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Crescimento, Inclusão e Sustentabilidade Brasil, China, Índia Vinod Thomas* Diretor-Geral de Avaliação, Grupo Banco Mundial Lisboa 2 de outubro de 2008.

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1 Crescimento, Inclusão e Sustentabilidade Brasil, China, Índia Vinod Thomas* Diretor-Geral de Avaliação, Grupo Banco Mundial Lisboa 2 de outubro de 2008 * As opiniões expressas nesta apresentação são as do autor e não representam os pontos de vista do Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial

2 I. Crescimento econômico

3 Crescimento econômico mundial e as mudanças no panorama global   Índia: 12 a maior economia em 2007 e 3ª maior em 2050   China: 4 a maior em 2007 e 1 a em 2050   Brasil: 10 a maior em 2007 e 6 a maior em 2050 Região/País1980 - 1989 1990 - 1999 2000 - 2004 200520062007 Leste Asiático e Pacífico 66,87,18,29,39,6 China8,28,78,59,711,011,2 América Latina e Caribe-0,31,21,03,34,24,5 Brasil0,80,11,61,52,44,2 Oriente Médio e Norte da África -0,92,01,92,63,5 4 Sul da Ásia3,3 3,87,07,46,9 Índia3,43,74,37,88,27,7 África Subsaariana-0,8-0,71,53,13,33,7 Mundo1,31,21,62,22,72,6

4 Crescimento e níveis de renda ÍndiaChinaBrasil 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 1971197719831989199520012007 PIB per capita (US$ constante em 2000) -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Crescimento anual do PIB per capital (%) 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 1971197719831989199520012007 PIB per capita (US$ constante em 2000) -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Crescimento anual do PIB per capita (%) 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 1971197719831989199520012007 PIB per capita (US$ constante em 2000) -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Crescimento anual do PIB per capita (%)

5 A Principal Fonte de Crescimento: Produtividade PaísEpisódio de crescimento 1978- 1993 1993- 2004 1978- 2004 2003- 2005 China 1 Contribuição em pontos percentuais 3,643,8-- Parcela de contribuição 4041 -- Índia 1 Contribuição em pontos percentuais 1,12,31,63,5 Parcela de contribuição 24353043,5 País Episódio de crescimento Anos 1960 Anos 1970 Anos 1980 Anos 1990 Brasil 2 Contribuição em pontos percentuais 2,152,33-3,74 Parcela de contribuição 3729-260 China*: 1990-94  56% - mudanças técnicas  34% - migração da força de trabalho  13% - reformas estruturais ( Fonte: Yusuf e Nabeshima, 2006; Jorgenson e Vu 2005; cálculos do autor) ( Fonte: Yusuf e Nabeshima, 2006; Jorgenson e Vu 2005; cálculos do autor) EUA e países industrializados:  Especialmente a inovação institucional e tecnológica * Os percentuais se referem à participação desses componentes na produtividade e não no crescimento. As estimativas de produtividade da China apresentam uma grande variação, por isso é necessário ter cautela ao fazer comparações. Nota: PTF derivada do resíduo de Solow ampliado pela educação. Fontes: Bosworth e Collins (2007), Poddar e Yi (2007), e Thomas (2006).

6 Barreiras do Brasil ao Aumento da Produtividade (1995-2004)  Economia informal: 43%  Instabilidade macroeconômica: 20%  Leis trabalhistas: 17%  Serviço público: 12%  Infra-estrutura: 8% Fonte: Elstrodt et al, 2006. Índice de Dificulda de de Contrata ção Índice de Rigidez de Horário s Índice de Dificulda de de Demissã o Índice de Rigidez Trabal hista Custos de contrat ação (% do salário) Custos de demissã o (semana s de salários) América Latina4151304015,962,9 São Paulo6780205626,8165,3 Sul da Ásia423543405,175 Mumbai5640906212,379 África Subsaariana4863485311,853,4 Johanesburgo564060522,637,5 Nota: Os índices com valores mais altos indicam maior dificuldade para contratar, demitir, e maior rigidez no horário de trabalho e no emprego. Fonte: Beath, 2006.

7 Controle da corrupção em países da América Latina, na China e na Índia (2007) 0102030405060708090100 VENEZUELA PARAGUAI EQUADOR NICARÁGUA GUATEMALA HONDURAS CHINA REPÚBLICA DOMINICANA BOLÍVIA ARGENTINA ÍNDIA PERU MÉXICO PANAMÁ COLÔMBIA BRASIL EL SALVADOR COSTA RICA URUGUAI CHILE Classificação do Percentil do País (0-100) Fonte: Kaufmann D., A. Kraay e M. Mastruzzi, 2008. Governance Matters VII: Governance Indicators for 1996-2007.

8 Condições fiscais subjacentes IndicadorBrasilChinaÍndia Dívida do setor público (% do PIB, 2003)5825(a)85 Serviço da dívida externa (% das exportações, 2002) 29613(b) Reservas em moeda estrangeira (% da dívida externa, 2002) 1612747 Déficit/Superávit (% do PIB, 2002) Primário4,3-1,7-4,7 Pagamento de juros-9,6-1,3-6,3 Total-5,3 -3 -3 -11 -11 Fonte: Thomas 2006 a.A estimativa da dívida pública da China não inclui os passivos contingentes dos bancos estatais. b.O reduzido serviço da dívida da Índia resulta em parte do financiamento com juros baixos. O coeficiente da dívida da China seria de 50%, se os empréstimos irrecuperáveis fossem incluídos, e ainda mais elevado considerando-se as aposentadorias. 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 BrasilChinaÍndia Dívida como % do PIB (2003) 0 5 10 15 20 25 30 35 Serviço da dívida como % das exportações (2002) Dívida/PIBServiço da dívida/Exportações

9 Brasil: Dívida-PIB x Superávit Primário-PIB

10 II. Inclusão Social

11 Desigualdade de renda entre as regiões 0 10 20 30 40 50 60 70 BrasilChinaÍndia 20% mais pobres 20% mais ricos

12 Desigualdade crescente nos países BolíviaParaguaiChina-urbanaPeru ArgentinaChina-ruralColômbia Laos Filipinas Costa RicaBangladeshEl SalvadorEquadorMalásia Uruguai-urbano HondurasIndonésia Rep. Dominicana Índia-ruralVenezuelaChilePanamáMéxicoBrasilGuatemalaÍndia-urbana

13 A excepcional redução da desigualdade no Brasil Programas de transferência condicional de renda, como o Bolsa Familia, no Brasil, e o Oportunidades, no México, contribuíram para a redução da pobreza e da desigualdadeProgramas de transferência condicional de renda, como o Bolsa Familia, no Brasil, e o Oportunidades, no México, contribuíram para a redução da pobreza e da desigualdade O Bolsa Família foi responsável por um terço da redução da desigualdade no Brasil entre 2001 e 2004.

14 Tamanho e Composição do Gasto Público  Condições fiscais desiguais entre regiões e províncias (China)  Corte nos investimentos (Brasil) ou nos serviços sociais (China)  Compromissos sem financiamento previsto (aposentadorias)  Gasto excessivo com o consumo público Regiões Receitas orçamentárias per capita (Yuans) Gastos per capita (Yuans) Leste Xangai 4.362,85.307 Pequim 3.752,64.415,7 Guangdong 1.5291.935,5 Tianjin 1.706,42.633,7 Central Sichuan336,5 809 Hunan348,7804,1 Anhui 315,9720,8 Oeste Shaanxi 457,9 1.102,1 Gansu 294,01.056,7 Guizhou282,2825,3 Fonte: Dabla-Norris, 2005, incluindo as transferências fiscais. Fonte: Dabla-Norris 2005, incluindo as transferências fiscais.

15 Investimentos em capital humano correlacionados ao desenvolvimento BrasilChinaÍndia Expectativa de vida ao nascer, total (anos), 2005 71,8 64,2 Taxa de mortalidade infantil (por 1000 nascidos vivos), 2005 19,821,458,7 Bebês com baixo peso (% de partos), 2003 8,23,730,4a Médicos (por 1000 pessoas), 20042,10,51b1,6 Leitos hospitalares (por 1000 pessoas), 2003 2,6c2,20,9 Gastos per capita com saúde, 2005 (US$) 371.081.036 Fonte: Indicadores do Desenvolvimento Mundial, 2008 a 1999 b 1998 c 2002 Índia Brasil China 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 2,02,53,03,54,0 Logaritmo do PIB per capita Mali Benin Moçambique Nepal Ruanda Bangladesh Uganda Tanzânia Índia Senegal Paquistão Camarões Nicarágua Indonésia Bolívia Guatemala Egito Tunísia EL Salvador República Dominicana Jordânia Colômbia Honduras Suazilândia Paraguai Tailândia Peru África do Sul Croácia Brasil Turquia Costa Rica Chile México Argentina Panamá Jamaica Hungria Polônia Rússia Romênia Bulgária Filipinas Sri Lanka China S Fonte: Thomas, Vinod, Yan Wang e Xibo Fan, 2001. Gini para educação (1=menos igual, 0=mais igual)

16 III. Desenvolvimento sustentável

17 Sustentabilidade do Meio Ambiente   Alto grau de poluição na China e na Índia   O custo anual dos danos ambientais na China e na Índia é estimado em cerca de 4% a 9% da produção total, e varia de 4,5% a 8% na Índia.   No Brasil, enquanto o lucro dos fazendeiros é de US$75 por hectare ao ano na Amazônia, os custos ambientais estão acima de US$100.   O Brasil também enfrenta uma intensa degradação ambiental nas cidades e áreas rurais.   Se as florestas fossem protegidas ao invés de serem destruídas, a absorção de carbono resultante de sua maior conservação poderia ter um alto valor de mercado.

18 Emissões, PIB e População

19 Recursos Naturais

20 Perspectivas da indústria do etanol  Menor custo de produção do mundo: US$0,23 por litro contra US$0,39 nos EUA e US$0,52 na Europa em 2006.  Demanda mundial para exportação em 2020: até 200 bilhões de litros  30 milhões de hectares de terras disponíveis e maior produtividade poderiam prover mais do que a demanda. A Expansão do Etanol no Brasil Atenderá à Demanda 359 4121 29 22 26 76 254 42 Demanda interna de etanol Excedente para exportação 3ª série 4ª série 14319 36 6 84 414 Plantação de cana-de-açúcar, milhões de hectares 6 12 30 Previsão da demanda do mercado global para exportação em 2010 limitada a ~ 10 bilhões de litros Suficiente para atender à demanda do mercado global de exportação de ~200 bilhões de litros Produção de etanol no Brasil: açúcar/etanol equivalente a bilhões de litros de etanol 1 2005 Aumento inicial da produtividade 2 Plantação de cana-de-açúcar em terras ociosas e pastagens 3 Previsão para 2010 Aumento secundário da produtividade mediante novas tecnologias 2ª etapa da substituição de pastagens 4 Previsão para 2020 1 1 Uma tonelada de cana-de-açúcar pode produzir 139 kg de açúcar ou 82 litros de etanol; estimativas baseadas em dados de 2006. 2 Tomando como referência a produção de 95 toneladas/ha de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. 3 Recuperação das terras próximas às zonas de produção, utilizadas como pastagens nos últimos dez anos. 4 Inclui a transferência de mais 5% das atuais pastagens para o cultivo da cana-de-açúcar. Fonte: Assis, Elstrodt e Silva, 2007 Açúcar

21 IV. Metas e Opções para o Brasil Metas Áreas de Ação Obter a classificação do grau de investimentoImplementar a próxima rodada de reformas na Previdência Social Aumentar a competitividade globalEnfatizar o aumento de qualidade da educação Enfatizar a maior igualdadeRealizar uma campanha para promover o impacto dos gastos públicos Fazer melhor uso dos recursos naturaisExecutar os contratos de sustentabilidade ambiental nos estados Melhorar a qualidade dos serviçosAperfeiçoar o marco regulatório para energia e infra-estrutura Reformar o processo políticoImplementar mudanças nos mecanismos de financiamento político e eleitoral

22 Muito obrigado.


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