A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas O fenômeno profético no Oriente Médio A originalidade do profetismo em Israel Movimentos proféticos Os escritos proféticos Cronologia profética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas O fenômeno profético no Oriente Médio A originalidade do profetismo em Israel Movimentos proféticos Os escritos proféticos Cronologia profética."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas O fenômeno profético no Oriente Médio A originalidade do profetismo em Israel Movimentos proféticos Os escritos proféticos Cronologia profética Diocese de Guarapuava Faculdade Missioneira do Paraná (FAMIPAR) Curso de extensão em Teologia para Leigos - PROFETAS Frei Roberto Aula 5 em 11 de setembro 2014

2 História de Israel revisão aula 9/set
Cronologia desde Abraão (sec XIX) até reconstrução do Templo (sec VI); Distribuição cronológica dos profetas; Vídeo Grandes Civilizações: os Hebreus 1; Vídeo Grandes Civilizações: os Hebreus 2; Vídeo-aula de História Antiga e Medieval: Hebreus;

3 REVISÃO o pecado fundamental de Israel: recorre a outros deuses; recai em apostasia; Os profetas e a monarquia; compreensão do Deus único; TEMAS PROFÉTICOS: conversão; justiça social; culto; ‘intromissão’ política; A atividade profética recupera a tradição da Aliança Sinaítica; Os Escritos Proféticos: profetas ‘anteriores’ e ‘posteriores’;

4 Inspiração profética Para anunciar e denunciar, o profeta recebe uma inspiração. 1) Experiência profunda de Deus; Shekiná; memória; fidelidade 2) Experiência de povo; Pecado; quebra da Aliança; 3) O ‘apelo’; exige mudança; missão;

5 Tempo e Lugar Profeta tem hora e local. Não falam em qualquer tempo. Falam de um momento histórico concreto, em um lugar concreto. Por isso, a ação dos profetas pode ser situada historicamente. → A palavra dos profetas está relacionada com estruturas sociais, com instituições e pessoas do seu tempo.

6 Profeta ISAÍAS Isaías significa Javé é a Salvação;
Na verdade são três livros distintos: o Proto-Isaías (1-39); o Dêutero-Isaías (40-55); o Terceiro ou Trito-Isaías (56-66); A sua experiência de Deus fixa-se em quatro pontos: Santidade de Deus; Consciência do pecado; Necessidade de um castigo; Certeza da salvação;

7 Vocação de Isaías (Is 6) Teofania manifestação de Deus Missão
destinatário: o povo Objeção “isso não é comigo” Sinal Deus reconforta quem chama (Ex3,11-12; Is41,10).

8 Temas específicos O Proto-Isaías admoestava Israel pelas convulsões sociais e pela sua política externa, pronunciou-se contra a ameaça dos Assírios e foi o primeiro a mencionar a espera de um Messias. Obra de Deus (6,1-6): ‘Santo, Santo, Santo’ Deus e o povo pecador. Deus salvará um “resto” (10,21; 37,4). Conhecimento de Deus para assumí-Lo como guia (33,7) Salvação, com perspectiva messiânica. Livro do “Emanuel” (8,23 – 9,6).

9 DEUTERO-ISAÍAS 40-55 2º. Isaias → é a segunda geração: povo exilado
A mensagem do Dêutero-Isaías é cheia de esperança e consolação; Anuncia o fim do exílio e um maravilhoso retorno, no qual se renovarão os prodígios do êxodo;  consolação ao povo: 40,1 ‘Consolai’ relacionado com as condições de Jerusalém. 42,1 – O servo citado é Ciro, rei da Pérsia. 40,3.6 – Fala de um novo êxodo. É uma idéia muito próxima quando o povo vive no cativeiro, esperando voltar a Jerusalém.

10 Cânticos do Servo do Senhor
Merecem destaque os "Cânticos do Servo do Senhor“ 42,1-4; 49,1-6; 50,4-9a; 52,13-53,12). Neles se descreve a vocação do Servo, sua missão de pregador, sua função mediadora da salvação para os homens e, especialmente, o caráter expiatório de seus sofrimentos e de sua morte.

11 TRITO OU TERCEIRO ISAÍAS
Período da reconstrução do Templo. Ação de Deus retardou: como pode a ação de Deus falhar? a) a distância entre promessa e realidade (59,1; 59,21 e 61,8 → Javé é Deus); b) 56,1 – A salvação hoje está mais perto que ontem. O povo precisa estar atento: argumento para estimular a esperança; c) Dizer que a demora não é culpa de Deus. Isaías desloca o foco. A iniqüidade do povo impede a realização das promessas (59,2). Isaías propõe um êxodo sem sair do lugar.

12 síntese do pensamento de Isaías
Para a compreensão da mensagem de Isaías é preciso salientar seus dois grandes temas: a questão social, especialmente durante seus primeiros anos de atividade; a questão política, forte a partir do governo de Acaz e dos acontecimentos que cercaram a guerra siro-efraimita;

13 A questão social ataca os grupos dominantes da sociedade: autoridades, magistrados, latifundiários, políticos; É duro e irônico com as damas da classe alta de Jerusalém em Is 3,16-24, defende, com paixão, órfãos, viúvas, oprimidos, o povo explorado e desgovernado pelos governantes; Denuncia igualmente a máscara da religião que encobre a injustiça, como vimos em Is 1,10-20.

14 A questão política Sua posição política depende das tradições sobre a eleição divina de Jerusalém e da dinastia davídica: Iahweh está comprometido com a cidade e com a descendência de Davi. É preciso que o povo confie em Iahweh e mantenha a calma mesmo nos piores momentos. Nada de recorrer, portanto, a auxílios estrangeiros; O contrário da fé é o temor, é o medo que se manifesta quando Judá busca segurança no poder das armas e das alianças políticas.

15 O que pretendia Isaías? Isaías quer que o homem de sua época restabeleça o equilíbrio perdido na sua relação com Iahweh: o homem de seu tempo se colocara no cume de um panteão terreno, dominando e decidindo tudo segundo mesquinhos interesses, sem exigências éticas de justiça e solidariedade; percebe Iahweh como soberano, glorioso, santo. E o homem, em geral, na sua condição humana, e, concretamente, o seu povo, os seus contemporâneos, como impuros e fracos (Is6); Se Israel não aceitar Iahweh - leia-se a prática do javismo - como decisivo, então virá o dia de Iahweh, e a arrogância humana será despedaçada (Is2,12-17);

16 Testamento de Isaías Is 30,8-17 Vai agora e escreve-o sobre uma prancheta, grava-o em um livro que se conserve para dias futuros, para todo o sempre, porque este povo é rebelde, constituído de filhos desleais, de filhos que se recusam a ouvir a Lei de Iahweh, e dizem aos videntes: "Não queirais ver“ e aos seus profetas: "Não procureis ter visões que nos revelem o que é reto. Dizei-nos antes coisas agradáveis, procurai ter visões ilusórias. Afastai-vos do caminho, apartai-vos da vereda, fazei desaparecer da nossa presença o Santo de Israel".

17 Quem quer ser profeta?


Carregar ppt "Os Profetas O fenômeno profético no Oriente Médio A originalidade do profetismo em Israel Movimentos proféticos Os escritos proféticos Cronologia profética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google