A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATMOSFERA! 6º Ano / 5ª Série do Ensino Fundamental Danilo Lessa Paloma Paiva 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATMOSFERA! 6º Ano / 5ª Série do Ensino Fundamental Danilo Lessa Paloma Paiva 2011."— Transcrição da apresentação:

1 ATMOSFERA! 6º Ano / 5ª Série do Ensino Fundamental Danilo Lessa Paloma Paiva 2011

2 Embora o ar seja extremamente leve, não é desprovido de peso; Pressão Atmosférica é a uma pressão exercida pela atmosfera em um determinado ponto; Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará; A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro; Ao nível do mar (Ex: Salvador) a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm; Ao nível do mar (Ex: Salvador) a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm; Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. 1ª PARTE – PRESSÃO ATMOSFÉRICA (EXPLICAÇÃO)

3 AA BB CC m m O m Baixa Pressão Média Pressão Baixa Pressão

4 - Béquer; - Erlenmeyer - Lamparina; - Tripé; - Fósforo; - Bexiga; 1ª PARTE – PRESSÃO ATMOSFÉRICA (PRÁTICA) - Encaixar a bexiga na boca erlenmeyer; - Cuidadosamente, acenda a lamparina; - Observe os eventos que acontecem; - Apague a lamparina; - Observe novamente os que acontecem. 01- A bexiga do experimento 01, que está presa na boca do Béquer ou Erlenmeyer, ao sofrer o aquecimento, qual fato aconteceu? Justifique sua resposta? 02 - Ao apagarmos a lamparina do experimento 01, observamos a bexiga que está presa na boca do Béquer ou Erlenmeyer sofrer com o esfriamento, o que acontece com a bexiga? 03 - Por que, independente do peso do balão, ao aquecer o ar contido dentro dele, o mesmo flutua? 04 - Um cientista coletou três amostras de ar, em locais e condições diferentes. De acordo com seus conhecimentos qual(is) amostra(s) de ar é(são) de menor(es) densidade(s)? Justifique sua resposta. A primeira amostra foi: ao nível do mar. A segunda amostra foi: em grandes altitudes. A terceira amostra foi: em médias altitudes.

5 2ª PARTE – RAIOS (EXPLICAÇÃO) Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão.

6 2ª PARTE – RAIOS (PRÁTICA) - Aparelho de Van Graff; - Extensão; - Mesa. - Cuidadosamente, encoste o bastão no aparelho de Van Graff; - Observe os eventos que acontecem Por que houve descarga elétrica no aparelho de Van Graaff?


Carregar ppt "ATMOSFERA! 6º Ano / 5ª Série do Ensino Fundamental Danilo Lessa Paloma Paiva 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google