A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETROSTÁTICA parte 3. Dois corpos condutores, imersos em um meio inicialmente isolante, são carregados de carga de polaridade oposta, gerando entre eles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETROSTÁTICA parte 3. Dois corpos condutores, imersos em um meio inicialmente isolante, são carregados de carga de polaridade oposta, gerando entre eles."— Transcrição da apresentação:

1 ELETROSTÁTICA parte 3

2 Dois corpos condutores, imersos em um meio inicialmente isolante, são carregados de carga de polaridade oposta, gerando entre eles uma d.d.p.. Quando se atinge um valor limite, o qual varia em função do material dielétrico, há o fenômeno da ruptura dielétrica, e o meio isolante passa a ser momentaneamente um meio condutor, quando se salta um arco (feixe de elétrons).

3 O fenômeno do poder das pontas ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas, criando um campo elétrico maior que nas regiões mais planas. Se aumentarmos continuadamente a carga elétrica no condutor, a intensidade do campo elétrico em torno dele aumentará também, até que na região pontiaguda o valor da rigidez dielétrica do ar será ultrapassado antes que isto ocorra nas demais regiões. Portanto nas proximidades da região pontiaguda que o ar se tornará condutor e será através da ponta que a carga se escoará.

4 Conhecendo o poder das pontas, Benjamim Franklin teve então a idéia de construir um dispositivo que exercesse uma proteção contra raio. Este dispositivo, o pára-raios exercerá função de criar em volta dele um ar com características condutoras que fará com que o raio caia sobre ele e não em qualquer lugar da vizinhança. É por isso que uma casa sempre tem que ter um pára-raios ou estar na zona de proteção de algum outro.

5 PONTO DE IMPACTO - Ponto onde uma descarga atmosférica atinge a terra, uma estrutura ou o sistema de proteção contra descargas atmosféricas. VOLUME A PROTEGER - Volume de uma estrutura ou de uma região que requer proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas. SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) - Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e de um sistema interno de proteção.


Carregar ppt "ELETROSTÁTICA parte 3. Dois corpos condutores, imersos em um meio inicialmente isolante, são carregados de carga de polaridade oposta, gerando entre eles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google