A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa 2º semestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa 2º semestre"— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa 2º semestre
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa 2º semestre

2 Questões objetivas – Língua Portuguesa
6º ano (5ª série) : 15 questões 7º ano (6ª série) : 15 questões 1ª série - EM : 15 questões 2ª série – EM : 15 questões

3 Produção Textual 6º ano (5ª série) : CONTO
Reescrita do conto Os três companheiros. 7º ano (6ª série) : NOTÍCIA Produção de uma notícia a partir do tema abordado na música O meu guri, de Chico Buarque.

4 Artigo de Opinião 1ª série – EM
Elaboração de um artigo de opinião sobre a distribuição de sacolas plásticas a partir de dois textos e com base nos conhecimentos prévios dos alunos, tendo como público-alvo os moradores do bairro, para ser publicado no jornal da escola.

5 Artigo de Opinião 2ª série – EM
Considerando os texto de 1 a 3 como motivadores, redija um artigo de opinião que será publicado em uma revista da escola, posicionando-se sobre a questão: Biocombustíveis:solução ou problema. Procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

6 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo
Língua Portuguesa Alunos avaliados: 5ª série/6º ano – 5.207 6ª série/7º ano – 4.899 1ª série Ensino Médio – 4.810 2ª série Ensino Médio – 3.454

7 Habilidades avaliadas – 5ª série/6º ano Porcentagem de acertos

8 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Leia o texto e responda às questões: A baleia-azul é considerada o maior animal existente em nosso planeta Por Mariana Araguaia A Balaenoptera musculus, conhecida popularmente como baleia-azul, é considerada a maior espécie animal já existente em nosso planeta, podendo atingir mais de 30 metros de comprimento e peso de 150 toneladas. Vivendo em grupos de dois a três indivíduos, ela é encontrada em todos os oceanos do planeta, preferindo águas mais frias. Por tal motivo, costuma deslocar-se com certa periodicidade. Nesses locais, alimenta-se predominantemente de krill, conseguindo ingerir até mais de cinco toneladas desse crustáceo, ao dia. Peixes e plâncton também fazem parte de sua dieta. A B. musculus atinge maturidade sexual com aproximadamente sete anos de vida. A gestação dura cerca de um ano, dando origem a um único filhote. Este, com uma média de sete metros de comprimento, e duas toneladas, pode viver em torno de noventa anos. Por causa da quantidade de carne, óleo e produtos que podia fornecer, as baleias-azuis foram alvo de caça entre a segunda metade do século XIX e os anos 60 do século passado. Atualmente, essa atividade é proibida no Brasil e diversos outros países. Disponível em . Acesso em 10out2011. (Adaptado) Em, “A baleia-azul atinge maturidade sexual com aproximadamente sete anos de vida”, o trecho em negrito quer dizer (A) exatamente sete anos. (B) mais ou menos sete anos. (C) pouco mais de sete anos. (D) pouco menos de sete anos.

9 Habilidades avaliadas – 6ª série/7º ano Porcentagem de acertos

10 Leia o quadrinho de Calvin e responda à questão:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 6ª SÉRIE/ 7º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Leia o quadrinho de Calvin e responda à questão: Calvin parece estar triste porque (A) perdeu alguma coisa. (B) seres de outros planetas não visitam a Terra. (C) cortaram a árvore. (D) não somos inteligentes.

11 Habilidades avaliadas – 1ª série – Ensino Médio Porcentagem de acertos

12 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Seleção: o elenco é esse. A paixão diminui. por Tironi em 17.jul.2011 às 19:48h O gramado era ruim, o goleiro adversário jogou muito, o Brasil perdeu uma quantidade absurda de chances. Tudo é verdade. Mas isso não alivia em nada o vexame que passamos na Copa América, um dia depois de boa parte da torcida brasileira rir à toa com a eliminação argentina (não foi o meu caso). Analisando friamente, em quatro jogos o Brasil jogou bem cerca de 30 minutos contra o fraquíssimo Equador. Criou chances, mas não conseguiu furar o bloqueio paraguaio. Volta pra casa de cabeça inchada e com as barbas se preparando para entrar no molho. O período é de renovação, Mano Menezes teve ainda pouco tempo para trabalhar. Tudo isso pode ser levado em conta. Porém, o elenco é esse aí. Ou alguém consegue achar uma grande injustiça nesta convocação? Alguém que pudesse mudar nosso destino na terra dos hermanos? Há tempo para evoluir. Não dá, ainda, para duvidar da capacidade desta geração, Neymar e Ganso principalmente. Mas é necessário colocar este time para rodar, treinar, enfrentar adversários duros. E ver no que vai dar. Muito se fala da falta de sintonia que a Seleção Brasileira tem com a torcida e como a paixão pela amarela vem diminuindo rapidamente ano após ano. Só há um jeito deste fogo renascer: com um time que jogue bem e encante. Isso é diferente de ganhar. A Seleção de Dunga ganhou tudo até chegar à Copa de 2010 e nem por isso caiu nas graças do povo brasileiro. A questão aqui é encantar. Se a Seleção de Mano tivesse feito uma primeira fase boa, jogado como jogou hoje e, num sopro de azar, fosse desclassificada, a derrota teria sido mais doída. Mas exatamente o sofrimento de perder jogando bem poderia ajudar trazer a Seleção para dentro de nossos corações novamente. Do jeito que foi, o torcedor passa a borracha e vai cuidar da sua vida sem nem sequer discutir a eliminação. No fim, ele só lembra mesmo que o Brasileirão terá seus principais jogadores de volta agora que a Seleção se desmanchou. E acaba vendo vantagem nisso. Fonte: Disponível em < Acesso: 20jul2011. . Você concorda ou discorda da opinião do autor? Justifique sua resposta, apresentando argumentos para defender sua posição. QUESTÃO ABERTA Aspectos a serem considerados: O aluno consegue tecer argumentos favoráveis ou contrários em defesa de seu ponto de vista; Os argumentos sustentam-se pela força e relevância dos elementos que estão na sua estrutura; A argumentação está articulada, de modo a não evidenciar contradições e adequadamente ordenada para o fortalecimento de seu ponto de vista; O aluno utiliza organizadores textuais apropriados para introduzir ideais adicionais, contrárias, concessivas, conclusivas ou outras que sejam adequadas em sequências argumentativas. Analise a questão aberta, e: Se o aluno contempla 4 aspectos, marque a Se o aluno contempla 3 aspectos, marque b Se o aluno contempla 2 aspectos, marque c Se o aluno contempla 1 ou nenhum aspecto, marque d

13 Habilidades avaliadas – 2ª série – Ensino Médio Porcentagem de acertos

14 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Leia o conto e responda à questão. Apelo Dalton Trevisan Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia. Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. Disponível em: Acesso em: 16/12/2011. Uma das interpretações possíveis para o título do conto, “Apelo”, é a de que o narrador (A) faz um apelo para que alguém limpe sua casa, já que está sozinho. (B) se dá conta da falta que a mulher faz e apela para que ela volte. (C) faz um apelo para que a mulher o visite, às vezes, para manter a casa em ordem. (D) se dá conta da bagunça da casa e apela para que a mulher volte.


Carregar ppt "Língua Portuguesa 2º semestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google