A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas)

2 Como traduzirmos através da escrita as entonações específicas da fala?
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Como traduzirmos através da escrita as entonações específicas da fala? Todos nós sabemos que a linguagem oral se diferencia da linguagem escrita, pois quando falamos estamos em contato com nossos interlocutores e temos maior liberdade de expressarmos nossos sentimentos e emoções, através do ritmo dos gestos e de outras situações . Na escrita, podemos nos valer de um recurso sintático, os sinais de pontuação, para expressarmos as entonações específicas da fala (chamamos a isso ‘pontuação expressiva’).

3 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Hoje, nossa aula estará voltada para esse uso dos sinais de pontuação, que favorecem a expressividade, um recurso que a escrita dispõe para suprir as entonações típicas da oralidade.

4 Para darmos início, vejamos uma delimitação desses sinais.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Para darmos início, vejamos uma delimitação desses sinais. Os sinais de pontuação que delimitam unidades com entonações específicas e de sentidos expressivos na fala são a interrogação, a exclamação, as reticências, as aspas. E os que indicam pausas entre unidades de forma e sentido são o ponto final, a vírgula e os dois-pontos. Mas nossa atenção estará voltada para os sinais “causadores” da expressividade dos efeitos de sentidos do texto. Leiam o texto que segue!

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Seu Joaquim era um antigo vendedor de feira livre. Em sua barraca, aos sábados, ele vendia ovo e uva. Dona Maria , uma senhora forte, trabalhadora e responsável, saía cedinho de casa, para comprar seus mantimentos..., pois era uma viúva e não tinha com quem dividir suas tarefas domésticas. Na feira, seu Joaquim montava sua barraca e observava um garoto que vendia picolé. Em poucos instantes, a caixa de picolé se esvaziava de tanto o garoto gritar: “olha o picolé, olha!” Seu Joaquim tão teve demora. Para chamar à atenção dos feirantes que passavam em frente a sua barraca, espelhou-se no garoto e começou a gritar: _Ovo e uva boa! Ovo e uva boa! Ovo e uva boa! Seu Joaquim, por ser idoso, não prestou atenção na cacofonia que seu grito ecoava. Naquele mesmo instante, dona Maria passava em frente à barraca do seu Joaquim. Sem entender a intenção do grito do idoso, sentiu-se incomodada por toda aquela situação e foi até ele. Lá, “rodou a saia da baiana” e “soltou o verbo”:

6 LÍNGUA PORTUGUESA, Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) _Como é essa história, meu sinhô? Boa?, Boa...é a mãe..., seu “pela saco”! Em algum momento eu lhe dei liberdade? O sinhô me aguarde “nus pé” do doutô juiz! Seu veio... Seu Joaquim, sem entender aquela reação, amedrontou-se com as ameaças feitas a sua pessoa. Embargando a voz, tentou se explicar: _ “Quê... qui mermu...” Eu nem lhe conheço. Muito menos sei qual é sua “graça”, para receber tamanha ofensa! Vá “prus pé” do doutô que eu “tô ligado” no que você me falou aqui! Dona Maria pega seu carrinho de feira e sai de fininho. - E aí, o que acharam do texto? - Qual era a verdadeira intenção de seu Joaquim, quando falava “ovo e uva boa”? - Qual a cacofonia que a junção dessas palavras traz?

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Observando a pontuação da expressão, ovo e uva boa!, e a inocência de seu Joaquim, responda: a) no texto, se a mesma frase tivesse sido dita assim: ovo e uva boa... , como seria pronunciada? b) Qual seria o efeito de sentido que essa expressão causaria ao texto, levando em consideração a inocência do idoso? c) E se fosse dita assim: ovo e uva boa?, qual seria o efeito de sentido? E como seria a entonação?

8 E como se sentiria se tivesse dito assim: Ô viúva boa?
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Por outro lado, dona Maria, sentindo-se incomodada pela situação, revidou, pois percebeu tamanha malícia nas palavras do seu Joaquim. Nesse sentido, o que dona Maria entendeu da expressão ovo e uva boa!, falada pelo idoso? O que pensaria ela, se a mesma frase tivesse sido dita assim: Ô viúva boa... E como se sentiria se tivesse dito assim: Ô viúva boa?

9 Vejamos esta primeira situação da fala: Ovo e uva boa!
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Pois bem, percebemos, aqui, uma mudança de sentido na expressividade da frase entoada pelo seu Joaquim, levando em consideração a inocência do idoso, com relação à cacofonia do enunciado. Vejamos esta primeira situação da fala: Ovo e uva boa! A expressividade da entonação do idoso dá-se pela emoção, pelo desejo de vender as mercadorias. Já na segunda situação, quando ele fala: Ovo e uva boa..., a expressividade ganha outro rumo, ou seja, dá-se a entender que seu Joaquim estava cansado, ou quem sabe triste, pela situação de não estar vendendo bem, pedindo até ajuda aos passantes para gritar a frase por ele. E na terceira situação da fala: Ovo e uva boa?, seu Joaquim mostra dúvidas sobre as mercadorias, desconfiança na emissão da voz, levando os feirantes a entenderem que as mercadorias estejam com algum problema.

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Por outro ângulo, observando as mesmas expressões faladas por seu Joaquim e o entendimento da cacofonia que o enunciado gerou, dona Maria estaria com toda razão de ficar embravecida, pois ela era uma viúva honesta e recatada, não merecia os insultos do seu Joaquim. Quando ele gritava ovo e uva boa!, dona Maria deduziu que ele estava chamando-a de viúva atraente , bonita, cheirosa etc. Se nesse mesmo momento ele tivesse dito ovo e uva boa..., dona Maria iria entender que, além do insulto, ele estaria querendo que outras pessoas também a insultassem. E se ela tivesse entendido assim : Ovo e uva boa?, ele estaria rindo ou zombando da beleza de dona Maria , ou seja, querendo dizer exatamente o contrário.

11 Vejamos aqui a fala de dona Maria:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Vejamos aqui a fala de dona Maria: _Como é essa história, meu sinhô? Boa?, Boa...é a mãe..., seu “pela saco”! Em algum momento eu lhe dei liberdade? O sinhô me aguarde “nus pé” do doutô juiz! Seu veio... Pela situação, percebemos que dona Maria estava enraivada, furiosa, embravecida. O que ela quis perguntar quando disse _Boa?, e o que quis responder, ao dizer _ Boa...é a mãe...? A expressão “pela saco”, se substituída por “sem dinheiro”, alteraria o sentido do texto? Agora, complete a frase de dona Maria: Seu véio...

12 O que estava sentindo seu Joaquim, quando embarga sua voz?
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Por outro lado, seu Joaquim tenta se explicar. Vejamos a fala dele no texto: _ “Quê... qui mermo ...” Eu nem lhe conheço. Muito menos sei qual é sua “graça”, para receber tamanha ofensa. Vá “prus pé” do doutô que eu “tô ligado” no que você me falou aqui! O que estava sentindo seu Joaquim, quando embarga sua voz? Que sentido as expressões “graça” e “Tô ligado” adquirem no texto? A expressão “rodar a saia da baiana” significa dizer que a baiana estava com a saia parada e dona Maria deu uma rodada? E em “soltar o verbo”, o verbo estava enjaulado, preso, para ser solto?

13 LÍNGUA PORTUGUESA,6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Pois bem, nessas outras situações de falas, percebemos que as reticências e as aspas deram um “show” de uso. As reticências: Foram usadas para deixarem que o leitor complementasse com a imaginação: _ Boa... é a mãe..., _Seu veio... Para indicar hesitação, surpresa, gagueira: _“Quê... qui mermu ...”

14 As aspas também não deixaram “barato”.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) As aspas também não deixaram “barato”. Foram usadas para dar ênfase às frases e expressões: _ “Que... qui mermu ...” _“pela saco”! Nas palavras arcaicas: _“graça” Nas gírias: “ _Tô ligado” E também na explicação do assunto, quando foram usadas a palavra estrangeira “show” e a palavra “barato”, enfatizando a situação.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Agora é sua vez! Vejamos como a entonação acontece na fala, através da leitura dos exemplos a seguir. Para facilitar a compreensão, leia as frases dando ênfase às palavras que estão destacadas em maiúsculo. EU? disse que você roubou o dinheiro. Eu DISSE? que você roubou o dinheiro. Eu disse que VOCÊ? roubou o dinheiro. Eu disse que você ROUBOU? o dinheiro. Eu disse que você roubou O DINHEIRO?

16 EU? disse que você roubou o dinheiro.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Explique a intenção do falante ao dar ênfase à palavra em destaque em cada situação apresentada. EU? disse que você roubou o dinheiro. Eu DISSE? que você roubou o dinheiro. Eu disse que VOCÊ? roubou o dinheiro. Eu disse que você ROUBOU? o dinheiro. Eu disse que você roubou O DINHEIRO?

17 Atividades 1ª)Leia a tira:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Atividades 1ª)Leia a tira: a) Interprete as palavras de Helga, ao aconselhar a filha. b) Explique o uso dos sinais de pontuação presentes no texto. bemviver/hagarcasal.jpg

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) 2ª)Observe as frases e indique se expressam pedido, ordem, emoção, ou chamamento. a)_Paulinha ! A mãe gritou emocionada! b)_Oh ! Que dia lindo! c)_Espere a sua vez na fila, por favor! d)_Desça da escada imediatamente! 3º)Explique o uso dos sinais de pontuação nas situações abaixo. a)Sinto muito ... Só hoje percebi...Perdoe-me. b)Quem sabe ele volta...quem sabe... c)Haverá alguém à sua espera, no aeroporto, amanhã cedo? d)Bem, eu...sabe como é...eu queria... Sair com você! e)A festa foi um “barato”.

19 4ª)Observe o uso das aspas nos quadrinhos abaixo.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) 4ª)Observe o uso das aspas nos quadrinhos abaixo. Qual a intenção do autor ao usar as aspas no 3º quadrinho?

20 5ª) Leia uma parte do texto de Flávio de Souza, Terno, macacão ou...
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) 5ª) Leia uma parte do texto de Flávio de Souza, Terno, macacão ou... “ROMEU_ O meu pai vai trabalhar cedo também. AMIGO_ Que horas? Às nove? ROMEU_ Não... AMIGA_ Às oito? AMIGO_ Às sete? ROMEU_ Também não...” a) Qual é a finalidade do uso das reticências no texto? b) Reescreva o texto, substituindo as reticências por outro sinal de pontuação. c) Explique a mudança de sentido no texto modificado.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) 6ª)Observe a imagem dos quadrinhos. Produza balões usando os sinais de pontuação necessários para dar sentido expressivo ao texto.

22 a) Explique os efeitos de sentido causados pelos sinais de pontuação.
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) 7ª) Chico Bento e Rosinha são namorados e moram na roça, nas histórias em quadrinhos. Leia a tira desses dois personagens. a) Explique os efeitos de sentido causados pelos sinais de pontuação.

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano
Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) b) Pela resposta do garoto, o que Rosinha deve estar pensando a respeito do noivo? c) Dê uma injeção de ânimo ao namoro de Rosinha, modificando o sentido da mensagem do texto. 8ª) Os sinais de pontuação foram retirados do texto abaixo. Leia-o, com atenção, e pontue. O pai de Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim Na minha época as notas baixas eram punidas com uma boa surra Legal pai Que tal pegarmos o professor na saída amanhã

24 a) A que gênero textual ele pertence?
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Agora que você colocou a pontuação correta no texto, leia-o novamente e responda: a) A que gênero textual ele pertence? b) O texto é humorístico? Justifique sua resposta.

25 Referências Bibliográficas
LÍNGUA PORTUGUESA, 6° Ano Efeito de sentido consequente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas) Referências Bibliográficas ABAURRE, Maria Luiza M. ABAURRE, Maria Bernadete. PONTARA. Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2008. BERTIN, Terezinha. BORGATTO, Ana Maria. MARCHEZI, Vera. Tudo é Linguagem. São Paulo: Ática, 2006. CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, 6 º Ano. 5 ed. Reformada – São Paulo: Atual, 2009. SOARES, Magda. Português: Uma proposta para Letramento. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2002.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google