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E-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Carlos F. Franco Jr, Dr.

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1 e-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Carlos F. Franco Jr, Dr.

2 All e Business ® 2 Bibliografia Dornier, P et alli. Logística e Operações Globais: Texto e Casos. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2000.p.717. Franco Jr., C. F. E-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2001.p.281. Novaes, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Ed. Campus.2a.tir. Rio de Janeiro, RJ p.407.

3 All e Business ® 3 Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement e-Procurement

4 All e Business ® 4 Afinal, o que é e-Procurement? e-Procurement

5 All e Business ® 5 1. e-Procurement: Sistematização de Compras 2. e-SCM: Gerenciamento da cadeia de fornecimento e-SRM: e-Supply Relationship Management e-SRM:Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores

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7 All e Business ® 7

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12 All e Business ® 12 Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários e-Procurement

13 All e Business ® 13 e-Procurement Versus e-Supply Chain Management e-Procurement

14 All e Business ® 14 Modelo de Gestão I e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management e-Procurement

15 All e Business ® 15 Modelo de Gestão II e-Procurement Integrado ao e-Supply Chain Management e-Procurement

16 All e Business ® 16 Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement Visão Estratégica e-Procurement

17 All e Business ® 17 Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement = F(Visão de Mercado) e-Procurement

18 All e Business ® 18 Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos, tudo o mais constante.. e-Procurement

19 All e Business ® 19 1.Existe um único comprador 2.Existe um único produto sendo comprado 3.Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra 4.Existem vários vendedores Modelo Leilão Reverso

20 All e Business ® 20 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço Desta forma, o vendedor que oferecer ao menor preço ganha o leilão e vende sua mercadoria Modelo Leilão Reverso

21 All e Business ® 21 1.Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores 2.Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3.Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda 4.Criar mecanismos de controle para disponibilização de Um pedido de cotação (concorrência) e tempo de encerramento Para Implantar Leilão Reverso é necessário

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23 All e Business ® 23 Modelo Portal - MarketPlace Quem vende por menos, tudo o mais constante.. e-Procurement

24 All e Business ® 24 1.Existem inúmeros compradores 2.Existem inúmeros produtos sendo comprados 3.Existem inúmeros fornecedores 4.Existe um único vendedor (mkp) Modelo Market Place

25 All e Business ® 25 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam a inclusão de novos itens não catalogados 3.Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4.Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam de limites de compra p/os diferentes usuários 5.Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam do gerenciamento do processo 6. Como tratam questões contratuais Para Implantar Market Place

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27 All e Business ® 27 Estratégias envolvendo o e-Procurement e-Procurement

28 All e Business ® 28 Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita O Comprador tem mais força que o vendedor e-Procurement

29 All e Business ® 29 Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso O vendedor vem de encontro ao Comprador e-Procurement

30 All e Business ® 30 Modelo Estratégico II Portal - MarketPlace MarketPlace Mall Shopping Center e-Procurement

31 All e Business ® 31 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita O comprador e o vendedor Tem a força de mercado e-Procurement

32 All e Business ® 32 Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace O comprador vem ao encontro do vendedor e-Procurement

33 All e Business ® 33 Conclusão II : Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace No entanto o P – Place (Kotler) é determinante para o vendedor e-Procurement

34 All e Business ® 34 Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace) Portal farmaceutico e-Procurement

35 All e Business ® 35

36 All e Business ® 36 Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor) Caso Embraer e-Procurement

37 All e Business ® 37 Tecnologia associada ao Modelo Marketplace Key Player: portal empreendedor Garantia de menor preço em condições Pré-estabelecidas e-Procurement

38 All e Business ® 38 Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders e-Procurement

39 All e Business ® 39 Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso Key Player: Comprador Procura/aceita o menor preço em condições pré-estabelecidas e-Procurement

40 All e Business ® 40 Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação Tende para o e-SCM e-Procurement

41 All e Business ® 41 Objetivos Integração com e-Supply Chain Management e-Procurement

42 All e Business ® 42 Cadeia de Valores X Inversão da C.Valores Integração e-Procurement & e-SCM

43 All e Business ® 43 E-SCM é sistema: BSP Business Service Plataform Estabelecer objetivos Diagnóstico para implantação Auditoria da implantação Montagem do Case: Prototipação e-Procurement Desenvolvimento&Implantação

44 All e Business ® 44 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras e-Procurement

45 All e Business ® 45 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras 1.Você está operando ao menor custo possível? 2.Tem onde cortar gordura? 3.Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor? 4.Qual o impacto que compras gera no preço do produto? e-Procurement

46 All e Business ® 46 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras e-Procurement

47 All e Business ® 47 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras 1.Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? 2.Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? 3.Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP? 4.Como é o seu relacionamento c/os fornecedores do seu setor? e-Procurement

48 All e Business ® 48 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras 3.Geração de informações: Criar histórico e-Procurement

49 All e Business ® 49 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico 1.Documente a eficiência do seu processo de compra 2.Documente os tempos críticos (novos fornecedores) 3.Documente os tempos de coleta e análise de cotações 4.Documente os tempos eficiência das contratações e-Procurement

50 All e Business ® 50 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras 3.Geração de informações: Criar histórico 4.Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade e-Procurement

51 All e Business ® 51 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) 1.Onde a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2.Quanto a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. Como a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 4. Quem fará a Sistematização de Compras gerar impacto no seu MRO ? e-Procurement

52 All e Business ® 52 II.Avaliação/Controle Montagem de processos de Diagnóstico e Auditoria Para e-Procurement

53 All e Business ® 53 Montagem do protótipo para e-Procurement III.Experimentação

54 All e Business ® 54 Montagem do Business Case Aumentar o ROA/RSA Return on Assets Retorno Sobre Ativos e-Procurement IV.Análise de Viabilidade Econômica/Financeira

55 All e Business ® 55 IV.Análise de Viabilidade Econômica/Financeira RSA = (Receitas-Despesas)/Ativos Aumentar RSA: 1.Aumentar (Receita-Despesa) 2.Diminuir Ativos e-Procurement

56 All e Business ® 56 Matriz Integrada de Fornecedores 1.Estratégico-colaborativo 2.Estratégico-cooperativo 3.Não-estratégico de commodities 4.Não-estratégico limitado Caso: Alta-temporada e-Procurement

57 All e Business ® 57 Considerações Finais: Questões Gerais 1.Alinhamento estratégico 2.Alinhamento dos processos 3.Recursos e Talentos Humanos 4.Perfil Tecnológico 5.Assistência Técnica/Suporte e-Procurement

58 All e Business ® 58 Considerações Finais: Questões Gerais 1.Alinhamento estratégico Cobertura de cima: Top-Down Reais necessidades do DC BSP Avalie os seus atuais fornecedores/do setor Grau de automatização do processo de compra Benefícios reais/mensuráveis e-Procurement

59 All e Business ® 59 Considerações Finais: Questões Gerais 2.Alinhamento dos processos Qual o benchmark para implementar e-Procurement ? Como será o desenvolvimento de novos fornecedores? BSP Há aprovação on-line já esquematizada? Matriz de fornecimento: Antigos x Novos fornecedores e-Procurement

60 All e Business ® 60 Considerações Finais: Questões Gerais 3.Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário? Já tem o perfil tecnológico? e-Procurement

61 All e Business ® 61 Considerações Finais: Questões Gerais 4.Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura Escalabilidade Integração com meios de pagamento e-Procurement

62 All e Business ® 62 Considerações Finais: Questões Gerais 5.Assistência Técnica/Suporte Tempo Up-grade Segurança e-Procurement


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