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FÍSICA OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES Professora: Muriel.

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Apresentação em tema: "FÍSICA OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES Professora: Muriel."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES Professora: Muriel

2 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
FÍSICA: uma construção humana Professora: Muriel

3 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
FÍSICA: uma construção humana Professora: Muriel

4 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel GRANDEZAS FÍSICAS
Grandezas fundamentais (SI) Comprimento: m (metro) Tempo: s (segundo) Massa: kg (quilograma) Temperatura: K (kelvin) Corrente elétrica: A (ampère) Quantidade de matéria: mol Intensidade luminosa: cd (candela) Professora: Muriel

5 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO Professora: Muriel

6 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO Professora: Muriel

7 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 Professora: Muriel

8 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO Realizando medida: 1 2 Professora: Muriel

9 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - COMPRIMENTO Professora: Muriel

10 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - TEMPO
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - TEMPO 1 min = 60 s 1 h = 60 min = s 1 dia = 24 h = 288 min = s 1 ano = 365,25 dias (365 dias e 6 horas) Professora: Muriel

11 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - MASSA
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - MASSA x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 Professora: Muriel

12 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - TEMPERATURA
OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FUNDAMENTAIS - TEMPERATURA Professora: Muriel

13 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel GRANDEZAS FÍSICAS
Grandezas derivadas (SI) Velocidade: m/s Área: m2 Volume: m3 Aceleração: m/s2 Força: N (newton) densidade: kg/m3 Pressão: N/m2 = Pa (pascal) Professora: Muriel

14 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
GRANDEZAS DERIVADAS x 102 x 102 x 102 x 102 x 102 x 102 ÷ 102 ÷ 102 ÷ 102 ÷ 102 ÷ 102 ÷ 102 x 103 x 103 x 103 x 103 x 103 x 103 ÷ 103 ÷ 103 ÷ 103 ÷ 103 ÷ 103 ÷ 103 Professora: Muriel

15 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel GRANDEZAS FÍSICAS
G1 G2 Professora: Muriel

16 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FÍSICAS Professora: Muriel

17 F (N) a (m/s2) 4 1 8 2 12 3 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA
GRANDEZAS FÍSICAS - EXERCÍCIOS Uma força de intensidade F está aplicada num corpo de massa constante e igual a 4 kg. Nessas condições, a força é diretamente proporcional à aceleração adquirida pelo corpo (F = m · a), onde m é a massa. Variando-se a intensidade da força de zero a 12 N, obtenha: A intensidade da aceleração do corpo quando a intensidade da força for de 12 N. O gráfico da intensidade da força em função da intensidade da aceleração. a) b) F (N) a (m/s2) 4 1 8 2 12 3 F (N) 12 8 4 a (m/s2) 1 2 3 Professora: Muriel

18 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
GRANDEZAS FÍSICAS - EXERCÍCIOS Um retângulo possui área constante de 12 cm2. As medidas de seus lados podem variar. Sendo as medidas de seus lados x e y, obtenha: A relação entre as medidas dos lados; O gráfico de y em função de x. b) a) x x y A = x ∙ y y Professora: Muriel

19 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA GRANDEZAS FÍSICAS Professora: Muriel

20 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
GRANDEZAS FÍSICAS VETORIAIS Professora: Muriel

21 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
GRANDEZAS FÍSICAS ESCALARES X VETORIAIS Assinale a alternativa na qual a grandeza física correspondente está completamente caracterizada. Aceleração: 10 m/s2 Velocidade: 50 km/h Energia: 100 J Força: 75 N Massa: 85 Professora: Muriel

22 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel
GRANDEZAS FÍSICAS ESCALARES X VETORIAIS Dado o quadro de vetores a seguir, determine quais vetores têm: mesmo módulo: mesma direção: mesmo sentido: Professora: Muriel

23 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Professora: Muriel

24 OBSERVAÇÕES e MENSURAÇÕES FÍSICA Boa Prova! Professora: Muriel

25 De fato, a título de ilustração, consideremos aquela que parece ser a mais antiga das ciências exatas: a Astronomia. É bem conhecido o fantástico conhecimento adquirido pelos astrônomos da Babilônia e do Egito antigo, não só envolvendo a observação prolongada e precisa dos eventos, mas também desenvolvendo a habilidade para se distinguir padrões de mudanças, sobre cuja base puderam criar um calendário suficientemente preciso, que permitiu o desenvolvimento de atividades que, modernamente, constituem o cerne da economia agrícola. Na verdade, para se alcançar tais resultados era necessário mais que observar os acontecimentos e registrar luz e calor nos dias de verão, ou luz esmaecida e dias frios no inverno. A observação de padrões reconhecíveis e a determinação e mensuração de suas posições eram essenciais. A manipulação e o registro de tais medidas com propósitos de predição implicavam a existência de uma linguagem e de uma escrita adequadas. Não é, pois, por um acidente que a matemática babilônica e egípcia possuía as qualidades suficientes para atender a tais necessidades. A lição fundamental que se pretende extrair da lembrança histórica de tal fato de conhecimento de todos é que, mesmo no chamado Mundo Antigo, um conhecimento considerado suficientemente preciso não teria sido atingido e aplicado sem as noções básicas de contar e medir, acompanhadas de um adequado instrumento matemático para manipulá-las.


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