A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo."— Transcrição da apresentação:

1 UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo Lorenzo Bravo Roger Aula de Exercícios sobre o Cap.I

2 Exercício 1: 2 Determine a largura do feixe entre os pontos de potencia metade (HPBW, Half Power Beam Width) para o padrão de radiação de um dipolo curto na zona de campo distante. (Tomado de Pag.8, PUCRS-Antenas Cap.III)

3 3 Exercício 2: Um transmissor de radio opera na freqüência de 3,5 Mhz, utilizando como antena um monopolo vertical aterrado de comprimento L=4m, construído com um fio de cobre de bitola igual a 12 AWG, cuja resistência é 5x /m e diâmetro de 2mm. O fio de cobre é sustentado por um mastro vertical de poliestireno cujas perdas dielétricas podem ser desconsideradas. A resistência do aterramento é assumida de valor igual à do fio de cobre do monopolo. Determine a eficiência deste monopolo, sabendo que o efeito pelicular ( skin effect) altera a resistência DC de um fio de cobre de seção circular de acordo com Onde D é o diâmetro do fio em mm e f a freqüência em Hz (Tomado de Pag. 23 e 24, PUCRS - Antenas Cap.III)

4 Exercício 3: 4 Necessita-se de uma amplitude de campo magnético de 5 µA/m em um ponto situado a 2 km da antena na direção de máxima radiação ( θ=π/2 ). Considerando a antena no ar e desprezando as perdas ôhmicas, calcule a corrente Io que alimenta a antena e a potencia que deve ser radiada, se ela for um dipolo infinitesimal de λ/25 de comprimento.

5 5 Um dipolo infinitesimal, cujo comprimento é de λ/100 está localizado na origem de um sistema de coordenadas esféricos e é alimentado por uma corrente de Determine os campos elétricos e magnéticos em: a) r=λ/5 ; θ=30 0 b) r=200λ ; θ=60 0 Exercício 4:

6 Exercício 5: 6 Duas antenas ( A e B) tem eficiência de 95 % e intensidade de radiação máxima de 0,5 W/sr. Calcule a diretividade de ambas, sabendo que: a) A potencia de entrada da antena A é de 0,4 W. b) A potencia radiada pela antena B é de 0,3 W. c) Comente o resultado d) Calcule o ganho de potencia de ambas antenas.

7 Exercício 6: 7 A intensidade de radiação de uma antena é dada pela equação abaixo colocada. Determine a diretividade dessa antena.


Carregar ppt "UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google