A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A força gravítica é consequência da chamada Lei da Atração Universal, descoberta por um cientista Inglês chamado Isaac Newton. fatores de que depende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A força gravítica é consequência da chamada Lei da Atração Universal, descoberta por um cientista Inglês chamado Isaac Newton. fatores de que depende."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A força gravítica é consequência da chamada Lei da Atração Universal, descoberta por um cientista Inglês chamado Isaac Newton. fatores de que depende a força gravítica: A sua intensidade aumenta com a massa dos corpos. A sua intensidade diminui com o aumento da distância entre os corpos.

4 As marés são movimentos periódicos do nível das águas dos oceanos. Quando o nível da água do mar sobe e atinge a altura máxima temos uma maré cheia ou maré alta. Quando o nível da água do mar desce e atinge o nível mais baixo temos uma maré vaza ou maré baixa.

5 O efeito de maré deve-se à atracção gravítica que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra.

6 As marés vivas ocorrem nas fases de lua cheia e de lua nova, quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados. As marés mortas ocorrem nas fases de quarto crescente e de quarto minguante os três astros estão em quadratura. Nestas fases, as acções gravíticas reforçam-se. Nestas fases, as acções gravíticas não se reforçam.

7 1 kg 9,8 N 1 kg 1,68 N

8 Comparação do peso do corpos em diferentes planetas com o seu peso na Terra

9 Nesta actividade prática vais determinar a massa e o peso de diferentes corpos. Para isso, precisas de alguns objectos (A, B, C e D) e de instrumentos de medida Identifica os aparelhos 1 e Para o objecto A, mede o valor do seu peso e regista-o na tabela Determina a massa de A, exprime o valor obtido em quilogramas e regista-o na mesma tabela. 1.4 Repete o mesmo procedimento para os corpos B, C e D 12

10 2. Analisa os dados registados: 2.1 Ordena por ordem crescente de massa os 4 objectos: _, _, _, _ 2.2 Agora, ordena por ordem crescente de peso os 4 objectos: _, _, _, _. 2.3 Para cada objecto, determina o quociente entre peso e massa e regista na tabela 2.4 Com base nos valores que obtiveste na tabela 2, o que podes concluir? ObjetoABCD P (N) m (kg) ObjetoABCD Peso (N) massa (kg)

11 1 kg 9,83 N Na Serra da Estrela Raio equatorial Raio Polar 1 kg 9,78 N 1 kg 9,79 N

12

13 A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que o constitui. O peso de um corpo é a força com que o corpo é atraído para a superfície da Terra. Num mesmo lugar da Terra, o valor do peso de um corpo é tanto maior quanto maior for a sua massa. Num mesmo lugar da Terra, é: O peso de um corpo varia com a : A massa de um corpo é uma propriedade do corpo; não varia. = constante Altitude Latitude Massa do planeta O peso de um corpo não é uma propriedade do corpo; varia com o lugar onde o corpo se encontra.


Carregar ppt "A força gravítica é consequência da chamada Lei da Atração Universal, descoberta por um cientista Inglês chamado Isaac Newton. fatores de que depende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google