A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 1º Ano Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes

2 VOCÊ CONHECE ESTAS PALAVRAS?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Greve  Motocross Escanear Windsurf VOCÊ CONHECE ESTAS PALAVRAS? Bibelô Croissant Buquê Deletar Printar Micreiro Abajur champgnon  escargot

3 NEOLOGISMO Novo - Palavra
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Estas palavras foram incorporadas a nossa linguagem com a evolução do mundo, ou seja, do contato com novas tecnologias, na arte, na ciência, na política, na economia, enfim, nos diversos ramos da atividade humana. NEOLOGISMO Novo - Palavra Imagem: Pessoa exclamando / Amada44 / Public Domain E por esta razão são denominadas: Neologismo = Palavra Nova

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação
de palavras já existentes . Quando isto começou? A língua é viva, acompanha um povo ao longo dos tempos, expressando uma maneira de organizar o mundo em nomes e estruturas linguísticas, mudando e reinventando-se com as pessoas. (1)  Assim, o modo de falar de uma língua varia: de uma região para uma outra região; de época para época; de grupo social para grupo social; de situação para situação. de grupo de profissionais para outro. Além dessas variedades, existem outras, como por exemplo, a gíria e a língua escrita e oral. (1) revistaescola.abril.com.br/lingua...pedagogica/lingua-viva sh...

5 De época para época Antigamente
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . De época para época Antigamente “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas”. Carlos Drummond de Andrade Como escreveríamos o texto acima em um português de hoje, do século XXI? Toda língua muda com o tempo. Basta lembrarmos que o latim originou através de mudanças o português, que, por sua vez, hoje é muito diferente daquele que era usado na época medieval.

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio e os Neologismos e os mecanismos de ressignificação
de palavras já existentes . Se você acha que hoje escrevemos de um jeito esquisito no bate papo da Internet.... Imagine o que falaram dos seus pais quando..... Bicho, comprei um carango legal! Como teu pai é careta. Ela é um broto legal! e “Isto é uma brasa, mora.” Imagem: projet d'information des lecteurs / Auregann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . E a lista não para por aí... E quem um dia não cansou a mão de tanto usar o mouse? Nem mesmo o nosso querido futebol escapou da onda, pois provém da palavra "football", que um dia já foi considerado um estrangeirismo. E quem um dia não pagou mico? Imagem:Questão Feliz / Nevit Dilmen  / GNU Free Documentation License.

8 “Drive Through” do McDonalds?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Quem nunca se flagrou pedindo uma pizza “delivery” ou deu uma passadinha no “Drive Through” do McDonalds?

9 NEOLOGISMO COM ESTRANGEIRISMO.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . NÃO CONFUNDIR NEOLOGISMO COM ESTRANGEIRISMO.

10 A diferença entre Neologismo e Estrangeirismo
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . A diferença entre Neologismo e Estrangeirismo Neologismo quer dizer “nova palavra”. Uma palavra é criada sempre que necessário, segundo os mais famosos poetas! Já estrangeirismo, nada mais é que a inclusão de uma palavra estrangeira ao nosso vocabulário. Existem inúmeros exemplos de estrangeirismo em diversas línguas, embora o inglês seja o mais usual. Ex.: mande um ; marketing; shopping; bouquet (francês); mezzanino (italiano), entre outros.

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . A FALA E A ESCRITA Geralmente, a maneira de falar muda mais rápido do que o modo como se escreve. As mudanças ocorrem na escrita, seja aquela feita com a ponta do lápis, na máquina de escrever ou no computador. Das poesias aos documentos, nada permanece igual por muito tempo.  Portanto, os neologismos podem ser criados a partir de palavras da própria língua do país (como as palavras "presidenciável" e "carreata") ou a partir de palavras estrangeiras ("roqueiro" e "deletar").

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Passados anos ou séculos, um determinado neologismo deixa de ser sentido como tal, porque a realidade que ele designa também já não é nova. A língua muda porque a sociedade muda, ou seja, a língua acompanha a evolução de seus falantes e da sociedade em que vivem. Imagem: projet d'information des lecteurs / Auregann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . A gíria é um fenômeno de linguagem especial que consiste no uso de uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua. É importante observar que a gíria é uma linguagem de uso passageiro: ao entrar em desuso, a mensagem pode se tornar incompreensível. Portanto, ao escrevermos um texto, devemos evitá-las.  Na criação de palavras novas, merece destaque as gírias, que surgem num determinado grupo social e, por sua expressividade, acabam sendo incorporadas à linguagem coloquial de outras camadas sociais. E ae mano... Brother Imagem: Conversa / Richard Melo da Silva, 16 de Janeiro de 2009 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

14 Neologismo formado por…
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Neologismo formado por… Derivação: a formação de uma palavra nova a partir de outra palavra. Ex.: megainvestimento; Multimídia; pró- criança; neocacarecos; supershopping; microblusa. Composição: quando se cria uma palavra nova a partir de duas ou mais palavras já existentes. Ex.: axé music; efeito estufa; programa piloto; efeito colateral.  Empréstimo: outdoor; best-seller; marketing; shopping center; pole position.

15 Neologismo na Literatura
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Neologismo na Literatura Os escritores criam palavras novas ou dão novos significados às palavras já existentes. Um exemplo clássico de neologismo, encontramos no poema de Manuel Bandeira, onde ele cria uma palavra, o verbo “teadorar”. Neologismo (Manuel Bandeira) Beijo pouco, falo menos ainda Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo Teadoro, Teadora. Imagem: Manuel Bandeira / disponibilizado por marcusrg / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica.

16 Observe ainda um trecho de Guimarães Rosa.....
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Observe ainda um trecho de Guimarães Rosa..... "(...) Já outro, contudo, respeitável, é o caso - enfim - de 'hipotrélico', motivo e base desta fábrica diversa, e que vem do bom português. O bom português, homem de bem e muitíssimo inteligente, mas que, quando ou quando, neologizava, segundo suas necessidades íntimas. Ora, pois, numa roda, dizia ele, de algum sicrano, terceiro, ausente: -E ele é muito hiputrélico... Ao que, o indesejável maçante, não se contendo, emitiu o veto: -Olhe, meu amigo, essa palavra não existe. Parou o bom português, a olhá-lo, seu tanto perplexo: -Como? ... Ora ... Pois se eu a estou a dizer? -É. Mas não existe. Aí, o bom português, ainda meio enfigadado, mas no tom já feliz de descoberta, e apontando para o outro, peremptório: -O senhor também é hiputrélico... E ficou havendo". (Tutameia - Terceiras estórias)  Tutameia – Terceiras Estórias é um livro de contos. Segundo o autor, "hipotrélico" significa "indivíduo pedante", "falto de respeito para com a opinião alheia." 

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Neologismo na Música A língua falada não possui uma gramática própria, fato que a faz destoar da língua escrita, pois há maior liberdade de criação e, consequentemente, mais criatividade. A mistura entre o oral e o escrito na produção musical se baseia em evidências socioculturais. Imagem: Nota musical / Pearson Scott Foresman / Public Domain.

18 Outras Palavras de Caetano Veloso
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação palavras já existentes . Outras Palavras de Caetano Veloso Imagem: Nota musical / nicu bucule / Public Domain. Nada dessa cica de palavra triste em mim na boca Travo, trava mãe e papai, alma buena, dicha louca Neca desse sono de nunca jamais nem never more Sim, dizer que sim pra Cilu, pra Dedé, pra Dadi e Dó Crista do desejo o destino deslinda-se em beleza: Outras palavras Tudo seu azul, tudo céu, tudo azul e furta-cor Tudo meu amor, tudo mel, tudo amor e ouro e sol Na televisão, na palavra, no átimo, no chão Quero essa mulher solamente pra mim, mais, muito mais Rima, pra que faz tanto, mas tudo dor, amor e gozo: Outras palavras

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Nem vem que não tem, vem que tem coração, tamanho trem Como na palavra, palavra, a palavra estou em mim E fora de mim quando você parece que não dá Você diz que diz em silêncio o que eu não desejo ouvir Tem me feito muito infeliz, mas agora minha filha: Outras palavras Quase João, Gil, Ben, muito bem mas barroco como eu Cérebro, máquina, palavras, sentidos, corações Hiperestesia, Buarque, voilá, tu sais de cor Tinjo-me romântico mas sou vadio computador Só que sofri tanto que grita porém daqui pra a frente: Outras palavras

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Parafins, gatins, alphaluz, sexonhei da guerrapaz Ouraxé, palávoras, driz, okê, cris, espacial Projeitinho, imanso, ciumortevida, vivavid Lambetelho, frúturo, orgasmaravalha-me Logun Homenina nel paraís de felicidadania: Outras palavras Outras Palavras, música composta por Caetano Veloso em 1981, é provavelmente a canção brasileira com mais palavras inventadas. Ali estão "deslinda-se", "parafins", "gatins", "alphaluz", sexonhei", "ouraxê", "palávoras", "driz", "okê", "projeitinho", "imanso", "ciumortevida", "vivavid", "lambetelho", "frúturo", "orgasmaravilha-me", "homenina", "nel", "paraís" e "felicidadania". Já "odara", título de outra canção do compositor, vem da palavra Iorubá, "dara", que significa "belo".

21 Esteticar (Estética do Plágio) Tom Zé
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Esteticar (Estética do Plágio) Tom Zé Composição: Tom Zé / Vicente Barreto / Carlos Rennó  Pense que eu sou um caboclo tolo boboca Um tipo de mico cabeça-oca Raquítico típico jeca-tatu Um mero número zero um zé à esquerda Pateta patético lesma lerda Autômato pato panaca jacu Penso dispenso a mula da sua ótica Ora vá me lamber tradução inter-semiótica Se segura milord aí que o mulato baião (tá se blacktaiando) Smoka-se todo na estética do arrastão Imagem: Nota musical / nicu bucule / Public Domain.

22 Ca estética do plágio-iê Pensa que eu sou um androide candango doido
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Ca esteti ca estetu Ca estética do plágio-iê Pensa que eu sou um androide candango doido Algum mamulengo molenga mongo Mero mameluco da cuca lelé Trapo de tripa da tribo dos pele-e-osso Fiapo de carne farrapo grosso Da trupe da reles e rala ralé

23 Conhecendo o neologismo na música….
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Conhecendo o neologismo na música…. Esteticar Neologismo formado por derivação sufixal, com o acréscimo ao radical “estetic” do sufixo –ar, desinência verbal do infinitivo do verbo de tema –a. Indica uma maneira de ser, como o cidadão pensa. Cabeça-oca Composição: o substantivo feminino “cabeça” mais o adjetivo “oca”, que é o da pessoa sem criatividade.  Um zé à esquerda “Um zero à esquerda”, utilizada para referir-se às pessoas que não possuem valor.   Texto retirado da: Revista dos Alunos da Graduação em Letras “Ao pé da letra” versão online – ISSN: , Volume 10.2 – 2008, visitado em 16/06/2012, no site:

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Blacktaiando Nessa palavra, Tom Zé utiliza-se do empréstimo linguístico que é bastante empregado na língua portuguesa. Ele junta a expressão de origem inglesa “black tie” mais a desinência verbal do gerúndio – ando.  Smoka-se Outro empréstimo linguístico em que Tom Zé transforma a palavra inglesa “smoke”.  Pele-e-osso Composição: substantivo “pele”, mais a conjunção “e” e o outro substantivo “osso”.

25 Neologismos científicos ou técnicos
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Neologismos científicos ou técnicos Todas as nomenclaturas das ciências novas: nomes das máquinas, aparelhos, invenções; a linguagem da Química; eletrodinâmica; aviação. Exemplos: Microfone (gr. Mikros + phone). Aparelho de intensificação do som. Aeromoça – tripulante que nos aviões serve as refeições aos passageiros e lhes presta outros serviços. Avanços tecnológicos: digitalizar, videoconferência, torpedo, nanotecnologia, etc. Software Interface

26 Neologismo na Publicidade
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Neologismo na Publicidade O neologismo nos textos publicitários são o reflexo da criatividade do autor, que constrói as palavras, dando-lhes sentido através da imagem e do texto, estimulando a perceptividade do leitor, criando desejo, despertando sensações. Os versáteis  DUOFLEX - Travesseiros Altura Regulável foram desenvolvidos para que o usuário possa regular e acertar a altura e maciez do travesseiro exatamente ao seu gosto e necessidade. Veja o site:

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Nesse caso, podemos ver que a intenção é mostrar que a palavra é inédita, pois esta é conceituada na própria mensagem MULTIAÇÃO. Os sufixos Mega-, super-, extra-, hiper-, vêm sendo amplamente utilizados pela publicidade para reforçar atributos dos produtos ou dos eventos. Imagem: Sabão em pó Omo Multiação / Imagem: Mega Feirão /

28 Os apaixonados por chocolates.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . A marca de sapato feminino aproveita o nome junto a responsabilidade social. Os apaixonados por chocolates. Imagens da esquerda para a dreita: (a) Eu preservo a natureza / naturezza.jpg; (b) sandalias Naturezza / (c) Danone Chandelle /

29 Agora que você já conhece o neologismo vamos fazer atividades
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Agora que você já conhece o neologismo vamos fazer atividades ! Imagem: Tkgd2007 / disponibilizado por PeterSymonds / Lincensa GNU Free Documentation License.

30 1. Leia com atenção o texto:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . 1. Leia com atenção o texto: Trechos do texto: Crônicas de um fim de século de Zuenir Ventura “A nova tribo dos micreiros cresceu tanto que talvez já não seja apenas mais uma tribo, mas uma nação, embora a linguagem fechada e o fanatismo com que se dedicam ao seu objeto de culto sejam quase de uma seita.” “Sua linguagem lembra a dos funkeiros em quantidade de importações vocabulares adulteradas, porém, é mais ágil e rica, talvez a mais rápida das tribos urbanas modernas. Dança quem não souber o que é BBS, modem, interface, configuração, acessar e assim por diante.” O jornalista Zuenir, comenta o surgimento de uma nova “tribo” e para isto recorre a um neologismo. Retire do texto os neologismos e indique sua formação.

31 De que maneira o humor da charge é construído?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . 2. Observe a charge: Ver charge no link abaixo: De que maneira o humor da charge é construído? Que recursos foram utilizados na construção de sentido? c) Quais os neologismos encontrados? d) Explique qual é o efeito de sentido criado pelo uso do neologismo e sua formação?

32 4. Observe esta letra de música de Gilberto Gil “Pela Internet”.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . 3. Junto com o seu grupo de colegas, faça uma leitura da música de Caetano Veloso “O Quereres”, para em seguida, identificar e analisar os estrangeirismos e sua formação e os neologismos encontrados na letra da música. 4. Observe esta letra de música de Gilberto Gil “Pela Internet”. Vamos analisar? Pela internet Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleja ...(2x) Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve um oriki do meu orixá Ao porto de um disquete de um micro em Taipé Um barco que veleje nesse infomar

33 Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus para atacar os programas no Japão Eu quero entrar na rede para contatar Os lares do Nepal,os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...

34 Bibliografia consultada
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes . Bibliografia consultada Livro: Português. Contexto, Interlocução e Sentido, vol1. 1ª edição, São Paulo, 2010. Autores:  Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara. Livro: Novas Palavras, 1ª edição, São Paulo, 2010. Autores: Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Neologismo na Linguagem jornalística Recifense: Nelly Medeiros de Carvalho, UFPE no site: A diferença entre Neologismo e Estrangeirismo – Por: Maria Dudah:URL curta: Neologismos da propaganda: a consagração do estilo de Noslen Pinheiro através do site - NEOLOGISMO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA no site: NEOLOGISMO PUBLICITÁRIO: PROPAGANDO IDEIAS no site:

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Pessoa exclamando / Amada44 / Public Domain 10/09/2012 6 projet d'information des lecteurs / Auregann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 8 Questão Feliz / Nevit Dilmen  / GNU Free Documentation License. 12 13 Conversa / Richard Melo da Silva, 16 January 2009 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 15 Manuel Bandeira / disponibilizado por marcusrg / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica. 17 Nota musical / Pearson Scott Foresman / Public Domain 18 Nota musical / nicu bucule / Public Domain.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 21 Nota musical / nicu bucule / Public Domain. 10/09/2012 27a Sabão em pó Omo Multiação / 27b Mega Feirão / 28a Eu preservo a natureza / 28b sandalias Naturezza / 28c Danone Chandelle / 29 Tkgd2007 / disponibilizado por PeterSymonds / Lincensa GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google