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01 A CRIANÇA, TODA A CRIANÇA, SEJA DE QUE RAÇA FOR,

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Apresentação em tema: "01 A CRIANÇA, TODA A CRIANÇA, SEJA DE QUE RAÇA FOR,"— Transcrição da apresentação:

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2 01 A CRIANÇA, TODA A CRIANÇA, SEJA DE QUE RAÇA FOR,
SEJA NEGRA, BRANCA, VERMELHA, AMARELA SEJA RAPARIGA OU RAPAZ. FALE QUE LÍNGUA FALAR, ACREDITE NO QUE ACREDITAR, PENSE O QUE PENSAR, TENHA NASCIDO SEJA ONDE FOR. ELA TEM DIREITO…

3 02 … A ser para o homem a Razão primeira da sua luta.
O Homem vai proteger a criança Com leis, ternura, cuidados Que a tornem livre, feliz, Pois só é livre, feliz Quem pode deixar crescer Um corpo são, Quem pode deixar descobrir Livremente O coração E o pensamento. Este nascer e crescer e viver assim Chama-se dignidade. E em dignidade vamos Querer que a criança Nasça, Cresça, Viva…

4 03 … E a criança nasce E deve ter um nome
Que seja o sinal dessa dignidade. Ao Sol chamamos Sol E à Vida chamamos Vida. Uma criança terá o seu nome também. E ela nasce numa terra determinada Que a deve proteger. Chamemos-lhe Pátria a essa terra, Mas chamemos-lhe antes Mundo…

5 04 … E nesse Mundo ela vai crescer. Já sua Mãe teve o direito
A toda a assistência que assegura Um nascer perfeito. E, depois, a criança nascida, Depois da hora radial do parto, A criança deverá receber Amor, Alimentação, Casa, Cuidados médicos, O amor sereno de mãe e pai. Ela vai poder Rir, Brincar, Crescer, Aprender a ser feliz…

6 05 … Mas há crianças Que nascem diferentes E tudo devemos fazer
Para que isto não aconteça. Vamos dar a essas crianças Um amor maior ainda.

7 06 E a criança nasceu E vai desabrochar como Uma flor,
Uma árvore, um pássaro, E Uma árvore, Um pássaro Precisam de amor – - a seiva da terra, a luz do Sol. De quanto amor A criança precisará? De quanta segurança? Os pais de todo o Mundo Que rodeia a criança Vão participar na aventura De uma vida que nasceu. Maravilhosa aventura! Mas se a criança não tem família? E tê-la-á, sempre: numa sociedade justa Todos serão sua família. Nunca mais haverá uma criança só. Infância nunca será solidão.

8 07 Esta criança vai aprender a crescer. Todos temos de a ajudar!
Os pais, a escola, todos nós! E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria E os outros. Descobrir o seu mundo, A sua força, O seu amor, Ela vai aprender a viver Com ela própria E com os outros: Vai aprender a fraternidade, A fazer fraternidade. Isto chama-se educar: Saber isto é aprender a ensinar.

9 08 Em situação de perigo A criança, mais do que nunca,
Está sempre em primeiro lugar… Será o Sol que não se apaga Com o nosso medo, Com a nossa indiferença: A criança apaga, por si só, Medo e indiferença das nossas frontes …

10 09 A criança é um mundo Precioso Raro. Que ninguém a roube,
A negoceie, A explore Sob qualquer pretexto. Que ninguém se aproveite Do trabalho da criança Para seu próprio proveito. São livres e frágeis as suas mãos, Hoje: Se as não magoarmos Elas poderão continuar Livres E ser a força do Mundo Mesmo que frágeis continuem…

11 10 A criança dever ser respeitada Em suma, Na dignidade do seu nascer.
Do seu crescer, Do seu viver. Quem amar verdadeiramente a criança Não poderá deixar de ser fraterno: Uma criança não conhece fronteiras, Nem raças, Nem classes sociais: Ela é o sinal mais vivo do amor, Embora, por vezes, nos possa parecer cruel. Frágil e forte, ao mesmo tempo, Ela é sempre a mão da própria vida Que se nos estende, Nos segura E nos diz: Sê digno de viver! Olha em frente!

12 REFERÊNCIAS ANTUNES, Paulo Bessa. Direito Ambiental. 2ed. Amplamente Reformulado. 14ª ed., Rio de Janeiro: Atlas, 2012. Amaral, Diogo Freitas, Ciência Política, vol I ,Coimbra,1990  AQUINO, Rubim Santos Leão de . et al. História das Sociedades Americanas. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. ARRUDA, José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. Toda a História. 4 ed. São Paulo: Ática, ASCENSÃO, José de Oliveira. Breves Observações ao Projeto de Substitutivo da Lei de Direitos Autorais. Direito da Internet e da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2002. BRANCO JR., Sérgio Vieira. Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias. Ed. Lúmen Júris, 2007. BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. V. 2, Parte Especial. 10. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. CERQUEIRA, João da Gama. “Tratado da Propriedade Industrial”, vol. II, parte II. Revista Forense: Rio de Janeiro, 1952. CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998. COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2002. CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2003. DEON SETTE, MARLI T. Direito ambiental. Coordenadores: Marcelo Magalhães Peixoto e Sérgio Augusto Zampol DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998, v. 3. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2005. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, v. 1, 2 e 3.

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15 FIM _________________Obrigado pela atenção!!
Acimarney C. S. Freitas – Advogado – OAB-BA Nº Professor de Direito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus de Vitória da Conquista Diretor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – campus de Brumado. Bacharel em Teologia Especialista em Direito Educacional - FTC Especialista em Educação Profissional e de Jovens e Adultos - IFBA Mestrando em Filosofia - UFSC Facebook: Ney Maximus


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