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E-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Carlos F. Franco Jr, Dr. www.franco.pro.br Carlos@franco.pro.br.

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1 e-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet
Carlos F. Franco Jr, Dr.

2 Bibliografia Dornier, P et alli. Logística e Operações Globais: Texto e Casos. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2000.p.717. Franco Jr., C. F. E-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2001.p.281. Novaes, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Ed. Campus.2a.tir. Rio de Janeiro, RJ p.407.

3 e-Procurement Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business
Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement

4 Afinal, o que é e-Procurement?

5 e-SRM: e-Supply Relationship Management
1. e-Procurement: Sistematização de Compras 2. e-SCM: Gerenciamento da cadeia de fornecimento e-SRM:Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores

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12 Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários
e-Procurement Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários

13 e-Supply Chain Management
e-Procurement e-Procurement Versus e-Supply Chain Management

14 e-Supply Chain Management
e-Procurement Modelo de Gestão I e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management

15 e-Supply Chain Management
e-Procurement Modelo de Gestão II e-Procurement Integrado ao e-Supply Chain Management

16 Estratégias envolvendo o e-Procurement
Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement Visão Estratégica

17 Estratégias envolvendo o e-Procurement
Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement = F(Visão de Mercado)

18 e-Procurement Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos,
Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos, tudo o mais constante ..

19 Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Existe um único comprador 2. Existe um único produto sendo comprado 3. Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra 4. Existem vários vendedores

20 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado
Modelo Leilão Reverso Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço Desta forma, o vendedor que oferecer ao menor preço ganha o leilão e vende sua mercadoria

21 Para Implantar Leilão Reverso é necessário
Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3. Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda Criar mecanismos de controle para disponibilização de Um pedido de cotação (concorrência) e tempo de encerramento

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23 Modelo Portal - MarketPlace
e-Procurement Modelo Portal - MarketPlace Quem vende por menos, tudo o mais constante ..

24 1. Existem inúmeros compradores
Modelo Market Place 1. Existem inúmeros compradores 2. Existem inúmeros produtos sendo comprados 3. Existem inúmeros fornecedores 4. Existe um único vendedor (mkp)

25 Para Implantar Market Place
Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam a inclusão de novos itens não catalogados tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4. Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam de limites de compra p/os diferentes usuários 5. Verificar como as diferentes alternativas em análise tratam do gerenciamento do processo 6. Como tratam questões contratuais

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27 Estratégias envolvendo o e-Procurement

28 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita O Comprador tem mais força que o vendedor

29 Análise das Relações de Mercado
e-Procurement Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso O vendedor vem de encontro ao Comprador

30 MarketPlace  Mall  Shopping Center
e-Procurement Modelo Estratégico II Portal - MarketPlace MarketPlace  Mall  Shopping Center

31 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita O comprador e o vendedor Tem a força de mercado

32 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace O comprador vem ao encontro do vendedor

33 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace
e-Procurement Conclusão II : Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace No entanto o P – Place (Kotler) é determinante para o vendedor

34 e-Procurement Modelo de Gestão I Modelo Estratégico II
Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace) Portal farmaceutico

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36 e-Procurement Modelo de Gestão II Modelo Estratégico I Caso Embraer
Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor) Caso Embraer

37 e-Procurement Tecnologia associada ao Modelo Marketplace
Tecnologia associada ao Modelo Marketplace Key Player: portal empreendedor Garantia de menor preço em condições Pré-estabelecidas

38 Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders
e-Procurement Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders

39 Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso
e-Procurement Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso Key Player: Comprador Procura/aceita o menor preço em condições pré-estabelecidas

40 Ferramentas de controle de processo & certificação
e-Procurement Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação Tende para o e-SCM

41 Integração com e-Supply Chain Management
e-Procurement Objetivos Integração com e-Supply Chain Management

42 Integração e-Procurement & e-SCM
Cadeia de Valores X Inversão da C.Valores

43 Desenvolvimento&Implantação
e-Procurement Desenvolvimento&Implantação E-SCM é sistema: BSP Business Service Plataform Estabelecer objetivos Diagnóstico para implantação Auditoria da implantação Montagem do Case: Prototipação

44 I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras
e-Procurement I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras

45 e-Procurement Questões Estratégicas para
Redução de custos no processo de compras Você está operando ao menor custo possível? Tem onde “cortar gordura”? Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor? Qual o impacto que compras “gera” no preço do produto?

46 e-Procurement Automação e integração na logística de compras
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras

47 e-Procurement Questões Estratégicas para
Automação e integração na logística de compras Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP? Como é o seu relacionamento c/os fornecedores do seu setor?

48 e-Procurement Geração de informações: Criar histórico
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras Geração de informações: Criar histórico

49 e-Procurement Questões Estratégicas para
Geração de informações: Criar histórico Documente a eficiência do seu processo de compra Documente os tempos críticos (novos fornecedores) Documente os tempos de coleta e análise de cotações Documente os tempos eficiência das contratações

50 e-Procurement Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade
I. Estabelecer Objetivos Redução de custos no processo de compras Automação e integração na logística de compras Geração de informações: Criar histórico Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade

51 e-Procurement Questões Estratégicas para
Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) “Onde” a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2. “Quanto” a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. “Como” a Sistematização de Compras pode gerar 4. “Quem” fará a Sistematização de Compras gerar

52 II. Avaliação/Controle Diagnóstico e Auditoria
e-Procurement II. Avaliação/Controle Montagem de processos de Diagnóstico e Auditoria Para e-Procurement

53 e-Procurement III. Experimentação Montagem do protótipo para
III. Experimentação

54 e-Procurement IV. Análise de Viabilidade Econômica/Financeira
Montagem do Business Case Aumentar o ROA/RSA Return on Assets Retorno Sobre Ativos IV. Análise de Viabilidade Econômica/Financeira

55 e-Procurement Análise de Viabilidade Econômica/Financeira
RSA = (Receitas-Despesas)/Ativos Aumentar RSA: Aumentar (Receita-Despesa) Diminuir Ativos

56 Matriz Integrada de Fornecedores
e-Procurement Matriz Integrada de Fornecedores Estratégico-colaborativo Estratégico-cooperativo Não-estratégico de commodities Não-estratégico limitado Caso: Alta-temporada

57 e-Procurement Considerações Finais: Questões Gerais
Alinhamento estratégico Alinhamento dos processos Recursos e Talentos Humanos Perfil Tecnológico Assistência Técnica/Suporte

58 e-Procurement Alinhamento estratégico
Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento estratégico Cobertura de cima: Top-Down Reais necessidades do DC BSP Avalie os seus atuais fornecedores/do setor Grau de automatização do processo de compra Benefícios reais/mensuráveis

59 e-Procurement Alinhamento dos processos
Considerações Finais: Questões Gerais Alinhamento dos processos Qual o benchmark para implementar e-Procurement ? Como será o desenvolvimento de novos fornecedores? BSP Há aprovação on-line já “esquematizada”? Matriz de fornecimento: Antigos x Novos fornecedores

60 e-Procurement Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário?
Considerações Finais: Questões Gerais Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário? Já tem o perfil tecnológico?

61 e-Procurement 4. Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura
Considerações Finais: Questões Gerais 4. Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura Escalabilidade Integração com meios de pagamento

62 Considerações Finais: Questões Gerais Assistência Técnica/Suporte
e-Procurement Considerações Finais: Questões Gerais Assistência Técnica/Suporte Tempo Up-grade Segurança


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