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EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA DIDÁTICA POETA ELOQÜÊNCIA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA PROFESSOR ORADOR DA ORATÓRIA À DIDÁTICA.

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Apresentação em tema: "EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA DIDÁTICA POETA ELOQÜÊNCIA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA PROFESSOR ORADOR DA ORATÓRIA À DIDÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 EXPOSITOR PROFESSOR ORADOR PALESTRADOR OBJETIVA DIDÁTICA POETA ELOQÜÊNCIA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA MAGNETIZAÇÃO DE MASSA PROFESSOR ORADOR DA ORATÓRIA À DIDÁTICA DA ORATÓRIA À DIDÁTICA

2 QUALIDADES MORAL TÉCNICA REFORMA CONHECIMENTO MORAL CRISTÃ AFASTAR DOS VÍCIOS AFASTAR DOS VÍCIOS DETERMINAÇÃO VENCER BLOQUEIOS EXERCITAR TÉCNICA + AMOR

3 QUALIDADES CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO CONDUTA MORAL TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO ORAL

4 A PREPARAÇÃO DA EXPOSIÇÃO IMPROVISAR ? 1) INSEGURANÇA 2) ENGANOS EM CITAÇÕES 3) EMPOBRECIMENTO E REPETIÇÃO DE CONTEÚDO 4) VISÃO INCOMPLETA DA DOUTRINA 1) INSEGURANÇA 2) ENGANOS EM CITAÇÕES 3) EMPOBRECIMENTO E REPETIÇÃO DE CONTEÚDO 4) VISÃO INCOMPLETA DA DOUTRINA DESRESPEITO AO PÚBLICO

5 PREPARAÇÃO CONSIDERE PRELIMINARMENTE 1) SOBRE O QUE FALAR ? 2) QUEM VAI OUVIR ? 3) QUAL O TEMPO DISPONÍVEL ? PLANEJE E ENSAIE A SUA EXPOSIÇÃO

6 HIGIENE CABEÇA OLHOS VESTUÁRIO FISICAMENTE POSTURA FISIONOMIA

7 ATITUDE PSICOLÓGICA O PÚBLICO QUER OUVIR SEJA NATURAL ASCENDÊNCIA SOBRE O PÚBLICO SEJA NATURAL ASCENDÊNCIA SOBRE O PÚBLICO

8 COMO FAZER ISSO... GOSTE DO PÚBLICO DESEJE TRANSMITIR CONFIE EM SI MESMO GOSTE DO PÚBLICO DESEJE TRANSMITIR CONFIE EM SI MESMO

9 FAÇA UMA PRECE (MENTALMENTE) A MENTE É MANANCIAL VIVO DE ENERGIAS CRIADORAS EMMANUEL A MENTE É MANANCIAL VIVO DE ENERGIAS CRIADORAS EMMANUEL

10 DISPOSIÇÃO MENTAL TENHO NECESSIDADE DE FALAR. PARA QUÊ ? – GOSTO DE EXPOR ÀS PESSOAS – AS PESSOAS QUEREM OUVIR – TENHO UMA BOA OPORTUNIDADE TENHO NECESSIDADE DE FALAR. PARA QUÊ ? – GOSTO DE EXPOR ÀS PESSOAS – AS PESSOAS QUEREM OUVIR – TENHO UMA BOA OPORTUNIDADE TENHO NECESSIDADE DE FALAR. POR QUE RECEIO? – NÃO É DIFICIL – ESTOU FAMILIARIZADO – SEI COMO DIZÊ-LO – NO COMEÇO SINTO DIFICULDADE – VOU FALAR COM FIRMEZA – FALAREI COM VOZ CLARA – FALAREI COM ENTUSIASMO – GOSTO DE FALAR A AMIGOS TENHO NECESSIDADE DE FALAR. POR QUE RECEIO? – NÃO É DIFICIL – ESTOU FAMILIARIZADO – SEI COMO DIZÊ-LO – NO COMEÇO SINTO DIFICULDADE – VOU FALAR COM FIRMEZA – FALAREI COM VOZ CLARA – FALAREI COM ENTUSIASMO – GOSTO DE FALAR A AMIGOS

11 A GESTICULAÇÃO UM SÓ TIPO DE GESTICULAÇÃO OS GESTOS PERPENDICULARES A ABERTURA TOTAL DOS BRAÇOS ESTALOS DE DEDOS MOVIMENTOS BRUSCOS UM SÓ TIPO DE GESTICULAÇÃO OS GESTOS PERPENDICULARES A ABERTURA TOTAL DOS BRAÇOS ESTALOS DE DEDOS MOVIMENTOS BRUSCOS EVITEEVITE EVITEEVITE

12 OS GESTOS

13 CABEÇACABEÇA CABEÇACABEÇA PARA FRENTE = TERNURA INCLINADA PARA LADO = DÚVIDA PENDIDA FRENTE = HUMILDADE QUEIXO ERGUIDO = DESAFIO PARA FRENTE = TERNURA INCLINADA PARA LADO = DÚVIDA PENDIDA FRENTE = HUMILDADE QUEIXO ERGUIDO = DESAFIO TRONCOTRONCO TRONCOTRONCO PARA FRENTE = ENERGIA ENCURVADO = HUMILDADE PARA FRENTE = ENERGIA ENCURVADO = HUMILDADE BRAÇOSEMÃOSBRAÇOSEMÃOS BRAÇOSEMÃOSBRAÇOSEMÃOS PODER = BRAÇOS ERGUIDOS E MÃOS FECHADAS FORÇA = BRAÇOS DOBRADOS E MÃOS FECHADAS EXPANSÃO = BRAÇOS ABERTOS E MÃOS ESPALMADAS ABANDONO = BRAÇOS CAÍDOS, MÃOS ENTREABERTAS DÚVIDA = MÃOS ABERTAS COMPRIMINDO AS FRONTES; OU MÃO DIREITA NO QUEIXO PODER = BRAÇOS ERGUIDOS E MÃOS FECHADAS FORÇA = BRAÇOS DOBRADOS E MÃOS FECHADAS EXPANSÃO = BRAÇOS ABERTOS E MÃOS ESPALMADAS ABANDONO = BRAÇOS CAÍDOS, MÃOS ENTREABERTAS DÚVIDA = MÃOS ABERTAS COMPRIMINDO AS FRONTES; OU MÃO DIREITA NO QUEIXO

14 DURANTE A EXPOSIÇÃO RESPONDERÁ O QUE SOUBER E O QUE PUDER QUANDO NÃO SOUBER RESPONDER... PERGUNTA FORA DO TEMA SE A QUESTÃO FOR INOPORTUNA INFORMAR QUE RESPONDERÁ NO FINAL

15 INTERVENÇÃO INOPORTUNA ALMAS DIFÍCEIS COMPREENSÃO TOLERÂNCIA OBSIDIADOS ADVERSÁRIOS O SOCORRO

16 A FALA DOEXPOSITOR

17 O ATO DE RESPIRAR INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO 1. ELIMINA O DIÓXIDO DE CARBONO 2. INFLUI NA EMISSÃO DA VOZ 3. ECONOMIZA ENERGIAS NO FALAR 1. ELIMINA O DIÓXIDO DE CARBONO 2. INFLUI NA EMISSÃO DA VOZ 3. ECONOMIZA ENERGIAS NO FALAR

18 EXERCÍCIOS E CUIDADOS A) RESPIRAR, IMAGINANDO QUE VOCÊ ESTÁ ESTICANDO OS LADOS DO PEITO; B) ANTES DA CADA GRUPO DE PALAVRAS FAZER UMA AMPLA INSPIRAÇÃO; C) PARA DESCONTRAIR E FAVORECER A RESPIRAÇÃO, RELAXE OS OMBROS PREGUIÇOSAMENTE; BALANCE LEVEMENTE AS MÃOS, RESPIRE PROFUNDAMENTE, RELAXANDO OS MÚSCULOS, PERMITINDO QUE O DIAFRAGMA TRABALHE LIVREMENTE, DIMINUINDO A TENSÃO NERVOSA. A) RESPIRAR, IMAGINANDO QUE VOCÊ ESTÁ ESTICANDO OS LADOS DO PEITO; B) ANTES DA CADA GRUPO DE PALAVRAS FAZER UMA AMPLA INSPIRAÇÃO; C) PARA DESCONTRAIR E FAVORECER A RESPIRAÇÃO, RELAXE OS OMBROS PREGUIÇOSAMENTE; BALANCE LEVEMENTE AS MÃOS, RESPIRE PROFUNDAMENTE, RELAXANDO OS MÚSCULOS, PERMITINDO QUE O DIAFRAGMA TRABALHE LIVREMENTE, DIMINUINDO A TENSÃO NERVOSA.

19 A VOZ PRINCIPAL INSTRUMENTO DA ORATÓRIA; VOZ AGRADÁVEL, CLARA E SONORA; PRINCIPAL INSTRUMENTO DA ORATÓRIA; VOZ AGRADÁVEL, CLARA E SONORA; AGUDEZA, ESTRIDÊNCIA, DISSONÂNCIA E MONOTONIA, SÃO CARACTERÍSTICAS INDESEJÁVEIS. AGUDEZA, ESTRIDÊNCIA, DISSONÂNCIA E MONOTONIA, SÃO CARACTERÍSTICAS INDESEJÁVEIS. EXERCÍCIO LEITURA DE TEXTOS EM VOZ ALTA. EXERCÍCIO LEITURA DE TEXTOS EM VOZ ALTA.

20 VERIFIQUE A QUALIDADE DA SUA VOZ GRAVE SUA VOZ E OUÇA DEPOIS; PERGUNTE A AMIGOS SINCEROS; PEÇA CRÍTICAS; FIQUE EM PÉ, NO CANTO DE UMA PAREDE E DECLAME, COM SENTIMENTO, VOCÊ NOTARÁ SUA VOZ COM MUSICALIDADE; PRESTE ATENÇÃO EM SUA VOZ QUANDO ESTIVER FALANDO IRRITADO COM ALGUÉM, SUA VOZ TERÁ AS PIORES ENTONAÇÕES. GRAVE SUA VOZ E OUÇA DEPOIS; PERGUNTE A AMIGOS SINCEROS; PEÇA CRÍTICAS; FIQUE EM PÉ, NO CANTO DE UMA PAREDE E DECLAME, COM SENTIMENTO, VOCÊ NOTARÁ SUA VOZ COM MUSICALIDADE; PRESTE ATENÇÃO EM SUA VOZ QUANDO ESTIVER FALANDO IRRITADO COM ALGUÉM, SUA VOZ TERÁ AS PIORES ENTONAÇÕES.

21 RECOMENDAÇÕES CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO EXERCÍCIOS BOCEJO FORÇADO, PRONUNCIANDO SONS ABERTOS = OH ! AH ! FAÇA MASSAGENS LEVES NA REGIÃO TEMPORAL; INFLEXIBILIDADE DOS LÁBIOS: ARREDONDE-OS E DIGA Ô, DEPOIS ABRA NUM SORRISO APERTADO E DIGA : Ê ; PRENDA OS LÁBIOS CERRADOS E ABRA-OS PRONUNCIANDO: BÊ ! OU PÊ ! COLOQUE O LÁBIO INFERIOR SOB OS DENTES SUPERIORES E FAÇA-O SALTAR PRONUNCIANDO: ÉFE! EXERCÍCIOS BOCEJO FORÇADO, PRONUNCIANDO SONS ABERTOS = OH ! AH ! FAÇA MASSAGENS LEVES NA REGIÃO TEMPORAL; INFLEXIBILIDADE DOS LÁBIOS: ARREDONDE-OS E DIGA Ô, DEPOIS ABRA NUM SORRISO APERTADO E DIGA : Ê ; PRENDA OS LÁBIOS CERRADOS E ABRA-OS PRONUNCIANDO: BÊ ! OU PÊ ! COLOQUE O LÁBIO INFERIOR SOB OS DENTES SUPERIORES E FAÇA-O SALTAR PRONUNCIANDO: ÉFE! RELAXE A MUSCULATURA

22 RECOMENDAÇÕES PROCURE DAR RESSONÂNCIA À VOZ PARA EVITAR VOZ AGUDA E DESAGRADÁVEL RECOMENDA-SE BOCEJAR E ESPREGUIÇAR-SE. RECOMENDA-SE BOCEJAR E ESPREGUIÇAR-SE. PARA VERIFICAR SE TEM A VOZ FANHOSA TAPE O NARIZ E PRONUNCIE O ALFABETO INTEIRO. TAPE O NARIZ E PRONUNCIE O ALFABETO INTEIRO.

23 RECOMENDAÇÕES PARA CLAREAR A VOZ COLOQUE DUAS PITADAS DE SAL NA BOCA OU CHUPE UM LIMÃO. COLOQUE DUAS PITADAS DE SAL NA BOCA OU CHUPE UM LIMÃO. PARA MELHORAR A ENTONAÇÃO

24 PARA MELHORAR O LANÇAMENTO DA VOZ PARA MELHORAR O LANÇAMENTO DA VOZ NÃO GRITE E NEM COCHICHE *NÃO GRITE E NEM COCHICHE; USE VOZ MÉDIA. *NÃO COMECE O DISCURSO COM A VOZ EM TODO O SEU TIMBRE E VOLUME. *NÃO DEIXE A VOZ CAIR NO FINAL DE CADA FRASE, NEM A LEVANTE EM TODO O FIM DE FRASE OU PERÍODO. *FALE SEMPRE PARA FRENTE. *ENFATIZE AS SENTENÇAS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, VARIE O TOM E A INTENSIDADE DA VOZ. *VARIE A VELOCIDADE. NUNCA DIGA MAIS QUE QUATRO SÍLABAS POR SEGUNDO. *NÃO GRITE E NEM COCHICHE; USE VOZ MÉDIA. *NÃO COMECE O DISCURSO COM A VOZ EM TODO O SEU TIMBRE E VOLUME. *NÃO DEIXE A VOZ CAIR NO FINAL DE CADA FRASE, NEM A LEVANTE EM TODO O FIM DE FRASE OU PERÍODO. *FALE SEMPRE PARA FRENTE. *ENFATIZE AS SENTENÇAS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, VARIE O TOM E A INTENSIDADE DA VOZ. *VARIE A VELOCIDADE. NUNCA DIGA MAIS QUE QUATRO SÍLABAS POR SEGUNDO.

25 NÃO FALE EM JEJUM. ESTOMÂGO CHEIO OU DIGESTÃO DIFÍCIL, SÃO OUTROS FATORES QUE DIFICULTAM A EMISSÃO SONORA. EVITE BEBER ÁGUA OU OUTRO LÍQUIDO ENQUANTO FALA. APÓS FALAR, FAÇA UM GARGAREJO SIMPLES.

26 DICÇÃO ARTICULAR BEM AS PALAVRAS É PRONUNCIÁ-LAS COM DISTINÇÃO DE TODAS AS SUAS VOGAIS E CONSOANTES. ARTICULAR BEM AS PALAVRAS É PRONUNCIÁ-LAS COM DISTINÇÃO DE TODAS AS SUAS VOGAIS E CONSOANTES. EXERCÍCIOS 1) ENUNCIAR CORRETAMENTE AS CONSOANTES: B,C,D,...X,Z ATÉ CONSEGUIR PRONUNCIÁ-LAS RÁPIDA E PERFEITAMENTE. 2) FAZER O MESMO COM GRUPOS DE CONSOANTES, TAIS COMO: BR, BL, BS, CR, CL,... 3) DEPOIS DE ASSOCIADOS OS SONS PRINCIPAIS, PRATICAR UNINDO-OS ÀS VOGAIS: BA, BE, BI, BO, BU ( APOIANDO FORTEMENTE A VOZ SOBRE A CONSOANTE). 4) COLOCAR UM LÁPIS ENTRE OS DENTES, PERPENDICULARMENTE (AO COMPRIDO), SEGURANDO-O E PROCURANDO PRONUNCIAR AS PALAVRAS EM VOZ ALTA E COM CERTA RAPIDEZ. 1) ENUNCIAR CORRETAMENTE AS CONSOANTES: B,C,D,...X,Z ATÉ CONSEGUIR PRONUNCIÁ-LAS RÁPIDA E PERFEITAMENTE. 2) FAZER O MESMO COM GRUPOS DE CONSOANTES, TAIS COMO: BR, BL, BS, CR, CL,... 3) DEPOIS DE ASSOCIADOS OS SONS PRINCIPAIS, PRATICAR UNINDO-OS ÀS VOGAIS: BA, BE, BI, BO, BU ( APOIANDO FORTEMENTE A VOZ SOBRE A CONSOANTE). 4) COLOCAR UM LÁPIS ENTRE OS DENTES, PERPENDICULARMENTE (AO COMPRIDO), SEGURANDO-O E PROCURANDO PRONUNCIAR AS PALAVRAS EM VOZ ALTA E COM CERTA RAPIDEZ.

27 DICÇÃO EXERCÍCIOS 5) PARA ADQUIRIR UMA ARTICULAÇÃO VOCAL CLARA E RÁPIDA AO MESMO TEMPO ( DES- TRAVAR A LÍNGUA), LEIA DEVAGAR E, DEPOIS, CADA VEZ MAIS RÁPIDO: CHUCHE SEM CESSAR SEIS SALSICHÕES SEM SALSA E SEM SAL A GRANDE GRUA GRALHA NA GRAMA DA GRANDE GRANJA DE GRÃO. O SOLO ESTÁ ENLADRILHADO. QUEM O DESENLADRILHARÁ ? O DESENLADRILHADOR QUE O DESENLADRILHE, BOM DESENLADRI- LHADOR SERÁ. UM NINHO DE MAFAMAGAFOS, COM CINCO MAFAMAGUIFINHOS...SE A MAFAMAGAFA OS DESMAFAMAGUIFAR, FICAM TODOS DESMAFA- MAGUIFADOS. TRAGA UM PRATO DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES. COMPADRE, COMPRE POUCA CARPA PARDA. QUEM POUCA CARPA PARDA COMPRA, POUCA CARPA PARDA PAGARÁ. POUCA CARPA PAR - DA COMPREI, POUCA CARPA PARDA PAGAREI. 5) PARA ADQUIRIR UMA ARTICULAÇÃO VOCAL CLARA E RÁPIDA AO MESMO TEMPO ( DES- TRAVAR A LÍNGUA), LEIA DEVAGAR E, DEPOIS, CADA VEZ MAIS RÁPIDO: CHUCHE SEM CESSAR SEIS SALSICHÕES SEM SALSA E SEM SAL A GRANDE GRUA GRALHA NA GRAMA DA GRANDE GRANJA DE GRÃO. O SOLO ESTÁ ENLADRILHADO. QUEM O DESENLADRILHARÁ ? O DESENLADRILHADOR QUE O DESENLADRILHE, BOM DESENLADRI- LHADOR SERÁ. UM NINHO DE MAFAMAGAFOS, COM CINCO MAFAMAGUIFINHOS...SE A MAFAMAGAFA OS DESMAFAMAGUIFAR, FICAM TODOS DESMAFA- MAGUIFADOS. TRAGA UM PRATO DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES. COMPADRE, COMPRE POUCA CARPA PARDA. QUEM POUCA CARPA PARDA COMPRA, POUCA CARPA PARDA PAGARÁ. POUCA CARPA PAR - DA COMPREI, POUCA CARPA PARDA PAGAREI.

28 O USO DO MICROFONE MICROFONE COM FIO, DE MÃO. (PARTICULARMENTE UTIL QUANDO HÁ VÁRIOS ORADORES ALTERNANDO-SE DE IMPROVISO OU RAPIDAMENTE NO USO DE UM ÚNICO MICROFONE.) MICROFONE COM FIO, DE PEDESTAL. (USADO PARA QUANDO SE FALA ESTANDO EM PÉ. FAVORECE QUE O EXPOSITOR SEJA VISTO POR TODOS OS OUVINTES. DEIXA-LHE LIVRES OS GESTOS, MAS O PRENDE A UM PONTO DO AMBIENTE. MICROFONE COM FIO, DE MÃO. (PARTICULARMENTE UTIL QUANDO HÁ VÁRIOS ORADORES ALTERNANDO-SE DE IMPROVISO OU RAPIDAMENTE NO USO DE UM ÚNICO MICROFONE.) MICROFONE COM FIO, DE PEDESTAL. (USADO PARA QUANDO SE FALA ESTANDO EM PÉ. FAVORECE QUE O EXPOSITOR SEJA VISTO POR TODOS OS OUVINTES. DEIXA-LHE LIVRES OS GESTOS, MAS O PRENDE A UM PONTO DO AMBIENTE.

29 A FORMA DE SE DI- ZER DÁ MAIS IMPOR- TÂNCIA AO QUE SE DIZ. A FORMA DE SE DI- ZER DÁ MAIS IMPOR- TÂNCIA AO QUE SE DIZ. COLOQUIAL USE SEMPRE CLARA, SIMPLES, LIMPA E DOUTRINARIAMENTE CORRETA. CLARA, SIMPLES, LIMPA E DOUTRINARIAMENTE CORRETA.

30 CLARA É A LINGUAGEM EM QUE O QUE É FALADO FICA BEM EXPLÍCITO, E SEM REDUNDÂNCIA. É A LINGUAGEM EM QUE O QUE É FALADO FICA BEM EXPLÍCITO, E SEM REDUNDÂNCIA. PARA MANTER A CLAREZA: USE PALAVRAS PRECISAS, PRÓPRIAS E ADEQUADAS PARA TRADUZIREM AS SUAS IDÉIAS E PENSAMENTOS. FAÇA A DEVIDA DISTINÇÃO DAS COISAS, PESSOAS, ÉPOCAS, CAUSAS E LUGARES. PARA MANTER A CLAREZA: USE PALAVRAS PRECISAS, PRÓPRIAS E ADEQUADAS PARA TRADUZIREM AS SUAS IDÉIAS E PENSAMENTOS. FAÇA A DEVIDA DISTINÇÃO DAS COISAS, PESSOAS, ÉPOCAS, CAUSAS E LUGARES. OS BONS ESPÍRITOS TÊM A ARTE DE DIZER MUITAS COISAS EM POUCAS PALAVRAS, PORQUE CADA PALAVRA É EMPREGADA COM EXATIDÃO. (LM,XXIV,267-1º) OS BONS ESPÍRITOS TÊM A ARTE DE DIZER MUITAS COISAS EM POUCAS PALAVRAS, PORQUE CADA PALAVRA É EMPREGADA COM EXATIDÃO. (LM,XXIV,267-1º)

31 VOCABULÁRIO PROCURE CONHECER O SENTIDO EXATO DAS PALAVRAS PROCURE CONHECER O SENTIDO EXATO DAS PALAVRAS TROCA DE LETRAS SUPRESSÃO DE LETRAS DESPERCEBIDO(NÃO NOTADO) DESAPERCEBIDO(DESPREPARADO) DELATAR ( DENUNCIAR) DILATAR ( AMPLIAR) EMINENTE ( CÉLEBRE) IMINENTE ( PRÓXIMO DE ACONTECER) INTEMERATO ( PURO, ÍNTEGRO) INTIMORATO ( VALENTE, CORAJOSO) DESPERCEBIDO(NÃO NOTADO) DESAPERCEBIDO(DESPREPARADO) DELATAR ( DENUNCIAR) DILATAR ( AMPLIAR) EMINENTE ( CÉLEBRE) IMINENTE ( PRÓXIMO DE ACONTECER) INTEMERATO ( PURO, ÍNTEGRO) INTIMORATO ( VALENTE, CORAJOSO)

32 SIMPLES PRECIOSISMOS NÃO EVITE PALAVRAS DIFÍCEIS, COMPLICADAS, ESQUISITAS, EM DESUSO; TERMOS TÉCNICOS E ESPECIALIZADOS QUE O PÚBLICO NÃO CONHEÇA. PALAVRAS DIFÍCEIS, COMPLICADAS, ESQUISITAS, EM DESUSO; TERMOS TÉCNICOS E ESPECIALIZADOS QUE O PÚBLICO NÃO CONHEÇA. SIM

33 LIMPA NÃO USE EXPRESSÕES OU PALAVRAS GROSSEIRAS OU IMORAIS NÃO USE EXPRESSÕES OU PALAVRAS GROSSEIRAS OU IMORAIS

34 DOUTRINARIAMENTE CORRETA E ADEQUADA USE VOCABULÁRIO ESPÍRITA COM FREQÜÊNCIA E CORRETAMENTE, NA SUA EXPOSIÇÃO. EX: OS ESPÍRITOS, ENCARNADOS OU NÃO, POSSUEM PERISPÍRITO, UM CORPO ESPIRITUAL. O PERISPÍRITO É FLUÍDICO, CONSTITUÍDO DE FLUIDOS. USE COM PRUDÊNCIA, OU SUBSTITUA, TODA EXPRESSÃO VERBAL QUE INDIQUE COSTUMES, PRÁTICAS, IDÉIAS POLÍTICAS, SOCIAIS OU RELI- GIOSAS CONTRÁRIAS AO PENSAMENTO ESPÍRI- TA, QUAIS SEJAM: SORTE, ACASO, SOBRENATU- RAL, MILAGRE E OUTRAS. EX: EM VEZ DE OS MILAGRES DE JESUS, USE OS FENÔMENOS QUE JESUS REALIZOU. USE VOCABULÁRIO ESPÍRITA COM FREQÜÊNCIA E CORRETAMENTE, NA SUA EXPOSIÇÃO. EX: OS ESPÍRITOS, ENCARNADOS OU NÃO, POSSUEM PERISPÍRITO, UM CORPO ESPIRITUAL. O PERISPÍRITO É FLUÍDICO, CONSTITUÍDO DE FLUIDOS. USE COM PRUDÊNCIA, OU SUBSTITUA, TODA EXPRESSÃO VERBAL QUE INDIQUE COSTUMES, PRÁTICAS, IDÉIAS POLÍTICAS, SOCIAIS OU RELI- GIOSAS CONTRÁRIAS AO PENSAMENTO ESPÍRI- TA, QUAIS SEJAM: SORTE, ACASO, SOBRENATU- RAL, MILAGRE E OUTRAS. EX: EM VEZ DE OS MILAGRES DE JESUS, USE OS FENÔMENOS QUE JESUS REALIZOU.


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