A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não apresenta nenhuma modificação no radical ou na desinência. Exemplos: amarandar venderescorrer partirdividir É aquele que apresenta modificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não apresenta nenhuma modificação no radical ou na desinência. Exemplos: amarandar venderescorrer partirdividir É aquele que apresenta modificação."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 Não apresenta nenhuma modificação no radical ou na desinência. Exemplos: amarandar venderescorrer partirdividir É aquele que apresenta modificação no radical ou na flexão: Exemplos: variação no radical: ouvir (ouço), dizer (digo), perder (perco). variação na flexão: estar (estou), ver (vejo), vir (venho).

7 É o verbo irregular que apresenta, em sua conjugação, radicais primários diferentes: ser e ir. Exemplos: eu soueu vou tu éseu ia eu eraeu fui eu fuieu irei eu sereique vós vades

8 É aquele que não é usado em todas as formas. Exemplos: colorir, demolir, precaver-se, reaver etc. É aquele que apresenta duas ou três formas de igual valor e função: Exemplos: pagartinha pagado e foi pago

9 (TER E HAVER)(SER E ESTAR) aceitaraceitado aceito entregarentregado entregue expressarexpressado expresso findarfindadofindo frigirfrigidofrito tingirtingidotinto

10 Acompanha o verbo principal formando com ele uma LOCUÇÃO VERBAL. Exemplo: Os verbos auxiliares de uso mais frequentes são ter, haver, ser, estar e ir.

11 O verbo é impessoal quando a ação não faz referência a nenhum sujeito especificado, a nenhuma causa determinada, como por exemplo: chover, trovejar, e outros cuja ação não é atribuída a nenhum sujeito. Exemplo: Há dias não o vejo. Pessoais são os verbos como 'escrever', 'ler', 'abrir', 'quebrar' etc, que sempre apresentam a ação em relação como uma causa produtora, com uma pessoa gramatical. Exemplo: "João quebrou o pires".

12

13 É o modo da certeza, o que expressa algo que seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá: Ex.: Eu leio todos os dias. Observe o modelo de conjugação dos verbos no MODO INDICATIVO:

14

15

16

17

18 IMPESSOAL: Amar é sofrer. PESSOAL: Para ler melhor, eu uso estes óculos. (1ª pessoa.)

19 Gramática – Coleção Objetivo. São Paulo. Gramática Reflexiva – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Moderna Gramática Portuguesa– Evanildo Bechara. ITAPE Curso – Preparação para o vestibular.


Carregar ppt "Não apresenta nenhuma modificação no radical ou na desinência. Exemplos: amarandar venderescorrer partirdividir É aquele que apresenta modificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google