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Lógica de Programação – Rômulo César Lógica de Programação Capítulo 2 Tópicos Preliminares.

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1 Lógica de Programação – Rômulo César Lógica de Programação Capítulo 2 Tópicos Preliminares

2 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Tópicos Preliminares Neste capítulo Tipos Primitivos Variáveis Expressões Aritméticas, Lógicas e Relacionais Comandos de Entrada e Saída Blocos

3 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Tópicos Preliminares Tipos Primitivos São os tipos básicos de informação dos algoritmos Inteiro: informação pertencente ao conjunto dos números inteiros relativos (positiva ou negativa) Real: informação pertencente ao conjunto dos números reais Caracter: informação alfanumérica (caracteres alfabéticos, numéricos e especiais) Lógico: informação biestável (admite apenas 2 valores)

4 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Tópicos Preliminares Constantes São valores que não sofrem nenhuma variação no decorrer do tempo São exemplos de constantes: o valor de PI, a velocidade da luz, 5, Não fume

5 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Variáveis São valores que podem sofrer alteração no decorrer do tempo. Ex: Cotação do dólar, o peso de uma pessoa, o preço da gasolina São como gavetas que podem receber diversos tipos de objetos Identificadores: São os nomes escolhidos para as informações variáveis Deve iniciar por caracter alfabético Pode ser seguido por mais caracteres alfabéticos ou numéricos Não devem ser usados caracteres especiais Declaração: processo de reservar e etiquetar gavetas

6 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Expressões Expressões Aritméticas Operadores aritméticos: utilizados para a realização de cálculos matemáticos OperadorFunçãoExemplos +Adição2 + 3, X + Y -Subtração4 - 2, N – M *Multiplicação3 * 4, A * B /Divisão10 / 2, C / D pot(x,y)Potenciação (x elevado a y)pot(2, 3) rad(x)Raiz quadrada (de x)rad(9) ModResto da divisão9 mod 4 resulta 1 DivQuociente da divisão inteira9 div 4 resulta 2

7 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Expressões Expressões Lógicas Operadores relacionais: utilizados para a estabelecer relação de comparação entre valores OperadorFunçãoExemplos =Igual a3 = 3, X = Y >Maior que5 > 4, X > Y =Maior ou igual a5 >= 3, X >= Y <=Menor ou igual a3 <= 5, X <= Y <>Diferente de8 <> 9, X <> Y

8 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Expressões Expressões Lógicas Operadores lógicos: utilizados para a efetuar avaliações lógicas entre valores Tabelas Verdade: Conjunto de todas as possibilidades de cada operador lógico OperadorFunçãoExemplos NãoNegaçãonão V, não X eConjugaçãoV e V, X e Y ouDisjunçãoV ou V, X ou Y ABA e B FFF FVF VFF VVV ABA ou B FFF FVV VFV VVV Anão A FV VF

9 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Atribuição Processo de associar um valor a uma variável (guardar um objeto na gaveta) O tipo de dado deve ser compatível com a variável (objeto precisa caber na gaveta) Cada variável pode receber apenas um valor. O segundo valor sobrepõe-se ao anterior Podem ser atribuídos: Constantes Variáveis Expressões (aritméticas, relacionais ou lógicas) Comando de atribuição : Ex.: B 7; A B; X B + 13 div 5;

10 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Entrada e Saída Algoritmos objetivam transformar informações Algoritmo = Entrada + Processamento + Saída Entrada: obtenção de dados provenientes do meio externo Comando: leia Exemplos: leia (X); leia (A, NOTA); Saída: entrega dos resultados ao meio externo Comando: escreva Exemplos: escreva (X); escreva (B, MEDIA, 2+2);

11 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Blocos Um Bloco é um conjunto de ações com uma função definida O algoritmo pode ser visto como um Bloco O algoritmo pode conter vários Blocos Exemplo: início // início do bloco (algoritmo) // declaração de variáveis // seqüência de ações (eventualmente mais blocos) fim. // fim do bloco (algoritmo)

12 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2 Formas de Representação Algoritmo em Fluxograma início ir para o primeiro soquete soquetes restantes < 10 acionar o interruptor pegar uma escada posicionar escada buscar lâmpada nova acionar o interruptor não acendeu? subir na escada retirar a lâmpada queimada colocar lâmpada nova acionar o interruptor não acendeu? retirar a lâmpada queimada colocar lâmpada nova ir ao próximo soquete fim F F F V V V

13 Exercício 1.Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. 2.Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. 3.Escrever um algoritmo para determinar o consumo médio de um automóvel sendo fornecida a distância total percorrida pelo automóvel e o total de combustível gasto. Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

14 Reposta 1º algoritmo "ex1" var x, y: inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Digite o primeiro número: ") leia(x) escreval("Digite o segundo número: ") leia(y) escreva("A soma dos números é: ",x+y) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

15 Reposta 2º algoritmo "ex2" var x, y: real inicio // Seção de Comandos escreva("Digite o primeiro número: ") leia(x) escreva("Digite o segundo número: ") leia(y) escreval("A soma é: ",x+y) escreval("A subtração é: ",x-y) escreval("A multiplicação é: ",x*y) escreval("A divisão é: ",x/y) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

16 Reposta 3º algoritmo "ex3 var distancia, combustivel: real inicio // Seção de Comandos escreval("========== Cálculo de consumo médio de combustível =========") escreva("Digite a distância pecorrida: ") leia(distancia) escreva("Digite o combustível gasto: ") leia(combustivel) escreval("O consumo médio de combustível do seu veículo é: ",distancia/combustivel) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2


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