Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tecnologia hoje nas empresas
Aula 07 Tecnologia hoje nas empresas
2
Sistemas de Informação
Função de um gerente? Tomar decisões e definir políticas baseadas na informação a partir de dados gerados no seu trabalho diário Problema? Quantidade de dados Solução? Utilizar ferramentas para auxiliar a organização dos dados
3
Sistemas de Informação
Importância dos SI na empresa? Melhorar o fluxo de informações entre todos os subsistemas da empresa; Tirar melhor proveito das informações, auxiliando na tomada de decisão; Promover melhores rendimentos no processo de produção dos produtos, bens e serviços.
4
Sistemas de Informação
Problemas na implantação? Falta de treinamento Compram o sistema e querem economizar no treinamento Desequilíbrios entre tecnologia e processo Tecnologia ultrapassada = tecnologia cara Qualidade dos sistemas de informação
5
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas ERP (Enterprise Resourse Planning) CRM (Customer Relationship Management) Portais Corporativos Intranet Comércio eletrônico BI (Business Inteligence) E-Business Outras ferramentas
6
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único; A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
7
Sistemas de Informação
Financeiro Vendas RH ERP Marketing Pós-Vendas Serviços
8
Sistemas de Informação
Fatores Críticos de Sucesso em um projeto de implantação de um ERP: Envolvimento do Usuário; Apoio da direção; Definição clara de necessidades; Planejamento adequado; Expectativas realistas; Marcos intermediários; Equipe competente.
9
Sistemas de Informação
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Objetivos Relatórios Aprimorados Melhor relacionamento com Fornecedores Fidelidade de dados Redução de Fraudes Diminuir volume da dados, retrabalhos Atualização em tempo real de alterações para toda empresa Problemas Custos Elevados Implementação Complexa Complexidade da Customização
10
Sistemas de Informação
ERP – o que pode fazer Fornecedores Quanto devo? Estou em dia? Qual transportadora utilizada para entrega? Entrega efetuada em dia?
11
Sistemas de Informação
ERP – o que pode fazer Fornecedores Exemplo: Comprar Relógio X Resultado: Lista Fornecedores que possuem o produto Valores de cada fornecedor Percentual de pontualidade na entrega do fornecedor
12
Sistemas de Informação
ERP – o que pode fazer Suprimentos Avisa quando necessário fazer compra de produtos Sugestão de quantidade de compras Relatório de suprimento (Expectativa de duração de estoque, estoque de cada produto) Pode gerar um processo de cotação de preços Envia para cada fornecedor uma planilha para ser preenchida com valores, prazos de entrega e formas de pagamento que depois é importada para o sistema.
13
Sistemas de Informação
ERP/CRM – Maiores atuantes no Brasil
14
Sistemas de Informação
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Multinacional – TAMPICO (sucos concentrados) SAP Business one Porquê a SAP? Atendeu maior quantidade das necessidades da empresa. Simples porém completo. Informações para gestão local e global Boa relação custo/benefício Resultados : Mudança de atitude Economia nas operações Superou as expectativas da empresa
15
Sistemas de Informação
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Connec – Fabricante de Thin client SAP Business One Porquê o SAP? Soluções que se adequou ao porte da empresa e ao “bolso”. Resultados: Tinha o prazo de 20 dias para gerar relatório de balanço financeiro e contábil para 5 dias. Agilidade de processos e tomadas de decisão.
16
Sistemas de Informação
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Cervejaria Baltika – Russia - Europa Oriental Monolit ERP 5 Porquê o Monollit ERP? Examinar o conjunto de fornecedores, podendo analisar, controlar e planejar todas operações. Resultados: Criados mais de documentos por dia 1.200 usuários simultaneamente no sistema.
17
Sistemas de Informação
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) San Marino FIAT Procyon Informática - Siare Porquê o Siare? Integração das informações entre as filiais. Resultados: Controle de Estoque, vendas, premiação, custos. Agilidade nos processos da empresa.
18
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas CRM (Customer Relationship Management) Sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/ processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios O objetivo principal é auxiliar as organizações a angariar e fidelizar clientes ou prospectos, fidelizar clientes atuais, procurando atingir a sua satisfação total, através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.
19
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas CRM (Customer Relationship Management) Tipos CRM Operacional: visa a criação de canais de relacionamento com o cliente. CRM Analítico: visa obter uma visão consistente do cliente, usando os dados recolhidos pelo CRM operacional para obter conhecimento que permita otimizar e gerar negócios. CRM Colaborativo: foca na obtenção do valor do cliente através de colaboração inteligente, baseada em conhecimento.
20
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas CRM (Customer Relationship Management) Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se tenha controle e conhecimento das informações sobre os clientes de maneira Integrada Permitem o acompanhamento e registro de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para guiar as tomadas de decisões.
21
Sistemas de Informação
CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) San Marino FIAT Syonet – Colaborative CRM Modo de utilização Ipad – CRM - Vendedor – CRM - Pesquisas
22
Sistemas de Informação
23
Sistemas de Informação
24
Sistemas de Informação
25
Sistemas de Informação
26
Sistemas de Informação
27
Sistemas de Informação
28
Sistemas de Informação
29
Sistemas de Informação
30
Sistemas de Informação
31
Sistemas de Informação
32
Sistemas de Informação
33
Sistemas de Informação
34
Sistemas de Informação
35
Sistemas de Informação
36
Sistemas de Informação
37
Sistemas de Informação
38
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas BI (Business Intelligence) Conjunto de ações com o objetivo de valorizar a informação Disponibilizar a informação certa, na hora certa, no lugar ou para a pessoa certa Ações: pesquisa, tratamento, verificação e distribuição das informações
39
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas BI (Business Intelligence) BI são aplicações de apoio à decisão e bases de dados que fornecem aos usuários, acesso fácil a informações sobre o negócio. É a capacidade de identificar soluções ágeis para demandas que o seu negócio apresenta - em todos os níveis. Ajuda no raciocínio estratégico dos negócios.
40
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas BI Aplicativos Operacionais Business Intelligence Visão do atual e do real Visão histórica e tendências Solução para requisitos conhecidos Permitir a identificação de fatores desconhecidos Abrangência restrita Abrangência ampla Informação produzida por profissionais de informática Informação produzida pelo próprio usuário Custo e tempo para obtenção da informação altos Informação obtida com baixo custo e em tempo real Informação disponível a poucos usuários Informação democratizada
41
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas Portais Corporativos Tem o objetivo de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários e corporativas a encontrar informações de que precisam. Pode ser entendido como uma ferramenta tecnológica utilizada para apoiar a Gestão do Conhecimento Organizacional.
42
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas Portais Corporativos Requisitos mínimos Fácil para usuário eventuais Classificação e pesquisa intuitiva Compartilhamento cooperativo Conectividade universal aos recursos Acesso dinâmico aos recursos
43
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas Portais Corporativos Requisitos mínimos Arquitetura baseada em servidor Serviços Distribuídos Definição flexível das permissões de acesso Interfaces externas Segurança Fácil Administração Personalização
44
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel)
45
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel - Fórum)
46
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – Serviços à comunidade)
47
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – Educat)
48
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – Webmail)
49
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – Contato com a comunidade)
50
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – SAPU)
51
Sistemas de Informação
Portais Corporativos Exemplo (UCPel – SAPU)
52
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas Intranet Uma rede privada com os conceitos e a estrutura utilizadas na Internet Acesso deve ser restrito Sistemas de uso interno
53
Sistemas de Informação
A tecnologia hoje nas empresas Intranet Estudo de caso: UCPEL Sistemas disponíveis para perfil de usuário
54
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info)
55
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info – cadastro de pedido)
56
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info – lista de pedidos)
57
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info – pedidos pendentes)
58
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info – atendimento)
59
Sistemas de Informação
Intranet Exemplo (UCPel – suporte info – Relatórios)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.