A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descargas Atmosféricas (raios). Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas",

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descargas Atmosféricas (raios). Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas","— Transcrição da apresentação:

1 Descargas Atmosféricas (raios)

2 Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas", medindo 10 ou mais quilômetros de diâmetro na base, e de10 a 20 quilômetros de altura.

3 Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível

4 Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível

5 Mito: Um raio nunca cai 2 vezes no mesmo lugar...

6 Lendas, Crenças e Crendices Não abanar para o raio em dias de tempestade; Acender velas; Ficar escondido; Rezar encolhidinho; Cobrir espelhos; Carregar amuleto colhido no local da queda de um raio.

7 Magnitude de corrente do Raio. Lâmpada de 100 W: 0,8 amperes 0,1% excede amperes. 0,7% excede amperes. 6% excede amperes. 50% excede amperes.

8 Raio, Relâmpago e Trovão Raio: é uma gigantesca faísca elétrica, dissipada rapidamente sobre a terra, causando efeitos danosos. Relâmpago: é a luz gerada pelo arco elétrico do raio. Trovão: é ao ruído ( estrondo) produzido pelo deslocamento do ar devido ao súbito aquecimento causado pela descarga do raio.

9 Efeitos sobre os seres vivos: Parada Cardíaca. Tensão de Passo. Tensão de Toque. Descarga Lateral. Descarga Direta.

10 Principais Prejuízos: Incêndios em florestas, campos e prédios; Destruição de estruturas e arvores; Colapso na rede de energia elétrica; Interferência na radio transmissão; Acidentes na aviação e embarcações; Acidentes nas torres de poços e plataformas de petróleo; Mortes em seres humanos e animais.

11 Locais a serem evitados: Picos de colinas. Topo de construções. Campos abertos, campos de futebol. Estacionamentos. Piscinas, lagos e costa marítimas. Sob arvores isoladas.

12 Monitoramento dos Raios Número de raios por ano por quilômetro quadrado

13 Monitoramento dos Raios

14 O SPDA (Pára-Raios) a) Sistema de captação. b) Sistema de descidas. c) Sistema de aterramento.

15 Método Franklin Este método é baseado na proposta de Benjamim Franklin e tem por base uma haste elevada. Esta haste na forma de ponta, produz, sob a nuvem carregada, uma alta concentração de cargas elétricas, juntamente com um campo elétrico intenso. Isto produz a ionização do ar, diminuindo a altura efetiva da nuvem carregada, o que propicia o raio através do rompimento da rigidez dielétrica do ar.

16 Método Franklin- Ângulos de proteção Prédio Residencial 45° - prédios até 20 metros 35° – prédios de 20 a 30 m. 25 ° – prédios de 31 e 45 m.

17 Método Franklin- Exemplos

18 Método da Gaiola de Faraday. O método Faraday é também conhecido como método da utilização dos condutores em malha ou gaiola. Captores em malha consistem em uma rede de condutores dispostos no plano horizontal ou inclinado sobre o volume a proteger. As gaiolas de Faraday são formadas por uma rede de condutores envolvendo todos os lados do volume a proteger. Quanto menor forem as distancias dos condutores das malhas, maior será o nível de proteção.

19 Ainda sobre a Gaiola de Faraday Este método é o mais utilizado mundialmente. É o mais recomendado para edifícios com grandes áreas e grandes alturas (obrigatório em prédios com mais de 60 m).

20 Exemplo de aplicação da gaiola de faraday.


Carregar ppt "Descargas Atmosféricas (raios). Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas","

Apresentações semelhantes


Anúncios Google