A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de poema A fermosura desta fresca serra Grupo nº5: Ana Silva Ana Salomé Jorge Almeida Sandra Mendes Tiago Lameiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de poema A fermosura desta fresca serra Grupo nº5: Ana Silva Ana Salomé Jorge Almeida Sandra Mendes Tiago Lameiro."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de poema A fermosura desta fresca serra Grupo nº5: Ana Silva Ana Salomé Jorge Almeida Sandra Mendes Tiago Lameiro

2 Um poema camoniano A fermosura desta fresca serra E a sombra dos verdes castanheiros, O manso caminhar destes ribeiros, Donde toda a tristeza se desterra; O rouco som do mar, a estranha terra, O esconder do sol pelos outeiros, O recolher dos gados derradeiros, Das nuvens pelo ar a branda guerra; Enfim, tudo o que rara Natureza Com tanta variedade nos oferece, Me está, se não te vejo, magoando. Sem ti, tudo me enoja e me aborrece; Sem ti, perpetuamente estou passando, Nas mores alegrias mor tristeza. Camille Pissaro, Landscape at Chaponval, 1880

3 A fermosura desta fresca serra E a sombra dos verdes castanheiros, O manso caminhar destes ribeiros, Donde toda a tristeza se desterra; O rouco som do mar, a estranha terra, O esconder do sol pelos outeiros, O recolher dos gados derradeiros, Das nuvens pelo ar a branda guerra; Enfim, tudo o que rara Natureza Com tanta variedade nos oferece, Me está, se não te vejo, magoando. Sem ti, tudo me enoja e me aborrece; Sem ti, perpetuamente estou passando, Nas mores alegrias mor tristeza. Estes versos descrevem/caracterizam a natureza Estes versos são uma síntese da descrição da natureza Nestes versos ele apresenta os seus sentimentos em relação à ausência da sua amada

4 Leitura analítica Os vocábulos caracterizam a serra como um quadro idílico (harmonioso) são: fermosura, fresca, verdes castanheiros, manso caminhar destes ribeiros, rouco som do mar, estranha terra e esconder do sol. As sensações visuais e auditivas conferem uma sensação de paz, calma, simplicidade, alegria, tristeza, amor. A repetição da palavra sem ti,no último terceto serve para intensificar o seu aborrecimento e a sua tristeza que passa quando não têm a sua amada ao pé dele.

5 A natureza apesar de transmitir calma, tranquilidade, feria-o quando a sua amada não estava presente. A natureza influencia-o negativamente porque apesar da natureza transmitir calma e tranquilidade, estava magoando-o.

6 Observar: Pode-se observar que se trata de um quadro rural que nos transmite felicidade, calma e tranquilidade.Descrever: No quadro pode ver-se: no quarto plano o céu azul, no terceiro plano as montanhas verdes,no segundo plano casas com telhados azuis e vermelhos e no primeiro plano um castanheiro verde, uma pessoa e um animal.Interpretar: O homem ideal seria aquele que buscasse a compreensão e o domínio do homem e da natureza através das artes, numa crença nas capacidades da razão humana para decifrar os enigmas do Mundo.

7 Interagir: relacionar a imagem com o texto. Tal como a imagem o texto transmite-nos sentimentos. Reflectir: o efeito do sentimento da saudade. A saudade transmite-nos um efeito de ausência daquele que amamos, gostamos e faz-nos sentir tristes, saudosos daqueles que nos fazem falta. A palavra saudade vem do latim solitáte que significa solidão. É uma melancolia/tristeza causada pela lembrança de um bem de que se está privado, uma mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções.

8 Referências Música do album Jay Chou - Secret OST Interacções, Português, 10ºano


Carregar ppt "Análise de poema A fermosura desta fresca serra Grupo nº5: Ana Silva Ana Salomé Jorge Almeida Sandra Mendes Tiago Lameiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google