A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música Barroca 2o ano – Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Música Barroca 2o ano – Ensino Médio

2 Introdução Chamamos de Barroco o período da história da música que surgimento das primeiras óperas até a morte J. S. Bach.

3 Estéticas antagônicas
Francesa: Valorizava a música calcada na razão e com ornamentações escritas com precisão. Italiana: Valorizava a emoção e deixava muitas lacunas nas partituras para os intérpretes improvisarem seus ornamentos.

4 Características da música barroca
Uso intensivo dos ornamentos. Instituição da tessitura homofônica em detrimento da polifônica; A música barroca é geralmente exuberante; Ritmos enérgicos; Melodias com muitos ornamentos; Contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves.

5

6

7

8 Gênero vocal: Ópera, Oratório, Cantata.
Estilos…. Gênero vocal: Ópera, Oratório, Cantata. Gênero instrumental: Fuga, Suíte, Sonatas, Concerto grosso.

9 Ópera Em italiano a palavra ópera significa “obra musical, trabalho”. A ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada de instrumentos musicais.

10 Oratório Gênero de composição musical cantada e de conteúdo narrativo. Semelhante à ópera quanto à estrutura (árias, coros, recitativos, etc.), difere-se desta por não ser destinado à encenação. Em geral, os oratórios têm temática religiosa, embora existam alguns de temática profana.

11 Cantata É um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica.

12 Fuga É uma peça instrumental geralmente para duas ou mais vozes executadas por instrumentos musicais. Se caracteriza pela exposição do tema e o desenvolvimento por imitação.

13 Suíte É um conjunto de peças para dança. Normalmente, as suítes eram organizadas da seguinte forma: Allemande – andamento moderado Courante – andamento ou peça moderadamente rápida Corrente – de andamento rápido Giga – moderadamente rápida

14 Sonatas Na origem do termo, sonata, de sonare (latim) era a música feita para "soar", ou seja, a música instrumental - em oposição à cantata, a música cantada. Não tinha forma definida e no Barroco foram escritas principalmente para solistas de instrumentos de sopro ou cordas acompanhados do baixo contínuo, que era o cravo com a mão esquerda (o baixo) reforçada por uma viola da gamba ou fagote. As sonatas de Domenico Scarlatti foram feitas para cravo solo e compostas no esquema A-B.

15 Principais compositores….
A Corelli / 1713 A Scarlatti / 1755 A Vivaldi / 1741 D Scarlatti / 1757 Henry Purcell /1695 George Philipp Telemann /1767 J. S. Bach / 1750 J. F. Haendel / 1759 Jean-Philippe Rameau / 1764 José Antônio Carlos Seixas / 1742

16 Johann Sebastian Bach

17

18 J. S. Bach / 1750 Nasceu no dia 21 de março de 1685, em Eisenach, uma pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. Dentre as composições mais conhecidas estão: Arte da fuga - 19 fugas sobre um tema, cujo contra-sujeito é a seqüência melódica si bemol-lá-dó-si, isto é, em notação alemã. Concertos de Brandenburgo (6) - Seis concertos grossos, em fá maior, em fá maior, sol maior, sol maior, ré menor e si bemol menor. Missa em si bemol menor - Escrita entre 1733 e 1738, dedicada ao eleitor (convertido ao catolicismo) da Saxônia. O cravo bem-temperado - 48 prelúdios e fugas para cravo, escritos em 1722 e em 1744.

19 …… É considerado por muitos como o compositor de maior destaque no período “pré-Mozart”. Suas peças, apesar de apresentarem ideias em consonância com as vertentes teóricas do afeto e da retórica, apresentam um alto grau de abstração. Bach escreveu muita música vocal e instrumental e em sua obra percebe-se um alto nível de meticulosidade na escrita polifônica, considerada antiguada na época, e grande consciência das possibilidades harmônicas que o sistema de temperamento igual possibilitava. Apesar de ser frequentemente considerado um dos melhores compositores que já existiram, Bach em sua época possuía uma reputação similar a dos outros compositores do período, diferentemente de Handel, que era tratado mais como uma celebridade.

20

21


Carregar ppt "Música Barroca 2o ano – Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google