A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531-7555.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531-7555."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: Versão – Set/2010.

3 MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO

4 Auto Relacionamento Relaciona elementos de um conjunto-entidade E a elementos desse mesmo conjunto-entidade.

5 Agregação Uma limitação do modelo E-R, demonstrando situações que não permitem expressar relacionamentos entre relacionamentos. Agregação é uma abstração através da qual relacionamentos são tratados como entidades de nível superior.

6 Demonstrando a utilização da Agregação

7 Generalização/Especialização Existem casos em que um conjunto-entidade pode ser dividido em categorias, cada qual com atributos específicos.

8 Generalização/Especialização Total e Parcial

9 Generalização/Especialização Compartilhada

10 Generalização/Especialização Exclusiva Pessoa Documentos

11 Generalização/Especialização Herança Multipla

12 Dependência Existencial e Entidades Fracas Dependência existencial ocorre quando a existência de uma determinada entidade está condicionada à existência de uma outra entidade a ela relacionada. Uma entidade fraca não possui sequer identidade própria, sendo sua chave primária composta pela chave estrangeira proveniente da entidade dona concatenada a um identificador de si própria (que pode repetir para diferentes instâncias da entidade dona).

13 Revisão Auto Relacionamento. Auto Relacionamento. Generalização/Especialização. Generalização/Especialização. Generalização/Especialização Total e Parcial. Generalização/Especialização Total e Parcial. Generalização/Especialização Herança Multipla. Generalização/Especialização Herança Multipla. Generalização/Especialização Compartilhada e Exclusiva. Generalização/Especialização Compartilhada e Exclusiva. Dependências existencial e Entidades Fracas. Dependências existencial e Entidades Fracas.

14 Mapeamento do Modelo Lógico para o Modelo Conceitual

15

16

17 Transformação do ER para o Relacional Regras gerais: – Aplicáveis à maioria dos casos; – Em algumas situações por exigência do modelo lógico da aplicação torna-se necessário realizar outros mapeamentos; – Necessário a utilização de ferramentas CASE (Ex: Visio); – Evitar junções e campos opcionais; – Diminuir o número de chaves. Objetivos básicos: – Boa performance; – Simplificar o desenvolvimento.

18

19

20

21

22

23 Dicas para elaboração do Diagrama Entidade Relacionamento A presença de um substantivo usualmente indica uma entidade. A presença de um verbo é uma forte indicação de um relacionamento. Um adjetivo, que é uma qualidade, é uma forte indicação de um atributo. Um advérbio temporal, qualificando o verbo, é uma indicação de um atributo do relacionamento.

24 Revisão Transformação do ER para o Relacional. Transformação do ER para o Relacional. Regras básicas e Objetivos. Regras básicas e Objetivos. Dicas para elaboração do Diagrama Entidade Relacionamento. Dicas para elaboração do Diagrama Entidade Relacionamento.

25


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531-7555."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google