A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um dos principais fatos referentes à dinâmica comercial do mundo globalizado do século XX foi a formação de grandes blocos econômicos, que constituem expressivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um dos principais fatos referentes à dinâmica comercial do mundo globalizado do século XX foi a formação de grandes blocos econômicos, que constituem expressivos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Um dos principais fatos referentes à dinâmica comercial do mundo globalizado do século XX foi a formação de grandes blocos econômicos, que constituem expressivos espaços integrados de livre comércio. Esses megamercados podem ser identificados como Zonas de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Econômica e Monetária e União Política e Militar.

3 O Benelux — criado em 1948 com o objetivo de facilitar e aumentar suas importações e exportações mediante a diminuição das taxas alfandegárias. A Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) — criada em 1951 com o objetivo de criar um mercado comum por meio de acordos relativos aos preços e às taxas de transporte entre esses países.

4 Comunidade Européia do Carvão e do Aço

5 Em 1957, com a assinatura do Tratado de Roma, foi criada a Comunidade Econômica Européia ou Mercado Comum Europeu, com o objetivo de garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre seus membros. No início participaram seis países: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália, que formaram a “Europa dos Seis”.

6 Paulatinamente foram ingressando: Reino Unido, Irlanda e Dinamarca; seguidos de Grécia, Espanha e Portugal e por último a Suécia, Áustria e Finlândia (Europa dos Quinze).

7 Entre , os países do MCE assinaram, o Tratado de Maastricht, que tinha como objetivos a união monetária (euro) e a criação de um futuro sistema único de defesa. O euro entrou em circulação em janeiro de Mas somente a partir de janeiro de 2002, as moedas nacionais foram trocadas pelas notas e moedas do euro, conforme o valor de conversão fixado para cada país.

8 Em junho de 1997, foi assinado o Tratado de Amsterdã, que deliberou que a Política Estrangeira de Segurança Comum (PESC) será decidida pelo voto da maioria. Por outro lado o tratado exige que os países coloquem em prática o “pacto de estabilidade e crescimento”.

9 A União Européia passou de 15 para 25 Estados em 1° de maio de 2004 com a adesão de 10 novos Estados. Com a entrada da Bulgária e da Romênia na UE em janeiro de 2007, o bloco passa a possuir 27 membros. Com cerca de 500 milhões de habitantes, a Europa dos 27,abriga quase 8% da população mundial. Polônia Hungria República Tcheca Eslováquia Eslovênia Estônia Letônia Lituânia Chipre Malta Bulgária Romênia

10 Em 1º de dezembro de 2009, entrou em vigor o Tratado de Lisboa ou Tratado Reformador, (assinado em 2007) que substitui a Constituição européia de 2004. O tratado confere à União Européia personalidade jurídica própria para assinar acordos internacionais de nível comunitário. Nomeia o presidente do Conselho Europeu e o Alto Representante para a Política Exterior do bloco.

11 Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA)
O NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e EUA, tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio. Foi precedido de acordo em 1988 entre Canadá e EUA; Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.

12 Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA)
Entre os principais objetivos do Nafta, podemos citar dois oficiais: Melhorar as relações comerciais entre seus membros e se organizar economica-mente em resposta ao crescimento da União Européia. O objetivo não-oficial é o de melhorar a situação econômica mexicana para assim diminuir a imigração ilegal dos mexicanos para os EUA.

13 Área de Livre Comércio das Américas
A ALCA é um acordo comercial idealizado pelos EUA. Segundo o tratado seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros e se prevê a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas, em 9 de Dezembro de 1994. A ALCA seria composta por 34 países americanos, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba.

14 Mercosul Criado em 1991, pelo Tratado de assunção, tem como fundadores o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada Sendo uma União Aduaneira, em janeiro de 1995 efetivou-se uma área de livre comércio com a queda de tarifas alfandegárias e com a meta de extingui-las de forma gradativa. Foi estabelecida a Tarifa Externa Comum (TEC) para os países-membros, sobre os produtos importados.

15 Mercosul O Mercosul conta com cinco países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. O México entra apenas como observador. Em dezembro de 2002, o Mercosul, Bolívia e Chile estabeleceram que todo esse território constitui uma Área de Livre Residência com direito ao trabalho para todos seus cidadãos, sem exigência de outro requisito além da própria nacionalidade. Em 15 de dezembro de 2009, o Senado brasileiro aprova, a entrada da Venezuela no Mercosul, faltando somente a aprovação do Paraguai.

16 Foi oficializado em 23/05/2008, o tratado de criação da União das Nações Sul-americanas.
A Unasul será uma zona de livre comércio continental que unirá as duas organizações de livre comércio sul-americanas, Mercosul e Comunidade Andina de Nações, além do Chile, Guiana e Suriname, nos moldes da União Européia. Visa avançar na integração física, energética, de telecomunicações e ainda nas áreas de ciência e de educação, além da adoção de mecanismos financeiros conjuntos.

17 Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
A Apec é um bloco econômico formado por 21 países asiáticos, americanos e da Oceania, dentre os quais se destacam: Japão, Austrália, Nova Zelândia, Tigres Asiáticos, EUA, Canadá, China, etc. Foi criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1994, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.

18 Associação da Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
A ASEAN é uma organização regional de estados do sudeste asiático com sede em Jacarta que foi constituída em 8 de agosto de 1967. Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. Ficou também definido que nenhuma nação deve interferir nos assuntos internos dos restantes, que os desentendimentos devem ser resolvidos de forma pacífica, que deve haver uma renúncia ao uso da força e uma efetiva cooperação entre todos.

19 Comunidade de Estados Independentes (CEI)
Entre os séculos XVI e XVIII, a Rússia promovia sua expansão territorial no continente asiático. No século XVII graves disputas internas acabaram levando ao trono uma nova dinastia — a dos Romanov — que governaria a Rússia até 1917. Graves problemas sociais na Rússia fomentaram o clima propício para a Revolução Russa que aconteceu em 1917, terminando com a monarquia czarista, sobre a liderança de homens como Lênin e Trotski.

20

21 Comunidade de Estados Independentes (CEI)
Ainda sobre o governo de Lênin, deu-se início à planificação econômica do país, através da elaboração de planos econômicos conhecidos como planos qüinqüenais. Com a anexação de outros territórios, em 1922, após a promulgação da primeira Constituição russa, passou a existir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1991, após uma tentativa fracassada de golpe militar, meses depois a URSS chega ao fim.

22 Comunidade de Estados Independentes (CEI)
Em 21 de dezembro de 1991 foi assinado em Alma-Ata, no Cazaquistão, tratado que criou a CEI que inicialmente contava com 12 participantes. A CEI é atualmente uma organização supranacional envolvendo 10 repúblicas que pertenciam à antiga URSS (Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão) Nos respectivos anos de 2005 e 2008, o Turcomenistão e a Geórgia abandonaram o grupo.

23 Comunidade de Estados Independentes (CEI)
O elo entre os membros desse bloco é na verdade o passado soviético, visto que nem todos possuem cultura e tradições comuns. Todas as antigas Repúblicas da ex-União Soviética podem ser membros. Não há horizonte de União Monetária, só existindo entre Rússia e Bielorússia, tendo o rublo como moeda nacional. Não existem relações de comercialização, relações econômicas, união alfandegária e a antiga Assistência Mútua dos soviéticos.

24 Tigres Asiáticos A partir da década de 1970, territórios do Pacífico ocidental começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos. O tigres asiáticos originais são: Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa serviu como estímulo e também como exemplo para as economias desses países.

25 Tigres Asiáticos São considerados como principais fatores de seu desenvolvimento: Investimento de capital estrangeiro (Guerra Fria); Exploração da força de trabalho, relativamente barata; Distribuição mais equilibrada da renda; Estados altamente centralizados e ditatoriais; Economias voltadas para o mercado externo; Ética confucionista – estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo.

26 Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul – SADC.
A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, conhecida por SADC, do seu nome em inglês, Southern Africa Development Community, é a organização sub-regional de integração regional dos países da África austral.

27 Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul – SADC.
Os seus membros atuais são:

28 Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul – SADC.
A SADC existe desde Hoje esse bloco engloba 14 países do sul da África. Os países membros somam uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente 700 bilhões de dólares, valor este que, embora não seja muito alto , já é significante, especialmente levando-se em conta as economias dos países vizinhos.

29 Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul – SADC.
A região enfrenta uma série de problemas, desde dificuldades naturais como secas prolongadas até, mais significativamente, a enorme disseminação da AIDS e a grande pobreza do povo local. O principal parceiro econômico externo ao SADC é a UE que, com o bloco mencionado realiza importantes trocas há alguns anos. A erradicação e promoção de medidas capazes de lidar com condições está entre as principais metas do grupo, que são:

30 Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul – SADC.
Promover o crescimento e desenvolvimento econômico, aumentando a qualidade de vida do povo africano; Evoluir valores políticos, sistemas e instituições comuns; Promover e desenvolver a paz e a segurança; Promover o desenvolvimento auto-sustentável; Promover e maximizar a utilização efetiva de recursos da região; Atingir utilização sustentável de recursos naturais e a proteção do meio-ambiente; Reforçar e consolidar as afinidades culturais, históricas e sociais de longa data da região.”


Carregar ppt "Um dos principais fatos referentes à dinâmica comercial do mundo globalizado do século XX foi a formação de grandes blocos econômicos, que constituem expressivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google