A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação de XML Tópicos Avançados em Bancos de Dados II Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO - 2005 Web Semântica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação de XML Tópicos Avançados em Bancos de Dados II Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO - 2005 Web Semântica."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação de XML Tópicos Avançados em Bancos de Dados II Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO Web Semântica

2 XML: Web Semântica Problema da web: busca Um dos principais problemas da Web atual é a recuperação da informação contida nela. Isso acontece porque essa informação não está estruturada nem segue nenhum padrão, sendo que a única preocupação é estética, ou seja, que essa informação esteja organizada em páginas feitas para humanos entenderem. Mesmo as melhores ferramentas atuais de busca na Web (como o Google e o Altavista) não são completamente capazes de identificar quais páginas satisfazem a consulta que o usuário faz, trazendo, junto com bons resultados, uma grande quantidade de páginas sem nenhuma ligação com a informação esperada. (George Henrique Silva. Construção de Agentes Inteligentes para a Web semântica. Instituto de Matemática e Estatística, USP)

3 XML: Web Semântica Solução Uma forma de classificar, rotular, definir, integrar e procurar tudo que existe na web, que é um grande repositório de informações. Este é o conceito de web semântica, uma web em que seus componentes (recursos) possuam significado e possam ser melhor entendidos por mecanismos automáticos, permitindo métodos de busca mais eficazes e complexos.

4 XML: Web Semântica Padrões Alguns padrões foram definidos para permitir esse processo de representação de dados na web. Como XML e linguagens derivadas já são largamente utilizadas para troca de informações na web, foram criadas extensões do padrão XML. Estas extensões geraram dentre outros, os seguintes padrões, que discutirei a seguir: -RDF graph data model -RDF schema -OWL -RDF Data Access

5 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Trinca RDF Sujeito Objeto Predicado Uma trinca RDF é a forma de representação de recursos e seus atibutos no modelo RDF.

6 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de grafo RDF Paulo José Creator

7 XML: Web Semântica RDF Graph Data Model Exemplo de arquivo RDF Paulo José

8 XML: Web Semântica RDF Schema O RDF Schema é uma linguagem de descrição de vocabulários. Através dela podemos definir classes, subclasses, atributos, relacionamentos, agrupamentos e outros com os elementos de uma trinca RDF. Por exemplo, poderíamos definir que a propriedade autor está no domínio de um documento.

9 XML: Web Semântica Ontology Web Language OWL é utilizado para permitir que as informações contidas nos documentos sejam processadas por aplicações. OWL pode ser usada para representar significado de termos e relações entre esses termos. OWL amplia a descrição do vocabulário, permitindo descrições como: -Nada pode ser ao mesmo tempo um Documento e uma Pessoa. -Avô e Neto são inversos. -AlunoUnirio é uma Pessoa cuja UniversidadeHP é -Uma Pessoa só pode ter um Pai.

10 XML: Web Semântica OWL: Características -Permite inferência nos dados -Permite detecção automática de contradições -Provê mecanismos para mesclagem complexa de dados Dentre outras A última característica é uma das principais e não deve ser subestimada.

11 XML: Web Semântica DataAccess: SPARQL Através de uma linguagem de consulta a trincas RDF, como a SPARQL podemos: -Extrair informações sobre valores de atributos, etc. -Extrair subgrafos RDF. -Construir novos grafos RDF baseados nos resultados de consultas.

12 XML: Web Semântica DataAccess : SPARQL Exemplo de consulta Dados: "Tutorial WS". Consulta: SELECT ?titulo WHERE ( ?titulo ) Resultado: titulo Tutorial WS


Carregar ppt "Aplicação de XML Tópicos Avançados em Bancos de Dados II Paulo José Azevedo Ferreira UNIRIO - 2005 Web Semântica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google