A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação do que descobriu. Veja como a história continua. Quais são os elementos mais importantes? O que eles representam?

6

7

8

9

10 “Pensar não é sair da caverna nem substituir a incerteza das sombras pelos contornos nítidos das próprias coisas: é a claridade vacilante de uma chama pela luz do verdadeiro sol . É entrar no labirinto, ou, mais exatamente, fazer ser e aparecer um labirinto em vez de ficar “estendido entre as flores, voltado para o céu.” Cornelius Castoriadis

11 Atividades: Que relação existe entre o texto de Castoriadis e a história em quadrinhos? Imagine um final para a história.

12

13

14 “A natureza ama esconder-se.” Heráclito
“ Todo homem que for dotado de espírito filosófico há de ter o pressentimento de que, atrás da realidade em que existimos e vivemos, se esconde outra, muito diferente, e que, por conseqüência, a primeira não passa de uma aparição da segunda.” Nietzsche

15 Atividades: Comente o final da historinha de Maurício de Sousa.
Relacione a historinha às idéias de Heráclito e Nietzsche. O que há de igual? E de diferente?

16 Leia a seguir o poema de Caetano Veloso.
A tua presença morena Caetano Veloso A tua presença entra pelos sete buracos da minha cabeça A tua presença Pelos olhos, boca, narinas e orelhas

17 Paralisa meu momento em que tudo começa
A tua presença Desintegra e atualiza a minha presença Envolve meu tronco, meus braços e pernas É branca, verde, vermelha, azul e amarela É negra, negra, negra, negra, negra

18 A tua presença Transborda pelas portas e pelas janelas A tua presença
Silencia os automóveis e as motocicletas Se espalha no campo derrubando as cercas

19 A tua presença É tudo o que se come e tudo o que se reza
Coagula o jorro da noite sangrenta É a coisa mais bonita em toda a natureza

20 Mantém sempre teso o arco da promessa
A tua presença morena, morena, morena, morena, morena. Atividades: De qual presença fala o poema de Caetano Veloso? Como essa presença é apresentada?

21 3. Quais são os sentidos envolvidos na percepção dessa presença?
4. Como o eu que se expressa no poema pensa as sensações que essa presença desperta nele? Redija um pequeno texto que responda às questões anteriores.

22 Quando tentamos compreender a realidade, buscamos formas corretas para pensá-la.
Por exemplo: Tentamos distinguir semelhanças e diferenças. Procuramos critérios. Buscamos razões. Pensamos em exemplos e contra-exemplos. Examinamos alternativas.

23 Estabelecemos relações.
Tiramos conclusões. Enfim, buscamos a coerência e a consistência e montamos raciocínios, redescobrindo sua estrutura e avaliando a validade de nossas conclusões.

24 Em resumo, queremos compreender a lógica das idéias,
dos pensamentos, da argumentação. 5. Você diria que trabalhou seu pensamento logicamente nesta unidade? Justifique sua resposta.


Carregar ppt "Questões: Que elementos de percepção e de realidade surgem na primeira parte da historinha? O que eles representam? Faça uma livre interpretação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google