A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Harmonia Cromática: uma metodologia para aplicação de cores em projetos web Profa. Valéria Lara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Harmonia Cromática: uma metodologia para aplicação de cores em projetos web Profa. Valéria Lara."— Transcrição da apresentação:

1 Harmonia Cromática: uma metodologia para aplicação de cores em projetos web Profa. Valéria Lara

2 Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade

3 Análise intuitiva

4 E se fossemos colocar / trocar a cor?

5 Introdução A cor não comunica sozinha, mas reforça ou destrói a comunicação Reforço da comunicação – principalmente no caráter simbólico (percepção): Parte individual - intuição Parte coletiva – cultura A aplicação da cor em projetos deve ser feita considerando todos os lados da percepção.

6 Teorias da Percepção Explicação tradicional da visão: Perceber coisas depende primeiramente de se ter SENSAÇÕES As SENSAÇÕES são resultados de sintetizações FISIOLÓGICAS a partir dos ESTÍMULOS.

7 Teorias da Percepção ESTÍMULOS CINCO (?) SENTIDOS (visão, audição, tato, olfato, paladar...) Luz, texturas, contrastes; Ruídos; Chuva, sol; Perfumes, gazes; Gostos.

8 Teorias da Percepção SENSAÇÕES Cores Sons Sensações táteis Odores Gostos.

9 Teorias da Percepção PERCEPÇÃO Objetos; Espaço; Significados; Cultura.

10 Teorias da Percepção A ação da luz dentro dos olhos pode dar-nos cores, mas não objetos coloridos, com significado histórico individual e coletivo ao mesmo tempo.

11 Metodologia para aplicação de cores em projetos web Para aplicar a cor em projetos, devemos considerar as três fases da percepção ao mesmo tempo

12 Metodologia para aplicação de cores em projetos web Proposta: ESTÍMULOSENSAÇÃOPERCEPÇÃO Aspectos físicos da cor Aspectos fisiológicos da cor Teorias da percepção Esquemas de combinações de cores Teoria tricromática da visão cromática Significado das cores no Ocidente Cores de contraste Relações entre a cor e a forma Cor e texto

13 13 Aspectos físicos da teoria da cor cores-pigmento transparentes

14 14 Aspectos físicos da teoria da cor cores-luz

15 Esquemas de combinação de cores Círculo cromático Cores-Pigmento Transparentes

16 Esquemas de combinações de cores Círculo Cromático

17 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: formados a partir de uma cor do círculo e cores fora do círculo Acromático Neutro Monocromático Cinzas coloridos

18 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: formados a partir de uma cor do círculo e cores fora do círculo Acromático: Paleta formada a partir do intervalo do branco ao preto, incluindo os tons puros (o branco e o preto)

19 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: Neutro: Paleta formada pela escolha de um tom do círculo e o intervalo entre este tom e a sua mistura com o castanho médio

20 Esquema básico neutro 1 - exemplo

21 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: Neutro: Paleta formada com um tom do círculo fixo e a sua composição com três tons de castanho

22 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: Monocromático:Paleta formada com apenas um dos tons do círculo, respeitando o seu índice de luminosidade (observados na tabela de tons e valores);

23 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: Monocromático: TABELA DE TONS E VALORES (índice de luminosidade aproximados)

24 Monocromático (Vm-Pr)

25 Esquemas de combinações de cores Esquemas básicos: Cinzas coloridos: Paleta formada com apenas um dos tons do círculo, misturando-o com um cinza médio (50% preto, 50% branco). Cria-se assim intervalos infinitos de cinzas coloridos (pode-se usar as duas pontas da paleta, ou seja, o tom e o cinza médio ao mesmo tempo).

26 Cinzas coloridos

27

28

29 Cinzas Coloridos

30 Esquemas de combinações de cores Consonantes:Paletas formadas a partir de tons vizinhos (cores análogas) no círculo cromático. Condição: utilizar de dois a sete tons.

31 Consonante – B - Am

32 Consonante B- G/amarelado

33 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Paletas formadas a partir de tons localizados de forma contrária no círculo cromático. Tons-rompidos Complementares Duplas complementares Complementares divididas Esquemas de choque

34 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Tons-rompidos: escolhe-se uma cor do círculo e procura- se sua complementar. A paleta é formada então pelo caminho desta cor escolhida em direção à sua complementar, passando pelo centro do círculo, ou seja, pelo 100% tom-rompido ou o chamado cinza-neutro. Condição: se mostramos a cor, não tocamos na sua complementar.

35 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Tons-rompidos:

36 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Tons-rompidos:

37 Esquemas de combinações de cores Dissonante, Tons-rompidos, Am-B

38 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Complementares:trabalha-se com apenas as duas cores complementares, localizadas no próprio círculo.

39 Complementares B-Am

40

41 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Duplas Complementares:reúne-se quatro cores escolhendo uma delas no círculo, localizando sua oposta e, em seguida, pula-se, no sentido horário, a cor seguinte à escolhida e usa- se a próxima e sua oposta.

42 Duplas complementares R-Ci / Mg-G

43 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Complementares divididas: a paleta é formada a partir de uma combinação de três cores. Uma delas é escolhida e, em seguida encontra-se as duas laterais à cor oposta.

44 Complementares divididas Lj-B-Ci

45 Esquemas de combinações de cores Dissonantes: Esquemas de Choque: a paleta é formada com uma cor escolhida do círculo e o intervalo entre a sua complementar e a primária que aumenta a luminosidade ou a outra primária que diminui a luminosidade.

46 Esquemas de choque Ci-R (para o am)

47 Esquemas de combinações de cores Assonantes: paletas formadas a partir de triangulações dentro do círculo. Primárias Secundárias Terciárias

48 Esquemas de combinações de cores Assonantes: Primárias: a paleta é formada pelas cores primárias da tríade escolhida em igual quantidade e/ou qualidade. No caso das cores-pigmento transparentes, as primárias são: ciano, magenta e amarelo.

49 Esquemas de combinações de cores Assonantes: Secundárias: a paleta é formada pelas cores secundárias da tríade escolhida em igual quantidade e/ou qualidade. No caso das cores-pigmento transparentes, as secundárias são: vermelho, verde e azul-violetado.

50 Esquemas de combinações de cores Assonantes: Terciárias: a paleta é formada pelas cores terciárias da tríade escolhida.

51 Assonante

52

53

54

55


Carregar ppt "Harmonia Cromática: uma metodologia para aplicação de cores em projetos web Profa. Valéria Lara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google