A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSCIÊNCIA XAMÂNICA. Rosita Peter Camillo Juliana BrandãoMaria Esther Souza BaibichMarilda dos Santos BittencourtNair Cinelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSCIÊNCIA XAMÂNICA. Rosita Peter Camillo Juliana BrandãoMaria Esther Souza BaibichMarilda dos Santos BittencourtNair Cinelli."— Transcrição da apresentação:

1 CONSCIÊNCIA XAMÂNICA

2 Rosita Peter Camillo Juliana BrandãoMaria Esther Souza BaibichMarilda dos Santos BittencourtNair Cinelli

3 O Xamanismo é praticado pelo homem, há mais ou menos, anos. Seus elementos são: conexão com o espírito ligação profunda com os elementos da natureza, do universo e da criação.

4 O Xamanismo é a essência do bem viver através das energias. AS 5 LEIS XAMÃNICAS: 1 - Prática da impratiquilidade do guerreiro; 2 - Entrega; 3 - Mínimo de esforço / Máximo de desempenho; 4 - Desapego; 5 - Viver a sincronicidade;

5 OS 7 PRINCÍPIOS KAHUNAS: 1 - O mundo é o que você pensa que é; 2 - Não há limites na sua potencialidade interna; 3 - A energia flui onde a atenção vai; 4 - O momento do poder é agora. (o poder aumenta com a atenção sensorial); 5 - Amar é ser feliz; 6 - Todo poder vem de dentro; 7 - A eficácia é a medida da verdade. (há sempre um outro jeito de fazer as coisas).

6 OS 7 TALENTOS RELACIONADOS AOS 7 PRINCÍPIOS: 1 - Visão – cor branca 2 - Clareza – cor vermelha 3 - Enfoque – cor laranja 4 - Presença – cor amarela 5 - Graça – cor verde 6 - Empoderamento – cor azul 7 - Participação – cor violeta

7 XAMÃ significa Homem Inspirado Pelos Espíritos. Esta palavra veio do povo tungu da Sibéria e define alguém que está em estado alterado de consciência, e tem sido usado por antropólogos de todas as nacionalidades para designar os curadores de várias culturas.

8 O Xamã é: Médico - trabalha com o corpo e as ervas; Sacerdote - trabalha com rituais e o espírito; Psicólogo - trabalha com a mente.

9 VISÃO DO XAMÃ O Homem sentado ao chão de sua tenda, meditando sobre a vida e seu significado, aceitando parentesco com todas as coisas, este homem estava instilando em seu ser a verdadeira essência da civilização, e quando o homem nativo deixou essa forma de desenvolvimento, sua humanização teve crescimento retardado. Chefe Urso-Em-Pé

10 O povo Lakota usa o Arco Sagrado ou Círculo Sagrado como significado de que todo o universo que está sobre nós, abaixo de nós, em volta de nós e dentro de nós, é interconectado e interdependente. Não há nada que seja algo separado.

11 Os anciões dizem que o círculo sagrado foi quebrado, e a razão pela qual estamos experimentando doenças ambientais, psicológicas, emocionais e sociais hoje, é porque perdemos a CONSCIÊNCIA DA SACRALIDADE deste círculo. Quebramos o círculo sagrado e por isso vivemos num mundo cuja Percepção e Cognição é baseada na separação.

12 Para a cultura Xamânica não há separação, não há nada que seja inanimado. A rocha tem inteligência, a árvore tem inteligência, o vento tem inteligência e todos têm poder, todos têm espírito.

13 INTERCONEXÃO = EQUILÍBRIO É uma dança contínua de YIN E YANG, de luz e escuridão, de todas essas forças. Mas é um equilíbrio contínuo, e são os duas-pernas, nós, os determinadores, porque temos o poder de perturbar esse equilíbrio pelo que fazemos e não fazemos. E foi o que de fato fizemos pois, ao nos esquecermos da sacralidade do círculo, da interconexão de tudo, perturbamos o equilíbrio.

14 O processo da doença é, para os Xamãs, uma manifestação do desequilíbrio, da desarmonia. Ao fazer algo ou deixar de fazer, o que precisamos é manter a harmonia e o equilíbrio. O objetivo para caminhar em equilíbrio, é trazer tudo, literal ou metaforicamente - tanto faz - para fora da escuridão e colocar perto da luz do fogo para que se possa ver.

15 ANIMAL DE PODER

16 LENDA SIBERIANA Na antiga lenda Siberiana conta-se que nos momentos de sofrimento, doença e morte, os bons espíritos enviaram uma ÁGUIA para transmitir conhecimentos de cura. Na linguagem da águia, não havia comunicação com o homem. Então Ela amou uma mulher enquanto dormia, e do fruto desse amor nasce o primeiro Xamã. Há relatos de que era mulher.

17 O elemento terra possui dois animais: Irracional Racional O xamã entende que ao partilhar de sua consciência animal, podemos transcender o tempo e o espaço, e as leis de causa e efeito.

18 ANIMAL DE PODER

19 A natureza da relação entre homem e o animal é de origem espiritual. É o nosso instinto animal, nosso lado mais forte e menos radical. Cada animal traz seus talentos, ou uma essência espiritual, e através disso, cada um com sua própria medicina, transmitem-nos a sua sabedoria.

20 Vamos conhecer alguns deles: ÁGUIA – Iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas.

21 Borboleta – Auto-Transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade. Gato – Entendimento sobre mistérios, sensualidade, limpeza, visões místicas, independência. Leão – Poder, força, majestade, prosperidade, nobreza, liderança, coragem, segurança. Lobo – Amor, relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade, ensinamento.

22

23 Honrem todas as criaturas, e vivam suas vidas em harmonia com o Caminho Sagrado do Equilíbrio de que fala cada árvore, cada flor e cada novo dia.

24 A purificação virá Grande-Mãe nos embalará em seus braços e secará nossas lágrimas e Grande-Pai caminhará entre nós. Será esta geração - todos vocês - que tornará isso possível e o círculo rompido da nação será novamente refeito. Wallace Alce Negro Curandeiro oglala

25 O retorno às cerimonias e aos rituais utilizando a sabedoria dos ancestrais, é uma maneira de nos reconectarmos ao círculo unificado e de viver de maneira sagrada ou consciente.


Carregar ppt "CONSCIÊNCIA XAMÂNICA. Rosita Peter Camillo Juliana BrandãoMaria Esther Souza BaibichMarilda dos Santos BittencourtNair Cinelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google