A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)"— Transcrição da apresentação:

1 MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
Gás é o fluido que pode ser facilmente comprimido e um líquido é praticamente incompressível. HIDROSTÁTICA repouso ou equilíbrio (1ª e ª leis de Newton) HIDRODINÂMICA movimento (complexo e será tratado superficialmente)

2 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA 1 – Densidade
2 – Pressão em um fluido 3 – Empuxo 4 – Tensão superficial e capilaridade

3 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA 1 – Densidade Massa específica

4 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA Densidade Densidade (kg/m3)
Material Densidade (kg/m3) Densidade (g/cm3) ou (kg/dm3) Madeira 600 0,6 gelo 917 0,917 água 1000 1,000 alumínio 2702 2,702 ferro 7800 7,80 mercúrio 13600 13,6

5 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA 2 – Pressão em um fluido
A pressão é uma grandeza escalar

6 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA
Só a componente da força exercida perpendicularmente sobre uma superfície contribui para a pressão. Qual dos dois livros, do mesmo peso, exerce maior pressão?

7 MECÂNICA DOS FLUIDOS HIDROSTÁTICA Unidades de pressão Unidade Símbolo
Valor bar atmosfera atm milímetro de mercúrio mm Hg

8 MECÂNICA DOS FLUIDOS As forças de pressão atuam em todas as direções. Porque? Porque a pressão resulta das colisões das partículas do fluido com as superfícies com as quais está em contacto.

9 MECÂNICA DOS FLUIDOS Pressão, profundidade e Lei de Pascal
As forças de pressão exercidas por um fluido em equilíbrio sobre as superfícies com as quais contacta exercem-se perpendicularmente a essas superfícies.

10 MECÂNICA DOS FLUIDOS Lei fundamental da hidrostática
Imaginando um cubo de água dentro da água.

11 MECÂNICA DOS FLUIDOS A B A B

12 MECÂNICA DOS FLUIDOS Gráfico da variação da pressão com a profundidade h para dois líquidos A e B Qual dos dois líquidos é mais denso? Iíquido A Iíquido B

13 MECÂNICA DOS FLUIDOS Pressão e profundidade
A pressão aumenta linearmente com a profundidade O que acontece ao alcance de cada jato de água ao longo do tempo? Porque é que os aros metálicos do depósito de água estão mais próximos na parte de baixo do depósito?

14 MECÂNICA DOS FLUIDOS Mergulhando … Pressurizando
Profundidade (pés) Pressão (atm) Pressão (psi) 1,0 14,7 33 2,0 29,4 66 3,0 44,1 99 4,0 58,8 132 5,0 73,5 Será que a pressão num fluido é diretamente proporcional à profundidade? Será que a diferença de pressão entre dois pontos num fluido é diretamente proporcional à diferença de profundidade entre esses pontos? Porquê?

15 MECÂNICA DOS FLUIDOS Vasos Comunicantes
O fluido fica ao mesmo nível independentemente das formas dos vasos. Porquê? Porque a pressão só depende da profundidade.

16 MECÂNICA DOS FLUIDOS B A D E F C h é inversamente proporcional à densidade do fluido

17 MECÂNICA DOS FLUIDOS Manómetros de tubo aberto h h

18 MECÂNICA DOS FLUIDOS Barómetro de Torricelli
Calculo da pressão atmosférica normal em unidades do S.I. a partir da experiência de Torricelli. Barómetro de Torricelli Sabe-se que a altura da coluna de mercúrio correspondente é de 76 cm. A B C Conclui-se portanto que:

19 MECÂNICA DOS FLUIDOS Barômetro de Torricelli
O mercúrio é 13,6 vezes mais denso do que a água. Qual deveria ser a altura de uma coluna de água suportada pela pressão atmosférica? O mercúrio permaneceria no tubo de vidro se se fizesse um furo na extremidade superior do tubo?

20 MECÂNICA DOS FLUIDOS Lei de Pascal
Qualquer variação de pressão provocada num ponto de um fluido em equilíbrio transmite-se a todos os pontos do fluido e às paredes que o contêm. A B A B O incremento de pressão em A é igual ao incremento de pressão em B

21 MECÂNICA DOS FLUIDOS Prensa hidráulica

22 MECÂNICA DOS FLUIDOS Lei de Arquimedes
A intensidade da força de impulsão é igual ao peso do volume do fluido deslocado Qualquer corpo imerso num fluido sofre por parte deste uma força vertical, dirigida de baixo para cima, de intensidade igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo.

23 MECÂNICA DOS FLUIDOS Porque é que surge a impulsão?
Será que a impulsão varia com a profundidade? A impulsão é o resultado da diferença de pressão entre a parte de baixo e a parte de cima do objecto. A diferença de pressão não depende da profundidade logo a impulsão também não. A pressão é maior na parte inferior do objecto porque a profundidade é maior. O resultado de todas as forças de pressão que o fluido exerce na rocha é a IMPULSÃO.

24 MECÂNICA DOS FLUIDOS Forças num corpo submerso = peso =“peso real“
= impulsão = tensão = peso aparente Porquê?

25 MECÂNICA DOS FLUIDOS Porquê?

26 MECÂNICA DOS FLUIDOS A impulsão varia com o volume imerso
Dois blocos do mesmo volume, um de alumínio e outro de chumbo, estão submersos em água. Que relação existe entre as impulsões exercidas sobre cada um deles?

27 MECÂNICA DOS FLUIDOS Os blocos da figura têm volumes iguais.
Que relação existe entre as impulsões exercidas sobre cada um deles?

28 MECÂNICA DOS FLUIDOS Experiências com água e sem água dentro de água
Calcule a força necessária para segurar um pacote de litro, vazio, totalmente debaixo de água? (Despreza o peso do material que constitui o pacote e considera-o estanque de modo a que permaneça vazio)

29 MECÂNICA DOS FLUIDOS Calcule a força necessária para segurar um pacote de litro, cheio de água, totalmente debaixo de água? (Despreza o peso do material que constitui o pacote)


Carregar ppt "MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google