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Prêmio Abradee de Responsabilidade Social Luiz Carlos Guimarães PRESIDENTE DA ABRADEE 29 de novembro de 2006.

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1 Prêmio Abradee de Responsabilidade Social Luiz Carlos Guimarães PRESIDENTE DA ABRADEE 29 de novembro de 2006

2 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 2 BENCHMARKING ABRADEE Histórico 1. SIG – Sistemas de Informação para a Gestão 1.1 Indicadores Internos 1.2 Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial 2. Prêmio Abradee Satisfação do Cliente Gestão Operacional Gestão Econômico-Financeira Qualidade da Gestão Responsabilidade Social 3. Seminário Abradee de Melhores Práticas 4. Mapa Estratégico (BSC) e Banco de Melhores Práticas 5. Plano de Ação da Abradee

3 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 3 BENCHMARKING ABRADEE Ciclo Anual Até MAI JUL AGO-OUTOUT-NOV NOV-DEZ Premiação (Ranking) Seminários de Melhores Práticas Mapa Estratégico (BSC) Banco de Melhores Práticas Plano de Ação Coleta de Dados Internos Pesquisa

4 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 4 MANUAL DO PRÊMIO PRÊMIO ABRADEE PARCERIAS Metodologia e Apuração Pesquisa de Satisfação do Cliente Responsabilidade Social Qualidade da Gestão

5 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 5 PRÊMIO ABRADEE Categorias Categorias Prêmios para as Associadas com Mais de 400 mil consumidores Menos de 400 mil consumidores Geral Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Maior Evolução do Desempenho Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil Maior Evolução do Desempenho Especifica Melhor Avaliação pelo Cliente Melhor Gestão Operacional Melhor Gestão Econômico- Financeiro Qualidade da Gestão Responsabilidade Social Melhor Avaliação pelo Cliente Qualidade da Gestão Responsabilidade Social

6 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 6 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicadores Utilizados na Apuração IndicadoresPeso IDAR de Responsabilidade Social da Pesquisa de Satisfação30 Indicadores Ethos-Abradee de RSE50 Balanço Social Modelo IBASE Laboriais / Folha 16 Cidadania / Valor Adicionado 2 Meio Ambiente / Valor Adicionado 2

7 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 7 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Atributos do IDAR de Responsabilidade Social (Pesquisa de Satisfação feita pela VOX no mês de março) 1. Empresa que contribui para o desenvolvimento da região 2. Empresa preocupada com a preservação do meio ambiente 3. Orientações para o uso adequado de energia 4. Orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica 5. Esclarecimento sobre seus direitos e deveres 6. Empresa que apóia ou promove programas sociais 7. Empresa que promove ações culturais para a comunidade 8. Empresa que faz investimentos para levar energia a todos 9. Empresa que se preocupa em combater fraudes e furtos 10. Empresa que presta o mesmo atendimento a todos 11. Ser uma empresa humana, solidária

8 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 8 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Questionário Ethos-Abradee de RSE

9 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 9 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Balanço Social IBASE

10 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 10 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Participantes

11 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 11 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Vencedoras Empresas com até 400 mil consumidores Empresas com mais de 400 mil consumidores

12 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 12 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Empresas Finalistas 2006 Empresas com até 400 mil consumidores Empresas com mais de 400 mil consumidores

13 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 13 Posicionamento do Setor de Distribuição em relação a Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Qualidade da Gestão e Governança Corporativa

14 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 14 SUSTENTABILIDADE Liderança do Setor Elétrico ISE – Índice de Sustentabilidade da Bovespa, lançado em De 27 empresas empresas listadas, 6 são empresas que atuam na distribuição de energia elétrica. É o setor com maior participação no ISE

15 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 15 Dow Jones Sustainability World Index 8 empresas do setor elétrico mundial no seu portfólio Cemig é a única da América Latina. SUSTENTABILIDADE Cemig: Destaque Internacional

16 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 16 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) – ONU 5 empresas signatárias do Pacto Global e que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)

17 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 17 O setor elétrico possui 10 empresas participantes do Programa Empresa Amiga da Criança RESPONSABILIDADE SOCIAL Fundação ABRINQ Programa Empresa Amiga da Criança

18 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 18 RESPONSABILIDADE SOCIAL Parceria com o Instituto Ethos Desde 2000, a Abradee é parceira do Instituto Ethos na sua missão de desenvolver e disseminar os conceitos de RS. Foi o primeiro setor a utilizar e customizar os Indicadores Ethos Anualmente concede o Prêmio Abradee de Responsabilidade Social 20 distribuidoras são associadas do Instituto Ethos

19 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 19 PRÊMIO ABRADEE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Evolução da Pontuação do Questionário Ethos-Abradee

20 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 20 QUALIDADE DA GESTÃO CPFL: Destaque Nacional 15 anos promovendo a excelência da gestão para o aumento da competitividade das empresas e do Brasil Setor elétrico possui 7 empresas mantenedoras da FNQ CPFL é a única do setor elétrico vencedora do PNQ

21 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 21 PRÊMIO ABRADEE DE QUALIDADE DA GESTÃO Evolução da Pontuação do Relatório da Gestão

22 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 22 GOVERNANÇA CORPORATIVA A Bovespa possui 68 empresas listadas nos níveis de Governança Corporativa – Novo Mercado e Nível 1 e 2 O setor elétrico possui a maior participação setorial com 7 empresas: Nível 1:Nível 2: Novo Mercado:

23 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 23 Evolução dos Indicadores de Atendimento e de Satisfação do Cliente

24 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 24 Fonte: Abradee UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO Número de Consumidores De 6 para 60 milhões, de 1966 a 2006 (40 anos) 2 milhões de novas ligações por ano, em média, nos últimos cinco anos Em 1966, a taxa de atendimento era de 40% 7,4% a.a. 8,2% a.a. 5,6% a.a. 4,3% a.a. X ,6% a.a.

25 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 25 EVOLUÇÃO DA TAXA DE ATENDIMENTO (%) Fonte : IBGE / PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (A partir de 2004, inclui a área rural da Região Norte) (*) rede coletora + fossa séptica

26 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 26 CONFIABILIDADE DO FORNECIMENTO Fonte: Aneel Redução de 40% no DEC e no FEC no período

27 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 27 SATISFAÇÃO DO CLIENTE Evolução do ISQP ISQP - Índice de Satisfação da Qualidade Percebida, expressa o valor porcentual de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, a partir de 26 questões (atributos - IDATs), abrangendo 5 áreas (IDARs). Tx Cresc. Anual: 1,41 p.p. Aumento de 11 Pontos Percentuais no ISQP

28 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 28 SATISFAÇÃO DO CLIENTE Empresa Preocupada com a Preservação do Meio Ambiente Tx Cresc. Anual: 2,7 p.p. Aumento de 26 Pontos Percentuais

29 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 29 Tx Cresc. Anual: 2,13 p.p. Aumento de 22 Pontos Percentuais SATISFAÇÃO DO CLIENTE Empresa que Contribui para o Desenvolvimento Regional

30 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 30 Tx Cresc. Anual: 1,65 p.p. Aumento de 13 Pontos Percentuais SATISFAÇÃO DO CLIENTE Esclarecimentos sobre seus Direitos e Deveres

31 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 31 Tx Cresc. Anual: 0,86 p.p. Aumento de 7 Pontos Percentuais SATISFAÇÃO DO CLIENTE Orientações para o Uso Adequado de Energia

32 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 32 Tx Cresc. Anual: 1,44 p.p. Aumento de 12 Pontos Percentuais SATISFAÇÃO DO CLIENTE Orientações sobre os Riscos e Perigos da Energia Elétrica

33 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 33 Redução de 20% na TG e de 10% na TF SEGURANÇA DA POPULAÇÃO Acidentados nas Redes das Distribuidoras (cinco acidentados para cada um milhão de habitantes) TFTF TG

34 Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental 34 Muito Obrigado! Luiz Carlos Guimarães Presidente da Abradee Rio de Janeiro (Sede) Rua da Assembléia Nº 10 Grupo Ed. Cândido Mendes CEP Rio de Janeiro RJ Brasil Tel Fax Brasília SCN - Quadra 02 - Bloco D - Torre A Sala Edifício Liberty Mall CEP Brasilia DF Brasil Tel Fax


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