A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR. LUZ - COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. vermelholaranjaamareloverde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR. LUZ - COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. vermelholaranjaamareloverde."— Transcrição da apresentação:

1 Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR

2 LUZ - COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. vermelholaranjaamareloverde azulanilvioleta Tomemos como exemplo o arco-íris que resulta da decomposição da luz branca (luz do sol). Quando atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

3 COR - PIGMENTO Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc.

4 Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.

5 CORES PRIMÁRIAS São cores que parecem ter luz própria e que não se obtêm por mistura de outras. As cores primárias são: AZUL CIANO AMARELO MAGENTA

6 CORES SECUNDÁRIAS São cores que se obtêm misturando duas cores primárias. As cores secundárias são: VERDE = VIOLETA = LARANJA = Azul Ciano + A AA Amarelo Azul Ciano + Magenta Magenta + A AA Amarelo

7 Cores Complementares São cores que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático. Assim, temos as seguintes cores complementares: VERDE MAGENTA AMARELO VIOLETA AZUL LARANJA

8 CORES NEUTRAS São o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma gama de cinzentos. As variações da cor têm o nome de: tom mais claro – quando se adiciona BRANCO. tom mais escuro – quando se adiciona PRETO.

9 Cores Frias e Cores Quentes A cor influencia o estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas. Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes extensões florestais, temos uma sensação de frescura e associamo- la ao azul e ao verde, que são cores frias. Se pensarmos no calor, associamo-lo ao vermelho, laranja e amarelo, que são cores quentes.

10 Simbologia da Cor A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, é frequente ouvir a fome é negra e que o verde é a cor da esperança. A cor assume também diferentes significados conforme a função que desempenha (ex.: os semáforos). VERMELHO proibição, perigo AMARELO prudência VERDE segurança, esperança VIOLETA tristeza BRANCO paz, pureza PRETO luto AZUL tranquilidade F I M


Carregar ppt "Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR. LUZ - COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. vermelholaranjaamareloverde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google