A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva

2 O que é software livre Quando surgiu Benefícios e vantagens Comparativo entre Software livre e proprietário

3 Os Softwares são basicamente classificados em:  Software Básico;  Software Aplicativo;  Software Especifico;  Software Livre;  Software de Rede. A definição de software livre é programa que pode ter seu código fonte alterado por qualquer usuário e não exige licença para distribuição.

4  A principal razão para adotá-los é o baixo custo;  Incentivo ao desenvolvimento de tecnologia no país;  A maior segurança dos softwares livres (são menos visados por hackers, vírus e programas maliciosos).

5 Basicamente um programa de computador é considerado livre quando a licença dele lhe permite as seguintes liberdades:  Executar o programa com qualquer propósito;  modificar o programa e adaptá-lo as suas necessidades;  redistribuir cópias, tanto grátis como com taxas;  distribuir versões modificadas do programa, de tal modo que a comunidade possa beneficiar-se com suas melhorias. Em 1991, Linus Torvalds, um estudante da Universidade de Helsinki, na Finlândia, criou o Kernel de um sistema operacional semelhante ao Unix, denominado Linux. Ele disponibilizou o código- fonte ao público, gratuitamente, sob o conceito conhecido por software de fonte aberto. O Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cernesistema operacional

6 C OMPARATIVO ENTRE S OFTWARE LIVRE E PROPRIETÁRIO  Promove a inclusão digital  Expansão intelectual  Compartilhamento do conhecimento  Liberdade de criação  Populariza o acesso a rede.  Promove a exclusão digital  Miséria intelectual  Monopólio do conhecimento  Monopoliza o acesso a rede.  Aprisiona a sociedade criatividade do individuo. SOFTWARE LIVRE SOFTWARE PROPRIETÁRIO

7

8 O Programa do Ministério da Educação: “ CD Software Livre na Escola” http://softwarelivre.org/software-livre-na-educacao http://www.softwarepublico.gov.br http://www.softwarelivre.gov.br

9 O KH ANG M AN O KH ANG M AN É O CLÁSSICO JOGO DA FORCA. P ODE SER JOGADO COM PALAVRAS EM PORTUGUÊS OU NOUTRAS LÍNGUAS. É POSSÍVEL ESCOLHER DIFERENTES GRAUS DE DIFICULDADE.

10 M ARBLE - D ESKTOP G LOBE

11 CONCLUSÃO: LIVRE E INCLUDENTE É necessário insistir que o direito a comunicação mediada por computador também é o direito das crianças pobres de utilizarem as tecnologias para exercerem a dimensão lúdica da infância. É o direito das mulheres obterem todos os benefícios da sociedade informacional. É o direito dos deficientes se comunicarem em um mundo cada vez mais conectado.

12 REFERÊNCIAS SILVEIRA, Sergio Amadeu. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Ed. Perseu Abramo, 2004. (Coleção Brasil urgente) SITES CONSULTADOS: http://linuxeducacional.com/programas/category/e ducacao http://www.softwarelivre.gov.br/artigos/artigo_02 Ministério da Ciência e Tecnologia – www.mct.gov.brwww.mct.gov.br Ministério da Educação e Cultura – www.mec.gov.brwww.mec.gov.br


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google