A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMO A TUA LEI SL.119:97. 2 DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMO A TUA LEI SL.119:97. 2 DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA."— Transcrição da apresentação:

1 AMO A TUA LEI SL.119:97. 2 DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA

2 A BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS AOS HOMENS.

3 A Bíblia e sua História. A Bíblia Biblios graphe logos tou theou Bíblia Escrituras Palavra de Deus - A palavra portuguesa Bíblia vem do grego bíblia que é o plural de bíblion, “Livro”. Portanto significa= Livros. Essa palavra deriva-se originalmente da cidade marítima fenícia de nome Biblos(No A.T. ,Gebal;Jos.13:5,Sl.83:7),q/era um dos maiores e importantes centros exportadores do papiro,o papel antigo.

4 Cyperus papyrus, ou simplesmente papiro, é uma planta famosa desde 40 séculos antes da era cristã. Adaptada às margens do Nilo, onde existia em grande quantidade .  A manufatura do Papiro,era um negócio florescente no Egito,Pois crescia abundantemente as margens do Nilo,já nos tempos de Jó(8:11); Obs: Ptolomeo Epifâneo( a.c.); com o afã de possuir a melhor biblioteca da época,chegou a decretar a proibição das exportações do papiro produzido no Egito,o que obrigou o rei de Pérgamo a buscar um suporte alternativo capaz de receber a escritura. Foi assim, que se inventou e desenvolveu-se a confecção de pergaminhos,o qual era fabricado com peles de gado bovino ou caprino recém-nascido. O uso + antigo do papiro,era em forma de rolo,onde eram enrolado em bastões cilíndricos,com ± 10 mts de comprimento. PAPIRO PERGAMINHO

5 Vários gêneros literários: Históricos Parábolas leis
O Conteúdo da Bíblia Vários gêneros literários: Históricos Parábolas leis Poemas Evangelhos Epístolas Apocalipses Cânticos Profecias A Bíblia apresenta duas principais divisões: O Antigo Testamento O Novo Testamento Escritas em: Hebraico - AT Grego - NT Aramaico - algumas partes Total de livros da Bíblia= 66 Livros ( Uma Biblioteca Pessoal). Escrita por 40 Autores em um Período de ± 1500 anos.

6 Humanidade e Divindade
Nome, Conteúdo e Características da Bíblia A Bíblia apresenta as seguintes características: Historicidade A Bíblia fala também das culturas e do modo de vida dos povos antigos, as línguas e tradições de várias nações. Humanidade e Divindade A Bíblia é um Livro Divino. Foi escrita por homens Inspirados pelo Espírito Santo de Deus.(II Tm.3:16). João 5:39-40. Revelam a pessoa de Jesus Cristo, e confirma a Salvação,através D`Ele.

7 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do AT e do N.T.
Classificação Nomes Hebraicos Nomes em Português A Lei (Torá) 5 Livros (Pentateuco) No Princípio Estes são os Nomes E ele chamou No deserto Estas são as palavras Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio

8 A Canonicidade da Bíblia O Cânon Hebraico do AT
Classificação Nomes 12 Livros Históricos Josué Juízes Rute I Samuel II Samuel I Reis II Reis I Crônicas II Crônicas Esdras Neemias Ester.

9 A Canonicidade da Bíblia O Cânon Hebraico do AT
Classificação Nomes POÉTICOS SALMOS PROVÉRBIOS ECLESIASTES CANTARES

10 A Canonicidade da Bíblia O Cânon Hebraico do AT
Classificação Nomes Profetas Maiores (5 Livros ). Isaías Jeremias Lamentações Ezequiel Daniel IsaÍas Daniel.

11 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do A.T.
Classificação Nomes Profetas Menores (12 Livros). Oséias Joel Amós Obadias Jonas Miquéias NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS TOTAL DE LIVROS DO V.T.= 39 LIVROS

12 A História Intertestamentária
Últimos livros do AT  Abrange o período entre a composição dos últimos livros do Antigo Testamento e a composição dos primeiros livros do Novo. Abrangendo um Período de 400 anos de Silêncio Profético. A História Intertestamentária Primeiros livros do NT

13 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do N.T.
Classificação NOMES BIOGRAFIA OU EVANGELHOS (4 LIVROS) MATEUS MARCOS LUCAS JOÃO Foram escritos sob a forma de uma narrativa histórica da vida, obra e ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.

14 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do N.T.
Classificação NOME HISTÓRICO ATOS Livro escrito por Lucas,como um registro detalhado do avanço do cristianismo.

15 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do N.T.
Classificação Nomes CARTAS PAULINAS (13 LIVROS) ROMANOS ICORÍNTIOS II CORÍNTIOS GÁLATAS EFÉSIOS FILIPENSES COLOSSENSES I TESSALONICENSES IITESALONICENSES I TIMÓTIO II TIMÓTIO TITO FILEMOM CARTAS DA PRISÃO: EFÉSIOS; FILIPENSES; COLOSSENSES e FILEMOM CARTAS PASTORAIS: I E II TIMÓTEO E TITO

16 A Canonicidade da Bíblia O Cânon do N.T.
Classificação Nomes CARTAS GERAIS (08 ). HEBREUS TIAGO I PEDRO IIPEDRO I JOÃO II JOÃO III JOÃO JUDAS Foram escritas na maior parte,aos cristãos de cultura judaica,q/habitavam fora de Israel,mas q/ o seu conteúdo são válidos p/ todas as culturas.

17 A Canonicidade da Bíblia O Cânon Hebraico do AT
Classificação Nome PROFECIA APOCALIPSE TOTAL DE LIVROS DO N.T.= 27 LIVROS. Este livro poderia também ser classificado como uma “epístola geral”,a qual mostra de forma profética,como Deus tratará os Israelitas no final dos tempos, assim como a Igreja e os incrédulos.

18

19 DIFERENÇAS ENTRE AS BÍBLIAS: HEBRAICAS, PROTESTANTES E CATÓLICAS
Diferenças Básicas: 1. Bíblia Hebraica – (a Bíblia dos judeus). a) Contém somente os 39 livros do V.T. b) Rejeita os 27 do N.T. como inspirado, assim como rejeitou Cristo. c) Não aceita os livros apócrifos incluídos na Vulgata (versão Católico Romana) 2. Bíblia Protestante - a) Aceita os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T. b) Rejeita os livros apócrifos incluídos na Vulgata, como não canônicos 3. Bíblia Católica - a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T. b) Inclui na versão Vulgata, os livros apócrifos ou não canônicos que são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus, seis capítulos e dez versículos acrescentados no livro de Ester e dois capítulos de Daniel.

20 A DIVISÃO EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS.
A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.

21 O que é a Bíblia ? (o que Deus faz) (quem Deus é) (O que Deus quer)
Narrativa das intervenções históricas de Deus (o que Deus faz) Revelação da pessoa de Deus em seus atributos visíveis e invisíveis (quem Deus é) Declaração do cumprimento do propósito de Deus (O que Deus quer)

22 Pleno existencial Exegético homilético Histórico
O que é a interpretação da Bíblia ? É a busca pelo sentido estabelecido pelo Autor Pleno É a busca pelo sentido apreendido pelo intérprete existencial É a busca pelo sentido pretendido pelo escritor Exegético É a busca pelo sentido percebido pelos ouvintes contemporâneos do intérprete homilético É a busca pelo sentido compreendido pelos leitores contemporâneos do escritor Histórico

23 A leitura da Bíblia deve ser a um só tempo:
C O N T E X U A L I Z D FRUTO DE ORAÇÃO A leitura da Bíblia deve ser a um só tempo: FRUTO DE REFLEXÃO

24 A Palavra Inerrante de Deus
A inerrância é o resultado de nossas afirmações sobre uma posição de plena inspiração da Bíblia. Cremos que a idéia de uma Bíblia inerrante é importante e descreve adequadamente os resultados da inspiração. A inerrância afirma que a Bíblia é plenamente verdadeira, confiável e fidedigna.

25 Revelação? O Que é?. Vocábulo grego,que significa=tirar ou levantar o véu. Revelação Geral: Através de sua criação-Sl.19:1;97:1;Rm.1:20. Revelação Especial: Nas Escrituras: 2Tm.3:16; Pelo Filho-Hb.1:1-2. Inspiração: Inspiração é a influência sobrenatural do Espírito Santo sobre os autores das Escrituras. A revelação é a comunicação de Deus aos homens,transmitindo-lhes a verdade que precisam conhecer para terem um relacionamento correto com ele. Enquanto a revelação é a comunicação da verdade divina de Deus para a humanidade, a inspiração diz mais respeito à transmissão dessa verdade.

26 Evidências Externas da Inspiração:
As referências internas dizem respeito a sua própria reivindicação;necessitando assim da fé;tendo assim pouco valor e pouca repercussão na vida pessoal do indivíduo; porém as evidências externas exercem um papel crucial. 1- A Historicidade da Bíblia:Os Artefatos Arqueológicos e documentos escritos. 2- A evidência do Testemunho de Jesus Cristo:(Mt.21:42; 22:29). 3- A Evidência das Profecias:O Cumprimento da profecia: À respeito de Jesus Cristo(Nascimento-Dn.9:25);A Cidade(Mq.5:2);Natureza e Concepção do Nascimento(Is.7:4). A Revelação de Daniel: sobre os impérios do sonho de Nabucodonor. Dn.2:25;31-45.: 1- Babilonia(600ª.C.);2-Medo-Persa(530 à 300 A.C.); 3-Grego(300 a146 A.C.); 4-Romano(146 A.C. à 466 D.C.).

27 1-Qual a Maior Revelação da Palavra de Deus?.
João 5:39. A Revelação de Jesus Cristo; para Salvar o homem,perdido e pecador. Rm:3:23; Rm.6:23. 2- Porque devemos a Palavra de Deus?. 2.1-É a Luz p/ quem procura a verdade .Sl.119:105. 2.2-É Alimento p/ a alma(Jr.15:16;1Pe.2:1-2). 2.3-É o ½ usado pelo Espírito Santo p/ nos falar.-Ef.6:17;Hb.1:1-2. 3-Quem foi que escreveu a Bíblia?. Resp- 2Pe.1:21. 4- Qual é o tema Central da Bíblia?. Resp - João 5:39-40;e Mt.20:28.

28 5-Porque só Jesus Cristo?.
At.4:12 João 14:6. 6-Como a Bíblia que é a Palavra de Deus age?. 6.1-Sl.119:5- ( Firma os nossos Passos) 6.2-Sl.119:72- (Mais precioso do que o ouro;- Ela dá a vida eterna) 6.3-Sl.119:103-(É agradável ). 6.4-Tg.1:22-( Não nos deixa ficar enganados). 6.5-João 17:17-(os Santifica;Pois sem santidade não temos salvação 6.6-João 5:39- Nos dá a vida Eterna. 7-Porque devemos praticar a Palavra de Deus? 7.1-Mt.7: ;Tg.1:25;João 8:31.

29 A Importância da Bíblia
A Bíblia é a Base para a Família de Deus. O ser humano, homem e mulher, é a forma suprema da criação de Deus na terra. Todos os outros aspectos da criação existem com o propósito de servir o ser humano; homens e mulheres foram criados para servir a Deus, sendo, portanto, Teocêntricos. (Para a Glória de Deus). Deus nos abençoe.


Carregar ppt "AMO A TUA LEI SL.119:97. 2 DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google