— Transcrição da apresentação:

1 A Director da FEP Programa de Acção 2015-2019
Pedro Cosme Costa Vieira

2 Consolidar e Desenvolver a Excelência
Pedro Cosme Costa Vieira

3 Missão

4 Cui bono Follow the money
Missão Cui bono Follow the money

5 Cerca de 2/3 do orçamento da FEP vem do OE
Missão Cerca de 2/3 do orçamento da FEP vem do OE

6 Missão Não é seleccionada a escola com menores custos de produção.
O financiamento é proporcional ao número de alunos inscritos.

7 Traduz que existe uma falha de mercado que é preciso corrigir
Missão Traduz que existe uma falha de mercado que é preciso corrigir

8 Missão O financiamento diz que temos que ser uma escola de Economia e Gestão (e ciências que lhe são aplicadas) localizada na Região Norte.

9 1) Precisamos incentivar os alunos a inscreverem-se.
Missão 1) Precisamos incentivar os alunos a inscreverem-se.

10 2) Precisamos ser um repositório de saberes e competências
Missão 2) Precisamos ser um repositório de saberes e competências

11 3) Precisamos ser um centro de investigação e criação de saberes
Missão 3) Precisamos ser um centro de investigação e criação de saberes

12 4) Precisamos ser um local de transmissão de conhecimento à sociedade.

13 Estratégia

14 Para conseguirmos cumprir nossa missão é preciso traçar uma estratégia

15 Estratégia Consolidar a excelência
Nas licenciaturas e na parte escolar dos mestrados.

16 Desenvolver a excelência Nos trabalhos de mestrado e de doutoramento.
Estratégia Desenvolver a excelência Nos trabalhos de mestrado e de doutoramento.

17 Vectores estratégicos

18 Vectores estratégicos
Vector 1 - As pessoas = Trabalhadores = Alunos Vector 2 - As instalações

19 As pessoas

20 Docentes Precisam de esperança = Afinar a avaliação
= Criar regras absolutas de progressão na carreira

21 Os docentes com 100 pontos são avaliados como excelentes

22 Docentes A regra absoluta será: Prof. Associado Prof. Catedrático
= 10 anos excelente (1000 p.) Prof. Catedrático = 20 anos excelente (2000 p.)

23 Docentes Pretendo uma avaliação desde o ano do doutoramento
Abrir lugares para todas as pessoas que atinjam as metas absolutas

24 Docentes Terá impacto orçamental que terá que ser ultrapassado.
Desconheço o número de pessoas que já ultrapassam as metas

25 Não docentes

26 Não docentes Flexibilidade = Na escolha do serviço
= Na gestão do tempo + Entrada e saída + De almoço

27 Não docentes As pessoas vão poder requerer a mudança de serviço
A decisão será automática

28 Não docentes Serão comparadas pela Competência profissional,
Tempo de serviço e Avaliação de desempenho

29 Não docentes a) A realocação será em Setembro e em Março
b) Não pode haver perturbação dos serviços

30 Não docentes Melhores instalações = Espaços com janelas + Secretaria
+ Financeiros + SEREIA

31 Serviços Financeiros

32 Secretaria

33 Alunos

34 Alunos São centrais porque são os “clientes.”
Não há financiamento sem alunos.

35 Alunos Arranjar espaços de estudo, investigação e de convívio.
Ser possível que, quem o quiser, possa ficar a estudar na FEP.

36 As instalações

37 Instalações Nos anos 1960 não se imaginava
= Universalidade do ensino superior = Estudo em gabinete. (o projecto da FEP é de 1961)

38 Instalações 1500 alunos de mestrado 1022 alunos em Economia
566 alunos em Gestão 200 alunos de Doutoramento

39 Instalações São precisas mais salas
= Os anfiteatros não têm condições aceitáveis (8 salas) = Existem dificuldades na gestão das turmas

40 Instalações São precisos mais gabinetes = Para os docentes
= Para os alunos Investigar e trabalhar em grupo

41 Instalações Será preciso fazer obras de manutenção no edíficio Cinzento Mas há limitações legais

42 Instalações Reparar o Espelho de Água Lavar e repintar as paredes
Abrir umas janelas

43 O Espelho de Água faz parte do sistema de combate a incêndios
Instalações O Espelho de Água faz parte do sistema de combate a incêndios

44 Instalações A Janela na Secretaria quase não é visível do exterior
As janelas ficarão disfarçadas usando vidro cinzento

45 Janela

46 Dada a necessidade de área, é preciso construir um edifício
Instalações Dada a necessidade de área, é preciso construir um edifício

47 Instalações Só se pode construir fora da zona de protecção do Cinzento
A Reitoria tem um terreno com boa localização A continuação do edifício Tijolo

48 Instalações A implantação está dependente da boa vontade da Reitoria.
Vejamos uma solução

49 Implantação do novo edifício

50 Instalações Construir um edifício 2 blocos 60 m x 12 m 4 pisos
Ligados por uma zona de convívio (a Estufa Fria)

51 Uma área total de 5750 m2 (betão) 720 m2 (ligação)
Instalações Uma área total de 5750 m2 (betão) 720 m2 (ligação)

52 Corresponde a 50% da área do Cinzento
Instalações Corresponde a 50% da área do Cinzento

53 Instalações O custo total será de 3 milhões € (500€/m2)
1,5% do orçamento da FEP (amortização em 25 anos)

54 Instalações Este investimento é idêntico ao necessário para as obras no Cinzento. Não sou a favor dessas obras pois ficará tudo na mesma.

55 Instalações O novo edifício terá 20 salas de aula.
120 gabinetes de trabalho Espaço para 500 pessoas

56 Instalações Salas de aula => 8 m x 8m. 50 alunos
Gabinetes => 4,5 m x 2,6 m 1 docente 3 alunos de doutoramento 5 alunos de mestrado / licenc.

57 Instalações É um investimento que aumentará em muito mais de 1,5% a produção da FEP Prevejo um aumento maior do que 15%

58 Fachada do novo edifício (4 pisos)

59 Instalações Vejamos outra solução Encostado ao Tijolo
(se a Reitoria não der o terreno) Encostado ao Tijolo

60 Solução B

61 Instalações 90 m x 12 m x 4 pisos 4320m2
É mais pequeno e tem um espaço sem janelas

62 Conclusão

63 Conclusão No mandato 2015-2019 Terão que melhorar
= A vida dos trabalhadores = As capacidades dos graduados Terão que melhorar

64 Conclusão 1) Expandir as instalações 6000m2 a nascente
= 20 salas e 120 gabinetes O dinheiro existem

65 Conclusão 2) Descongelar a carreira Regras absolutas
1000 pontos => Associado 2000 pontos => Catedrático

66 Conclusão 3) Pequenos ajustamentos
Janelas; Espelho de água; Pintura; Pala; Aquecimento; Estacionamento; Vedação; Controle de entrada; etc.

67 Prometo que me vou esforçar para que isso aconteça.
Conclusão Prometo que me vou esforçar para que isso aconteça.

68 Agora, cabe aos Ex.mos Membros do Conselho de Representantes decidir
Conclusão Agora, cabe aos Ex.mos Membros do Conselho de Representantes decidir

69 Conclusão Se as minhas ideias têm valor.
Se sou a pessoa certa para as materializar.

70 Conclusão Se acharem que as minhas ideias têm valor, agradeço e ofereço-as à FEP para que possam ser implementadas.

71 Conclusão Se acharem que não sou a pessoa certa para as materializar, desejo todo o sucesso à pessoa escolhida.

72 Obrigado pela atenção 27 de Março de 2015 Pedro Cosme Vieira
Conclusão Obrigado pela atenção 27 de Março de 2015 Pedro Cosme Vieira


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