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Construção de Algoritmos

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Apresentação em tema: "Construção de Algoritmos"— Transcrição da apresentação:

1 Construção de Algoritmos
Unidade 1 – Construção de Algoritmos Profa. Simone de Abreu

2 Objetivo da Disciplina
Capacitar o aluno na resolução de problemas utilizando uma linguagem de programação Desenvolver o raciocínio lógico voltado a programação Desmitificar a programação como uma coisa de “nerds”

3 Conteúdo da Disciplina
Raciocínio lógico aplicado à Resolução de Problemas Conceitos Básicos sobre a Estrutura e Funcionamento de um computador Resolução de problemas com estruturação lógica por meio de Algoritmos Implementação de Algoritmos em uma linguagem de programação (Java) Componentes de um programa Operadores Matemáticos, Relacionais e Lógicos Constantes, Variáveis e Tipos de Dados Estruturas de Seleção e Repetição Vetores

4 Metodologia de Trabalho
Apresentação de Conceitos Discussões em Sala Trabalho em Grupo Apresentação de Resultados Atividades em Laboratório Discussão de Soluções Atividades Extraclasse

5 Critério de Avaliação Semestre Divido em duas Etapas
1ª Etapa (Avaliação Continuada) – N1 3 provas escritas, individuais e sem consulta – 10,0 pontos 1 Trabalho em Grupo – 10,0 pontos Descarte da Menor nota Média da N1 – (AV1 + AV2 + AV3) / 3,0 2ª Etapa (Prova Final) – N2 1 Prova escrita individual e sem consulta – 10,0 Pontos Média final (N1 + N2) / 2 Aprovação: média >= 6,0

6 Softwares Utilizados Java JDK 7 com ambiente NetBeans
Imagem que ilustra a a IDE Netbeans

7 Bibliografia

8 Bibliografia (cont. )

9 Principais Conceitos Fonte:

10 É A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE
Programar É A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE Vamos Analisar esta Definição!!

11 Programação é Arte? Similaridade do ponto de vista criativo
Exige concentração Permite mais que uma solução Permite experimentação Habilidade que se aperfeiçoa com o passar do tempo e com a prática

12 Exemplo Se solicitarmos a diferentes pessoas que pintem um quadro de uma pessoa É provável que teremos os seguintes resultados Várias pinturas que expressam uma pessoa de formas diferentes Fontes: notasaocafe.wordpress.com/category/arte-ao-cafe/

13 Ou... Fontes: www.corbis.com
notasaocafe.wordpress.com/category/arte-ao-cafe/

14 Lógica = colocar “ordem no pensamento”!
O que é Lógica? Lógica Pode ser definida como a “arte de bem pensar” Relacionada à coerência e racionalidade, ao que é correto Sempre que você expressa pensamentos de forma correta, você está sendo lógico! Portanto, a lógica se relaciona também com a “correção do pensamento”, determinando quais operações são válidas e quais não são Lógica = colocar “ordem no pensamento”!

15 O que é um algoritmo? Algoritmo Instrução
Uma sequência finita de ações (instruções) encadeadas segundo uma determinada lógica com o objetivo de solucionar um problema específico Instrução É a informação que indica a um computador uma ação elementar a ser executada Como fazer um bolo de chocolate???

16 O que é um algoritmo? O que vai no bolo? Ingredientes que vai no bolo

17 Mas qual a ordem???? Ordenar em passos Lógicos! Exercício:
Fazer o bolo de chocolate em no máximo 8 passos lógicos Bater os ovos com a manteiga Adicionar o açúcar e a farinha aos poucos Adicionar o leite e bater Adicionar o chocolate Misturar o fermento Despejar a mistura em um forma untada Levar ao forno para assar por 30 minutos Retirar do forno e comer

18 Seqüencia lógica de instruções (Algoritmo)
Fases de um Algoritmo Todo algoritmo atua em um princípio básico de 3 fases: Valores iniciais Seqüencia lógica de instruções (Algoritmo) Resultado

19 Fases de um Algoritmo Exercício: Resolução:
Identificar as fases do algoritmo (entrada, processamento e saída) para calcular a média de duas notas Resolução: Entrada: informar as duas notas: nota1 e nota2 Processamento: realizar o cálculo da média, sendo que a média é igual a soma de nota1 e nota2 dividido por 2 Saída: apresentar o resultado do cálculo realizado na fase anterior, ou seja, a média obtida das duas notas

20 Como resolver problemas?
Dado um problema qualquer ler e realizar uma análise do mesmo Na análise investigar Quais são os dados fornecidos pelo problema? O que se espera como resultado final da solução do problema Pensar em como solucionar o problema Dividir em dois níveis Nível 01 – O que eu tenho que fazer? Tirar do problema quais são os passos gerais para solucioná-lo Nível 02 – Como fazer? Desenvolver todo o raciocínio lógico para resolver o problema. Identificar quais são os passos a serem seguidos para atingir a solução

21 Importante Lembrar SEMPRE do princípio de funcionamento de um computador Dados de Entrada Processamento Dados de Saída (Resultado) Dados de entrada Processamento E dados de saída

22 Problema Exemplo 1 Faça um algoritmo que leia quatro números, calcule e mostre a soma desses números

23 Resolução Exemplo 1 Nível 1 – O que eu tenho que fazer?
Saber quais são os quatro números Fazer a soma dos quatro números Apresentar o resultado da soma

24 Resolução Exemplo 1 Nível 2 – Como fazer?
Obter o primeiro número (num1) Obter o segundo número (num2) Obter o terceiro número (num3) Obter o quarto número (num4) Calcular a soma de num1, num2, num3 e num4 Mostrar a soma dos quatro números (soma)

25 Preciso ser um gênio para Programar?
NÃO!! Aprender a programar é como aprender uma nova língua Está relacionado a aprender a se expressar em um novo dialeto

26 Preciso ser um gênio para Programar?
Entender um problema Identificar uma solução para o problema Expressar esta solução, utilizando o raciocínio lógico, de tal forma que possa ser codificada em uma linguagem Ter vontade de aprender!!! E o que mais? PRATICAR PRATICAR PRATICAR PRATICAR

27 Exercitando a lógica...

28 Problema01: Problema dos Comboios
Um comboio parte de Brasília a uma velocidade de 120 Km/h em direção a São Paulo, ao mesmo tempo em que outro comboio parte de São Paulo a uma velocidade de 80km/h em direção a Brasília Quando os comboios se encontram, qual deles está mais próximo de Brasília? Aquele que parte de Brasília ou o que parte de São Paulo?

29 Problema02: 4 pontos e 3 retas
Una os 4 pontos com apenas três retas sem levantar a ponta do lápis e acabando no ponto onde começou

30 Problema03: O Lobo, a Cabra e o Repolho
Um homem precisa atravessar um rio com um barco que possui capacidade apenas para carregar ele e mais uma de suas 3 cargas, que são: um lobo, uma cabra e um repolho. O que o homem deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder suas cargas? Sendo que, o lobo não pode ficar sozinho com a cabra e A cabra não pode ficar sozinha com o repolho

31 Problema04: Jarros de Água
Existem 2 jarros com capacidade para 5 litros e 3 litros de água cada. Descreva os passos para juntar 4 litros de água em um dos dois jarros. Uma torneira Um jarro de 5 litros Um jarro de 3 litros e uma lixeira 3 litros 5 litros

32 Problema05: Missionários e Canibais
Em um lado do lago existem 3 missionários e 3 canibais. Toda vez que os missionários ficam em menor número que os canibais eles são devorados. Como transportar os missionários de uma margem para outra do rio, em um barco com 2 lugares, sem que sejam devorados pelos canibais.


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