A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UML - Motivação - Projeto de Sistemas de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UML - Motivação - Projeto de Sistemas de Software."— Transcrição da apresentação:

1 UML - Motivação - Projeto de Sistemas de Software

2 © LES/PUC-Rio O que é um modelo? Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. Um modelo é uma simplificação da realidade.

3 © LES/PUC-Rio O que é um modelo?

4 © LES/PUC-Rio O que é um modelo?

5 © LES/PUC-Rio O que é um modelo?

6 © LES/PUC-Rio Por que modelar software? Ajuda a ter uma visão geral do sistema Permite especificar a estrutura e o comportamento do sistema Proporciona um guia para a construção do sistema Documenta as decisões tomadas

7 © LES/PUC-Rio O que é a UML? Unified Modeling Language (UML) é......uma linguagem gráfica para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software....resultado da unificação das notações utilizadas nos métodos Booch, OMT (Object Modeling Technique) e OOSE (Object- Oriented Software Engineering)....adotada por grande parte da indústria de software e por fornecedores de ferramentas CASE como linguagem padrão de modelagem. …utilizada com qualquer processo de desenvolvimento já que é independente dele.

8 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem Uma linguagem fornece um vocabulário e as regras para a combinação de palavras desse vocabulário, com o objetivo de comunicar algo. Uma linguagem de modelagem é uma linguagem cujo vocabulário e regras têm seu foco voltado para a representação conceitual e física de um sistema. O vocabulário e as regras de uma linguagem de modelagem indicam como criar e ler modelos bem formados, mas não apontam quais modelos devem ser criados e nem em que seqüência. Facilita a comunicação entre membros da equipe de desenvolvimento.

9 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem para......visualização, especificação, construção e documentação.

10 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem para Visualização No processo de desenvolvimento de sistemas de software, é quase impossível a visualização de toda a estrutura de um sistema sem o uso de modelos que a represente. A UML fornece os símbolos gráficos para a representação de artefatos de software. Por trás de cada símbolo empregado na notação da UML, existe uma sintaxe e uma semântica bem-definidas. Dessa maneira, um desenvolvedor poderá usar a UML para escrever seu modelo, diminuindo a ambigüidade em sua interpretação.

11 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem para Especificação No presente contexto, especificar significa construir modelos precisos, completos e sem ambigüidades. A UML atende a todas as decisões importantes em termos de análise, projeto e implementação, que devem ser tomadas para o desenvolvimento e implantação de sistemas complexos de software.

12 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem para Construção Os modelos de UML podem ser diretamente traduzidos para várias linguagens de programação. –Isso significa que é possível mapear os modelos da UML para linguagens de programação tais como, Java, C++ e Visual Basic. –Esse mapeamento permite a realização de uma engenharia de produção: geração de código a partir de um modelo em UML. –O processo inverso, a engenharia reversa, também é possível, com a reconstrução de um modelo a partir de sua implementação.

13 © LES/PUC-Rio A UML é uma Linguagem para Documentação Cada modelo criado é um artefato do software Diagrama de SeqüênciaDiagrama de ClassesDiagrama de Casos de Uso … …

14 © LES/PUC-Rio Uma linguagem de diagramas Diagramas de Classe Diagramas de Colaboração Diagramas de Seqüência Diagramas de Estado Diagramas de Atividade Diagramas de Objetos Diagrama de Deployment Diagramas de Componentes Diagramas de Casos de Uso Modelos Ponto de Vista Estático Ponto de Vista Dinâmico

15 UML 2.2 tem 14 tipos de diagramas © LES/PUC-Rio

16 Uma colagem de diagramas UML © LES/PUC-Rio

17 Vantagens da Utilização da UML Padrão aberto e não proprietário. Extensível. Independência do processo de desenvolvimento. Aplicável a todas as fases do ciclo de desenvolvimento. Independência de linguagem de implementação.

18 História dos métodos orientado a objetos e notações © LES/PUC-Rio

19 Breve História da UML 1994 Método de Booch OMT (Rumbaugh) OOSE (Jacobson) Outros métodos Unified Method 0.8 UML 1.0 UML 1.1 UML 1.4 UML 1.3 UML 0.9 UML 1.5 UML


Carregar ppt "UML - Motivação - Projeto de Sistemas de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google