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Prêmio Abradee de Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "Prêmio Abradee de Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Prêmio Abradee de Responsabilidade Social
Luiz Carlos Guimarães PRESIDENTE DA ABRADEE 29 de novembro de 2006

2 BENCHMARKING ABRADEE Histórico
SIG – Sistemas de Informação para a Gestão 1.1 Indicadores Internos Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial Prêmio Abradee Satisfação do Cliente Gestão Operacional Gestão Econômico-Financeira Qualidade da Gestão Responsabilidade Social Seminário Abradee de Melhores Práticas Mapa Estratégico (BSC) e Banco de Melhores Práticas Plano de Ação da Abradee 1989 1999 1999 2002 2004 2005

3 1 5 2 4 3 BENCHMARKING ABRADEE Ciclo Anual Coleta de Dados
Internos Pesquisa 1 Até MAI Premiação (Ranking) Plano de Ação 5 2 NOV-DEZ JUL OUT-NOV AGO-OUT 4 3 Mapa Estratégico (BSC) Banco de Melhores Práticas Seminários de Melhores Práticas

4 PRÊMIO ABRADEE MANUAL DO PRÊMIO PARCERIAS Metodologia e Apuração
Pesquisa de Satisfação do Cliente Qualidade da Gestão Responsabilidade Social

5 PRÊMIO ABRADEE Categorias
Prêmios para as Associadas com Mais de 400 mil consumidores Menos de 400 mil consumidores Geral Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Maior Evolução do Desempenho Especifica Melhor Avaliação pelo Cliente Melhor Gestão Operacional Melhor Gestão Econômico- Financeiro Qualidade da Gestão Responsabilidade Social

6 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicadores Utilizados na Apuração
Peso IDAR de Responsabilidade Social da Pesquisa de Satisfação 30 Indicadores Ethos-Abradee de RSE 50 Balanço Social Modelo IBASE Laboriais / Folha 16 Cidadania / Valor Adicionado 2 Meio Ambiente / Valor Adicionado

7 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Atributos do IDAR de Responsabilidade Social (Pesquisa de Satisfação feita pela VOX no mês de março) Empresa que contribui para o desenvolvimento da região Empresa preocupada com a preservação do meio ambiente Orientações para o uso adequado de energia Orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica Esclarecimento sobre seus direitos e deveres Empresa que apóia ou promove programas sociais Empresa que promove ações culturais para a comunidade Empresa que faz investimentos para levar energia a todos Empresa que se preocupa em combater fraudes e furtos Empresa que presta o mesmo atendimento a todos Ser uma empresa humana, solidária

8 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Questionário Ethos-Abradee de RSE

9 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Balanço Social IBASE

10 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Participantes

11 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Vencedoras 2000-2006
Empresas com até 400 mil consumidores Empresas com mais de 400 mil consumidores

12 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Finalistas 2006
Empresas com até 400 mil consumidores Empresas com mais de 400 mil consumidores

13 Posicionamento do Setor de Distribuição em relação a Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Qualidade da Gestão e Governança Corporativa Título o slide Arial 24 em negrito alinhado pelo centro da marca Títulos em Arial 17 Subtítulos em Arial 16

14 SUSTENTABILIDADE Liderança do Setor Elétrico
ISE – Índice de Sustentabilidade da Bovespa, lançado em 2005. De 27 empresas empresas listadas, 6 são empresas que atuam na distribuição de energia elétrica. É o setor com maior participação no ISE

15 SUSTENTABILIDADE Cemig: Destaque Internacional
Dow Jones Sustainability World Index 8 empresas do setor elétrico mundial no seu portfólio Cemig é a única da América Latina.

16 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) – ONU 5 empresas signatárias do Pacto Global e que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)

17 RESPONSABILIDADE SOCIAL Fundação ABRINQ Programa Empresa Amiga da Criança
O setor elétrico possui 10 empresas participantes do Programa Empresa Amiga da Criança

18 RESPONSABILIDADE SOCIAL Parceria com o Instituto Ethos
Desde 2000, a Abradee é parceira do Instituto Ethos na sua missão de desenvolver e disseminar os conceitos de RS. Foi o primeiro setor a utilizar e customizar os Indicadores Ethos Anualmente concede o Prêmio Abradee de Responsabilidade Social 20 distribuidoras são associadas do Instituto Ethos

19 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Evolução da Pontuação do Questionário Ethos-Abradee

20 QUALIDADE DA GESTÃO CPFL: Destaque Nacional
15 anos promovendo a excelência da gestão para o aumento da competitividade das empresas e do Brasil Setor elétrico possui 7 empresas mantenedoras da FNQ CPFL é a única do setor elétrico vencedora do PNQ

21 PRÊMIO ABRADEE DE QUALIDADE DA GESTÃO Evolução da Pontuação do Relatório da Gestão

22 GOVERNANÇA CORPORATIVA
A Bovespa possui 68 empresas listadas nos níveis de Governança Corporativa – Novo Mercado e Nível 1 e 2 O setor elétrico possui a maior participação setorial com 7 empresas: Nível 1: Nível 2: Novo Mercado:

23 Evolução dos Indicadores de Atendimento e de Satisfação do Cliente
Título o slide Arial 24 em negrito alinhado pelo centro da marca Títulos em Arial 17 Subtítulos em Arial 16

24 UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO Número de Consumidores
X 103 De 6 para 60 milhões, de 1966 a 2006 (40 anos) 2 milhões de novas ligações por ano, em média, nos últimos cinco anos Em 1966, a taxa de atendimento era de 40% 3,6% a.a. 3,6% a.a. 4,3% a.a. 5,6% a.a. Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 8,2% a.a. 7,4% a.a. Fonte: Abradee

25 EVOLUÇÃO DA TAXA DE ATENDIMENTO (%)
Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 (*) rede coletora + fossa séptica Fonte : IBGE / PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (A partir de 2004, inclui a área rural da Região Norte)

26 CONFIABILIDADE DO FORNECIMENTO
Redução de 40% no DEC e no FEC no período Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Fonte: Aneel

27 Aumento de 11 Pontos Percentuais no ISQP
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Evolução do ISQP Aumento de 11 Pontos Percentuais no ISQP Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Tx Cresc. Anual: ,41 p.p. ISQP - Índice de Satisfação da Qualidade Percebida, expressa o valor porcentual de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, a partir de 26 questões (atributos - IDATs), abrangendo 5 áreas (IDARs).

28 Aumento de 26 Pontos Percentuais
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Empresa Preocupada com a Preservação do Meio Ambiente Aumento de 26 Pontos Percentuais Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Tx Cresc. Anual: ,7 p.p.

29 Aumento de 22 Pontos Percentuais
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Empresa que Contribui para o Desenvolvimento Regional Aumento de 22 Pontos Percentuais Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Tx Cresc. Anual: ,13 p.p.

30 Aumento de 13 Pontos Percentuais
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Esclarecimentos sobre seus Direitos e Deveres Aumento de 13 Pontos Percentuais Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Tx Cresc. Anual: ,65 p.p.

31 Aumento de 7 Pontos Percentuais
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Orientações para o Uso Adequado de Energia Aumento de 7 Pontos Percentuais Tx Cresc. Anual: ,86 p.p.

32 Aumento de 12 Pontos Percentuais
SATISFAÇÃO DO CLIENTE Orientações sobre os Riscos e Perigos da Energia Elétrica Aumento de 12 Pontos Percentuais Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Tx Cresc. Anual: ,44 p.p.

33 SEGURANÇA DA POPULAÇÃO
Acidentados nas Redes das Distribuidoras Redução de 20% na TG e de 10% na TF (cinco acidentados para cada um milhão de habitantes) TF TG Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17

34 Muito Obrigado! Luiz Carlos Guimarães Presidente da Abradee
Rio de Janeiro (Sede) Rua da Assembléia Nº 10 Grupo Ed. Cândido Mendes CEP Rio de Janeiro RJ Brasil Tel Fax Brasília SCN - Quadra 02 - Bloco D - Torre A Sala Edifício Liberty Mall CEP Brasilia DF Brasil Tel Fax


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