A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II
Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO

2 XML: Web Semântica Problema da web: busca
“Um dos principais problemas da Web atual é a recuperação da informação contida nela. Isso acontece porque essa informação não está estruturada nem segue nenhum padrão, sendo que a única preocupação é estética, ou seja, que essa informação esteja organizada em páginas feitas para humanos entenderem. Mesmo as melhores ferramentas atuais de busca na Web (como o Google e o Altavista) não são completamente capazes de identificar quais páginas satisfazem a consulta que o usuário faz, trazendo, junto com bons resultados, uma grande quantidade de páginas sem nenhuma ligação com a informação esperada”. (George Henrique Silva. Construção de Agentes Inteligentes para a Web semântica. Instituto de Matemática e Estatística, USP)

3 XML: Web Semântica Solução
Uma forma de classificar, rotular, definir, integrar e procurar tudo que existe na web, que é um grande repositório de informações. Este é o conceito de web semântica, uma web em que seus componentes (recursos) possuam significado e possam ser melhor entendidos por mecanismos automáticos, permitindo métodos de busca mais eficazes e complexos.

4 XML: Web Semântica Padrões
Alguns padrões foram definidos para permitir esse processo de representação de dados na web. Como XML e linguagens derivadas já são largamente utilizadas para troca de informações na web, foram criadas extensões do padrão XML. Estas extensões geraram dentre outros, os seguintes padrões, que discutirei a seguir: RDF graph data model RDF schema OWL RDF Data Access

5 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Trinca RDF
Uma trinca RDF é a forma de representação de recursos e seus atibutos no modelo RDF. Sujeito Predicado Objeto

6 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de grafo RDF
Creator Paulo José

7 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de arquivo RDF
<?xml version="1.0"?> <rdf:RDF xmlns:rdf=" xmlns:s=" <rdf:Description about=" <s:Creator>Paulo José</s:Creator> </rdf:Description> </rdf:RDF>

8 XML: Web Semântica RDF Schema
O RDF Schema é uma linguagem de descrição de vocabulários. Através dela podemos definir classes, subclasses, atributos, relacionamentos, agrupamentos e outros com os elementos de uma trinca RDF. Por exemplo, poderíamos definir que a propriedade autor está no domínio de um documento .

9 XML: Web Semântica Ontology Web Language
OWL é utilizado para permitir que as informações contidas nos documentos sejam processadas por aplicações. OWL pode ser usada para representar significado de termos e relações entre esses termos. OWL amplia a descrição do vocabulário, permitindo descrições como: Nada pode ser ao mesmo tempo um Documento e uma Pessoa. Avô e Neto são inversos. AlunoUnirio é uma Pessoa cuja UniversidadeHP é Uma Pessoa só pode ter um Pai.

10 XML: Web Semântica OWL: Características
Permite inferência nos dados Permite detecção automática de contradições Provê mecanismos para mesclagem complexa de dados Dentre outras A última característica é uma das principais e não deve ser subestimada.

11 XML: Web Semântica DataAccess: SPARQL
Através de uma linguagem de consulta a trincas RDF, como a SPARQL podemos: Extrair informações sobre valores de atributos, etc. Extrair subgrafos RDF. Construir novos grafos RDF baseados nos resultados de consultas.

12 XML: Web Semântica DataAccess: SPARQL Exemplo de consulta
Dados: < < "Tutorial WS". Consulta: SELECT ?titulo WHERE (< < ?titulo ) Resultado: titulo Tutorial WS


Carregar ppt "Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google