A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipamentos de Rede - Roteamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipamentos de Rede - Roteamento"— Transcrição da apresentação:

1 Equipamentos de Rede - Roteamento

2 Roteamento de Pacotes Rotear é encaminhar as mensagens (pacotes) entre Redes através de Roteadores. É importante entender o roteamento para elaborar a configuração inicial de um Roteador, ou solucionar problemas relacionado a rotas.

3 Protocolos de Roteamento
A função dos protocolos de Roteamento é manter atualizada a tabela de roteamento. Eles não especificam a maneira como o roteador irá trabalhar, mas sim como sua tabela de roteamento será atualizada. Distance Vector e Link State são classficacoes dos Protocolos de Roteamento.

4 Protocolo Distance Vector
Um protocolo de roteamento baseado em Vetor de Distância (Distance Vector) é o RIP. Routing Information Protocol (RIP), protocolo muito simples baseado no algoritmo de Bellman-Ford.

5 RIP (Características)
Utiliza o número de hops como métrica; Comunica-se com seus vizinhos a cada 30 segundo. Quando uma não é re-anunciada em 180 segundos é removida da tabela; Distância máxima de 15 hops; Utiliza sempre o caminho mais curto;

6 Tabela de Roteamento (RIP)
DESTINO CONTADOR DE SALTOS PROXIMO ROTEADOR OUTRAS INFORMAÇÕES 7 5 4 10

7 Formas de Atualização da Tabela
A cada 30 segundos os vizinhos enviam informações sobre suas rotas para todos os roteadores que estão ao seu lado. Ao receber a tabela o roteador compara com a tabela existente e somente fará a troca de algum destino, no caso deste ainda não estiver presente ou o número de saltos ser inferior ao que já possui.

8 Protocolo Link State Protocolo baseado no estado do link é o OSPF (Open Shortest Path First). A Grande vantagem frente ao RIP é que este permite ao Administrador da Rede atribuir um custo para cada rota da Rede. Este custo é denominado métrica. Protocolo Baseado no Algoritmo de Dijkstra

9 OSPF (Características)
Usa outras formas para calculo do Custo além dos hops; Autentica troca de rotas; Permite balanceamento de carga em caminhos de igual custo; Aprende rotas externas (vindas de outros Sistemas Autônomos); Distância Máxima de hops.

10 Tabela de Roteamento OSPF
DESTINO CONTADOR DE SALTOS PROXIMO ROTEADOR OUTRAS INFORMAÇÕES N1 5 N2 7 C N3 10 D N4 11 B

11 Formas de Atualização da Tabela
Guarda informações sobre o mesmo destino, ou seja, armazena rotas diferentes para o mesmo destino. Sempre que há uma atualização em um dos roteadores da rede, este encaminha uma mensagem para os demais, senão a cada 30 minutos é enviada uma mensagem para avisar que está tudo OK! Todos os roteadores guardam a tabela completa de roteamento dentro da rede.

12 Montando uma Tabela de Roteamento
Tabela Baseado no Protocolo RIP

13 Exemplo de Rede Rede 1 Rede 5 Rede 2 Rede 3 Rede 4 Router A Router B
Router E Router C Rede 4 Router D

14 Tabelas de Roteamento (Router A)
DESTINO ROTEADOR NUMERO DE SALTOS OUTRAS INFORMAÇÕES REDE 1 DIRETO REDE 2 ROUTER B 1 REDE 3 ROUTER B, ROUTER C 2 REDE 4 ROUTER E, ROUTER D REDE 5 ROUTER E ROUTER B, ROUTER C, ROUTER D 3

15 Patch Panel e Patch Cord´s

16 Patch Panel e Patch Cord’s
Um dispositivo passivo composto de uma série de conectores destinados para a realização de manobras de rearranjo de redes de cabeamento estruturado simplesmente através de conexão ou desconexão dos cabos. Um cabo curto usado em patch panel para conectar de modo fácil e rápido dois pontos de conexão.

17


Carregar ppt "Equipamentos de Rede - Roteamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google