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EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA POETA PROFESSOR

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Apresentação em tema: "EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA POETA PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA POETA PROFESSOR DIDÁTICA ELOQÜÊNCIA ORADOR MAGNETIZAÇÃO DE MASSA DA ORATÓRIA À DIDÁTICA

2 QUALIDADES MORAL TÉCNICA REFORMA DETERMINAÇÃO CONHECIMENTO VENCER BLOQUEIOS MORAL CRISTÃ EXERCITAR AFASTAR DOS VÍCIOS TÉCNICA + AMOR

3 CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO ORAL
QUALIDADES CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO CONDUTA MORAL TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO ORAL

4 A PREPARAÇÃO DA EXPOSIÇÃO IMPROVISAR ?
1) INSEGURANÇA 2) ENGANOS EM CITAÇÕES 3) EMPOBRECIMENTO E REPETIÇÃO DE CONTEÚDO 4) VISÃO INCOMPLETA DA DOUTRINA DESRESPEITO AO PÚBLICO

5 CONSIDERE PRELIMINARMENTE
PREPARAÇÃO CONSIDERE PRELIMINARMENTE 1) SOBRE O QUE FALAR ? 2) QUEM VAI OUVIR ? 3) QUAL O TEMPO DISPONÍVEL ? PLANEJE E ENSAIE A SUA EXPOSIÇÃO

6 FISICAMENTE CABEÇA OLHOS HIGIENE VESTUÁRIO POSTURA FISIONOMIA

7 ATITUDE PSICOLÓGICA O PÚBLICO QUER OUVIR SEJA NATURAL
ASCENDÊNCIA SOBRE O PÚBLICO

8 COMO FAZER ISSO... GOSTE DO PÚBLICO DESEJE TRANSMITIR CONFIE EM SI MESMO

9 FAÇA UMA PRECE (MENTALMENTE)
“ A MENTE É MANANCIAL VIVO DE ENERGIAS CRIADORAS” EMMANUEL

10 TENHO NECESSIDADE DE FALAR. PARA QUÊ ?
DISPOSIÇÃO MENTAL TENHO NECESSIDADE DE FALAR. PARA QUÊ ?  GOSTO DE EXPOR ÀS PESSOAS  AS PESSOAS QUEREM OUVIR  TENHO UMA BOA OPORTUNIDADE TENHO NECESSIDADE DE FALAR. POR QUE RECEIO?  NÃO É DIFICIL  ESTOU FAMILIARIZADO  SEI COMO DIZÊ-LO  NO COMEÇO SINTO DIFICULDADE  VOU FALAR COM FIRMEZA  FALAREI COM VOZ CLARA  FALAREI COM ENTUSIASMO  GOSTO DE FALAR A AMIGOS

11 UM SÓ TIPO DE GESTICULAÇÃO  OS GESTOS PERPENDICULARES
A GESTICULAÇÃO E V I T UM SÓ TIPO DE GESTICULAÇÃO  OS GESTOS PERPENDICULARES  A ABERTURA TOTAL DOS BRAÇOS  ESTALOS DE DEDOS  MOVIMENTOS BRUSCOS

12 OS GESTOS

13 INCLINADA PARA LADO = DÚVIDA PENDIDA FRENTE = HUMILDADE
B E Ç PARA FRENTE = TERNURA INCLINADA PARA LADO = DÚVIDA PENDIDA FRENTE = HUMILDADE QUEIXO ERGUIDO = DESAFIO T R O N C PARA FRENTE = ENERGIA ENCURVADO = HUMILDADE B R A Ç O S E M Ã PODER = BRAÇOS ERGUIDOS E MÃOS FECHADAS FORÇA = BRAÇOS DOBRADOS EXPANSÃO = BRAÇOS ABERTOS E MÃOS ESPALMADAS ABANDONO = BRAÇOS CAÍDOS, MÃOS ENTREABERTAS DÚVIDA = MÃOS ABERTAS COMPRIMINDO AS FRONTES; OU MÃO DIREITA NO QUEIXO

14 RESPONDERÁ O QUE SOUBER E O QUE PUDER
DURANTE A EXPOSIÇÃO RESPONDERÁ O QUE SOUBER E O QUE PUDER QUANDO NÃO SOUBER RESPONDER... PERGUNTA FORA DO TEMA SE A QUESTÃO FOR INOPORTUNA INFORMAR QUE RESPONDERÁ NO FINAL

15 INTERVENÇÃO INOPORTUNA
COMPREENSÃO ALMAS DIFÍCEIS TOLERÂNCIA ADVERSÁRIOS OBSIDIADOS O SOCORRO

16 A FALA DO EXPOSITOR

17 O ATO DE RESPIRAR INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO
1. ELIMINA O DIÓXIDO DE CARBONO 2. INFLUI NA EMISSÃO DA VOZ 3. ECONOMIZA ENERGIAS NO FALAR

18 EXERCÍCIOS E CUIDADOS A) RESPIRAR, IMAGINANDO QUE VOCÊ
ESTÁ ESTICANDO OS LADOS DO PEITO; B) ANTES DA CADA GRUPO DE PALAVRAS FAZER UMA AMPLA INSPIRAÇÃO; C) PARA DESCONTRAIR E FAVORECER A RESPIRAÇÃO, RELAXE OS OMBROS PREGUIÇOSAMENTE; BALANCE LEVEMENTE AS MÃOS, RESPIRE PROFUNDAMENTE, RELAXANDO OS MÚSCULOS, PERMITINDO QUE O DIAFRAGMA TRABALHE LIVREMENTE, DIMINUINDO A TENSÃO NERVOSA.

19 A VOZ PRINCIPAL INSTRUMENTO DA ORATÓRIA;
VOZ AGRADÁVEL, CLARA E SONORA; AGUDEZA, ESTRIDÊNCIA, DISSONÂNCIA E MONOTONIA, SÃO CARACTERÍSTICAS INDESEJÁVEIS. EXERCÍCIO LEITURA DE TEXTOS EM VOZ ALTA.

20 VERIFIQUE A QUALIDADE DA SUA VOZ
 GRAVE SUA VOZ E OUÇA DEPOIS;  PERGUNTE A AMIGOS SINCEROS;  PEÇA CRÍTICAS;  FIQUE EM PÉ, NO CANTO DE UMA PAREDE E DECLAME, COM SENTIMENTO, VOCÊ NOTARÁ SUA VOZ COM MUSICALIDADE;  PRESTE ATENÇÃO EM SUA VOZ QUANDO ESTIVER FALANDO IRRITADO COM ALGUÉM, SUA VOZ TERÁ AS PIORES ENTONAÇÕES.

21 CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO
RECOMENDAÇÕES CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO RELAXE A MUSCULATURA EXERCÍCIOS BOCEJO FORÇADO, PRONUNCIANDO SONS ABERTOS = OH ! AH ! FAÇA MASSAGENS LEVES NA REGIÃO TEMPORAL; INFLEXIBILIDADE DOS LÁBIOS: ARREDONDE-OS E DIGA “Ô”, DEPOIS ABRA NUM SORRISO APERTADO E DIGA : “Ê” ; PRENDA OS LÁBIOS CERRADOS E ABRA-OS PRONUNCIANDO: “BÊ !” OU “ PÊ !” COLOQUE O LÁBIO INFERIOR SOB OS DENTES SUPERIORES E FAÇA-O SALTAR PRONUNCIANDO: “ÉFE!”

22 RECOMENDAÇÕES PROCURE DAR RESSONÂNCIA À VOZ
PARA EVITAR VOZ AGUDA E DESAGRADÁVEL RECOMENDA-SE BOCEJAR E ESPREGUIÇAR-SE. PARA VERIFICAR SE TEM A VOZ FANHOSA TAPE O NARIZ E PRONUNCIE O ALFABETO INTEIRO.

23 COLOQUE DUAS PITADAS DE SAL NA PARA MELHORAR A ENTONAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA CLAREAR A VOZ COLOQUE DUAS PITADAS DE SAL NA BOCA OU CHUPE UM LIMÃO. PARA MELHORAR A ENTONAÇÃO

24 PARA MELHORAR O LANÇAMENTO
DA VOZ NÃO GRITE E NEM COCHICHE *NÃO GRITE E NEM COCHICHE; USE VOZ MÉDIA. *NÃO COMECE O DISCURSO COM A VOZ EM TODO O SEU TIMBRE E VOLUME. *NÃO DEIXE A VOZ CAIR NO FINAL DE CADA FRASE, NEM A LEVANTE EM TODO O FIM DE FRASE OU PERÍODO. *FALE SEMPRE PARA FRENTE. *ENFATIZE AS SENTENÇAS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, VARIE O TOM E A INTENSIDADE DA VOZ. *VARIE A VELOCIDADE. NUNCA DIGA MAIS QUE QUATRO SÍLABAS POR SEGUNDO.

25 ESTOMÂGO CHEIO OU DIGESTÃO DIFÍCIL, SÃO OUTROS FATORES QUE
NÃO FALE EM JEJUM. ESTOMÂGO CHEIO OU DIGESTÃO DIFÍCIL, SÃO OUTROS FATORES QUE DIFICULTAM A EMISSÃO SONORA. EVITE BEBER ÁGUA OU OUTRO LÍQUIDO ENQUANTO FALA. APÓS FALAR, FAÇA UM GARGAREJO SIMPLES.

26 DICÇÃO ARTICULAR BEM AS PALAVRAS É
PRONUNCIÁ-LAS COM DISTINÇÃO DE TODAS AS SUAS VOGAIS E CONSOANTES. EXERCÍCIOS 1) ENUNCIAR CORRETAMENTE AS CONSOANTES: B,C,D,...X,Z ATÉ CONSEGUIR PRONUNCIÁ-LAS RÁPIDA E PERFEITAMENTE. 2) FAZER O MESMO COM GRUPOS DE CONSOANTES, TAIS COMO: BR, BL, BS, CR, CL, ... 3) DEPOIS DE ASSOCIADOS OS SONS PRINCIPAIS, PRATICAR UNINDO-OS ÀS VOGAIS: BA, BE, BI, BO, BU ( APOIANDO FORTEMENTE A VOZ SOBRE A CONSOANTE). 4) COLOCAR UM LÁPIS ENTRE OS DENTES, PERPENDICULARMENTE (AO COMPRIDO), SEGURANDO-O E PROCURANDO PRONUNCIAR AS PALAVRAS EM VOZ ALTA E COM CERTA RAPIDEZ.

27 DICÇÃO EXERCÍCIOS 5) PARA ADQUIRIR UMA ARTICULAÇÃO VOCAL
CLARA E RÁPIDA AO MESMO TEMPO ( DES- TRAVAR A LÍNGUA), LEIA DEVAGAR E, DEPOIS, CADA VEZ MAIS RÁPIDO: “CHUCHE SEM CESSAR SEIS SALSICHÕES SEM SALSA E SEM SAL” “ A GRANDE GRUA GRALHA NA GRAMA DA GRANDE GRANJA DE GRÃO.” “ O SOLO ESTÁ ENLADRILHADO. QUEM O DESENLADRILHARÁ ? O DESENLADRILHADOR QUE O DESENLADRILHE, BOM DESENLADRI- LHADOR SERÁ.” “ UM NINHO DE MAFAMAGAFOS, COM CINCO MAFAMAGUIFINHOS...SE A MAFAMAGAFA OS DESMAFAMAGUIFAR, FICAM TODOS DESMAFA- MAGUIFADOS.” “ TRAGA UM PRATO DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES.” “ COMPADRE, COMPRE POUCA CARPA PARDA. QUEM POUCA CARPA PARDA COMPRA, POUCA CARPA PARDA PAGARÁ. POUCA CARPA PAR - DA COMPREI, POUCA CARPA PARDA PAGAREI.”

28  MICROFONE COM FIO, DE MÃO.
O USO DO MICROFONE  MICROFONE COM FIO, DE MÃO. (PARTICULARMENTE UTIL QUANDO HÁ VÁRIOS ORADORES ALTERNANDO-SE DE IMPROVISO OU RAPIDAMENTE NO USO DE UM ÚNICO MICROFONE.)  MICROFONE COM FIO, DE PEDESTAL. (USADO PARA QUANDO SE FALA ESTANDO EM PÉ. FAVORECE QUE O EXPOSITOR SEJA VISTO POR TODOS OS OUVINTES. DEIXA-LHE LIVRES OS GESTOS, MAS O PRENDE A UM PONTO DO AMBIENTE.

29 DOUTRINARIAMENTE CORRETA.
A FORMA DE SE DI- ZER DÁ MAIS IMPOR- TÂNCIA AO QUE SE DIZ. COLOQUIAL USE SEMPRE CLARA, SIMPLES, LIMPA E DOUTRINARIAMENTE CORRETA.

30 CLARA É A LINGUAGEM EM QUE O QUE É FALADO
FICA BEM EXPLÍCITO, E SEM REDUNDÂNCIA. PARA MANTER A CLAREZA:  USE PALAVRAS PRECISAS, PRÓPRIAS E ADEQUADAS PARA TRADUZIREM AS SUAS IDÉIAS E PENSAMENTOS.  FAÇA A DEVIDA DISTINÇÃO DAS COISAS, PESSOAS, ÉPOCAS, CAUSAS E LUGARES. OS BONS ESPÍRITOS “ TÊM A ARTE DE DIZER MUITAS COISAS EM POUCAS PALAVRAS, PORQUE CADA PALAVRA É EMPREGADA COM EXATIDÃO.” (LM,XXIV,267-1º)

31 PROCURE CONHECER O SENTIDO EXATO
VOCABULÁRIO PROCURE CONHECER O SENTIDO EXATO DAS PALAVRAS TROCA DE LETRAS SUPRESSÃO DE LETRAS DESPERCEBIDO(NÃO NOTADO) DESAPERCEBIDO(DESPREPARADO) DELATAR ( DENUNCIAR) DILATAR ( AMPLIAR) EMINENTE ( CÉLEBRE) IMINENTE ( PRÓXIMO DE ACONTECER) INTEMERATO ( PURO, ÍNTEGRO) INTIMORATO ( VALENTE, CORAJOSO)

32 PALAVRAS DIFÍCEIS, COMPLICADAS, ESPECIALIZADOS QUE O PÚBLICO
SIMPLES SIM PRECIOSISMOS NÃO EVITE PALAVRAS DIFÍCEIS, COMPLICADAS, ESQUISITAS, EM DESUSO; TERMOS TÉCNICOS E ESPECIALIZADOS QUE O PÚBLICO NÃO CONHEÇA.

33 LIMPA NÃO USE EXPRESSÕES OU PALAVRAS GROSSEIRAS IMORAIS

34 DOUTRINARIAMENTE CORRETA E ADEQUADA
USE VOCABULÁRIO ESPÍRITA COM FREQÜÊNCIA E CORRETAMENTE, NA SUA EXPOSIÇÃO. EX: “ OS ESPÍRITOS, ENCARNADOS OU NÃO, POSSUEM PERISPÍRITO, UM CORPO ESPIRITUAL. O PERISPÍRITO É FLUÍDICO, CONSTITUÍDO DE FLUIDOS.” USE COM PRUDÊNCIA, OU SUBSTITUA, TODA EXPRESSÃO VERBAL QUE INDIQUE COSTUMES, PRÁTICAS, IDÉIAS POLÍTICAS, SOCIAIS OU RELI- GIOSAS CONTRÁRIAS AO PENSAMENTO ESPÍRI- TA, QUAIS SEJAM: SORTE, ACASO, SOBRENATU- RAL, MILAGRE E OUTRAS. EX: EM VEZ DE “ OS MILAGRES DE JESUS”, USE “ OS FENÔMENOS QUE JESUS REALIZOU. “


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