A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro Municipal de Conselhos Jan/20101 COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE GUAIANASES EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO GESTOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro Municipal de Conselhos Jan/20101 COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE GUAIANASES EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO GESTOR."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20101 COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE GUAIANASES EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO GESTOR DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE GUAIANASES GESTÃO 2009/2011

2 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20102 O INÍCIO O primeiro Conselho Gestor em Guaianases foi eleito em 2002, quando a estrutura de SMS era por Coordenadorias de Saúde. O trabalho do Conselho priorizou a reorganização da rede de saúde pública e a elaboração do Regimento Interno, que já previa a formação da Comissão Executiva. A primeira reunião desta comissão foi em 13/11/2003.O primeiro Conselho Gestor em Guaianases foi eleito em 2002, quando a estrutura de SMS era por Coordenadorias de Saúde. O trabalho do Conselho priorizou a reorganização da rede de saúde pública e a elaboração do Regimento Interno, que já previa a formação da Comissão Executiva. A primeira reunião desta comissão foi em 13/11/2003.

3 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20103 Em 2005 foi eleita uma nova gestão que passou a buscar um maior envolvimento com as unidades, determinando que os conselheiros de unidades compusessem o Conselho Regional. No final deste ano, a Comissão Executiva sugeriu que o planejamento da Supervisão e a prestação de contas fossem apresentados anualmente pela Administração. Esta sugestão foi aceita pelo pleno do Conselho.Em 2005 foi eleita uma nova gestão que passou a buscar um maior envolvimento com as unidades, determinando que os conselheiros de unidades compusessem o Conselho Regional. No final deste ano, a Comissão Executiva sugeriu que o planejamento da Supervisão e a prestação de contas fossem apresentados anualmente pela Administração. Esta sugestão foi aceita pelo pleno do Conselho.

4 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20104 Em 2006 ocorreu o I Encontro de Conselhos Gestores da CRSLESTE no CÉU Jambeiro.Em 2006 ocorreu o I Encontro de Conselhos Gestores da CRSLESTE no CÉU Jambeiro. Em 2008 o CGSTS solicita a prestação de contas do Convênio com a Organização Social Casa de Saúde Santa Marcelina da Microrregião Cidade Tiradentes/Guaianases.Em 2008 o CGSTS solicita a prestação de contas do Convênio com a Organização Social Casa de Saúde Santa Marcelina da Microrregião Cidade Tiradentes/Guaianases.

5 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20105 A atual gestão foi eleita no dia 27/03/2009 com mandato até março de 2011.A atual gestão foi eleita no dia 27/03/2009 com mandato até março de Neste mesmo ano a prestação de contas foi ampliada sendo realizada nas reuniões de conselho gestor em cada unidade de saúde.Neste mesmo ano a prestação de contas foi ampliada sendo realizada nas reuniões de conselho gestor em cada unidade de saúde. Em 14/05/2009, com a aprovação de alteração do Regimento Interno, a Comissão Executiva tem seus objetivos ampliados, passando a supervisionar os conselhos gestores de unidades.Em 14/05/2009, com a aprovação de alteração do Regimento Interno, a Comissão Executiva tem seus objetivos ampliados, passando a supervisionar os conselhos gestores de unidades.

6 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20106 EVENTOS - CGSTSG/COMISSÃO EXECUTIVA –2007: A partir desse ano, a região leste passou a realizar o Curso de Conselheiros; –15/02/07: Posse coletiva dos Conselhos Gestores das Unidades e da STS no CÉU Jambeiro, com 200 participantes; –22/06/07: Debate: Organizações Sociais em Guaianases - CÉU Jambeiro, com 200 participantes;

7 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20107 Posse dos Conselheiros 2009

8 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20108 –07/03/08 - Seminário Violência nos Serviços de Saúde – construindo relações saudáveis – CÉU Jambeiro, com 200 pessoas presentes; –27/03/09 – Posse coletiva dos Conselhos Gestores da atual gestão – Céu Jambeiro, com 250 participantes.

9 Encontro Municipal de Conselhos Jan/20109 COMISSÃO EXECUTIVA A Comissão Executiva é uma instância auxiliar do Colegiado do Conselho Gestor.A Comissão Executiva é uma instância auxiliar do Colegiado do Conselho Gestor. Foi aprovada no pleno do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde de Guaianases e está regulamentada no Regimento Interno, em seus artigos 7º e 9º.Foi aprovada no pleno do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde de Guaianases e está regulamentada no Regimento Interno, em seus artigos 7º e 9º. Sua composição é paritária: 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% gestores, não há suplentes. Todos são eleitos no pleno do Conselho.Sua composição é paritária: 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% gestores, não há suplentes. Todos são eleitos no pleno do Conselho.

10 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ OBJETIVO DA COMISSÃO Instrumentalizar e fortalecer os Conselhos das unidades de saúde para a conquista e qualificação da participação popular através da educação e orientação permanentes, além de organizar as reuniões, divulgar as informações e deliberações discutidas nas reuniões, acompanhar eleições e encaminhar documentos expedidos pelo pleno do Conselho.Instrumentalizar e fortalecer os Conselhos das unidades de saúde para a conquista e qualificação da participação popular através da educação e orientação permanentes, além de organizar as reuniões, divulgar as informações e deliberações discutidas nas reuniões, acompanhar eleições e encaminhar documentos expedidos pelo pleno do Conselho.

11 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ MEMBROS DA COMISSÃO Rosemary Ap. T. Malheiros – STS Guaianases - GestorRosemary Ap. T. Malheiros – STS Guaianases - Gestor Estefânia Rodrigues Veiga – OS CSSM - GestorEstefânia Rodrigues Veiga – OS CSSM - Gestor Gilson Melo Ferreira – UBS Jd. Aurora - TrabalhadorGilson Melo Ferreira – UBS Jd. Aurora - Trabalhador Nileide da Silva N. Menezes – UBS Guaianases I - TrabalhadorNileide da Silva N. Menezes – UBS Guaianases I - Trabalhador José Carlos Cuccio – UBS Celso Daniel - UsuárioJosé Carlos Cuccio – UBS Celso Daniel - Usuário Silvio Custódio - UBS Jd. Soares - UsuárioSilvio Custódio - UBS Jd. Soares - Usuário Maria Lúcia Ferreira Costa – UBS Guaianases II - UsuáriaMaria Lúcia Ferreira Costa – UBS Guaianases II - Usuária Edson Santos – UBS V. Cosmopolita - UsuárioEdson Santos – UBS V. Cosmopolita - Usuário

12 Encontro Municipal de Conselhos Jan/201012

13 Encontro Municipal de Conselhos Jan/201013

14 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ ESTRATÉGIAS Em julho de 2009 a Comissão elabora um plano de trabalho que após ser aprovado no pleno do Conselho é colocado em prática:Em julho de 2009 a Comissão elabora um plano de trabalho que após ser aprovado no pleno do Conselho é colocado em prática: –visitas às unidades de saúde para garantir a conservação da documentação dos conselhos de unidades e a divulgação de suas reuniões perante a comunidade. –acompanhar reuniões dos conselhos das unidades, a fim de incentivar a qualidade nas discussões, a participação dos segmentos e o cumprimento do cronograma.

15 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ Todas as visitas às unidades de saúde e acompanhamento às reuniões são registrados em instrumento próprio, aprovado pelo pleno do Conselho.Todas as visitas às unidades de saúde e acompanhamento às reuniões são registrados em instrumento próprio, aprovado pelo pleno do Conselho. Encaminhamos relatório das atividades da Comissão às unidades para acompanhamento e correções.Encaminhamos relatório das atividades da Comissão às unidades para acompanhamento e correções.

16 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Coordenação da Atenção Básica ROTEIRO PARA ACOMPANHAMENTO AOS CGUNIDADES Data:__/__/__ UNIDADE:___________________________________________ RECEBIDO POR: _____________________________________ COMISSÃO: Rosemary, Estefania (gestor); Nileide, Gilson (trabalhador); Maria Lucia, José Carlos, Silvio, Edson (usuários) 1. LIVRO-ATA Apresentação adequada ( S ) ( N ) Atas com assinaturas ( S ) ( N ) Ultima reunião:_____________ Fácil acesso: (S) (N) 2. QUADRO DE AVISOS Cronograma de reuniões da Unidade: (S) (N) Cronograma de reuniões da Supervisão: (S) (N) Relação dos conselheiros desta gestão; (S) (N) Pauta das reuniões: (S) (N) Local de fácil visualização para todos os usuários: (S) (N) 3. PASTA DE ARQUIVOS Relação de conselheiros: (S) (N) Legislação: (S) (N) Controle de presença: S) (N) Documentos (memos, ofícios e outros): S) (N) Fácil acesso: (S) (N) 4. REGIMENTO INTERNO Possui: (S) (N) Está atualizado: (S) (N) 5. PLANILHA DE REUNIÕES Responsável pelo preenchimento:_________________ Envia para STS: (S) (N) Afixa no quadro de avisos: (S) (N) Entrega para os conselheiros: (S) (N) 6. CAIXA/LIVRO DE SUGESTÕES/RECLAMAÇÕES Possui: (S) (N) Está atualizado: (S) (N) Porque ? 7. RESPONSÁVEL PELO CONSELHO GESTOR NA UNIDADE Assinatura do Gerente e/ ou outro:_ Observações:

17 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ As unidades possuem livro ata com páginas numeradas para registrar as reuniões dos conselhos e assinaturas dos presentes;As unidades possuem livro ata com páginas numeradas para registrar as reuniões dos conselhos e assinaturas dos presentes; Todas as unidades possuem uma pasta contendo cópia da legislação pertinente ao conselho, documentos e relação atualizada dos conselheiros;Todas as unidades possuem uma pasta contendo cópia da legislação pertinente ao conselho, documentos e relação atualizada dos conselheiros; As unidades estão atualizando os seus Regimentos Internos;As unidades estão atualizando os seus Regimentos Internos;

18 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ CONQUISTAS Mensalmente a Comissão Executiva ajuda a elaborar documentos e organizar as pautas das reuniões;Mensalmente a Comissão Executiva ajuda a elaborar documentos e organizar as pautas das reuniões; As unidades de saúde enviam cópia do resumo da reunião mensal, em impresso padrão, para a Comissão que são condensadas para possibilitar um acompanhamento dos CGUs. O CGSTS envia resumo das reuniões para as unidades a fim de que seja divulgado nos conselhos de unidades;As unidades de saúde enviam cópia do resumo da reunião mensal, em impresso padrão, para a Comissão que são condensadas para possibilitar um acompanhamento dos CGUs. O CGSTS envia resumo das reuniões para as unidades a fim de que seja divulgado nos conselhos de unidades;

19 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ Dia da Reunião: 26/10/2009 EXTRAORDINÁRIA Local: Casa Viviane dos Santos Pauta Justificativa de faltas Justificativa de faltas Informes Informes PLAMED 2010 PLAMED 2010 Informes: 1- Estão abertas, na STS Guaianases, até 29/10/09 inscrições para o curso de conselheiros na Faculdade Guaianas, dias 04,06,09,12,16,18,19,20,23 e 25 de novembro das 13 às 17hs 2- Curso do Movimento Popular de Saúde para o próximo ano, informações na sede do movimento, R. Bruno Zabala, 55 – Tel , site: 3- O Sr. Paulo informa que a Pré-conferencia e a 15ª Conferencia está em negociação com o governo mas a Pré está agendada para 07/11 na Unicastelo das 8 às 18hs. Cada região receberá vagas de acordo com sua população, para Guaianases serão 39 vagas.. O tema proposto é Em defesa do SUS – controle social: avanços e retrocesso. A Conferencia está agendada para dias 27,28 e 29 de novembro, na APCD, serão delegados, sendo 300 de cada região: 150 usuários, 75 funcionários e 75 gestores. 4- O I Encontro Paulista sobre DST/AIDS terá credenciamento no dia 04/11, das 08 às O Sr. Paulo informa que haverá ato dia 30/10/09, em frente ao Hospital Planalto contra o sucateamento do equipamento 6- Sra Deusa informa que todo terceiro sábado do mês há reunião no SESC Itaquera sobre o Meio Ambiente, das 9 às 13hs Pauta: PLAMED - Plano Municipal de Educação Permanente para 2010 – foi apresentado um slide enviado pela Coordenação de Gestão de Pessoas de SMS, falando das bases conceituais e legais da EPS, dos instrumentos norteadores, fluxo e organograma, depois a equipe da OS CSSM distribuiu filipetas para que cada conselheiro colocasse sua sugestão que serão condensadas e enviadas para a CRSLeste até 29/10. Se candidataram a acompanhar as reuniões do NEPr (Núcleo de Educação Permanente Regional), que acontecetodas as segundas terças-feiras do mês, das 14 as 17hs, na ETSUS Leste I, os conselherios: Maria Ribeiro, Estaciana e Geralda (usuários) e Tedy (funcionária). Pauta: PLAMED - Plano Municipal de Educação Permanente para 2010 – foi apresentado um slide enviado pela Coordenação de Gestão de Pessoas de SMS, falando das bases conceituais e legais da EPS, dos instrumentos norteadores, fluxo e organograma, depois a equipe da OS CSSM distribuiu filipetas para que cada conselheiro colocasse sua sugestão que serão condensadas e enviadas para a CRSLeste até 29/10. Se candidataram a acompanhar as reuniões do NEPr (Núcleo de Educação Permanente Regional), que acontecetodas as segundas terças-feiras do mês, das 14 as 17hs, na ETSUS Leste I, os conselherios: Maria Ribeiro, Estaciana e Geralda (usuários) e Tedy (funcionária). Presentes Gestor 04 Trabalhador 09 Usuário 12 Faltosos Gestor 08 Trabalhador 03 Usuário 12 Próxima Reunião Data: 12/11/2009 Pauta: Prestação de Contas da PMSP/PPA e Comissão de Orçamento Responsável pelo preenchimento: Rosemary Ap. Tevês Malheiros

20 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ CONQUISTAS Todas as unidades mantêm no quadro de avisos: Todas as unidades mantêm no quadro de avisos: cópia do resumo da ata da reunião anterior; cópia do resumo da ata da reunião anterior; cronograma das reuniões do conselho da unidade e da Supervisão; cronograma das reuniões do conselho da unidade e da Supervisão; nomes dos conselheiros e seus respectivos segmentos. nomes dos conselheiros e seus respectivos segmentos.

21 Encontro Municipal de Conselhos Jan/201021

22 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ A Comissão contribui com a unidade na orientação dos usuários, quanto aos direitos de manifestar suas opiniões registrando as críticas, sugestões e/ou elogios em livro ou caixa, resguardando o direito ao sigilo. Estimula a socialização das soluções e/ou respostas às manifestações nas reuniões do Conselho local;A Comissão contribui com a unidade na orientação dos usuários, quanto aos direitos de manifestar suas opiniões registrando as críticas, sugestões e/ou elogios em livro ou caixa, resguardando o direito ao sigilo. Estimula a socialização das soluções e/ou respostas às manifestações nas reuniões do Conselho local; Foi encaminhado livro com páginas numeradas para o registro de sugestões/reclamações/elogios para as unidades que não possuíam;Foi encaminhado livro com páginas numeradas para o registro de sugestões/reclamações/elogios para as unidades que não possuíam; A comissão ajuda a garantir a divulgação dos Programas da SMS na comunidade;A comissão ajuda a garantir a divulgação dos Programas da SMS na comunidade;

23 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ A Comissão, juntamente com o Conselho, realiza um trabalho importante em relação a algumas reformas e inaugurações que acontecem na região, como a implantação do CAPS Álcool e Drogas; reforma das UBSs Guaianases II, Presidente Juscelino K., JD. Robru, etc...A Comissão, juntamente com o Conselho, realiza um trabalho importante em relação a algumas reformas e inaugurações que acontecem na região, como a implantação do CAPS Álcool e Drogas; reforma das UBSs Guaianases II, Presidente Juscelino K., JD. Robru, etc...

24 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ Visando a divulgação e transparência do trabalho do Conselho, a Comissão elaborou um blog onde são postadas informações pertinentes ao conselho de Guaianases.Visando a divulgação e transparência do trabalho do Conselho, a Comissão elaborou um blog onde são postadas informações pertinentes ao conselho de Guaianases. Endereço:Endereço:

25 Encontro Municipal de Conselhos Jan/201025

26 Encontro Municipal de Conselhos Jan/201026

27 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ PERSPECTIVAS PARA 2010 Continuar com as supervisões aos Conselhos de Unidades;Continuar com as supervisões aos Conselhos de Unidades; Ampliar a divulgação da importância dos conselhos nos meios de comunicação da região;Ampliar a divulgação da importância dos conselhos nos meios de comunicação da região; Promover um seminário sobre Conselhos Gestores.Promover um seminário sobre Conselhos Gestores.

28 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ CONCLUSÃO Para fortalecermos o SUS é necessário darmos estrutura para os Conselhos Gestores que são auditores do sistema.Para fortalecermos o SUS é necessário darmos estrutura para os Conselhos Gestores que são auditores do sistema. Para dar estrutura aos conselhos temos que instrumentalizar os conselheiros.Para dar estrutura aos conselhos temos que instrumentalizar os conselheiros.

29 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Antoine de Saint-Exupéry

30 Encontro Municipal de Conselhos Jan/ CONTATO Marilande Marcolin Rosemary Ap. T. Malheiros Supervisão Técnica de Saúde Guaianases Rua Prof. Francisco Pinheiro, 223, Guaianases Tels: / s: Blog:


Carregar ppt "Encontro Municipal de Conselhos Jan/20101 COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE GUAIANASES EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO GESTOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google