A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seres Vivos CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seres Vivos CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES."— Transcrição da apresentação:

1 Seres Vivos CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES

2 As células são as menores porções vivas de um ser vivo.

3

4

5

6 Mitocôndrias Reticulo endoplasmático rugoso Reticulo endoplasmático liso Aparelho de Golgi Ribossomos Lisossomos Peroxissomos Vesículas revestidas por membrana Microtúbulos Centríolos Microfilamentos

7 Função: Fundamental importância no processo de respiração celular e no fornecimento de energia a partir da quebra da glicose.

8 Função: Transporte. O retículo endoplasmático rugoso (RER) participa principalmente da síntese de esteróides e de outros lipídios, aos quais são destinados à exportação ou ao uso intracelular por organelas

9 Reticulo endoplasmático liso
Função: Participa da síntese de proteínas, mas suas funções variam de acordo com a célula em que ele se encontra. No fígado, o REL é responsável pelos processos de conjugação, oxidação e metilação. Na glândula supra- renal, participa da produção de esteróides. Nas células musculares esqueléticas ele participa da ativação do cálcio e da contração muscular. Outra função é a síntese de fosfolipídios para todas as membranas celulares

10 Aparelho de Golgi Função: Completar as modificações pós-tradução, empacotar e colocar um endereço nas moléculas sintetizadas pela célula, fazer hidrólise de lipídios, terminar o processo de glicosilação, de fosforilação e de sulfatação e separar proteínas.

11 Ribossomos Função: síntese protéica.

12 Lisossomos Função: Digestão intracitoplasmática, renovação das organelas celulares, e metabolização de diversas moléculas. As substâncias do meio extracelular entram na célula através dos fagossomos. No interior da célula, o fagossomo se funde com o lisossomo primário. O processo de digestão inicia dentro de outro vacúolo, o lisossomo secundário.

13 Peroxissomos Função:Oxidar substâncias orgânicas, prozudir peróxido de hidrogênio, participa da beta-oxidação, exporta acetil-CoA para o citossol, participa da síntese de ácidos biliares e de colesterol.

14 Microtúbulos Função: Oferecer rigidez na forma das células, manter os prolongamentos celulares, dar simetria à célula, servir de suporte para as células na locomoção, servir como base morfológica para centríolos, cílios, flagelos e corpúsculos basais.

15 Centríolos Função: Têm duas funções: na divisão celular das células animais e na formação de cílios (estruturas curtas e numerosas) e flagelos (estrutura longa e em pequeno número), pelo corpo basal, que servem para a locomoção ou para a captura de alimento.

16 Microfilamentos Função: Responsável pelas alterações de forma e da distribuição de organelas desencadeadas por interações entre a célula e seu meio e entre células diferentes. É também responsável pela sustentação e resistência da célula

17 OS SERES VIVOS Todo genoma (eucarioto ou procarioto) possui a função de servir como repositório replicativo da informação codificada pelo DNA que o constitui. Genomas procarióticos, contudo, são relativamente mais simples que genomas eucarióticos.

18 EUCARIOTO X PROCARIOTO
Tamanho do genoma. Estrutura molecular. Distribuição de genes.

19 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
Cromossomo único → dDNA circular COCOS Bacilos Espiroquetas

20 PROCARIOTO ◙ Cromossomo de E. coli
Molécula de DNA fita dupla circular de 4,2 X 10³ pb. Por ser capaz de se auto-duplicar, o cromossomo bacteriano é considerado um replicon. Sua estrutura compacta dedica-se quase que exclusivamente à codificação de proteínas.

21 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
◙ Superposição de genes Organização gênica que permite que uma mesma seqüência codifique duas proteínas diferentes. Fenômeno frequente em vírus, bactérias e organelas celulares (mitocôndrias). . Todo genoma está contido em um cromossomo.

22 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
Bacteriófagos. Plasmídeos. Transposons.

23 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
◙ Plasmídeos Elementos extra-cromossomais com capacidade de replicação autônoma constituídos por uma molécula de DNA fita dupla circular. Sua seqüência nucleotídica tem pouca ou nenhuma homologia com o cromossomo da célula hospedeira (elemento estranho a bactéria). Conferem vantagens adaptativas às bactérias que os possuem. → produção de toxinas → produção de pilinas → produção de adesinas ■ Conferem resistência a múltiplos antibióticos (tornam problemático o tratamento quimioterápico de determinadas infecções.)

24 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
◙ Bacteriófagos Não possuem uma maquinaria própria (incapazes de se multiplicarem na ausência de um hospedeiro). Elementos extra-cromossomais que ganharam a capacidade de sintetizar um capsídeo protéico. Podem apresentar genomas de RNA, ssDNA circular ou dsDNA linear (colifagos). Virulentos → multiplicam-se dentro da célula hospedeira dando origem a outros que são liberados após a lise celular (ciclo lítico). Temperados → podem se integrar no genoma bacteriano (linhagem lisogênica), ou entrar em ciclo lítico.

25 CARACTERÍSTICAS → PROCARIOTO
◙ Transposons → seqüências de DNA inseridas em novos sítios genômicos (catalisadas a partir de enzimas específicas - transponsases). → envolvem processos de recombinação e replicação gerando 2 novas cópias do elemento genético transponível original. # uma que permanece no sítio parental. # outra que aparece num determinado sítio alvo. Alteração da integridade de seus sítios-alvo. ativação de genes inativos deleções, inversões e fusões cromossômicas

26 CARACTERÍSTICAS → EUCARIOTO
Existência de múltiplas cópias de algumas seqüências. Presença de complemento diplóide. Abundância de seqüências redundantes. Quase todo genoma: não codificação e regulação. Seqüências codificantes em apenas uma das fitas.

27 CARACTERÍSTICAS → EUCARIOTO

28 GENOMA DE ORGANELAS Características dsDNA. Genoma Circular.
Várias cópias por organela.

29 moderadamente repetitivas
GENOMA HUMANO Genoma Humano Genoma Nuclear 3300Mb genes Genoma Mitocondrial 16,6kb 37 genes Dois genes de rRNA 22 genes de tRNA 13 genes codificadores de polipeptídeos Genes e seqüências gene-relacionadas DNA extragênico codificador DNA não- Pseudogenes Fragmentos de genes Íntrons, se- qüências não- traduzidas etc. Único ou baixo número de cópias Moderado a altamente repetitivo Repetido em tandem ou repe- tições agrupadas Repetições dispersas Únicas ou moderadamente repetitivas ~25% ~75% ~10% ~90% ~60% ~40%

30 CARACTERÍSTICAS → EUCARIOTO
Famílias codificadoras de RNA


Carregar ppt "Seres Vivos CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google