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Internet - 1 Hipertexto m Misturar as referências (realçadas) com o texto têm a vantagem de lhes dar contexto e de facilitar uma sequência natural de consulta.

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1 Internet - 1 Hipertexto m Misturar as referências (realçadas) com o texto têm a vantagem de lhes dar contexto e de facilitar uma sequência natural de consulta m estes documentos designam-se de hipertexto ou hipermédia q texto, áudio, imagem parada ou vídeo LEIC Disciplinas NMP NMP 1998/ Alunos Alunos Luis Rui Luis Curso Rui Curso

2 Internet - 2 World Wide Web m Origem: vários grupos de físicos pretendiam partilhar informação multimédia integrada, sem terem de a enviar para as várias equipas m acesso à informação por pedido (pull) em vez de por envio (push) m no CERN (1991) definiu-se a linguagem HTML e no NCSA implementou-se o browser Mosaic m serviço mais importante: em 1995 o tráfego WWW ultrapassou o de FTP m responsável pela actual expansão da Internet

3 Internet - 3 Navegadores m Quem controla as normas da Web é o W3C - World Wide Web Consortium m em sentido estrito, WWW refere-se ao serviço de navegação que usa o protocolo http m os navegadores mais comuns são o Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer (guerra!) q para além de funcionarem como clientes WWW, também incluem clientes para os outros serviços (ftp, telnet, , gopher) q transferem ficheiros ASCII ou HTML que mostram e ficheiros binários que também mostram se a aplicação ajudante (helper) ou um software adicional (plug-in ou applet) estiverem definidos, caso contrário armazenam-nos em disco q interface universal, incluindo bases de dados

4 Internet - 4 URL m A localização de um qualquer recurso é definida num URL - Uniform Resource Locator serviço://computador/ficheiro q serviço indica o protocolo do servidor pretendido (http, ftp, gopher,...); se omisso, usa-se o http da Web q computador é a máquina onde corre o servidor q ficheiro é o nome completo do ficheiro pretendido; se omisso, usa-se habitualmente Welcome.html ou index.html m para facilitar a organização das áreas de trabalho q corresponde de facto ao ficheiro ~ei96023/public_html/casa.html q os directórios ~ei96023 e public_html têm que ter permissão x para todos e o ficheiro casa.html tem que ter permissão r

5 Internet - 5 HTML m HyperText Markup Language q é uma linguagem de estruturação de documentos, incluindo recursos multimédia, e de especificação de ligações, com suporte para outros serviços, como o ftp e o gopher q é um caso particular da linguagem SGML (Standard General Markup Language) utilizada em processamento de texto q HTML é definida por um DTD (Document Type Definition) SGML q está na versão 4.0 m a concorrência entre navegadores origina o aparecimento de extensões à norma q podem amarrar a um navegador e dificultar o acesso através de outros navegadores q por vezes, as mais usadas acabam por ser incorporadas na versão seguinte da norma

6 Internet - 6 HTML não é m Não é uma ferramenta de processamento de texto m é uma linguagem de anotação de documentos, para evidenciar a sua estrutura e conteúdo, mais do que a forma, que pode variar entre navegadores q inclui contudo comandos que afectam a forma, tais como a fonte, os títulos e as mudanças de linha q não se devem usar os comandos de estrutura só pelo efeito gráfico que produzem m não existe q notas de rodapé, sumários e índices automáticos q cabeçalhos e rodapés q tabuladores q listas com sublistas numeradas q tratamento gráfico de equações matemáticas

7 Internet - 7 Ferramentas de desenvolvimento m Necessários um editor e um navegador m dois métodos de construção das páginas q primeiro escrever o texto e depois marcá-lo pode usar-se um processador de texto normal e respectivas ferramentas de correcção ortográfica, etc., e em seguida acrescentar as marcas sistematicamente (gravar em texto) pode recorrer-se à gravação em formato HTML de documentos MS Office, embora muitas vezes seja necessário afinar o resultado a ferramenta shareware HTML Author é útil para complementar o Word q escrita simultânea do conteúdo e das marcas editores que facilitam a geração de código HTML com visualização num navegador (HomeSite) editores WYSIWYG só interessam se for possível chegar facilmente ao código gerado (Adobe PageMill)

8 Internet - 8 Primeiro documento Documento inicial Exemplo Este documento mostra que os espaços no código fonte são ignorados pelo navegador. Introduzi um novo paragrafo.

9 Internet - 9 Estrutura de um documento m Documento HTML = texto + marcas q armazenado e transmitido como ficheiro de texto ASCII m partes : cabeçalho (título) + corpo Titulo Conteúdo anotado.

10 Internet - 10 Marcas m As anotações HTML são constituídas por marcas texto q indiferentes a maiúsculas q maior parte delimita uma região com um início e um fim há marcas sem fim (ex: ) nas marcas encaixadas convém manter o escopo hierárquico Exemplo Fica bold a meio. Deixa de estar bold aqui.

11 Internet - 11 Função das marcas m as marcas aconselham o navegador a mostrar o conteúdo segundo uma dada forma, mas não são imperativas q não se trata de definir disposição de página mas de transmitir conteúdos q redimensionar a janela muda o aspecto q mas ver CSS m os navegadores ignoram marcas desconhecidas e tentam ultrapassar erros q respeitar a sintaxe para facilitar o trabalho de analisadores de texto q embora não exigida, é boa prática incluir a marca

12 Internet - 12 Caracteres especiais m Só parte dos 256 caracteres ISO são representáveis e ainda menos são normalizados m entidade carácter com nome&nome; <<áá >>êê &&ìì ººõõ ××ÜÜ m entidade carácter numérica&#nnn; AA•

13 Internet - 13 Comentários m tudo entre as marcas m não visualizado mas passa no View Source m não está normalizado o encaixe de comentários (Netscape aceita) m certos navegadores usam os comentários para incluir comandos específicos para o seu servidor que outros navegadores não entenderiam q CSS q inclusão de ficheiros do lado do servidor q geração dinâmica de conteúdo

14 Internet - 14 Cabeçalho m Descreve propriedades do documento, em marcas inclusas específicas q - título do documento; topo da janela; nome de bookmark única exigida no cabeçalho importante que descreva o conteúdo e eventualmente dê o contexto, pois pode-se chegar lá directamente e os indexadores muitas vezes só olham para o título q - informação extra; pares nome/conteúdo (não normalizada) faz com que o servidor envie no cabeçalho do documento MIME que vai para o navegador content/type: text/html(sempre) charset: iso automatização: motores de pesquisa, navegadores

15 Internet - 15 Divisões e parágrafos m Um texto pode estar estruturado em divisões q resumo, capítulos, secções, anexos, bibliografia, etc. q marca … permite individualizar essas unidades e tratá-las sistematicamente; por exemplo extrair automaticamente os resumos de todos os documentos q atributo align= left (omissão), center ou right, posiciona o texto q atributo class= nome permite definir um estilo para a classe nome e usá-lo sistematicamente q as marcas podem estar encaixadas, para subdivisões, prevalecendo a mais interior m o texto organiza-se em parágrafos q - muda de linha e adiciona espaço q … q limita-se a introduzir uma mudança de linha q é muitas vezes omitido; omitido no primeiro parágrafo

16 Internet - 16 Texto estruturado Introdução: O trabalho presente visa demonstrar a necessidade de os agricultores se actualizarem. Início do capítulo. Resumo: este é o primeiro capítulo e trata da actualização tecnológica. A utilização de … dimensão. Encostado à direita. Este é um parágrafo fechado. Encostado à esquerda por omissão. Novo parágrafo.

17 Internet - 17 Títulos de divisões m Separação visual de partes do texto feita com títulos, linhas, espaçamentos, … m seis níveis de títulos,, …, q tem o tamanho da fonte normal; escolher para a menor subdivisão q e muito pequenos; só para elementos extra q existem os atributos align e class q manter a consistência na escolha dos níveis q repetir o conteúdo da marca como primeiro título q marcam conteúdo; podem ser mostrados de várias maneiras; não devem ser usados só para mudar fontes; fim existe sempre q podem incluir texto, imagens, âncoras e mudanças de linha q não devem incluir parágrafos, listas e outros blocos

18 Internet - 18 Aparência do texto m Estilos baseados no conteúdo q são marcas que anotam a função especial do elemento e devem ser mostradas com aparência diferente do texto normal q actualmente são pouco diferenciadas (convertidas para itálico ou negrito) q sensíveis ao atributo class e têm sempre fim q exemplos mais usados - citação bibliográfica; incluir ligação, se existir; itálico - código para computador; monoespaçado - definição; útil para produzir índices; - enfatizar; itálico - forte; negrito

19 Internet - 19 Aparência do texto m Estilos físicos q são marcas que indicam directamente o aspecto pretendido, mas não transportam significado q redefiníveis na classe q exemplos,,, - negrito, itálico, traçado, sublinhado, - tamanho relativo; fonte seguinte; encaixável - pisca; realça e aborrece, - índice, expoente - monoespaçado

20 Internet - 20 Exemplo de fontes

21 Internet - 21 Código do exemplo Fontes Modelo O HTML usa um esquema de fontes virtuais com 7 tamanhos. O tamanho por omissão é o 3. A relação entre tamanhos adjacentes é de 20%. A especificação de tamanhos pode ser absoluta (1..7) ou relativa ( size=+1 ). Uso Realçar uma expressão com a marca <big> produz uma variação relativa encaixada. Diminuir tamanho do texto normal com <basefont size=-1> passa para 2. Aqui, <big> fica com 3, pois a variação é relativa. Realçar texto com <font size=7> indica tamanho absoluto. Este é o mínimo e não adianta tentar reduzir mais. Os expoentes x 2 e índices x 2 não mudam de tamanho automaticamente.

22 Internet - 22 Fontes m Tamanho de uma fonte q marca (muitas vezes sem fim) aumenta o tamanho 3 níveis q marca (sempre com fim)... só aumenta 1 nível, porque é sempre relativo à fonte base q e são encaixáveis m Escolha de fonte q a fonte escolhida é a primeira que exista no sistema do navegador m Côr q Sol ou Sol q #FFFF00 significa vermelho e verde no máximo (FF), sem azul (RGB)

23 Internet - 23 Côr m Nomes normalizados aqua (#00FFFF)gray (#808080)navy (#000080)silver (#C0C0C0) black (#000000)green (#008000)olive (#808000)teal (#008080) blue (#0000FF)lime (#00FF00)purple (#800080)yellow (#FFFF00) fuchsia (#FF00FF)maroon (#800000)red (#FF0000)white (#FFFFFF) m Mapa de cores normalizado q cada côr primária (vermelho, verde e azul) só pode tomar 6 valores de brilho (00, 33, 66, 99, CC, FF) q o mapa contém apenas 216 cores (6x6x6), mas que não precisam de ser convertidas: convém usar só estas, para garantir consistência em navegadores diferentes

24 Internet - 24 Controlo de quebras m q muda de linha, mas só recomeça abaixo de qualquer imagem ou tabela que esteja encostada à esquerda m q não muda de linha, mesmo que ultrapasse a margem q, dentro de um dá a oportunidade de quebrar, se já se tiver ultrapassado a margem m... q respeita os espaçamentos e quebras do texto preformatado q útil para quadros e código; monoespaçado q interpreta marcas que não impliquem quebras (fontes, ligações) m... q principal uso: centrar imagens e tabelas q outros usos: usar atributo align=center noutras marcas

25 Internet - 25 Exemplo de quebras Quebras Este texto aparece antes da imagem, a qual vai ser alinhada à esquerda. Esta frase está na mesma linha da imagem pelo que fica à sua direita. O parâmetro de limpeza faz ultrapassar a imagem. Este bocado de texto tem muitos espaços e mudanças de linha.


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