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Programação Aplicada Luiz Silveira 2009.1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Aula 02: Conceitos e tipos de linguagens.

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1 Programação Aplicada Luiz Silveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Aula 02: Conceitos e tipos de linguagens 1

2 Projeto lógico na construção de programas Um programa é para o computador um conjunto de instruções de máquina armazenas na memória Normalmente essas instruções são geradas indiretamente, via arquivo texto em código de montagem (assembly) que são instruções mnemônicas mais fáceis que seqüências de zeros e uns 2

3 Projeto lógico na construção de programas Idéias Projeto Lógico Programa na linguagem X Compilador para a linguagem X Código executável de máquina Programa Final 3

4 Projeto lógico na construção de programas Um programa é iniciado pela idéias que se tem a respeito do problema a ser resolvido Seguida pelo planejamento feito no projeto lógico As etapas a seguir dependem da linguagem de programação a ser utilizada, a idéia é traduzir o projeto lógico para essa linguagem O programa na linguagem X é submetido a um compilador que é responsável por traduzir as instruções para a linguagem do processador destino 4

5 Projeto lógico na construção de programas Abstração – É o ato de separar mentalmente um ou mais elementos de uma totalidade complexa (coisa, representação, fato), os quais só mentalmente podem subsistir fora dessa totalidade. (cf.: Aurélio) O projeto lógico representa o programa em seu nível mais alto de abstração – Utiliza gráficos (fluxograma), ou textos (Portugol) independente de uma ling. programação 5

6 Projeto lógico na construção de programas Vantagens – Os fluxogramas e pseudocódigos podem ser reutilizados para definir programas que poderão ser implementados depois em qualquer ling. de programação – Fáceis de aprender e mais fáceis de testar e verificar – Com um projeto lógico verificado e testado, tornam-se mínimas as chances de escrever um programa com erros em um ling. programação 6

7 Linguagens Linguagens de Máquina Linguagens simbólicas (mnemônicos) Linguagens de alto nível Exemplo – Soma das horas extras a pagar ao salário base, armazenando o resultado em pagamento bruto. 7

8 Linguagens Linguagens de Máquina Linguagens simbólicas LOAD BASEPAY ADDOVERPAY STOREGROSSPAY Linguagens de alto nível (C, C++, Java) grossPay = basePay + overTimePay 8

9 Referências – Harry Farrer, Christiano Gonçalves Becker, Eduardo Chaves Faria, Helton Fábio de Matos, Marcos Augusto dos Santos e Miriam Lourenço Maia, Algoritmos Estruturados",, editora Guanabara Koogan. – Marco A. F. Souza et al. Algoritmos e lógica de programação. Thompson, – Harvey M. Deitel. Java – Como programar. Prentice Hall,


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