A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO VERBO PROFªrEGINA cÉLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO VERBO PROFªrEGINA cÉLIA."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO VERBO PROFªrEGINA cÉLIA

2 Para descontrair... Errando o Verbo O marido, ao chegar em casa no final da noite, diz à mulher que já estava deitada: - Querida, eu quero amá-la! A mulher, com voz sonolenta: - A mala? Ah... não sei onde está, não! Usa a mochila que está no maleiro do quarto de visitas. - Não é isso querida, hoje vou amar-te! - Por mim, você pode ir até Júpter, até Saturno e até a ... que o pariu, desde que me deixe dormir em paz!

3 O que é o VERBO? Verbo - vem do latim verbum, que significa palavra.
“O verbo é uma palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo,o verbo pode exprimir ação, estado,mudança de estado ou fenômeno natural. Exemplos: Ação – O grupo auxilia pessoas carentes. Estado –Ela parece pensativa. Mudança de estado –Mariana ficou triste. Fenômeno da natureza - Chove muito durante o verão.

4 VERBO 1- Situa no tempo 2-Constitui uma oração. Ex. Trabalhei. Exs.:
A corrida de Rubinho foi longa. A imprensa criticará a corrida. A crítica a Rubinho é injusta. 2-Constitui uma oração. Ex. Trabalhei.

5 3 - Sofre mais flexões. Observe a estrutura do verbo:
Am a vá mos DNP Rad. Vt. DMT TEMA

6 Ex: Se estudasse; Talvez estude
FLEXÕES VERBAIS Indicativo Encara a ação como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a ação como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da ação Imperativo Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estuda! Infinitivo Encara a ação em abstrato. Ex. estudar, aprender

7 FLEXÕES VERBAIS TEMPOS INDICATIVO : TEMPOS SUBJUNTIVO: 1- Presente
2-Pretérito perfeito imperfeito + q perfeito presente 3-Futuro pretérito TEMPOS SUBJUNTIVO: 1- Presente 2- Pretérito Imperfeito 3- Futuro

8 FLEXÕES VERBAIS IMPERATIVO 1- AFIRMATIVO 2- NEGATIVO

9 Acabe com a violência / Não beba e dirija

10 IMPERATIVO

11 IMPERATIVO O fato é considerado como ordem, conselho, pedido, súplica.
Ex.: “Pare de berrar”... “Venha até a sala” - Fique tranquilo, tudo dará certo! - Não feche a janela, por favor. Fique atento!!! No imperativo eu não possuo “eu” ,pois falo diretamente com meu interlocutor e também não usamos “ele/eles” uma vez que não falaremos sobre ninguém e sim com alguém. Ex.: Estude (você) bastante, porque a prova será difícil.

12 Formação do modo imperativo

13 Resumindo... Imperativo Negativo : Não + Presente do Subjuntivo
Imperativo Afirmativo: 1º TU/VÓS –presente indicativo sem “s” 2º O resto – presente do subjuntivo tu cantas canta (tu) vós cantais cantai (vós)

14 Os verbos dizer, fazer e trazer, na 2a pes. do imp
Os verbos dizer, fazer e trazer, na 2a pes. do imp. afirmativo, podem perder, além do - S, também a vogal: traze tu traz tu, dize tu diz tu, faze tu faz tu. Ser faz as 2as pessoas do imperativo afirmativo diferentemente: sê tu e sede vós.

15 Praticando... Presente do Indicativo Imperativo Afirmativo Presente do
subjuntivo Imperativo negativo Ø Ø Eu escrevo Tu escreves Ele escreve Nós escrevemos Vós escreveis Eles escrevem eu escreva tu escrevas ele escreva nós escrevamos vós escrevais eles escrevam Não escrevas escreve escreva Não escreva escrevamos Não escrevamos escrevei Não escrevais Não escrevam escrevam

16 NÃO MISTURAR PESSOAS GRAMATICAIS.
Praticando mais um pouco... Filho, ______________(vir) cá, ______________(ir) ao mercado e ___________(comprar) ovos. Não te ____________(demorar), não ___________(parar) para brincar. ___________(Lembrar) o que aconteceu da outra vez. _____________(correr) moleque! NÃO MISTURAR PESSOAS GRAMATICAIS.

17 FLEXÕES VERBAIS Número - singular / plural
Pessoa - 1ª : a que fala, o emissor. (eu e nós) - 2ª :com quem se fala ou a quem se destina a mensagem, o receptor. (tu e vós) - 3ª : de quem ou do que se fala. (ele, ela, eles, elas).

18 FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS SIMPLES
Tempos primitivos Tempos derivados Presente do indicativo Presente do subjuntivo - Imperativo afirmativo e negativo Pretérito perfeito do Pretérito + q perfeito indicativo indicativo Futuro do subjuntivo - Pretérito imperfeito subjuntivo Infinitivo impessoal pretérito imperfeito indicativo - futuro presente e do pretérito indicativo - infinitivo pessoal e formas nominais

19 Tempos derivados do presente do indicativo
Da 1ª pessoa do presente do indicativo origina o presente do subjuntivo, trocando o O por E na 1ª conjugação. Na 2ª e 3ª conjugações trocam-se O por A. Formação do presente do subjuntivo Presente do Indicativo Primeira Conjugação Segunda e terceira Conjugação Cant o  Corr o Part o - O + E = Cant/e -O + A = Corr/a Part/a Alguns verbos fazem exceção: sou – seja; estou – esteja; sei – saiba. Se o verbo não tiver a 1ª pessoa do presente do indicativo, não terá todo o presente do subjuntivo. São os defectivos que veremos à frente. Ex: colorir, precaver-se, etc.

20 Presente do indicativo Imperativo afirmativo Presente do subjuntivo
Formação do imperativo afirmativo. Presente do indicativo Imperativo afirmativo Presente do subjuntivo Cant o Não tem Cante Cantas – s Canta tu Cantes Canta Cante você cantamos Cantemos nós Cantemos Cantais – s Cantai vós Canteis cantam Cantem vocês Cantam

21 Imperativo negativo Não tem Não cantes tu Não cante você
Formação do imperativo negativo Todas as pessoas vêm do presente do subjuntivo idênticas, mas antecedidas do advérbio não. Imperativo negativo Não tem Não cantes tu Não cante você Não cantemos nós Não canteis vós Não cantem vocês

22 II - Tempos derivados do pretérito perfeito PRIMITIVO DERIVADOS
DA 3ª PESSOA DO PLURAL DO PRETÉRITO PERFEITO Falaram Venderam partiram “-ram” 1) MAIS-QUE-PERFEITO DO INDICATIVO Suprimindo-se o M Falara, vendera, partira 2) FUTURO DO SUBJUNTIVO Retira-se AM Falar, vender, partir 3) IMPERFEITO DO  SUBJUNTIVO Retira-se RAM e adiciona-se  SSE Falasse, vendesse, partisse

23 3) IMPERFEITO DO INDICATIVO
III - Tempos derivados do infinitivo impessoal PRIMITIVO DERIVADOS INFINITIVO IMPESSOAL Falar Vender Partir FUTURO DO PRESENTE + EI Falarei ;Venderei;Partirei 2) FUTURO DO PRETÉRITO + IA Falaria, venderia, partiria 3) IMPERFEITO DO INDICATIVO 1ª) falar-ar + ava = falava 2ª) vender-er + ia = vendia 3) partir-ir + ia = partia 4) GERUNDIO: - R + NDO. Falando, vendendo, partindo 5) PARTICÍPIO: - R + DO Falado, vendido, partido

24 Descontraindo... Duplo sentido...

25 Verbos que devem ser estudados:
TER ( manter, deter, entreter,reter,obter,conter...) VER (prever, antever, entrever, rever ...) VIR (advir, convir = conveniente, intervir, provir) PÔR (apor = pôr junto/sobre, depor = destituir, dispor, propor) HAVER (primitivo de reaver) SER/IR (são anômalos)

26 ATENÇÃO!!!

27 Um verbo terminado em –ter será derivado de ter se a primeira pessoa do singular do presente do indicativo terminar em –tenho, pois Todos os dias eu tenho. Se isso ocorrer, toda a conjugação do verbo pesquisado será idêntica à do verbo ter. Por exemplo: Converter: Todos os dias eu converto, e não Todos os dias eu convertenho. Converter, portanto, não é derivado de ter. Sua conjugação não será, então, idêntica à de ter. Manter: Todos os dias eu mantenho a calma, e não Todos os dias eu manto a calma. Manter, portanto, é derivado de ter. Toda a sua conjugação é idêntica à do verbo ter:.

28 Praticando... Titia se _____________com a novela. entretia entreteu entretera entretesse entretivera

29 Formas nominais do verbo
são aquelas que equivalem a nomes, isto é, a substantivo ou advérbio, classes de palavras que recebem a denominação geral ou genérica de nomes. São formas nominais do verbo: o infinitivo, o gerúndio e o particípio. a)INFINITIVO: exprime apenas ou simplesmente a ação verbal, enuncia o nome desta ação, funcionando, portanto, como um verdadeiro substantivo. Ex.: Querer é poder.

30 O infinitivo pode ser pessoal e impessoal.
É impessoal, quando não admite variação de pessoa: andar, vender, partir, querer, poder... O processo verbal não se relaciona a nenhum sujeito, ou seja, fala-se da ação por ela mesma. Caminhar todos os dias é uma atitude saudável. É pessoal, quando tem como sujeito uma das pessoas gramaticais. O infinitivo pessoal flexionado, como seu próprio nome o indica, tem flexão de pessoa, como vemos nas seguintes orações: Pedro pediu para nós comprarmos estes livros. O professor mandou os alunos estudarem mais.

31 Formação do Infinitivo Pessoal
FUTURO DO SUBJUNTIVO Quando eu CantaR Quando tu CantaRES Quando ele Canta R Quando nós CantaRMOS Quando vós CantaRDES Quando eles CantaREM Para eu CantaR Para tu CantaRES Para ele Canta R Para nós CantaRMOS Para vós CantaRDES Para eles CantaREM

32 quando eles/elas puserem para tu pores para ele/ela pôr
INFINITIVO FUTURO SUBJUNTIVO quando eu puser quando tu puseres quando ele/ela puser quando nós pusermos quando vós puserdes quando eles/elas puserem para eu pôr para tu pores para ele/ela pôr para nós pormos para vós pordes para eles/elas porem

33 GERÚNDIO esta forma desempenha, no período, a função adverbial, exprimindo, portanto, uma circunstância de tempo, de modo, de meio, como advérbio. Expressa uma ação em andamento. Ex.: Maria saiu correndo. (correndo = expressa modo). Chegando a São Paulo, procurei trabalhar. (chegando = expressa tempo). Lendo bons livros, aprendemos a ler com elegância. (lendo = expressa meio) Passa lá em casa à tarde, pois vou estar/ estarei estudando. (denota tempo contínuo) IMPORTANTE !!! O emprego do gerundismo é um erro que deve ser evitado. Nada de usar "vou estar ligando" ou "vou estar transferindo".Prefira: "vou ligar" e "vou transferir".

34

35 PARTICÍPIO: forma nominal do verbo que equivale a um adjetivo, motivo pelo qual apresenta flexão de gênero e número, concordando com o substantivo que acompanha na oração. Exs: - Os livros comprados por mim foram úteis a meus colegas. - Ditas aquelas palavras, o homem retirou-se. - Você está enganada.

36 Formas rizotônicas e arrizotônicas
Rizotônicas (do grego rizo, “raiz”, e tonôs, força) são as formas verbais cujo acento tônico ocorre dentro do radical: Canto – escrevo – pensas etc São sempre rizotônicas (eu,tu,ele e eles) Arrizotônicas ao contrário, são as formas verbais cujo acento tônico ocorre fora do radical( na vogal temática ou nas desinências): Cantamos – escreveremos – pensaríamos São sempre arrizotônicas ( nós e vós)

37 Aspecto verbal e valor semântico
Veja o valor de sentido expresso pelos tempos verbais conforme os modos. 1.       MODO INDICATIVO: PRESENTE- indica um fato que já se iniciou e dura até o presente momento da declaração.Ex.: Os cientistas estudam a cura da Aids ainda. ação ocorrida no momento da fala: Estou na praia com meus amigos. ação ocorrida habitualmente: Aquele é o restaurante onde almoço. ação a ocorrer no futuro: Amanhã é o teste. ação com valor de passado histórico ( com intenção de aproximar o evento distante, mantendo-o atual): Em 1500 é descoberto o Brasil.  fatos atemporais (de natureza permanente):  O planeta Terra gira em torno do Sol. PRETÉRITO PERFEITO – indica um fato já ocorrido que perdura até o presente. Ex. :A televisão me deixou confusa com tanta notícia conflitante. indicar um fato com aspecto durativo, com uma semântica de continuidade. Falei ao telefone por horas. ação acabada, finalizada: Comprei toda a coleção.

38 atemporal - Ação sem tempo específico – O sertanejo aprendeu a viver com as adversidades.
IMPERFEITO a ação é apresentada como algo que se prolonga , uma ação que ainda não está concluída. ação inacabada: Sentava-se e lia todo o romance. ação habitual no passado: Fecharam o restaurante onde almoçava. ação que expressa cortesia:  Queria um café, por favor. ação com aspecto durativo, uma ação que ocorreu por certo tempo: Eu cantava muito no karaokê antigamente. ação simultânea : Enquanto Maria fazia o jantar, Pedro lia o jornal. MAIS-QUE-PERFEITO a ação não está em relação ao momento da fala, mas a um outro verbo também no pretérito. A ação que o pretérito mais que perfeito indica, ocorreu antes de uma outra, também no passado, por isso ele é chamado de pretérito mais que perfeito, pois ele é passado em relação a um outro fato também ocorrido no passado.

39 ação anterior à ação acabada (o passado do passado): Ela já acabara o banho quando ele chegou.
pode ser substituído pela forma composta: havia acabado Em orações optativas, é comum ser usado o Mais-que-perfeito: Ex.: Quem me dera ganhar na loteria! FUTURO DO PRESENTE ação de certeza no futuro: Farei a prova no sábado. (o uso mais comum é o do tempo composto: “vou fazer”, mas diga-se que é considerado informal). pode indicar uma ordem, equivalendo semanticamente ao imperativo.  Não matarás. DO PRETÉRITO expressa a certeza da ação que não foi concluída, portanto, não ocorrerá, por ter sido interrompida por algo: Faria a prova no sábado, mas desmarcaram. expressa a certeza de uma ação colocada de forma hipotética:  Faria o gol, se chutasse com precisão. expressa cortesia: Poderia vir aqui?

40 2.       MODO SUBJUNTIVO SUBJUNTIVO – está ligado à subjetividade. Subjetividade diz respeito aos nossos julgamentos de valor, às nossas opiniões, à nossa singularidade de pensamento. Vai exprimir uma avaliação subjetiva das ações expressas pelo verbo; portanto, ele é o modo da incerteza, do desejo, da possibilidade. A semântica do subjuntivo nunca será de certeza, mas sempre de possibilidade, dúvida, irrealidade. TEMPOS DO SUBJUNTIVO:                 PRESENTE Que você seja feliz! É empregado sobretudo nas orações subordinadas,poderá expressar fatos presentes ou futuros. É justo que eles fiquem .(presente) Desejo que todos compareçam.(futuro

41 Exercitando... Observe estas duas frases abaixo:
Procuro um restaurante que serve comida grega. Procuro um restaurante que sirva comida grega. Qual a diferença de sentido entre elas?

42 Imperfeito do Subjuntivo – (Se)
Pode indicar uma ação passada, presente ou futura em relação ao verbo da oração principal. Exs.: Se neste momento eu tivesse coragem contaria toda a verdade. (presente) Mesmo que saísse antes, não teria chegado a tempo.(Passado) Ficaria feliz se você fosse à minha casa.(futuro) Futuro do Subjuntivo – (Quando) Empregado em orações subordinadas para indicar eventualidade no futuro. Ex.: Farei o trabalho se(quando) tiver tempo.

43 Exercícios de aplicação págs.255 e 256
1- Em “... porque detinham o poder de compra”, o verbo está no pretérito imperfeito do indicativo. Se for transposta para o pretérito perfeito, a forma verbal será: A- detiveram b- detêm c- deteram d- deterão e- detém

44 2-Observando os verbos em “Mãe Zefa puxou a reza e Mãe Lena pôs-se a cantar” , é correto afirmar que eles têm em comum a característica de indicar: A- o término da ação B- o início do processo C- a repetição da ação D- a duração do processo E- a indefinição do processo

45 3- Leia as frases a seguir:
I- A Terra gira em torno do Sol. II- Amanhã vou ao escritório para a resolução do assunto. III-Time perde o jogo e a liderança do campeonato. A par do texto lido, pode-se afirmar que os tempos verbais dos itens anteriores, apesar de pertencerem ao presente do indicativo , expressam, respectivamente: A- atemporalidade, futuro e passado. B- futuro, futuro e passado. C- atemporalidade, habitualidade e passado. D-atemporalidade,futuro e futuro E- passado, futuro e passado.

46 4-Em relação ao marco temporal presente em cada um dos trechos a seguir , o verbo destacado indica anterioridade em: A- “Aos sete anos de idade imaginei que ia presenciar a morte do mundo.” B- “Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria a Terra.” C- “O que aconteceu à noite foi maravilhoso.” D- “No dia seguinte, todos se cumprimentavam satisfeitos, a passagem do cometa fizera a vida mais bonita.” E- “pois ele se dá ao luxo de aparecer só uma vez a cada 76 anos.”

47 Pág.260 e 261 1- Em sua canção,Raul Seixas emprega um registro linguístico coloquial. Caso “maluco beleza” mantivesse uniformidade no uso das pessoas do discurso, o verso destacado seria: A- faças o que tu queres. B- fazei o que tu queres. C- faça o que você quiser. D- faças o que tu quiseres E- faz o que você quiser.

48 2-Ao modificar a forma de tratamento, considerando o interlocutor da propaganda como “vocês”, a frase –”Ajude a gente a combater o desmatamento da Amazônia”- passa a apresentar, no imperativo afirmativo, a seguinte forma: Ajuda a gente a combater o desmatamento da Amazônia. Ajudemos a gente a combater o desmatamento da Amazônia. Ajudem a gente a combater o desmatamento da Amazônia. Ajudai a gente a combater o desmatamento da Amazônia. Ajudam a gente a combater o desmatamento da Amazônia.

49 Pág.263 Sorria, você está sendo filmado! 1-a- As pessoas que não gostam de ser filmadas prefeririam uma mensagem que dissesse o contrário. Para atendera essas pessoas, reescreva o aviso, usando a primeira pessoa do plural e fazendo as modificações necessárias. B- Criou-se , recentemente, a palavra “gerundismo”, para designar o uso abusivo do gerúndio, Na sua opinião ,esse tipo de desvio ocorre no aviso acima? Explique. Resolução A- na primeira pessoa do plural, a frase apresentada no aviso deve ser reescrita da seguinte maneira: “Sorríamos, nós não estamos sendo filmados.” B- não , porque um dos atributos do gerúndio é designar uma ação verbal que ocorre no momento da fala.

50 02- Sabendo que a canção apresenta estrutura em que a maioria dos versos é finalizada por verbo no modo imperativo ,ou seja por vocábulo que exorta o interlocutor a cumprir uma ação m assinale a alternativa Em que aparece trecho da letra de música em que o verbo esteja em modo verbal diferente daquele que predomina na canção. “conclua” “evolua” “me dilua” “me continua” “reconstrua”

51 Págs.265 e 266 1- No trecho “Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba” , o verbo destacado constitui: A- um tempo verbal que caiu em desuso na norma-padrão do português atual. B- uma forma linguística criada pelo autor pra simular a linguagem coloquial. C- uma forma verbal que indica um fato futuro em relação a outro também futuro. D-um tempo do modo indicativo, empregado em lugar de outro do subjuntivo. E-em tempo composto que serve como variante de presente do indicativo.

52 2- A- Vivera na casa de um padeiro(. ) – uma mão que o acarinhasse(
2- A- Vivera na casa de um padeiro(...) – uma mão que o acarinhasse(...) B- Em cada canto estava um com uma borracha comprida.- Sofreu fome. C- Nunca tivera família. – A perna coxa se recusava a ajudá-lo. D- A princípio chorou muito (...) – Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. E- Ele quer um carinho(...) – Um dia levaram-no preso.


Carregar ppt "ESTUDO DO VERBO PROFªrEGINA cÉLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google