A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa 2º semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa 2º semestre."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa 2º semestre

2 Questões objetivas – Língua Portuguesa 6º ano (5ª série) : 15 questões 7º ano (6ª série) : 15 questões 1ª série - EM : 15 questões 2ª série – EM : 15 questões

3 Produção Textual 6º ano (5ª série) : CONTO Reescrita do conto Os três companheiros. 7º ano (6ª série) : NOTÍCIA Produção de uma notícia a partir do tema abordado na música O meu guri, de Chico Buarque.

4 Artigo de Opinião 1ª série – EM Elaboração de um artigo de opinião sobre a distribuição de sacolas plásticas a partir de dois textos e com base nos conhecimentos prévios dos alunos, tendo como público-alvo os moradores do bairro, para ser publicado no jornal da escola.

5 Artigo de Opinião 2ª série – EM Considerando os texto de 1 a 3 como motivadores, redija um artigo de opinião que será publicado em uma revista da escola, posicionando-se sobre a questão: Biocombustíveis:solução ou problema. Procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

6 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Alunos avaliados: 5ª série/6º ano – ª série/7º ano – ª série Ensino Médio – ª série Ensino Médio – 3.454

7 Habilidades avaliadas – 5ª série/6º ano Porcentagem de acertos

8 Leia o texto e responda às questões: A baleia-azul é considerada o maior animal existente em nosso planeta Por Mariana Araguaia A Balaenoptera musculus, conhecida popularmente como baleia- azul, é considerada a maior espécie animal já existente em nosso planeta, podendo atingir mais de 30 metros de comprimento e peso de 150 toneladas. Vivendo em grupos de dois a três indivíduos, ela é encontrada em todos os oceanos do planeta, preferindo águas mais frias. Por tal motivo, costuma deslocar-se com certa periodicidade. Nesses locais, alimenta-se predominantemente de krill, conseguindo ingerir até mais de cinco toneladas desse crustáceo, ao dia. Peixes e plâncton também fazem parte de sua dieta. A B. musculus atinge maturidade sexual com aproximadamente sete anos de vida. A gestação dura cerca de um ano, dando origem a um único filhote. Este, com uma média de sete metros de comprimento, e duas toneladas, pode viver em torno de noventa anos. Por causa da quantidade de carne, óleo e produtos que podia fornecer, as baleias-azuis foram alvo de caça entre a segunda metade do século XIX e os anos 60 do século passado. Atualmente, essa atividade é proibida no Brasil e diversos outros países. Disponível em azul.htm. Acesso em 10out2011. (Adaptado) Em, A baleia-azul atinge maturidade sexual com aproximadamente sete anos de vida, o trecho em negrito quer dizer (A) exatamente sete anos. (B) mais ou menos sete anos. (C) pouco mais de sete anos. (D) pouco menos de sete anos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

9 Habilidades avaliadas – 6ª série/7º ano Porcentagem de acertos

10 Leia o quadrinho de Calvin e responda à questão: Calvin parece estar triste porque (A) perdeu alguma coisa. (B) seres de outros planetas não visitam a Terra. (C) cortaram a árvore. (D) não somos inteligentes. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 6ª SÉRIE/ 7º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL

11 Habilidades avaliadas – 1ª série – Ensino Médio Porcentagem de acertos

12 Você concorda ou discorda da opinião do autor? Justifique sua resposta, apresentando argumentos para defender sua posição. Sele ç ão: o elenco é esse. A paixão diminui. por Tironi em 17.jul.2011 à s 19:48h O gramado era ruim, o goleiro advers á rio jogou muito, o Brasil perdeu uma quantidade absurda de chances. Tudo é verdade. Mas isso não alivia em nada o vexame que passamos na Copa Am é rica, um dia depois de boa parte da torcida brasileira rir à toa com a elimina ç ão argentina (não foi o meu caso). Analisando friamente, em quatro jogos o Brasil jogou bem cerca de 30 minutos contra o fraqu í ssimo Equador. Criou chances, mas não conseguiu furar o bloqueio paraguaio. Volta pra casa de cabe ç a inchada e com as barbas se preparando para entrar no molho. O per í odo é de renova ç ão, Mano Menezes teve ainda pouco tempo para trabalhar. Tudo isso pode ser levado em conta. Por é m, o elenco é esse a í. Ou algu é m consegue achar uma grande injusti ç a nesta convoca ç ão? Algu é m que pudesse mudar nosso destino na terra dos hermanos? H á tempo para evoluir. Não d á, ainda, para duvidar da capacidade desta gera ç ão, Neymar e Ganso principalmente. Mas é necess á rio colocar este time para rodar, treinar, enfrentar advers á rios duros. E ver no que vai dar. Muito se fala da falta de sintonia que a Sele ç ão Brasileira tem com a torcida e como a paixão pela amarela vem diminuindo rapidamente ano ap ó s ano. S ó h á um jeito deste fogo renascer: com um time que jogue bem e encante. Isso é diferente de ganhar. A Sele ç ão de Dunga ganhou tudo at é chegar à Copa de 2010 e nem por isso caiu nas gra ç as do povo brasileiro. A questão aqui é encantar. Se a Sele ç ão de Mano tivesse feito uma primeira fase boa, jogado como jogou hoje e, num sopro de azar, fosse desclassificada, a derrota teria sido mais do í da. Mas exatamente o sofrimento de perder jogando bem poderia ajudar trazer a Sele ç ão para dentro de nossos cora ç ões novamente. Do jeito que foi, o torcedor passa a borracha e vai cuidar da sua vida sem nem sequer discutir a elimina ç ão. No fim, ele s ó lembra mesmo que o Brasileirão ter á seus principais jogadores de volta agora que a Sele ç ão se desmanchou. E acaba vendo vantagem nisso. Fonte: Dispon í vel em. Acesso: 20jul QUESTÃO ABERTA Aspectos a serem considerados: O aluno consegue tecer argumentos favor á veis ou contr á rios em defesa de seu ponto de vista; Os argumentos sustentam-se pela for ç a e relevância dos elementos que estão na sua estrutura; A argumenta ç ão est á articulada, de modo a não evidenciar contradi ç ões e adequadamente ordenada para o fortalecimento de seu ponto de vista; O aluno utiliza organizadores textuais apropriados para introduzir ideais adicionais, contr á rias, concessivas, conclusivas ou outras que sejam adequadas em sequências argumentativas. Analise a questão aberta, e: Se o aluno contempla 4 aspectos, marque a Se o aluno contempla 3 aspectos, marque b Se o aluno contempla 2 aspectos, marque c Se o aluno contempla 1 ou nenhum aspecto, marque d AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

13 Habilidades avaliadas – 2ª série – Ensino Médio Porcentagem de acertos

14 Leia o conto e responda à questão. Apelo Dalton Trevisan Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia. Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. Disponível em: Acesso em: 16/12/2011. Uma das interpretações possíveis para o título do conto, Apelo, é a de que o narrador (A) faz um apelo para que alguém limpe sua casa, já que está sozinho. (B) se dá conta da falta que a mulher faz e apela para que ela volte. (C) faz um apelo para que a mulher o visite, às vezes, para manter a casa em ordem. (D) se dá conta da bagunça da casa e apela para que a mulher volte. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO – 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa 2º semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google