A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Aparecida Castro Livi Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Conceitos Básicos de Informática SOFTWARE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Aparecida Castro Livi Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Conceitos Básicos de Informática SOFTWARE."— Transcrição da apresentação:

1 Maria Aparecida Castro Livi Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Conceitos Básicos de Informática SOFTWARE (2)

2 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 2 Objetivos: Conceituar software livre e software proprietário. Identificar os tipos de software livre. Conhecer as quatro liberdades do usuário de software livre. Identificar situações que barateiam software proprietário. Identificar as situações legais de uso de software proprietário. Identificar quais situações configuram pirataria de software.

3 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 3 Conceito de Software Livre Criado em 1983 por Richard Stallman (da Free Software Foundation). Software Livre refere-se à liberdade dos usuários para executarem, copiarem, estudarem, modificarem e melhorarem o software.

4 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 4 As quatro liberdades do usuário de software livre: Liberdade de executar o programa, para qualquer finalidade. Liberdade para estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. Liberdade de redistribuir cópias de modo que se possa auxiliar um vizinho ou amigo. Liberdade de melhorar o programa e publicizar suas melhorias para o público, de modo que a comunidade como um todo seja beneficiada.

5 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 5 Aspectos do uso do software livre: Uma cópia de um software livre pode custar ou não algo ao usuário. O sistema operacional Linux é um dos softwares livres mais conhecidos. Um software ser considerado ou não livre não é uma questão de preço, mas de liberdade.

6 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 6 Conceito de software proprietário Software proprietário é o software que não é livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuição ou modificação são proibidos ou cercados de tantas restrições que na prática não são passíveis de serem realizados livremente.

7 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 7 Mecanismos que barateiam o software proprietário Licenças de uso empresarial Comprador adquire o direito de usar o software em um número determinado de máquinas, a um preço menor do que a soma dos valores das cópias envolvidas. Versões para rede: variação da licença para uso empresarial. O Software é comprado com autorização para instalação em um servidor e uso em um número determinado de máquinas. Licenças educacionais: para alunos, professores ou instituições.

8 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 8 Pirataria de software No Brasil, pirataria de software é CRIME!

9 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 9 Pirataria de software No âmbito do software livre NÃO HÁ PIRATARIA! Cópia e uso estão garantidos para o usuário. A pirataria de software existe para quem copia ou usa ilegalmente software proprietário.

10 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 10 Quando uma cópia de programa é legal? Foi comprada por quem a usa e está sendo usada de acordo com o acertado na compra. É uma cópia de segurança produzida pelo proprietário do software ou pessoa autorizada, estando prevista na compra a geração dessa cópia. Não foi comprada por quem a usa, mas essa pessoa está autorizada a usá-la. É uma cópia gerada no processo de instalação do software.

11 II - UFRGS- Profa. Maria Aparecida C. Livi v.2 11 Demos, Freewares e Sharewares: Esses são tipos de software que podem ser usados temporária ou permanentemente a um custo zero ou próximo disso. Freewares: totalmente gratuitos. Aqui estão incluídos os softwares de domínio público e aqueles liberados para uso e cópia pelo desenvolvedor. Demos: versões de demonstração, reduzidas, distribuídas sem custo. Sharewares: distribuídos gratuitamente para teste. Se houver interesse em uso permanente devem ser registrados e pagos.


Carregar ppt "Maria Aparecida Castro Livi Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Conceitos Básicos de Informática SOFTWARE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google