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PublicouSamuel Tavares Alterado mais de 9 anos atrás
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Slides atualizados até 2008 Ensino e aprendizagem Seção 1 | 4 de 4 Módulo I-3 do currículo | Ensino e aprendizagem
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 2 of 67 Slides atualizados até 2008 Ensino Atividades usadas pelo professor para ajudar o aluno a aprender Redman 2001
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 3 of 67 ACTIVITY Slides atualizados até 2008 Ensinar não necessariamente resulta em aprender Quando foi a última vez que alguém lhe ensinou algo? Você aprendeu alguma coisa?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 4 of 67 Slides atualizados até 2008 Aprendizagem Processo ativo e contínuo, que resulta em mudanças de compreensão, comportamento, percepção ou motivação A mudança pode ser positiva ou negativa
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 5 of 67 Slides atualizados até 2008 Educação do paciente Ensino planejado que, por meio de uma combinação de métodos, como aulas, aconselhamento e técnicas de modificação de comportamento, visa a ampliar o conhecimento sobre saúde e promover mudanças no estilo de vida. Bartlett 1985
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 6 of 67 Slides atualizados até 2008 Por que a educação do paciente é tão importante? Melhor qualidade de vida Necessidade de informação Patologias crônicas, relacionadas ao estilo de vida, são comuns Uso mais eficiente dos recursos Bom atendimento e satisfação do paciente
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 7 of 67 Slides atualizados até 2008 Teoria da educação de adultos Auto-orientada Os alunos são voltados para tarefas ou problemas Trazem sua experiência para a situação de aprendizagem Tendem mais a aprender quando a aprendizagem tem relevância para eles Knowles M
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 8 of 67 Slides atualizados até 2008 Alunos adultos Auto-orientados
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 9 of 67 Slides atualizados até 2008 Orientados para tarefas ou problemas Alunos adultos
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 10 of 67 Slides atualizados até 2008 Alunos adultos Trazem sua experiência
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 11 of 67 Slides atualizados até 2008 Aprendizagem na vida adulta Modificação, transformação e reintegração de significados, valores, estratégias e habilidades Experiência anterior – componente permanente da aprendizagem – recurso potencial – representação válida da experiência do aluno Alunos adultos
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 12 of 67 Slides atualizados até 2008 Alunos adultos Adultos tendem mais a aprender quando o conteúdo e os materiais da aula têm relevância pessoal para eles, suas atividades e responsabilidades
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 13 of 67 Slides atualizados até 2008 O processo de ensino Análise inicial Planejamento Implementação Avaliação
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 14 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial Por que fazer a análise inicial? Para estabelecer confiança Para determinar prioridades Para determinar o papel da família ou de outra forma de apoio Para identificar as barreiras à aprendizagem
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 15 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial Por que fazer a análise inicial? Para estimular a participação Para economizar tempo Para determinar métodos e ferramentas a serem usados
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 16 of 67 Slides atualizados até 2008 Existe uma diferença Existe uma diferença significativa entre os desejos e as necessidades de aprendizagem identificados pelas pessoas com diabetes e aqueles identificados pelos seus médicos Genebra 1992, Woodcock and Kinmonth 2001
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 17 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial Metas Preocupações mais prementes Conhecimento anterior Estado de saúde atual Cuidados pessoais atuais Crenças culturais e sobre saúde Criar entrosamento
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 18 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial Não deve ser ameaçadora Considerar o ambiente físico Criar entrosamento leva tempo
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 19 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial De que informações a pessoa precisa para se sentir segura? De que “habilidades de sobrevivência” a pessoa precisa?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 20 of 67 Slides atualizados até 2008 Análise inicial Como? Entrevistas Questionários Testes preliminares e posteriores Registros e relatórios Observação Boas habilidades de comunicação são essenciais para uma boa análise inicial
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 21 of 67 Slides atualizados até 2008 Comunicação Palavras 7% Tom, ritmo38% Não-verbal 55% "O que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo". Ralph Waldo Emerson Mehrabian 1999
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 22 of 67 Slides atualizados até 2008 Preste atenção na sua linguagem corporal! Evite parecer um professor!
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 23 of 67 Slides atualizados até 2008 Sugestões para a fala descomplicada Evite jargão médico ou técnico DeambularSer transferido para outro hospital em ambulância VitaisÓrgãos, personalidade, nome, idade HipertensãoNervoso, altamente sensível MelenaUm pequeno ramo
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 24 of 67 ATIVIDADE Slides atualizados até 2008 Hemoglobina A 1c Hiperinsulinemia Glicemia Explique o significado destes termos
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 25 of 67 Slides atualizados até 2008 Sugestões para usar linguagem descomplicada Apresente o tema e defina o objetivo Use uma imagem, torne o tema visual Mantenha uma ordem ao fazer a explicação Passe do simples para o complexo A repetição é importante – três vezes Resuma Avalie Belton 2003
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 26 of 67 Slides atualizados até 2008 Use a voz ativa. Ex.: A pessoa deve ser o objeto da ação Você pode ter dor depois da cirurgia vs. A cirurgia pode causar dor Sugestões para usar linguagem descomplicada
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 27 of 67 Slides atualizados até 2008 Comunicação Questões abertas A que horas você toma seu medicamento em casa? Questão fechada Você toma seu medicamento na hora certa em casa?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 28 of 67 Slides atualizados até 2008 Planejamento Elabore em conjunto –o que você quer saber? –o que você precisa saber? Ofereça alternativas –conversa individual –aula em grupo Defina os objetivos em conjunto
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 29 of 67 Slides atualizados até 2008 Planejamento Objetivos Para cada assunto Revisados e atualizados periodicamente Os objetivos devem ser: –mensuráveis –oportunos –específicos –estabelecidos de comum acordo
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 30 of 67 Slides atualizados até 2008 Objetivos: Vou dosar minha glicemia corretamente três vezes ao dia
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 31 of 67 Slides atualizados até 2008 Implementação Comunicação é a chave Palavras simples Questões abertas Estímulo Feedback positivo Atitude positiva e atenciosa Escuta atenta Repetição
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 32 of 67 Slides atualizados até 2008 Implementação Determine prioridades –comece por aquilo que os alunos desejam –temas mais importantes primeiro e por último Ambiente propício Passe do simples para o complexo Seja específico Repita! Repita! Repita!
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 33 of 67 Slides atualizados até 2008 Instrução individual Vantagens –personalizada –baseada nas necessidades –envolve ativamente o aluno –permite estabelecer metas individuais –facilita o debate e a avaliação contínua Desvantagens –não há oportunidade de compartilhar com outros –o educador se arrisca a se exceder ao transmitir conhecimento –mais caro?
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 34 of 67 Slides atualizados até 2008 Instrução em grupo Vantagens –oportunidade de compartilhar – custo-benefício –apoio mútuo Desvantagens –facilitador precisa ser experiente –as pessoas podem não se sentir confortáveis falando em grupo –algumas não participam ativamente –determinados assuntos podem ser delicados demais para serem abordados em grupo
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 35 of 67 Slides atualizados até 2008 Palestra Vantagens –oportunidade de compartilhar, até certo ponto –custo-eficácia? Desvantagens –troca mínima entre alunos –não adaptada para o indivíduo –experiência passiva
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 36 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação Parte integral do programa Realizada em todas as fases O plano deve incluir como e quando avaliar Não deve ser uma reflexão a posteriori!
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 37 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação Descrição clara Objetivos que sejam: –mensuráveis –específicos –centrados na pessoa –com tempo determinado A quem é dirigido o programa? Como ele é divulgado?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 38 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação Individual Gerenciamento da qualidade
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 39 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação Avaliação individual Informa à pessoa diabética sobre o seu progresso Identifica necessidades não atendidas Avalia as intervenções Melhora a qualidade da tomada de decisões clínicas
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 40 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação Avaliação individual Os objetivos foram atingidos? Questões abertas Como as habilidades são usadas? “Você entende?” não é uma pergunta válida
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 41 of 67 Slides atualizados até 2008 Gerenciamento/auditoria da qualidade Finalidade Metas e objetivos Decisões subseqüentes O que será mensurado? Coleta de dados Uso dos resultados
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 42 of 67 Slides atualizados até 2008 Estrutura Recursos Ambiente Formato fixo
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 43 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação da estrutura Observação Exame dos registros Análise do custo-benefício Questionário do participante
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 44 of 67 Slides atualizados até 2008 Avaliação do processo Refere-se a: Execução Desempenho Qualidade Satisfação
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 45 of 67 Slides atualizados até 2008 Instrumentos para a avaliação do processo Entrevistas com os participantes Questionários respondidos pelos participantes Observação dos colegas Gravação do desempenho, em áudio ou vídeo Registros Comparação do formato e conteúdo com o que foi efetivamente ministrado e com as metas e objetivos
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 46 of 67 Slides atualizados até 2008 Resultados Benefícios em termos de custos O que os participantes podem fazer depois de concluído o programa e que não conseguiam fazer antes –questionários de antes e depois Mudanças depois de um tratamento –mudanças na HbA 1c, freqüência de episódios de hipoglicemia
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 47 of 67 Slides atualizados até 2008 Memorização As pessoas memorizam 10%…do que lêem 20%…do que ouvem 20%…do que vêem 50%…do que vêem e ouvem 70%…do que dizem 90%…do que dizem e fazem
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 48 of 67 Slides atualizados até 2008 Resumo Seja seletivo Seja específico Estabeleça prioridades Classifique Repita Reforce
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Slides atualizados até 2008 Como desenvolver ou avaliar materiais educacionais Técnicas de apresentação
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 50 of 67 Slides atualizados até 2008 Pessoas com dificuldades para ler Tomam as instruções literalmente Lêem uma palavra por vez Saltam palavras incomuns Podem não entender as categorias Doak 1996
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 51 of 67 Slides atualizados até 2008 O material é fácil de ler? Nível de alfabetização Nível escolar Coloquial e ativo Vocabulário Tamanho das sentenças Títulos
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 52 of 67 Slides atualizados até 2008 Qual desses dois textos você preferiria ler?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 53 of 67 Slides atualizados até 2008 Aspectos a considerar Conteúdo Objetivo? Dirigido a um comportamento esperado? Abrangência limitada? Resumo?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 54 of 67 Slides atualizados até 2008 Aspectos a considerar Fotografias ou ilustrações A capa é atraente? As ilustrações são conhecidas? Relevantes? As figuras melhoram o texto?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 55 of 67 Slides atualizados até 2008 Aspectos a considerar Layout Organizado em seções? Examine o estilo –letras maiúsculas e minúsculas –tamanho da fonte –pontos importantes em negrito –fácil de ler –espaço em branco
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 56 of 67 Slides atualizados até 2008 Aspectos a considerar Estímulo/motivação para a aprendizagem Interativo Exemplo de comportamento adequado Baseado em pequenos sucessos
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 57 of 67 Slides atualizados até 2008 Resumo Verifique o material Use materiais que sejam: –bem escritos –simples e diretos –atrativos –divididos por títulos –precisos e atualizados
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Teaching and learning Curriculum Module I-3 Slide 58 of 67 ATIVIDADE Slides atualizados até 2008 Técnicas de apresentação O que é ser um bom professor?
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 59 of 67 Slides atualizados até 2008 Atributos de professores eficazes Conhecem o assunto Estimulam a participação Falam com confiança Expõem argumentos com clareza Divertem-se Não têm todas as respostas
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 60 of 67 Slides atualizados até 2008 Como se tornar um professor eficaz Pratique Observe outros professores Convide colegas para observar suas aulas Prepare as aulas com muito cuidado
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 61 of 67 Slides atualizados até 2008 Pergunta de revisão 1.Qual das estratégias abaixo seria adequada para analisar o impacto que o diabetes tem no dia-a-dia de Susan? a. Um questionário por escrito b. Definição de metas c. Negociação d. Questões abertas
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 62 of 67 Slides atualizados até 2008 Pergunta de revisão 2. Quais das características abaixo referem-se a um aluno adulto? a.Precisa de material impresso b.Precisa participar do processo de aprendizagem c.Precisa de um longo intervalo entre as aulas d.Precisa gostar do assunto
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 63 of 67 Slides atualizados até 2008 Pergunta de revisão 3. Adultos aprendem melhor quando: a.Recebem soluções para seus problemas individuais b.Estão motivados e envolvidos no processo c.Recebem material escrito d.Reunidos com outras pessoas
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 64 of 67 Slides atualizados até 2008 Pergunta de revisão 4. Ao avaliar a necessidade de John de saber mais sobre o diabetes, quais dos seguintes itens você procuraria saber? a.Sua história familiar de diabetes b.Sua percepção sobre a gravidade da doença c.Sua disponibilidade para comparecer às aulas d.Todas as alternativas acima
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 65 of 67 Slides atualizados até 2008 Pergunta de revisão 5. Ao sair do consultório médico, John passa na farmácia e diz em tom de surpresa: “O doutor disse que eu tenho diabetes – o que eu faço agora”? Qual deveria ser a resposta mais adequada do farmacêutico? a.Comece um regime alimentar e perca esses quilos a mais. b.Compre um glicosímetro (medidor de glicemia) para medir o nível de açúcar no seu sangue. c.Qual é o seu conhecimento sobre diabetes? d.Tome a medicação que seu médico prescreveu e você se sentirá melhor.
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 66 of 67 Slides atualizados até 2008 Respostas 1.d 2.b 3.b 4.d 5.c
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Ensinando e Aprendendo Curriculum Module I-3 Slide 67 of 67 Slides atualizados até 2008 Referências bibliográficas: 1.Redman BK. The Practice of Patient Education, 9 th ed. Toronto, Mosby 2001. 2.Bartlett 1985 Editorial: At last a definition. Patient Educ Couns 1985; 19(3): 237-39. 3.Knowles M. The Adult Learner: a neglected species. Houston, Gulf Publishing Co. 1984. 4.Genev NM, Flack J, Hoskins PL, Overland JE, Yue DK, Turtle JR. Diabetes Education: Whose priorities are met? Diabet Med 1992; 9: 475-579. 5.Woodcock A, Kinmonth AL. Patient concerns in their first year with type 2 diabetes: patient and practice nurse views. Patient Educ Couns 2001; 42: 257-70. 6.Mehrabian A. In P. Bender. Secrets of Power Presentations. Webcom: Toronto The Achievement Group 1999. 7.Belton AB, Simpson N. The How To of Patient Education. Streetsville, ON: RJ & Associates 2003. 8.Doak CC, Doak LG, Root JH. Teaching Patients with low Literacy Skills 2 nd Ed. Philadelphia: J.B.Lippincott company 1996.
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