A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício 2 Função resumo (hash) Assinatura digital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício 2 Função resumo (hash) Assinatura digital"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício 2 Função resumo (hash) Assinatura digital
Segurança de rede Exercício 2 Função resumo (hash) Assinatura digital

2 Função resumo (hash) A função resumo (função de hash), é uma função matemática que transforma um conjunto de dados como, por exemplo, páginas de um texto, em uma pequena sequência de dados de tamanho fixo (resumo criptográfico). Essa sequência identifica de forma única, a informação ou o arquivo. Não deve ser possível obter a informação original inteira a partir do valor de hash.

3 Colisões Como a função de hash é limitada a 128, 256 ou 512 bits, podem ocorrer colisões (saídas iguais para entradas diferentes). Quanto maior a dificuldade de produzir colisões, mais eficiente é o algoritmo.

4 Assinatura digital Objetivo é prover, em modo digital, as mesmas características da assinatura em papel. Concede a prova de quem é o autor do documento.

5 Propriedades da assinatura digital
Observe que são as mesmas propriedades exigidas de um documento assinado. Autenticidade – O autor da mensagem é realmente quem diz ser. Integridade – Se a mensagem enviada sofreu alguma alteração. Irretratabilidade – O emissor não consegue negar sua autoria.

6 Processo de assinatura
Consiste em gerar um resumo criptográfico da mensagem e ... Cifrar este resumo com a chave privada do assinante. Obrigatoriamente com a chave privada, já que a chave usada na criptografia é pública.

7 O que é enviado... O texto claro e o resumo assinado são enviados para o receptor.

8 Processo de verificação
Decifrar o resumo assinado utilizando a chave pública do assinante. Resulta no resumo. Comparar o resumo resultante deste processo, com o resumo criado pelo transmissor do documento. Isto pode ser obtido, já que o documento em texto claro foi enviado para o receptor que pode colocá-lo na mesma função resumo.

9

10 openssl genrsa –out bob.key 2048
Gerando as chaves (1) 1. Abra o terminal e crie uma pasta com o seu nome. mkdir bob 2. Entre na pasta recém criada. cd bob 3. Gere um par de chaves assimétricas RSA de 2048 bits de tamanho. openssl genrsa –out bob.key 2048

11 openssl rsa -in bob.key -pubout -out bob.pub
Gerando as chaves (2) 4. Extraia a chave pública para um arquivo separado. openssl rsa -in bob.key -pubout -out bob.pub

12 openssl dgst –sha1 –out hash.txt mensagem_bob.txt
Assinando Crie o arquivo de texto com a mensagem que será assinada. Utilize o editor de textos de sua escolha. Chame-a de mensagem_bob.txt. Gere um resumo criptográfico SHA-1 da mensagem que você acabou de criar, armazenando-o em um arquivo chamado hash.txt. openssl dgst –sha1 –out hash.txt mensagem_bob.txt

13 Visualizando o hash cat hash.txt
Visualize o resumo utilizando o comando cat. cat hash.txt

14 Cifrando o hash Cifre o resumo (hash) com a chave privada.
openssl rsautl –sign –in hash.txt –inkey bob.key –out assinatura_bob.asc 2. O documento e a assinatura formam o texto assinado e são enviados para o destinatário.

15 Verificando a assinatura (1)
Lembre-se que o destinatário possui apenas a chave pública do remetente. Logo, o destinatário consegue verificar se a assinatura é verdadeira desencriptando o resumo utilizando a chave pública do assinante. openssl rsautl –verify –pubin –inkey bob.pub –in assinatura_bob.asc

16 Verificando a assinatura (2)
É exibido na tela o hash SHA-1 decifrado. Utilize, mais uma vez, o comando openssl dgst para gerar novamente o hash e verifique se é o mesmo obtido com o comando anterior. openssl dgst –sha1 mensagem_bob.txt


Carregar ppt "Exercício 2 Função resumo (hash) Assinatura digital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google