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Agentes em Counter-Strike IST, AASM, 2007-2008. Agentes em Counter-Strike2 O Jogo Counter-Strike é um jogo First Person Shooter (FPS) Counter-Strike é

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Apresentação em tema: "Agentes em Counter-Strike IST, AASM, 2007-2008. Agentes em Counter-Strike2 O Jogo Counter-Strike é um jogo First Person Shooter (FPS) Counter-Strike é"— Transcrição da apresentação:

1 Agentes em Counter-Strike IST, AASM,

2 Agentes em Counter-Strike2 O Jogo Counter-Strike é um jogo First Person Shooter (FPS) Counter-Strike é uma mod doHalf-Life (HL) –Outras mods: Team Fortress, Deathmatch Classic, Natural Selection, etc. Adicionalmente, é um FPS orientado a equipas Existem duas equipas: terroristas e contra-terroristas Existem três tipos de mapas: –Bomba –Recuperação de Reféns –Assassínio de VIP Em mapas de bomba, os terroristas devem armar uma bomba e detoná-la, enquanto os contra-terroristas os devem prevenir

3 Agentes em Counter-Strike3 O Projecto O objectivo é desenvolver agentes inteligentes para as equipas do Counter-Strike O projecto foca em mapas do tipo bomba –Mapas com obstáculos destrutíveis, portas ou elevadores serão evitados Os principais objectivos, que valem 80% da nota, incluem: –Desenvolver um agente reactivo –Desenvolver um agente BDI –Desenvolver estratégias de cooperação para ambas as equipas –Avaliar e comparar as arquitecturas acima mencionadas Um objectivo secundário, que vale 20% da nota, é explorar um tópico adicional –Sejam criativos. O que gostariam de explorar? –Algumas sugestões: emoções, interacção com humanos e aprendizagem

4 Agentes em Counter-Strike4 O Torneio No final do semestre, os projectos serão confrontados num torneio Os agentes submetidos devem restringir-se às interfaces fornecidas –Batota implica desqualificação imediata A pontuação é influenciada pelos seguintes factores: –Se o objectivo foi atingido –Número de mortes –Tempo de sobra após completar o objectivo Não existe valor de bónus este ano

5 Agentes em Counter-Strike5 Planeamento 1 ª Entrega: 26 de Maio, 2008 –Devem entregar a implementação completa do agente reactivo Entrega final: 17 de Junho, 2008 Laboratórios: –Lab.8 – Introdução ao Projecto –Lab.9 – Agentes Reactivos (19 de Maio) Não esperem até esta data para começar a trabalhar!!!! Usem a aula para tirar dúvidas/resolver problemas. –Lab.10 – Agentes BDI & Cooperação (26 de Maio) –Lab.11– Comparação de Agentes (2 de Junho)

6 Agentes em Counter-Strike6 Plataforma AASM CS Agents A plataforma AASM CS Agents suporta a criação de agentes em Counter-Strike Fornece sensores e actuadores para interagir com o mundo Os módulos da plataforma suportam: –Navegação, navegação livre e navegação por waypoints –Combate –Finanças –Visão, Audição e Radar –Comunicação Internamente, os agentes em Counter-Strike correm como uma mod do HL –Uma mod é uma Dynamic Link Library (DLL) gerada a partir do código

7 Agentes em Counter-Strike7 Ciclo de Vida do Agente O ciclo de decisão do agente

8 Agentes em Counter-Strike8 Interfaces de Navegação (1/2) Navegação Simples suporta actuadores de navegação básicos –Mover para frente/trás, lados, rodar, saltar e abaixar Navegação Livre suporta navegação automática para posições no mundo –Constrói sobre Navegação Simples Navegação por Waypoints suporta navegação baseada em grafos –Posições no grafo chamam-se waypoints –Waypoints representam conhecimento do mundo: normal, objectivo, acampar, etc. –Pathfinding inclui procura A* e o F-W shortest path algorithm –Interface reactiva separada considera apenas waypoints visíveis –Constrói sobre Navegação Livre

9 Agentes em Counter-Strike9 Interfaces de Navegação (2/2) Mapas com informação de waypoints revista inclui: de_dust, de_dust2, de_airstrip, de_inferno, de_piranesi, de_survivor Estes podem ser utilizados como referência durante o desenvolvimento Contudo, a avaliação e o torneio não estão limitados a estes mapas Soluções de detecção de colisões e tratamento são fornecidas pela plataforma –Vide interface agents::interfaces::ICollisionHandler Contudo, estes algoritmos podem ser estendidos –Vide interface agents::interfaces::ICollisionManager Counter-Strike é um sistema multi-agente complexo, tratamento de colisões faz parte do desafio de construir agentes inteligentes

10 Agentes em Counter-Strike10 Interfaces de Combate & Finanças A Interface de Combate suporta: –Apontar –Disparar –Selecção de armas –Armar/desarmar bombas A Interface de Finanças suporta compra de armas e armadura

11 Agentes em Counter-Strike11 Interfaces Visão, Audição e Radar A Interface de Visão suporta: –Campo de visão de 90º –Percepcionar outros agentes –Percepcionar armas no chão –Percepcionar a bomba A Interface de Audição suporta: –Percepcionar a direcção da bomba com base no tick da bomba –Influenciada pela distância e tempo para detonação A Interface do Radar suporta: –Percepcionar a localização, com precisão limitada, de colegas de equipa –Percepcionar a localização de bombas para terroristas

12 Agentes em Counter-Strike12 Interface de Comunicação Existem dois tipos de comunicação: chat e rádio Chat fornece comunicação genérica e flexível –Existe chat de equipa e chat global Rádio fornece comunicação predefinida com som Para além da mensagem em si, o receptor obtém a seguinte informação: –Tempo de envio da mensagem –Localização no radar do emissor

13 Agentes em Counter-Strike13 Depuração Depuração passo-por-passo no MS Visual Studio 2005 –Vide {SDK Home}\aasmCsAgents\docs\debugging.htm Biblioteca de depuração –Imprimir para consola –Log para um ficheiro –Vide espaço de nomes util::debug

14 Agentes em Counter-Strike14 Documentação Adicional API em {SDK Home}\aasmCsAgents\docs\api\index.html Ajuda para instalação, depuração e waypoints em {SDK Home}\aasmCsAgents\docs\ Recursos na secção Projecto da página da disciplina


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