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A Director da FEP Programa de Acção 2015-2019
Pedro Cosme Costa Vieira
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Consolidar e Desenvolver a Excelência
Pedro Cosme Costa Vieira
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Missão
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Cui bono Follow the money
Missão Cui bono Follow the money
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Cerca de 2/3 do orçamento da FEP vem do OE
Missão Cerca de 2/3 do orçamento da FEP vem do OE
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Missão Não é seleccionada a escola com menores custos de produção.
O financiamento é proporcional ao número de alunos inscritos.
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Traduz que existe uma falha de mercado que é preciso corrigir
Missão Traduz que existe uma falha de mercado que é preciso corrigir
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Missão O financiamento diz que temos que ser uma escola de Economia e Gestão (e ciências que lhe são aplicadas) localizada na Região Norte.
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1) Precisamos incentivar os alunos a inscreverem-se.
Missão 1) Precisamos incentivar os alunos a inscreverem-se.
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2) Precisamos ser um repositório de saberes e competências
Missão 2) Precisamos ser um repositório de saberes e competências
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3) Precisamos ser um centro de investigação e criação de saberes
Missão 3) Precisamos ser um centro de investigação e criação de saberes
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4) Precisamos ser um local de transmissão de conhecimento à sociedade.
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Estratégia
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Para conseguirmos cumprir nossa missão é preciso traçar uma estratégia
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Estratégia Consolidar a excelência
Nas licenciaturas e na parte escolar dos mestrados.
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Desenvolver a excelência Nos trabalhos de mestrado e de doutoramento.
Estratégia Desenvolver a excelência Nos trabalhos de mestrado e de doutoramento.
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Vectores estratégicos
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Vectores estratégicos
Vector 1 - As pessoas = Trabalhadores = Alunos Vector 2 - As instalações
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As pessoas
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Docentes Precisam de esperança = Afinar a avaliação
= Criar regras absolutas de progressão na carreira
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Os docentes com 100 pontos são avaliados como excelentes
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Docentes A regra absoluta será: Prof. Associado Prof. Catedrático
= 10 anos excelente (1000 p.) Prof. Catedrático = 20 anos excelente (2000 p.)
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Docentes Pretendo uma avaliação desde o ano do doutoramento
Abrir lugares para todas as pessoas que atinjam as metas absolutas
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Docentes Terá impacto orçamental que terá que ser ultrapassado.
Desconheço o número de pessoas que já ultrapassam as metas
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Não docentes
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Não docentes Flexibilidade = Na escolha do serviço
= Na gestão do tempo + Entrada e saída + De almoço
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Não docentes As pessoas vão poder requerer a mudança de serviço
A decisão será automática
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Não docentes Serão comparadas pela Competência profissional,
Tempo de serviço e Avaliação de desempenho
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Não docentes a) A realocação será em Setembro e em Março
b) Não pode haver perturbação dos serviços
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Não docentes Melhores instalações = Espaços com janelas + Secretaria
+ Financeiros + SEREIA
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Serviços Financeiros
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Secretaria
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Alunos
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Alunos São centrais porque são os “clientes.”
Não há financiamento sem alunos.
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Alunos Arranjar espaços de estudo, investigação e de convívio.
Ser possível que, quem o quiser, possa ficar a estudar na FEP.
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As instalações
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Instalações Nos anos 1960 não se imaginava
= Universalidade do ensino superior = Estudo em gabinete. (o projecto da FEP é de 1961)
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Instalações 1500 alunos de mestrado 1022 alunos em Economia
566 alunos em Gestão 200 alunos de Doutoramento
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Instalações São precisas mais salas
= Os anfiteatros não têm condições aceitáveis (8 salas) = Existem dificuldades na gestão das turmas
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Instalações São precisos mais gabinetes = Para os docentes
= Para os alunos Investigar e trabalhar em grupo
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Instalações Será preciso fazer obras de manutenção no edíficio Cinzento Mas há limitações legais
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Instalações Reparar o Espelho de Água Lavar e repintar as paredes
Abrir umas janelas
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O Espelho de Água faz parte do sistema de combate a incêndios
Instalações O Espelho de Água faz parte do sistema de combate a incêndios
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Instalações A Janela na Secretaria quase não é visível do exterior
As janelas ficarão disfarçadas usando vidro cinzento
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Janela
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Dada a necessidade de área, é preciso construir um edifício
Instalações Dada a necessidade de área, é preciso construir um edifício
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Instalações Só se pode construir fora da zona de protecção do Cinzento
A Reitoria tem um terreno com boa localização A continuação do edifício Tijolo
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Instalações A implantação está dependente da boa vontade da Reitoria.
Vejamos uma solução
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Implantação do novo edifício
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Instalações Construir um edifício 2 blocos 60 m x 12 m 4 pisos
Ligados por uma zona de convívio (a Estufa Fria)
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Uma área total de 5750 m2 (betão) 720 m2 (ligação)
Instalações Uma área total de 5750 m2 (betão) 720 m2 (ligação)
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Corresponde a 50% da área do Cinzento
Instalações Corresponde a 50% da área do Cinzento
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Instalações O custo total será de 3 milhões € (500€/m2)
1,5% do orçamento da FEP (amortização em 25 anos)
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Instalações Este investimento é idêntico ao necessário para as obras no Cinzento. Não sou a favor dessas obras pois ficará tudo na mesma.
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Instalações O novo edifício terá 20 salas de aula.
120 gabinetes de trabalho Espaço para 500 pessoas
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Instalações Salas de aula => 8 m x 8m. 50 alunos
Gabinetes => 4,5 m x 2,6 m 1 docente 3 alunos de doutoramento 5 alunos de mestrado / licenc.
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Instalações É um investimento que aumentará em muito mais de 1,5% a produção da FEP Prevejo um aumento maior do que 15%
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Fachada do novo edifício (4 pisos)
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Instalações Vejamos outra solução Encostado ao Tijolo
(se a Reitoria não der o terreno) Encostado ao Tijolo
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Solução B
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Instalações 90 m x 12 m x 4 pisos 4320m2
É mais pequeno e tem um espaço sem janelas
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Conclusão
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Conclusão No mandato 2015-2019 Terão que melhorar
= A vida dos trabalhadores = As capacidades dos graduados Terão que melhorar
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Conclusão 1) Expandir as instalações 6000m2 a nascente
= 20 salas e 120 gabinetes O dinheiro existem
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Conclusão 2) Descongelar a carreira Regras absolutas
1000 pontos => Associado 2000 pontos => Catedrático
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Conclusão 3) Pequenos ajustamentos
Janelas; Espelho de água; Pintura; Pala; Aquecimento; Estacionamento; Vedação; Controle de entrada; etc.
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Prometo que me vou esforçar para que isso aconteça.
Conclusão Prometo que me vou esforçar para que isso aconteça.
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Agora, cabe aos Ex.mos Membros do Conselho de Representantes decidir
Conclusão Agora, cabe aos Ex.mos Membros do Conselho de Representantes decidir
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Conclusão Se as minhas ideias têm valor.
Se sou a pessoa certa para as materializar.
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Conclusão Se acharem que as minhas ideias têm valor, agradeço e ofereço-as à FEP para que possam ser implementadas.
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Conclusão Se acharem que não sou a pessoa certa para as materializar, desejo todo o sucesso à pessoa escolhida.
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Obrigado pela atenção 27 de Março de 2015 Pedro Cosme Vieira
Conclusão Obrigado pela atenção 27 de Março de 2015 Pedro Cosme Vieira
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