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Microfones: Funcionamento e Características Tipos de microfones e seu funcionamento Características fundamentais Acessórios.

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1 Microfones: Funcionamento e Características Tipos de microfones e seu funcionamento Características fundamentais Acessórios

2 Técnicas de Gravação I 2 Cadeia de Gravação/Reprodução Função dos microfones Função dos microfones – Captação do som Técnica Técnica – Escolha e Posicionamento

3 Técnicas de Gravação I 3 Microfone Definição Definição – Dispositivo que converte sinais acústicos (ondas sonoras) em sinais elétricos – Transdutor acústico-elétrico Funcionamento Funcionamento – Onda sonora pressiona o diafragma, superfície capaz de sofrer pequenos deslocamentos para frente e para trás reproduzindo o movimento das partículas do ar – O movimento do diafragma causa uma variação correspondente em uma propriedade de um circuito elétrico

4 Técnicas de Gravação I 4 Tipo de conversão/ Tipo de microfone Eletrodinâmica ou eletromagnética Eletrodinâmica ou eletromagnética – Microfones dinâmicos (bobina móvel e fita) Eletrostática Eletrostática – Microfones capacitivos (condensador) Piezoelétrica Piezoelétrica – Microfones de cristal e microfones cerâmicos Resistência de contato variável Resistência de contato variável – Microfones de carvão (Telefone)

5 Microfone Capacitivo Dielétrico de ar Diafragma Backplate capacitor A pressão do ar desloca o diafragma, que modifica a espessura do dielétrico que modifica a a capacitância que produz uma (fraca) corrente elétrica variável que é amplificada -------- ++++++++ Tensão contínua (DC Phantom Power 48 V) corrente Pré-amplificador

6 Dinâmico (Bobina móvel) A pressão do ar desloca o diafragma que movimenta a bobina que faz variar o campo magnético que induz uma corrente elétrica variável na bobina SN imã Bobina Diafragma corrente

7 Dinâmico (Fita) N S imã Fita metálica Vista superior polos A pressão do ar desloca a fita que faz variar o campo magnético que induz uma tensão variável nas bordas da fita corrente

8 Microfone de Carvão (Telefone) corrente -+ A pressão do ar desloca o diafragma que faz variar a densidade de partículas que varia a resistência elétrica que faz variar a corrente diafragma Partículas de carvão

9 Técnicas de Gravação I 9 Outros microfones Microfone de Cerâmica e Microfone de Cristal Microfone de Cerâmica e Microfone de Cristal – Ambos baseado no efeito piezoelétrico: – Deformação => Corrente Microfones especiais Microfones especiais – De superfície (contorno) – Miniatura – Estéreo

10 Técnicas de Gravação I 10 Características dos Microfones – Direcionalidade – Resposta de freqüência – Efeito proximidade – Nível máximo de pressão sonora – Sensibilidade – Resposta a transitórios – Impedância – Nível de saída – Robustez mecânica – Alimentação e polaridade da saída – Etc...

11 Técnicas de Gravação I 11 Operação do Diafragma Microfones de Pressão Microfones de Pressão – Qualquer Diafragma exposto à onda sonora em um único lado – Ex: Bobina móvel, Capacitivo, etc. Microfones de Velocidade Microfones de Velocidade – Gradiente de pressão – O diafragma é exposto à onda sonora em ambos os lados – Seu movimento depende da diferença de pressão, ou seja, da velocidade instantânea da onda sonora – Ex: Microfone de Fita » Pode ser usado por dois cantores, instrumentistas ou grupos simultaneamente

12 Técnicas de Gravação I 12 Direcionalidade Dependendo da resposta às diferentes direções de incidência do som, os microfones podem ser: 1) Omnidirecionais – Captam igualmente sons de todas a direções » Ex. microfone da mesa de gravação 2) Unidirecionais – Captam som somente de uma direção – Dividem-se em cardióide, super-cardióide, hiper-cardióide e shotgun 3) Bidirecionais (figura 8) – Captam som de duas direções opostas

13 Técnicas de Gravação I 13 Diagramas Polares Omni e Bi

14 Técnicas de Gravação I 14 Diagramas Polares Cardióide e Super

15 Técnicas de Gravação I 15 Diagrama Polar Hipercardióde

16 Técnicas de Gravação I 16 Direcionalidade/ Tipo de microfone Capacitor Capacitor – Omnidirecionais – Unidirecionais (Todas as categorias) – Bidirecionais Bobina móvel Bobina móvel – Omnidirecionais – Unidirecionais (Todas as categorias)

17 Técnicas de Gravação I 17 Efeito de Proximidade Unidirecionais enfatizam os graves quando usados perto da fonte sonora Unidirecionais enfatizam os graves quando usados perto da fonte sonora

18 Técnicas de Gravação I 18 Resposta de Frequência 2 fatores afetam a fidelidade de captação 2 fatores afetam a fidelidade de captação – Faixa de frequências captada » Quanto mais extensa mais fiel – Resposta plana – A resposta deve permanecer no mesmo nível durante toda a faixa de freqüências – A reposta deve ser a mesma para qualquer freqüência

19 Técnicas de Gravação I 19 Resposta de Frequência Faixa de freqüências captada Faixa de freqüências captada – com tolerância de +/- 3dB, de 50 a 15kHz é razoável, de 40 a 18kHz é ótimo, de 20 a 20kHz é excelente – Depende do que se quer gravar – A resposta às baixas freqüências deve se limitar à do instrumento Exemplos (Senheiser) Exemplos (Senheiser) – Os valores são medidos em referência à resposta em 1KHz a 0 dB

20 Técnicas de Gravação I 20 Exemplos (Senheiser)

21 Técnicas de Gravação I 21 Exemplos (Senheiser)

22 Técnicas de Gravação I 22 Como escolher o microfone? Usar omnidirecionais para Usar omnidirecionais para – captar sons de toda a parte – captar reverberação da sala – diminuir a sensibilidade ao “pop” (explosão) – obter baixo ruído – anular efeito de proximidade – Estender respostas nas baixas (mics. Capacitivos) – gastar menos dinheiro $$ Usar unidirecionais para Usar unidirecionais para – captação seletiva – rejeitar acústica da sala (reverberação e eco), vazamentos (leakage), ruído de fundo e realimentação (microfonia) – obter efeito de proximidade » obs. o mais popular é o cardióde!

23 Técnicas de Gravação I 23 Sensibilidade É a medida de eficiência do microfone É a medida de eficiência do microfone – para uma mesma fonte sonora, microfones sensíveis produzem uma sinal de saída mais forte do que os pouco sensíveis – Mics. pouco sensíveis exigem um maior ganho de entrada => maior ruído » Crítico em instrumento acústicos de baixa faixa dinâmica – No entanto, a sensibilidade não altera a “qualidade” – Medida: » Tensão gerada por um tom de 1kHz a 74 dB-SPL capacitor: -65dB (alta sensibilidade) capacitor: -65dB (alta sensibilidade) bobina móvel: -75 (média sensibilidade) bobina móvel: -75 (média sensibilidade) fita: -85 (baixa sensibilidade) fita: -85 (baixa sensibilidade)

24 Técnicas de Gravação I 24 Sensibilidade Observação importante Observação importante – cuidado ao usar um microfone de alta sensibilidade em uma fonte sonora de alta intensidade – isto pode sobrecarregar o pré- amplificador do gravador ou da mesa – Nestes casos, use atenuadores (PADs)

25 Técnicas de Gravação I 25 Resposta aos transitórios Uma boa reposta aos sinais transitórios (rápidos) implica em clareza, detalhamento, e qualidade. Uma boa reposta aos sinais transitórios (rápidos) implica em clareza, detalhamento, e qualidade. Neste aspecto... Neste aspecto... – o melhor é o Capacitivo » ex. bom para ouvir o “tin” de um prato – Bobina tem baixa resposta » pode ser usado em metais para “cortar as arestas” – Fita está entre os dois » metais para suavizar, dar som “cheio”,...

26 Técnicas de Gravação I 26 Impedância de saída A impedância de saída de um microfone pode ser A impedância de saída de um microfone pode ser – alta (>10000 ohm) - micros dinâmicos – média (1000-4000 ohm) – baixa (150-600 ohm) - micros capacitivos » Obs: a impedância é medida a 1kHz Baixas impedâncias são preferidas Baixas impedâncias são preferidas – permitem uso de cabos longos sem grande captação de ruídos e perdas nas altas freqüências

27 Técnicas de Gravação I 27 Máximo nível de pressão sonora Maximum SPL Maximum SPL – ponto a partir do qual o microfone distorce (3% de distorção harmônica) – 120 dB é bom, 135 é muito bom, e 150 é excelente Neste aspecto Neste aspecto – Mics de bobina “agüenta” mais sons fortes e por isto pode ser usado para percussão (surdo), bateria (bumbo, surdo), amplificadores de guitarra, etc. – Mics capacitivos saturam antes...

28 Técnicas de Gravação I 28 Outros Ruído próprio Ruído próprio – ruído elétrico que o microfone produz Nível de saída Nível de saída – áudio balanceado: + 4dB – áudio não-balanceado: -10 dB Robustez Robustez – Capacitivos são mais frágeis, e Fita mais ainda

29 Como escolher o microfone?

30 Técnicas de Gravação I 30 Como escolher o microfone? Mic. Capacitivo Mic. Capacitivo – excelente resposta em freqüência – exclente qualidade de reprodução – não é afetado por variações de temperatura – nível de saída reduzido – frágil Mic. Dinâmico Mic. Dinâmico – baixa impedância – bom nível de saída – suporta bem altas pressões sonoras – boa resposta em freqüência e qualidade de reprodução

31 Técnicas de Gravação I 31 Acessórios Anti-puff Anti-puff – usado com vocalistas para evitar os puffs (explosões do tipo letra “b”, “p” e “t” – O anti-puff fica entre a fonte e o microfone Pedestais (estantes e girafas) e luvas Pedestais (estantes e girafas) e luvas – serve para posicionar os microfones – Deve ter base de metal pesada + mecanismos de rotação + telescopagem Aranha (Shock mount) Aranha (Shock mount) – segura o microfone com material elástico – evita contato direto com os suportes, isolando-o de choques mecânicos

32 Técnicas de Gravação I 32 Microfones Técnicas Básicas de Posicionamento

33 Técnicas de Gravação I 33 Fundamentos Quantidade Quantidade Posicionamento Posicionamento Controle de Timbre Controle de Timbre Regras Regras Coloração Coloração Estereofonia Estereofonia

34 Técnicas de Gravação I 34 Quantidade de Microfones

35 Técnicas de Gravação I 35 Microfonação estereofônica Gravação simultânea Gravação simultânea Capta a ambiência e o balanço instrumental Capta a ambiência e o balanço instrumental Utilizada para: Utilizada para: – Música erudita – Bandas marciais – Coros – Quartetos de cordas – Órgão de tubos – Pequenos grupos étnicos – Quartetos vocais

36 Técnicas de Gravação I 36 Microfonação Múltipla Um ou mais mais microfones para cada instrumento ou seção instrumental Um ou mais mais microfones para cada instrumento ou seção instrumental – Controle de balanço instrumental – Utilizada em música Pop – Usar sempre o mínimo de microfones possível – Pode-se gravar dois ou mais instrumentos com um microfone

37 Técnicas de Gravação I 37 Distância de Microfonação

38 Técnicas de Gravação I 38 Microfonação Próxima Microfone é posicionado mais próximo do que o tamanho da fonte sonora a ser captada Microfone é posicionado mais próximo do que o tamanho da fonte sonora a ser captada Vantagens Vantagens – Pouca reverberação – Pouco vazamento – Pouco ruído de fundo – Boa presença Desvantagens Desvantagens – Introduz mudanças timbrais (Coloração) – Muito ruído instrumental e corporal Conclusão Conclusão – Mais perto o necessário e não o mais perto possível!

39 Técnicas de Gravação I 39 Microfonação Distante Microfone é posicionado mais longe do que o tamanho da fonte sonora a ser captada Microfone é posicionado mais longe do que o tamanho da fonte sonora a ser captada Vantagens Vantagens – Adiciona ambiência natural » Bom para grupos instrumentais » Bom para Música Erudita – Podemos utilizar Microfone(s) de Ambiência para gravação ao vivo

40 Técnicas de Gravação I 40 Desvantagens Vazamento Ambiência Demasiada Vazamento Ambiência Demasiada Menor relação sinal/ruído Menor relação sinal/ruído

41 Técnicas de Gravação I 41 Distância “Ideal” Distância igual ao tamanho do corpo ressonante do Instrumento Distância igual ao tamanho do corpo ressonante do Instrumento Proporciona melhor fidelidade espectral do que a microfonação próxima Proporciona melhor fidelidade espectral do que a microfonação próxima Capta menos ambiência, vazamento e ruído de fundo do que a microfonação distante Capta menos ambiência, vazamento e ruído de fundo do que a microfonação distante

42 Técnicas de Gravação I 42 Perspectiva Sonora Gravação Próxima Gravação Próxima – Fonte sonora soa como se estivesse perto do ouvinte » Presença Gravação Distante Gravação Distante – Fonte sonora soa como se estivesse mais distante do ouvinte Microfonação de cada instrumento ou cantor a diferentes distâncias cria senso de perspectiva à gravação Microfonação de cada instrumento ou cantor a diferentes distâncias cria senso de perspectiva à gravação

43 Técnicas de Gravação I 43 Controle Espectral Toda fonte sonora irradia e produz espectros diversos em diferentes direções e partes de seu corpo ressonante Toda fonte sonora irradia e produz espectros diversos em diferentes direções e partes de seu corpo ressonante Podemos modificar o timbre de um instrumento modificando a posição do microfone em relação ao mesmo Podemos modificar o timbre de um instrumento modificando a posição do microfone em relação ao mesmo

44 Técnicas de Gravação I 44 Posição Ideal Tape um dos ouvidos Tape um dos ouvidos Direcione o ouvido livre para a fonte sonora Direcione o ouvido livre para a fonte sonora Procure a posição que soe “melhor” Procure a posição que soe “melhor” Coloque o microfone na mesma posição e direção do ouvido livre Coloque o microfone na mesma posição e direção do ouvido livre Grave e avalie o resultado Grave e avalie o resultado

45 Técnicas de Gravação I 45 Captação de superfície Ocasiona cancelamento de fase Ocasiona cancelamento de fase – Efeito Comb-filter Soluções Soluções – Microfone de superfície (Zona de Pressão) – Captação aérea

46 Técnicas de Gravação I 46 Regra 3:1 Em microfonação múltipla, a distância entre cada microfone deverá ser no mínimo o triplo da distância de cada microfone em relação à cada fonte Em microfonação múltipla, a distância entre cada microfone deverá ser no mínimo o triplo da distância de cada microfone em relação à cada fonte

47 Técnicas de Gravação I 47 Coloração Off-Axis Fonte sonora deverá estar on- axis com o microfone Fonte sonora deverá estar on- axis com o microfone – Especialmente se houver forte componente de altas frequências Pode-se usar microfones com pouca coloração off-axis Pode-se usar microfones com pouca coloração off-axis – Microfones de Superfície – Microfones miniatura

48 Técnicas de Gravação I 48 Sumário Escolha e posicionamento dos microfones afetam dois aspectos do som gravado, o balanço tonal e o senso de distância Escolha e posicionamento dos microfones afetam dois aspectos do som gravado, o balanço tonal e o senso de distância A resposta de frequência e o posicionamento dos microfones afetam somente o balanço tonal A resposta de frequência e o posicionamento dos microfones afetam somente o balanço tonal O padrão polar dos microfones e a distância de microfonação afetam somente o senso de distância O padrão polar dos microfones e a distância de microfonação afetam somente o senso de distância A regra 3:1 previne cancelamento de fase A regra 3:1 previne cancelamento de fase Microfones de superfície previnem cancelamento de fase ocasionado por reflexões de superfícies próximas Microfones de superfície previnem cancelamento de fase ocasionado por reflexões de superfícies próximas Cuidado com a coloração off-axis na escolha e posicionamento dos microfones Cuidado com a coloração off-axis na escolha e posicionamento dos microfones

49 Técnicas de Gravação I 49 Microfonação Estereofônica Captura o som dos conjuntos musicais como um todo utilizando somente dois ou três microfones Captura o som dos conjuntos musicais como um todo utilizando somente dois ou três microfones – “Imagens fantasma” são recriadas nos planos esquerdo- direito e frente-fundo correspondentes às localizações dos instrumentos durante a gravação – Utilizada em grupos de música erudita e solistas – Utilizada em estúdio para vocal em bg, piano, pratos, vibrafone e outras fontes sonoras grandes Objetivo Objetivo – Localização acurada das fontes sonoras

50 Técnicas de Gravação I 50 Imagem Estereofônica Localização das fontes Localização das fontes Estereofonia ideal Estereofonia ideal Pouca estereofonia Pouca estereofonia Estereofonia exagerada Estereofonia exagerada

51 Técnicas de Gravação I 51 Posição de Audição Ideal Ao Vivo Ao Vivo – Devemos sentar a uma distância igual à distância entre as fontes sonoras mais à esquerda e mais à direita do palco Gravação Gravação – Devemos nos sentar equidistantes (no meio) das duas caixas acústicas » Caso contrário a imagem estereofônica tenderá para a caixa mais próxima e ficará mais estreita – Devemos nos sentar a uma distância igual à distância que separa as caixas acústicas direita e esquerda » Isto é, devemos formar um triângulo equilátero em relação às duas caixas acústicas

52 Técnicas de Gravação I 52 Tipos de Microfonação Estereofônica Três Métodos Principais Par coincidente (X-Y) Par coincidente (X-Y) Par espaçado (A-B) Par espaçado (A-B) Par cruzado Par cruzado

53 Técnicas de Gravação I 53 Par Coincidente (X-Y) Dois microfones direcionais (podem ser utilizados outros padrões polares) montados com suas pontas se tocando e seus diafragmas superpostos em ângulo e direcionados para as extremidades esquerda e direita da fonte sonora Dois microfones direcionais (podem ser utilizados outros padrões polares) montados com suas pontas se tocando e seus diafragmas superpostos em ângulo e direcionados para as extremidades esquerda e direita da fonte sonora

54 Técnicas de Gravação I 54 Par Coincidente Estereofonia é derivada de diferenças de intensidade Estereofonia é derivada de diferenças de intensidade – Fonte central é captada com a mesma intensidade pelos dois microfones – Fonte off-center é captada com mais intensidade pelo microfone mais on-axis com a mesma – Mesmo processo que o potenciômetro de balanço (Pan) – Diferenças de 15 a 20 dB deslocam a fonte totalmente para um dos lados Quanto maior o ângulo maior a estereofonia e vice-versa Quanto maior o ângulo maior a estereofonia e vice-versa – O ângulo correto depende do padrão polar de captação Gera imagem estereofônica mais estreita do que a real Gera imagem estereofônica mais estreita do que a real Microfones estereofônicos são construídos desta forma Microfones estereofônicos são construídos desta forma O sinal estereofônico é compatível em mono, isto é, a resposta de frequências é a mesma pois não há diferenças de fase entre os dois sinais O sinal estereofônico é compatível em mono, isto é, a resposta de frequências é a mesma pois não há diferenças de fase entre os dois sinais

55 Técnicas de Gravação I 55 Métodos Relacionados Array Blumlein Array Blumlein – Dois microfones bidirecionais em ângulo de 90% e direcionados para as extremidades da fonte sonora Mid-Side (MS) Mid-Side (MS) – Sinal de microfone uni, bi ou omni direcional, posicionado de frente para o centro da fonte sonora é somado e subtraído ao sinal de microfone bidirecional virado para os lados – Quantidade de estereofonia é fornecida pela razão de intensidade entre os dois microfones » Útil em concertos ao vivo para “controle remoto” da mesma – Para aumentar a esterofonia podemos amplificar os baixos em 4 dB (+ 2 dB em 600 Hz) no sinal L-R ou Side (lateral)

56 Técnicas de Gravação I 56 Par Espaçado Dois microfones idênticos são posicionados afastados um do outro e frontalmente direcionados para a fonte sonora Dois microfones idênticos são posicionados afastados um do outro e frontalmente direcionados para a fonte sonora

57 Técnicas de Gravação I 57 Par espaçado Padrão Polar Omnidirecional é o mais utilizado Padrão Polar Omnidirecional é o mais utilizado – Podem ser utilizados outros padrões polares Quanto maior o espaçamento, maior a estereofonia Quanto maior o espaçamento, maior a estereofonia Fontes sonoras centrais chegam ao mesmo tempo nos dois microfones Fontes sonoras centrais chegam ao mesmo tempo nos dois microfones Fontes sonoros não centrais chegam antes no microfone mais próximo Fontes sonoros não centrais chegam antes no microfone mais próximo Esterofonia deriva de diferenças temporais Esterofonia deriva de diferenças temporais

58 Técnicas de Gravação I 58 Espaçamento Ideal Somente 1 ou 2 milisegundos são necessários para deslocar o som completamente para um dos lados Somente 1 ou 2 milisegundos são necessários para deslocar o som completamente para um dos lados Distância aproximada de 1 metro entre os microfones produz este retardo porém os microfones captariam mais as fontes centrais do que as outras Distância aproximada de 1 metro entre os microfones produz este retardo porém os microfones captariam mais as fontes centrais do que as outras Distância ideal seria de aproximadamente 4 metros Distância ideal seria de aproximadamente 4 metros Porém distâncias maiores produzem separação exagerada (ping-pong) e vice-versa Porém distâncias maiores produzem separação exagerada (ping-pong) e vice-versa Solução Solução – Terceiro microfone no centro

59 Técnicas de Gravação I 59 Características Imagens centrais são ok porém imagens sônicas fora do centro soam relativamente desfocadas e de difícil localização Imagens centrais são ok porém imagens sônicas fora do centro soam relativamente desfocadas e de difícil localização – Imagens estereofônicas produzidas somente por diferenças temporais são difusas Diferenças temporais dos sinais podem causar cancelamento de fase quando combinados em mono Diferenças temporais dos sinais podem causar cancelamento de fase quando combinados em mono Captam com mais perfeição a ambiência da sala Captam com mais perfeição a ambiência da sala – Os sinais são incoerentes em suas relações de fase e soam difusos » Esta característica é agradável aos nosso ouvidos Podem ser utilizados microfones omnidirecionais que captam melhor as baixas frequências do que os unidirecionais e possuem menos coloração off-axis Podem ser utilizados microfones omnidirecionais que captam melhor as baixas frequências do que os unidirecionais e possuem menos coloração off-axis

60 Técnicas de Gravação I 60 Par Cruzado Dois microfones direcionais em ângulo e com suas pontas afastadas alguns centímetros uma da outra Dois microfones direcionais em ângulo e com suas pontas afastadas alguns centímetros uma da outra

61 Técnicas de Gravação I 61 Par Cruzado Quanto maior o ângulo e/ou o espaçamento maior a separação estereofônica e vice-versa Quanto maior o ângulo e/ou o espaçamento maior a separação estereofônica e vice-versa Estereofonia deriva de diferenças de intensidade (ângulo) e de tempo (espaçamento) Estereofonia deriva de diferenças de intensidade (ângulo) e de tempo (espaçamento) Sistema mais famoso é o da ORTF (Office de Radiodiffusion-Television Française) Sistema mais famoso é o da ORTF (Office de Radiodiffusion-Television Française) – Dois microfones cardióides em ângulo de 110º e espaçados horizontalmente 17 cms Produz senso de localização acurado Produz senso de localização acurado

62 Técnicas de Gravação I 62 Tabela comparativa Par coincidente Par coincidente – 2 microfones direcionais coincidentes e em ângulo – estereofonia através de diferença de níveis de intensidade – Imagens sônicas nítidas – Separação estereofônica de estreita a acurada – Compatível em mono Par espaçado Par espaçado – Dois microfones espaçados vários metros – Estereofonia através de diferenças temporais entre os sinais – Imagens off-center são difusas – Separação estereofônica exagerada a menos que seja utilizado um terceiro microfone central – Produz ótima ambiência – Pode causar incompatibilidade em mono Par cruzado Par cruzado – Dois microfones direcionais em ângulo e espaçados em centímetros – Estereofonia através de diferenças temporais e de intensidade – Imagens são nítidas – Separação estereofônica acurada – Proporciona melhor ambiência do que o par coincidente

63 Técnicas de Gravação I 63 Técnicas de Microfonação

64 Técnicas de Gravação I 64 Guitarra elétrica Como gravar Como gravar – Microfone em frente ao amplificador – Direct box – Ambos – Através de um processador Dicas Dicas – Utilizar amplificadores pequenos em cima de uma cadeira – Microfones cardióides dinâmicos com ênfase em 5 Khz – Microfonar bem de perto para mais graves e vice-versa – Microfones que suportem altas pressões sonoras – On axis = som brilhante – Off axis = som mais suave e menos chiado – Testar vários posicionamentos

65 Técnicas de Gravação I 65 Baixo Elétrico e Teclados Gravação direta é a ideal Gravação direta é a ideal – Som mais limpo e melhor captação de graves Baixo Baixo – Direta+microfonada » Checar fase entre som direto e som microfonado – Dicas » Não utilizar reverberação » Não enfatizar os graves demasiadamente Teclados Teclados – Gravar em estéreo conforme o teclado – Pode-se utilizar os efeitos do próprio teclado

66 Técnicas de Gravação I 66 Percussão Abafamento Abafamento – Caso os tambores ou pratos reboem excessivamente deve-se abafá-los – Cuidado com a esteira Microfonação Microfonação – Em geral, utiliza-se microfones dinâmicos nos tambores e capacitivos nos pratos Posicionamento Posicionamento – Caixa » Por cima, em ângulo de 45 o, perto do aro, no lado oposto ao percussionista » Pode-se microfonar dos dois lados Necessário inverter a fase de um dos microfones Necessário inverter a fase de um dos microfones

67 Técnicas de Gravação I 67 Percussão Hi Hat (contratempo ou chimbal) Hi Hat (contratempo ou chimbal) – Nunca microfonar de lado (efeito puff ) – Microfonar por cima, perpendicular ao prato ou em ângulo de 45 o Tom toms e surdo Tom toms e surdo – Por cima, em ângulo de 45 o ou por dentro

68 Técnicas de Gravação I 68 Percussão Bumbo Bumbo – Microfonar por dentro – Perto do local onde o pedal incide – Abafar ressonância exagerada Pratos Pratos – Microfonar por cima de longe – Incidir nas laterais e nunca no centro

69 Técnicas de Gravação I 69 Bateria Visão SuperiorVisão Frontal

70 Técnicas de Gravação I 70 Bateria Três microfonesDois microfones

71 Técnicas de Gravação I 71 Percussão em geral Sons metálicos Sons metálicos – Microfones capacitivos Outros tambores Outros tambores – Mesma técnica que tambores de bateria Percussão com altura definida Percussão com altura definida – Microfonação estéreo ou distância ideal Instrumentos de corda dedilhada Instrumentos de corda dedilhada – Microfones capacitivos – Microfonação à distância ideal – Microfonação no eixo de incidência ideal Violão Clássico Violão Clássico – Microfonação capacitiva estéreo cruzada

72 Técnicas de Gravação I 72 Microfonação no Orifício de Ressonância Coloração Coloração – Ênfase na região de 80 a 100 Hz – Deve-se atenuar 10 dB por volta de 100 Hz Máxima intensidade Máxima intensidade Melhor isolamento e menor vazamento Melhor isolamento e menor vazamento Menos microfonia Menos microfonia

73 Técnicas de Gravação I 73 Microfone de Contato ou Miniatura Contato Contato – Melhor isolamento e menos fidelidade – Posicionamento é crítico, quanto mais perto do cavalete melhor Miniatura Miniatura – Condensador omnidirecional – Prender com fita adesiva entre o cavalete e o orifício perto da corda mais grave – Para mais isolamento colocar no orifício de ressonância e deenfatizar os graves

74 Técnicas de Gravação I 74 Timbre Natural 1.Microfonar em frente ao orifício de ressonância a uma distância de  50 cms – Distância Ideal – Balanceamento sônico de todo o violão; cordas, corpo e orifício de ressonância 2.Microfonar por cima do cavalete (ou do orifício de ressonância) a uma distância de  15 cms

75 Técnicas de Gravação I 75 Timbre Suave Microfonar em frente ao cavalete a uma distância de  10 cms Microfonar em frente ao cavalete a uma distância de  10 cms – Ênfase nas vibrações do corpo comçando na região de 200 Hz – Ruído de palhetas, trastes e dedos minimizado

76 Técnicas de Gravação I 76 Solos de Violão Microfonação à distância valoriza a ambiência Microfonação à distância valoriza a ambiência Microfonar em salas de concerto Microfonar em salas de concerto Distância de  1 a 3 metros Distância de  1 a 3 metros – > distância = + ambiência – < distância = - ambiência Gravação esterofônica Gravação esterofônica – Ângulo de 90º – Espaçamento de 20 cms

77 Técnicas de Gravação I 77 Banjo Corpo ressonante é um tambor Corpo ressonante é um tambor – Fundamentais soam no centro – Harmônicos soam nas bordas Técnicas: 1.Microfone com resposta plana a  30 cms de distância – Em frente ao centro da pele = som com ênfase nos graves e bom isolamento – Nas bordas = som com menos baixas frequências 2.Microfone omnidirecional miniatura preso a 3 cms. da borda para isolamento máximo ou preso no estandarte e direcionado para o cavalete 3.Microfone de contato prso à pele debaixo das cordas e por trás do cavalete

78 Técnicas de Gravação I 78 Bandolim e Rabeca Similares ao violão Similares ao violão – Aplica-se as mesmas técnicas Particularidades Particularidades – Rabeca (ou violino) emite altas frequências para cima » Audiência ouve o som mais velado do que o executante Microfonar de lado Microfonar de lado Microfone com resposta plana até 200 Hz é suficiente Microfone com resposta plana até 200 Hz é suficiente – Violino » Pode-se prender um microfone miniatura no estandarte e posicioná-lo a alguns cms do orifício em f ou sobre o cavalete ou até mesmo prendê-lo diretamente nas cordas no lado de trás do cavalete – Rabeca » Em cima e do lado esquerdo, por trás do cavalete

79 Técnicas de Gravação I 79 Piano de Cauda Utilizar sempre dois microfones Utilizar sempre dois microfones Microfonação distante Microfonação distante – Microfonação estéreo em ambiente reverberante – Distância de 1 a 4 metros da tampa aberta e a  2 metros de altura Microfonação próxima (dentro da tampa aberta) Microfonação próxima (dentro da tampa aberta) (A)Par espaçado – Microfones preferencialmente sobre a barra harmônica ou perto do centro das cordas (com a tampa aberta ou sem a mesma) » Agudos a 20 cms de altura das cordas e a 20 cms de distância dos marteletes » Graves sobre os bordões a uma altura de 20 cms e  10 a 15 cms dos marteletes » Melhor para definição estereofônica » Pode gerar cancelamento de fase » Pode-se usar microfones de superfície por baixo da tampa (aberta ou fechada), um sobre as cordas agudas e outro sobre as graves

80 Técnicas de Gravação I 80 Piano de Cauda (B) Par Coincidente » Posicionar no meio do piano em ângulo de 120° a  30 cms de altura sobre os marteletes » + perto dos marteletes = + percussivo » + perto da cauda = - percussivo » Pode-se utilizar microfones de superfície debaixo e no meio da tampa aberta ou fechada (C) Microfonação no Orifício de Ressonância – Bom isolamento e som brilhante (Rock) – Posicionar o microfone sobre o mesmo – Isolamento » Fechar a tampa e colocar abafadores por cima do piano » Som artificial » Necessário equalização » Pouco vazamento » Pode-se utilizar microfones de contato para piano

81 Técnicas de Gravação I 81 Piano de Armário Não se utiliza microfonação Distante Não se utiliza microfonação Distante Microfonação Próxima Microfonação Próxima – Frontal » Retira-se a tampa inferior » Microfonação a 20 cms de distância » Dois microfones (estereofônico) Um nas cordas graves com pan para um lado Um nas cordas graves com pan para um lado Outro nas cordas agudas com pan para o outro lado Outro nas cordas agudas com pan para o outro lado » Um microfone (mono) Nas cordas agudas Nas cordas agudas – Por cima » Dois microfones sobre a tampa superior aberta, um nos graves e o outro nos agudas » Gera pequena coloração – Superfície » Um microfone no chão distante 30 cms na frente ou atrás do piano – Cepo » Reduz o ataque dos martelos » Dois microfones distantes 15 cms, um nos graves e outro nos agudos » O pianos não deverá estar encostado em nenhuma parede

82 Técnicas de Gravação I 82 Quarteto de Cordas Microfonação à distância captando a reverberação natural do ambiente com microfones capacitivos, resposta plana Microfonação à distância captando a reverberação natural do ambiente com microfones capacitivos, resposta plana Multimicrofonação Multimicrofonação – Violinos » Microfonação suspensa, 1 microfone a  2 mts de altura entre os dois – Viola e Violoncelo » Microfonação lateral  75 cms do f » Violoncelo, para maior definiçõa microfonar a  30 cms do cavalete Estereofônica Estereofônica – Par cruzado distante de 2 a 3 mts – Efeito estéreo aumenta/diminui com o aumento/diminuição do ângulo

83 Técnicas de Gravação I 83 Contrabaixo Acústico Rico em baixas frequências (vai até 41 Hz) Rico em baixas frequências (vai até 41 Hz) Duas Técnicas Duas Técnicas a)Captação Aérea a)Microfone de frente um pouco acima do cavalete, afastado alguns cms para som bem definido b)Microfone direcionado para o “f” agudo para som mais encorpado a)Cuidado com o efeito proximidade dos cardióides b)Contato (Maior isolamento, utilizadas ao vivo) a)Microfone colocado embaixo do cavalete ou entre o estandarte com o corpo envolto em material absorvente b)Microfone miniatura colocado no “f” envolto em material absorvente c)Microfone de contato (som mais elétrico) a)Podemos misturar os sinais de b e c, reduzindo os graves e experimentando com a polaridade

84 Técnicas de Gravação I 84 Cordas Multimicrofonação Multimicrofonação – Utilizar microfones bi-direcionais voltados para baixo – 1 microfone para cada 4 violinos e violas – 1 microfone para cada 2 cellos – 1 para cada baixo – Distribua panoramicamente de acordo com a posição dos naipes Estereofonia Estereofonia a) Dois microfones utilizando uma das técnicas de emparelhamento (a melhor é par espaçado com terceiro microfone central) b) Estéreo simulado (Um só canal de gravação) » Todos os naipes no canal esquerdo » Sinal defasado em 20 ms no canal direito » Ajuste o nível entre os canais adequadamente

85 Técnicas de Gravação I 85 Pequenos conjuntos étnicos Microfonação estereofônica par cruzado a 1 metro de distância Microfonação estereofônica par cruzado a 1 metro de distância – Posicionar o grupo em semicírculo – Gravar em ambiente com acusticamente morto para maior clareza – Ajuste do balanço instrumental aproximando e afastando os instrumentistas dos microfones Multimicrofonação Multimicrofonação – Microfones próximos a cada instrumentista ou cantor e mixados convenientemente

86 Técnicas de Gravação I 86 Harpa e similares Som natural Som natural – Microfone de frente para a parte aguda da caixa de ressonância a  ½ metro (orquestra) ou mais (Harpa solo) Melhor isolamento Melhor isolamento – Microfone condensador omni miniatura na caixa de ressonância Médio isolamento Médio isolamento – Microfone bi-direcional direcionado para as cordas e de lado para a fonte de som a ser rejeitada

87 Técnicas de Gravação I 87 Metais Direção modifica o timbre Direção modifica o timbre Capacitivo em frente à campana, som com + harmônicos superiores Capacitivo em frente à campana, som com + harmônicos superiores Capacitivo em 45 o ou fita de frente, som mais natural Capacitivo em 45 o ou fita de frente, som mais natural Por causa da pressão sonora na campana do trompete deve-se microfoná-lo em 45% Por causa da pressão sonora na campana do trompete deve-se microfoná-lo em 45% Microfonação próxima (30 cms) para som mais presente Microfonação próxima (30 cms) para som mais presente Microfonação distante (2 mts) para som mais dramático Microfonação distante (2 mts) para som mais dramático È comum microfonar-se dois ou mais metais em conjunto È comum microfonar-se dois ou mais metais em conjunto – Utiliza-se omnidirecional ou cardióide em pé no meio do grupo ou até mesmo de superfície Nunca microfonar as trompas na campana Nunca microfonar as trompas na campana Dinâmico suaviza o ataque Dinâmico suaviza o ataque

88 Técnicas de Gravação I 88 Madeiras Instrumento solo Instrumento solo – A maior parte do som sai pelos orifícios em vez da campana – Microfone deve ser direcionado para os furos a  30 cms – Pode-se utiliza microfones dinâmicos – Prestar atenção ao ruído das chaves Seção de Madeiras Seção de Madeiras – Microfone bidirecional por cima da seção Saxofones Saxofones – De frente: + isolamento e brilho – 45%: - Isolamento e + Natural – Microfonar a  ½ metro, direcionado para a mão esquerda e  na metade ou no terço inferior da coluna de ar – Não microfonar muito próximo pois os movimentos do instrumentista modificarão a intensidade – Melhor posição é acima da campana voltado para os furos – Grupo de saxes pode ser microfonado em conjunto

89 Técnicas de Gravação I 89 Madeiras Flauta transversal Flauta transversal – Microfone posicionado a lguns cms, entre os orifícios e o bocal – Pode ser necessário “anti-puff” – Para reduzir ruídos de respiração pode-se atenuar os agudos ou microfonar mais de longe – Para solos eruditos, microfonar em estéreo distante 2 a 3 mts

90 Técnicas de Gravação I 90 Gaita Técnica + comum Técnica + comum – Microfone dinâmico cardióide com ponteira pequena e redonda bem próximo ou seguro pelo instrumentista Som + Natural Som + Natural – Microfone capacitivo a 3o cms de distância

91 Técnicas de Gravação I 91 Vocais Microfone Microfone – Capacitivo e cardióide Problemas/soluções Problemas/soluções – Efeito proximidade » Manter distância mínima de  15 cms » Backing de 15 a 45 cms » Cortar graves (-8dB a 100Hz) – Pop » anti-puff (pop filter) Problema Problema – Filtram um pouco dos agudos tamém » microfonar mais de longe » reduzir agudos » colocar microfone acima ou para o lado da boca

92 Técnicas de Gravação I 92 Vocais Problemas/soluções Problemas/soluções – Banda dinâmica muito ampla » Deixar a cargo do solista » Usar o fader » Comprimir ligeiramente » Não microfonar de perto (no mínimo 15 cms) » Microfonação próxima, manter o cantor no mesmo plano encostando no fitro pop – Som nasal » posicionar microfone ligeiramente para cima – Sibilância » reduzir em torno de 5 a 10 kHz » utilizar de-esser » microfonar lateralmente

93 Técnicas de Gravação I 93 Vocais Problemas/soluções Problemas/soluções – Reflexões da estante » Colocar a letra por trás e perpendicular ao microfone » Microfonar lateralmente com a estante em ângulo aberto

94 Técnicas de Gravação I 94 Vocais Efeitos vocais Efeitos vocais – Reverberação, eco e dobramento – Equalização: enfatizar entre 2 e 5kHz (cuidado com a sibilância) Cantores com voz empostada Cantores com voz empostada – Microfonar de 1 a 3 metros para captar a ambiência ou utilizar microfone de superfície no chão Vocais de Background (coro) Vocais de Background (coro) – Microfonar o grupo com um único microfone 60 cms a 1,2 mts – Quanto mais distante, mais eles ficarão por trás do solista – Pode ser estéreo – Para balanço artificial, microfonar individualmente com microfones omnidirecionais

95 Técnicas de Gravação I 95 Sumário Para minimizar vazamento e microfonia, microfonação próxima Para minimizar vazamento e microfonia, microfonação próxima Para som natural e ambiência experimente diversas distâncias Para som natural e ambiência experimente diversas distâncias Não há posicionamento ideal, depende das circunstâncias Não há posicionamento ideal, depende das circunstâncias Devemos conhecer as características e padrões polares dos microfones e fontes sonoras Devemos conhecer as características e padrões polares dos microfones e fontes sonoras Não existem regras, o que vimos são somente sugestões que servirão de ponto de partida Não existem regras, o que vimos são somente sugestões que servirão de ponto de partida


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